sábado, 28 de setembro de 2013

TRIBUNAL SUPERIOR?


TRIBUNAL SUPERIOR?


Esses tribunais superior não servem para nada. Querem mais um exemplo? Pois bem; com diferença de apenas 2 votos, os senadores da "Comissão" de Constituição, Justiça e Cidadania decidiram anular  decisão do Tribunal Superior Eleitoral, divulgada em abril deste ano, que modificava o número de deputados federais em oito Estados. Segundo eles, os "para"lamentares, a decisão do TSE foi uma “invasão da competência legislativa”. 

TIM & VIVO


Juntando todas e jogando no lixo, perde-se o lixo. Como comentei em minha última coluna, a porcaria da TIM estava a venda. Não está mais. A VIVO comprou. O grupo espanhol Telefónica, dono da Vivo no Brasil, vai assumir o controle da holding Telco, principal acionista da Telecom Italia, controladora da TIM. Na prática, a Telefónica se tornará acionista majoritária da empresa italiana, mediante um complexo acordo que fortalecerá sua influência sobre uma importante rival na América do Sul - e permitirá a seus sócios italianos se livrarem de um investimento não lucrativo.  A estrutura do acordo dá mais tempo para a Telecom Itália estudar uma possível venda da TIM Participações no Brasil e prosseguir com o plano de separação de sua rede fixa, ativo visto como estratégico por políticos italianos. 

SECRETÁRIO DE TURISMO

Ministro do Turismo Gastão Vieira e Valdir Walendowsky

Por conta de sua competência tanto frente à Secretaria de Turismo bem como Presidente da SANTUR - Santa Catarina Turismo S/A, Valdir Walendowsky volta a ocupar o cargo de Secretário de Estado sucedendo Beto Martins, que mesmo estando pouco tempo a frente da Secretaria, deixou sua marca e agora se despede do cargo para concorrer a deputado estadual pelo PP. A bancada do PSDB na Assembleia selou o apoio e obteve aval do governador, segundo o jornal Zero Hora. Beto Martins, frente a pasta, deixou sua marca, obtendo imenso respeito do Trade de Turismo por conta do trabalho desempenhado, sendo uma das peças chaves que permitiu que Santa Catarina conquistasse pela 7ª vez consecutiva a posição de melhor destino de turístico do País.

Vice Governado Eduardo Pinho, Secr. Turismo Beto Martins, Secretário  Nacional de Políticas de Turismo Vinícius Lummertz e Valdir Walendowsky

Walendowsky é reconhecido pelo Trade de Turismo de longa data, já que vem trabalhando arduamente buscando e conquistando o reconhecimento de Santa Catarina que possui belezas em todas as suas regiões, pois num raio de 250 km quadrados possui praias, águas termais, neve, região dos lagos, vales, Enfim, verdadeiros tesouros que encantam a todos os que por aqui aportam. Vem atuando no comando da Santur, órgão responsável pela promoção e divulgação do turismo de Santa Catarina. Com 47 anos, Valdir Rubens Walendowsky, nasceu na cidade de Brusque, formou-se em Engenharia Civil na Fundação Regional de Blumenau e Administração de Marketing na Universidade do Sul de Santa Catarina. Na Prefeitura Municipal de Brusque iniciou sua atuação no turismo; área onde está desde 1980. Exerceu a função de Presidente da Comissão Municipal de Turismo e também foi Secretário Municipal de Turismo e da Indústria e Comércio daquele município.

 Beto Martins, V ice Governador Eduardo Pinho e Ely Silveira, presidente da ABAV-SC

Entre os anos de 1999 a 2002, Walendowsky foi diretor-executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau. Em 1995; assumiu a diretoria de Marketing da Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e até 2007 exerceu tal função. Nos últimos anos é presidente da empresa responsável pela promoção do turismo catarinense SANTUR. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Santa Catarina Ely Silveira, em nome de toda entidade, comemora e saúda o novo presidente desejando não só a ele mas ao Secretário Beto Martins votos de pleno sucesso.

PARQUE TERMAL

Clique na imagem para ampliá-la

O Conselho Estadual confirma que, dentre as inúmeras opções de Santa Catarina, o Parque Termal de Piratuba foi eleito o melhor empreendimento do Estado e vai receber o “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2013”. A cerimônia de entrega acontece na próxima terça-feira, dia 1º, em Penha. Este prêmio é concedido anualmente para uma personalidade, um município e também para um empreendimento que, de acordo com a SANTUR tenha contribuído de forma relevante na divulgação, no desenvolvimento e no engrandecimento do turismo no Estado de Santa Catarina. A escolha é feita por voto popular, através do site oficial da SANTUR e também a partir da avaliação do Conselho Estadual de Turismo. “Este prêmio significa muito para Piratuba, temos o melhor empreendimento do Estado, escolhido pelos visitantes e pelo Conselho de Turismo, que conta com pessoas especialistas no assunto. Isso é fruto de um trabalho sério e focado”, comemora o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi.

Clique na imagem para ampliá-la

Dados da Companhia Hidromineral dão conta de que mais de 500 mil banhos são comercializados anualmente e este número vem crescendo nos últimos anos. “Não é por acaso que tantas pessoas escolhem Piratuba para os momentos de descanso e lazer, acredito que nosso município tem muito a oferecer, são vários os atrativos e o principal deles, nosso complexo termal, mostra com este reconhecimento estadual, que estamos trabalhando da forma certa. Quem ganha com isso é a nossa população, considerando o fato de que o turismo é a principal atividade econômica de Piratuba”, comenta o prefeito, Claudirlei Dorini.

Clique na imagem para ampliá-la

Piratuba é conhecida por contar com um parque de águas termais, com temperatura natural de mais de 38 graus o ano inteiro. São mais de 10 piscinas que atendem crianças, jovens, adultos e idosos. As opções variam, com complexos de duchas, hidromassagem, rampas de deslizamento, piscinas cobertas, rasas ou com mais profundidade. O espaço de camping também é amplo. De acordo com o diretor presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, a premiação é um reconhecimento dos turistas. “Nos últimos anos fizemos vários investimentos no Parque. Um novo complexo de piscinas foi construído, melhorias em todas as piscinas foram feitas e estamos investindo em mais um empreendimento para utilização no inverno. Isso tudo, com certeza reflete na hora da escolha dos turistas”, destaca.



MUSEU DE CERA
 
Durante a sua participação no 6º Festival Náutico da Tedesco Marina, o Bondinhos Aéreos Parque Colina chamou a atenção por divulgar uma fotografia ilustre estampada em frente ao seu estande: a do Papa João Paulo II. A imagem do então Papa junto à da Santa Paulina, a primeira Santa brasileira irão compor as duas primeiras figuras religiosas que farão parte do 1º Museu de Cera Sacro do país. A de João Paulo II já chegou dos Estados Unidos em terras catarinenses e está guardada a “7 chaves” em ambiente refrigerado para o evento inaugural. “A imagem impressiona pela perfeição nos detalhes, o olhar, a expressão... A impressão é que se está diante do real”, conta o sócio-proprietário do empreendimento Aristides dos Santos Junior. A atração será inaugurada nos próximos meses. Está localizada dentro do Parque Colina, na cidade de Nova Trento, próxima ao Santuário de Santa Paulina. O município é reconhecido como um dos principais destinos turísticos religiosos do país.
 


O projeto surgiu durante uma viagem feita pelos sócios-diretores do empreendimento, Aristides dos Santos Júnior e Juliana Tedesco dos Santos. Com quase um ano entre planejamento e fase da execução, a primeira peça do acervo já se encontra no parque (Papa João Paulo II) e a próxima a chegar dos E.U.A. é a da Santa Paulina. “Queremos que os fieis católicos e visitantes em geral possam se sentir mais próximos dessas personalidades tão importantes na história religiosa. Para inaugurar o Museu Sacro consideramos o Papa João Paulo II já que foi ele que beatificou e canonizou Santa Paulina, a primeira Santa brasileira. Durante a visita as pessoas também poderão conhecer mais as suas histórias, o trabalho, o exemplo e dedicação em vida,” comenta Juliana Tedesco dos Santos.  

FESTURIS JOÃO PESSOA

Clique na imagem para ampliá-la

João Pessoa - PB, transpira turismo com a 3ª edição do FESTURIS, que se consolida como uma das grandes feiras do turismo do Brasil. Durante o 3º Festival que acontece até o próximo dia 28 de setembro. Operadoras, agências de viagens, cias aéreas, enfim, todo o trade especializado marca presença e , a CVC anunciou duas programações, uma que foca João Pessoa como destino turístico que recebe brasileiros de outros Estados; e outra que a considera como cidade emissora de turistas para outros destinos do País. Com embarques a partir de João Pessoa e da vizinha Recife, a novidade da maior operadora da América Latina é o lançamento da programação de viagens e bloqueios aéreos com preços já definidos até Maio de 2014, que começa a ser vendida neste mês, rumo a destinos turísticos do Brasil e exterior, incluindo opções para Natal e Réveillon 2013, Temporada de Verão e Carnaval 2014.



Entre os novos roteiros partindo de João Pessoa, estão: “Foz do Iguaçu no Dia do Trabalho”, para o feriado de 1º de Maio de 2014, que custa a partir de R$ 1.368 por pessoa; e o roteiro para a maior festa temática de Páscoa do Brasil, a “Chocofest 2014”, que acontecerá em Abril na cidade de Gramado (RS), com opções a partir de R$ 1.408 por pessoa, em até 10x sem juros. Partindo de Recife, as novidades ficam por conta do bloqueio aéreo rumo ao “Festival de Verão de Salvador”, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, já incluindo passagens, traslados, city tour e três noites de hospedagem com café da manhã, a partir de R$ 888; e o roteiro “Orlando e Miami no Carnaval 2014”, com saída específica em 26 de fevereiro voando TAM, a partir de US$ 1.818.
Por outro lado, para que o destino João Pessoa seja cada vez mais conhecido entre brasileiros de outros Estados, a CVC aproveitou o evento para também divulgar sua oferta de pacotes rumo à Paraíba. 



São 4.500 lugares garantidos para vendas imediatas com embarques de Brasília (DF), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro e São Paulo, e desembarques na capital paraibana entre o período de 20 de dezembro a 31 de janeiro de 2014. Outra novidade de peso é o lançamento do roteiro “João Pessoa com Costa do Conde”, que integrará em breve a série de viagens “Mais 40”, que consiste no desenvolvimento de 40 novos destinos e a inclusão, via terrestre, de cidades e vilarejos no mapa turístico da CVC. Localizado a 20 km da capital João Pessoa, o município de Costa do Conde concentra praias paradisíacas, sendo uma das mais famosas a Praia de Tambaba, que permite o naturismo e atrai turistas do mundo inteiro.



Os lançamentos apresentados no FESTURIS JPA estão em linha com a estratégia de mercado tem acompanhado as tendências do setor e, como especialista em vender férias aos brasileiros e desenvolver novas regiões turísticas, também tem investido cada vez mais na antecipação do lançamento de sua programação de lazer e novos produtos, o que exige também antecipar e ampliar as negociações com a cadeia de fornecedores para estimular o abastecimento de produtos nos mais de 8.000 agentes de viagens parceiros da CVC no Brasil e de suas 742 lojas exclusivas. Como expositora do 3º Festuris, a CVC também esteve presente na palestra de abertura do evento, sob o comando do empresário Guilherme Paulus, fundador e presidente do conselho de administração da CVC, que falou sobre a história de sucesso da CVC em 41 anos de atuação no Brasil, além do potencial turístico da região Nordeste. A solenidade de abertura aconteceu na Estação Ciência Cabo Branco.

3º FESTURIS


O 3º Festival de Turismo de João Pessoa, encontro que tem como objetivo promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado, contará com cerca de 150 expositores, entre redes hoteleiras, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo, que estarão presentes no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é fruto de uma parceria da Sophistiqué com o Convention Bureau de João Pessoa. Para ver todas as fotos do 1º dia clique aqui.

FÓRUM EMPRESARIAL

Focado na capacitação profissional e na geração de negócios em toda a cadeia produtiva do Trade Turístico paraibano, o Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa acontece e na tarde deste dia 27 de setembro na Estação Cabo Branco. Consolidado como espaço para novos contatos, trocas de informações, criação e renovação de parcerias e acordos comerciais imediatos e futuros entre os mais diversos segmentos da cadeia produtiva e econômica do turismo paraibano, o Fórum foi coordenado pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa e SEBRAE. Realizado, anualmente, dentro da programação paralela do Festival do Turismo de João Pessoa, Festuris JPA, o fórum atua, como uma via de mão dupla no mercado de viagens de lazer, eventos e negócios. Ao mesmo tempo em que projeta a Paraíba como destino para congressos e eventos associados ao lazer e entretenimento, proporciona novas e melhores opções de atualização e qualificação empresarial para os participantes.

Clique na imagem para ampliá-la

O evento gratuito reuniu apresentações de cases e palestrantes de destaque no cenário turístico nacional e internacional para um público de empresários, executivos, políticos e acadêmicos. Este ano, a programação contaou com a participação de três grandes lideranças empresariais do turismo nacional, da CNT e com a apresentação internacional de Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal. Segundo os coordenadors do do Fórum Empresarial Ferdinando Lucena e Regina Amorim, "O sucesso do Fórum Empresarial do Turismo de João Pessoa consolida o Festuris JPA como o encontro profissional e de negócios de turismo na região Nordeste que o inclui, definitivamente, no calendário nacional de eventos de turismo, como um dos maiores e melhores eventos de turismo e negócios do país".


TAM NO FESTURIS JPA

A TAM Linhas Aéreas participou  do 3º Festival do Turismo de João Pessoa, estando presente com a equipe de vendas do núcleo Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, conversando com os agentes locais sobre as melhores práticas para o atendimento ao cliente final.  A proposta foi, sobretudo, o desenvolvimento do turismo na Paraíba. A relevância do Festival de Turismo para TAM é enorme. "Temos 48,6% de market share em João Pessoa (período de janeiro a agosto de 2013), somos responsáveis por cerca de 45% do movimento do aeroporto local, ofertando voos diários para Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) e (Brasília)" disse Danielle Lemes, gerente regional do núcleo de vendas Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, da TAM.



A TAM apoia e incentiva o desenvolvimento do turismo no estado da Paraíba, assim como em todos os estados brasileiros em que está presente. "Para isso, capacitamos funcionários locais com o intuito de formar equipes preparadas para atender o exigente mercado de turismo do País em diferentes cenários", completa a gerente.

PARAÍBA 100% LAZER


Clique na imagem para ampliá-la

No sábado pela manhã jornalistas, agências, operadoras tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco de João Pessoa. Uns através de City Tour e outros a bordo do Catamarã 100% Lazer, navegando pelo Rio Paraíba, saindo e chegando na Praia do Jacaré, onde acontece o mais lindo por do sol da região ao som do Bolero de Ravel, tocado pelo super saxofonista Jurandir. Um passeio imperdível. Para ver todas as fotos clique aqui.



GUIA TURÍSTICO EM BRAILE

A partir da próxima semana, todos os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Estado passarão a oferecer o guia Pernambuco de 1 a 8 Dias em braile. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a iniciativa tem como objetivo oferecer aos cegos e pessoas com baixa visão um roteiro dos principais destinos turísticos.Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a publicar um guia turístico em braile. “A acessibilidade é um dos eixos prioritários da Setur-PE por acreditarmos que o turismo é uma ferramenta de inclusão social. Desta forma, esperamos proporcionar às pessoas com deficiência visual o acesso aos atrativos e equipamentos turísticos”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.  


Mil guias em braile foram produzidos. Além dos CATs, as publicações serão distribuídas para todas as instituições voltadas para cegos e pessoas com baixa visão no Brasil. O guia traz alternativas de passeios por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré, Litoral Norte (Paulista, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana) e Agreste (Moreno, Glória do Goitá, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus/Nova Jerusalém). Pontos históricos, igrejas, museus, teatros, praças e etc enriquecem o conteúdo da publicação. Além disso, o Pernambuco de 1 a 8 dias também traz dicas de programas alternativos, para aqueles que desejarem outras opções. Um calendário de eventos e telefones úteis de cada cidade e região também podem ser encontrados. 


FESTURIS GRAMADO

Uma referência que se torna mundial. Este é o Festival do Turismo de Gramado, sendo cada vez mais procurado por embaixadas, consulados, representantes e empresas dos mais diversos países de todos os continentes do mundo, que buscam mostrar seus principais atrativos ao trade brasileiro e, acima de tudo, fazer negócios com este mercado. Nesta última quarta-feira (25 de setembro), foi a vez do embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Erçin, visitar a empresa idealizadora e organizadora do evento. Acompanhado do cônsul geral da Turquia em São Paulo, M.özgün Arman, e do responsável pelas Relações Diplomáticas e Consulares do Rio Grande do Sul, Dilmar Portela, o embaixador veio até a cidade de Gramado buscar mais informações e detalhes sobre a estrutura da feira, seus principais objetivos e as priorizidades dos organizadores. Com um resultado bastante positivo, a Turquia e o leste europeu ficaram muito próximos de aumentar sua participação no evento, já que diversas empresas importantes do setor já se fazem presentes no evento, como é o caso da Turkish Airlines.

Os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi apresentaram o evento ao embaixador Ersin Erçin / Eduardo Saueressig

Os diretores do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi, destacaram a busca do embaixador por Gramado, e em especial o Festival do Turismo: “A Turquia se divide entre o continente Europeu e a Ásia, e isso torna a sua importância ainda maior para nossa feira, pois o país se tranforma em um elo de informações entre nós, como feira e mundo de negócios, para eles e todos os outros destinos”, destaca Zorzanello. Com esta procura, o Festuris se consolida como um ícone de informações e negócios gerados no turismo em toda a América Latina. Com esta aproximação aos mercados internacionais, o evento busca atrair ao Brasil e a Gramado os destinos e empresas já consolidados no setor, unindo ao seu público altamente profissional, e com poder de decisão, os negócios acontecem naturalmente duranto o Festival do Turismo.


SUSTENTABILIDADE

Todos os anos, o Festival do Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado. Em 2013, com o foco do evento na sustentabilidade, o Festuris traz ao seu congresso grandes nomes do turismo, apresentando os planos e mostrando o que o profissional do turismo deve fazer para estar completamente apto a se adaptar às novidades do segmento.


Com o tema “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”, o evento apresentará cases, reflexões e soluções em torno do turismo verde. O diretor-executivo de Competitividade, Relações e Associações da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, abrirá o congresso abordando a sustentabilidade. “O Salão de Sustentabilidade a ser lançado no Festuris, símbolo este ano da capacidade de inovação de sua empresa organizadora, chamará a atenção para este tema de fundamental importância para o desenvolvimento dos destinos turísticos. A reflexão em torno das dimensões econômica, sócio-cultural e ambiental da sustentabilidade em destinos turísticos é de especial relevância e se faz absolutamente necessária, inclusive para que Gramado possa dar continuidade nos próximos anos e décadas a sua trajetória de sucesso”, salientou Favilla.

O CONGRESSO

O congresso do Festuris traz nesta edição o tema “Turismo: a vanguarda da economia sustentável”. Nas manhãs dos dias 8 e 9 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort, os participantes do evento são convidados a prestigiar os painéis que abordarão uma série de questões que envolvem o trade turístico. Confira a programação: http://www.festurisgramado.com/indexPaginasInternas.php?p1=274.


DIA DAS CRIANÇAS

No Infinity Blue Resort e SPA, o Dia das Crianças se estende ao longo de todo o mês", indica o diretor do resort Alberto Cestrone. Segundo ele, o objetivo é garantir pacotes atrativos para que toda a família possa aproveitar dias agradáveis no empreendimento e gerar opções divertidas para as crianças de todas as idades. A equipe de recreação está preparando uma programação especial com shows infantis, gincanas, esportes, brincadeiras e jogos educativos, dividida por faixas etárias (de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos). Os adultos também terão um programa específico de recreação. Além disso, profissionais especializados atendem bebês de 0 a 4 anos no berçário.


Destaque ainda para a infraestrutura do Infinity Blue -  à beira de praia semi-privativa e ao lado da praia central de Balneário Camboriú. Piscinas
externa e aquecida, quadra poliesportiva, espaçoso deck em frente ao mar, fitness center, sala de pilates e agradáveis espaços para descanso e
relaxamento são algumas das alternativas. O resort conta ainda com um completo e elegante SPA com salão de beleza e extenso menu de terapias estéticas, anti estresse e programas de emagrecimento. Entre as opções gastronômicas, um mix de influências nacionais e internacionais atende os mais diversos paladares no Blue Marine Restaurante. Já o requintado Acqualina Bistrô encanta pelo charme do espaço e sabores da alta gastronomia. Bares do deck da praia e molhado (da piscina) completam as atrações. O Infinity Blue é uma empresa do Grupo Embraed e é associado à Resorts Brasil.


MUNDO A VAPOR

O Parque Temático Mundo a Vapor em Canela, esteve em clima de Semana Farroupilha, honrando as tradições gaúchas. Logo na entrada do parque, prendas e gaúcho receberam os visitantes num cenário típico de uma mateada. O chimarrão foi sempre oferecido, gentilmente cedido pela Erva Mate Natural de Gramado, que cedeu pacotes de erva para distribuir aos visitantes e a Alambique Flor do Vale, ofereceu degustação aos visitantes. Foram os  próprios funcionários, que vestidos a caráter, informaram aos turistas detalhes sobre as vestimentas e os costumes do gaúcho, um dos públicos mais hospitaleiros do Brasil.

JORNALISMO EM DESTAQUE

Clique na imagem para ampliá-la

Um dos prêmios brasileiros mais importantes na área de jornalismo é o prêmio Comunique-se, quem acontece uma vez por ano, dessa vez, o evento ocorreu na zona sul de São Paulo, no HSBC Brasil, foi realmente um espetáculo. Os grandes vencedores das 12 categorias do Oscar do Jornalismo contaram com apresentação comandadas por Marina Person, Luciano Huck, Cid Moreira, Rafael Cortez, Marcelo Tas e Astrid Fontenelle. A festa revelou o nome dos verdadeiros profissionais, diplomados, que se destacaram no último ano. Não se trata desses prêmios, troféus e destaques distribuídos a granel por aí. São realmente profissionais que fazem a diferença. O evento também homenageou Roberto Civita e Ruy Mesquita e contou com a apresentação do Universo Casuo, grupo comandando pelo único artista brasileiro a protagonizar apresentações no Cirque Du Soleil. O mundo mágico do circo foi apresentado aos jornalistas, os verdadeiros artistas da informação. 

BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la


Estreou neste sábado, dia 28, o belíssimo ensaio da modelo Ellen Sapori no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ellen tem 20 aninhos e trabalha no ramo desde pequena. ‘Comecei minha carreira bem cedo. Desde novinha trabalhava como modelo para lojas da minha cidade, e depois de um tempo me tornei modelo profissional.’ A mineirinha de Pedro Leopoldo quer ter o próprio programa de televisão. 

Clique na imagem para ampliá-la