sábado, 5 de outubro de 2013

DESTAQUE NO TURISMO


DESTAQUE NO TURISMO


O “Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2013” já está em Piratuba. O Parque Termal do município foi escolhido, por visitantes e pela SANTUR, o melhor empreendimento turístico de Santa Catarina. Autoridades municipais estiveram na cidade de Penha, na noite da última terça-feira, para receber o prêmio. O prefeito Claudirlei Dorini, o secretário de Turismo, Adélio Spanholi e o diretor Presidente da Companhia Hidromineral de Piratuba, Mauri Lenhardt, receberam do deputado Estadual Gilmar Knaesel, o troféu de primeiro lugar na categoria “Empreendimento”. A cerimônia de entrega foi realizada no Parque Beto Carrero World. Membros do Conselho Municipal de Turismo de Pirtatuba também participaram do evento. Anualmente a SANTUR faz este reconhecimento para a personalidade, o município e empreendimento que mais contribui para a divulgação e desenvolvimento turístico do estado. 


A escolha passa por duas fases. Na primeira, é o voto popular, através do site oficial da SANTUR, que elege os destaques. No segundo momento, os primeiros colocados são avaliados pelo Conselho Estadual de Turismo, que aí sim, define os vencedores. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowski, parabenizou Piratuba e destacou que a premiação é um reconhecimento importante para os vencedores. “Quando se fala em turismo no Estado de Santa Catarina, Piratuba é um dos ícones sempre. O trabalho feito no município é destaque, o Parque Termal também, e é por isso que foi agraciado com este prêmio”, elogia. “Além do reconhecimento das pessoas que viajam por SC, o Parque Termal de Piratuba passou pelos rigorosos critérios de avaliação do Conselho Estadual de Turismo, por isso merece o prêmio, sem dúvidas”, ressaltou Walendowski.


ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO

A ESTRUTURA de Comunicação, agência de Florianópolis, foi a responsável pela produção do case Mountain Do Praia do Rosa – Evento esportivo com potencial de multiplicador turístico na baixa temporada, um dos grandes vencedores da noite desta última quarta-feira no Beto Carrero World. O Mountain Do Praia do Rosa, que é realizado pela Sports Do, recebeu em 2012 cerca de 1,2 mil inscritos na prova, que é aguardada pelos empresários da região devido ao potencial turístico. Durante o Mountain Do a ocupação chega a 90%, número que supera a média da alta temporada. Além do trabalho de Assessoria de Imprensa, que visa mediar o relacionamento entre a imprensa, a ESTRUTURA de Comunicação também realiza projetos diferenciados, visando atender todas as necessidades de comunicação dos seus clientes. 


Entre esses projetos especiais estão a produção de livros, revistas,  conteúdos para sites e mídias sociais, relatórios anuais e pesquisa e produção de cases. Entre os últimos trabalhos realizados pela equipe da ESTRUTURA de Comunicação e estão a revista Universo Ferretti, publicação de luxo Grupo Ferretti Brasil e a edição e organização do livro Ferramentas da Administração, da ADM S.A. Na foto ss sócios da Sports Do Eduardo Gutierrez, André Andrade, Doreni Caramori e Kiko Neto, com Karyna Pereira e Roberta Tomasini, da ESTRUTURA de Comunicação, e Fabiana Bessen, responsável pela pesquisa do case vencedor.

CONVENTION BUREAU

Com o intuito de promover cada vez mais Balneário Camboriú como destino turístico de eventos e negócios, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau tem investido cada vez mais na captação e no apoio de eventos para a cidade. Somente neste ano, a entidade já tem confirmado o envolvimento em 39 eventos, um aumento de quase 25% com relação a todo o ano passado. De janeiro a setembro deste ano, os eventos com participação do Convention Bureau tiveram uma movimentação de público de mais de 16 mil pessoas, gerando um impacto econômico superior a R$6 milhões na cidade.  Para a Presidente do Convention & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório, este aumento no número de eventos é resultado de vários investimentos do poder público e da iniciativa privada no que se refere a infraestrutura voltada para o turismo. 


Vale salientar que, de acordo com dados do Ministério do Turismo, o turista de negócios e eventos, tanto o doméstico quanto o internacional, costumam apresentar características comuns, como escolaridade superior, poder aquisitivo elevado, além de gastos mais elevados em comparação com outros segmentos. Opinião essa compartilhada por Margot, que ressalta que o turista de negócios chega a gastar, em média, três vezes mais do que o turista de lazer gasta, além do que, movimenta mais de 50 segmentos da cadeia produtiva do turismo em épocas de sazonalidade.



TAXAS DE TURISMO

Enquanto isso, para "ajudar", a "Comissão" de Turismo e Desporto aprovou o Projeto de Lei 5402/09, que destina parcela da Tarifa de Embarque Internacional e do correspondente Adicional de Tarifa Portuária (Ataero) para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). A Portaria 861/97, do então Ministério da Aeronáutica, determinou o aumento da Tarifa de Embarque Internacional e do correspondente Ataero. O objetivo do projeto é alterar a destinação dos recursos decorrentes desse aumento, que, caso o texto seja aprovado pela Câmara, passarão a ser considerados receita próprias da Infraero e da Embratur, sendo igualmente dividido entre as duas entidades. 


A isso se dá o nome de picaretagem pois, afinal de contas, quem sempre acaba pagando o pato e alimentando o cabide de empregos da embratur/infraero, somos nós o os consumidores, sabedores que somos que este dinheiro vai para lugar algum, aliás, vai, para um poço sem fundo e absolutamente nada melhora, continuamos embarcando e desembarcando em "puxadinhos", denominados aeroportos internacionais a exemplo do nosso Aeroporto Hercílio Luz, onde om passageiro embarca e desembarca na pista, sem fingers, com chuva, vento sul/nordeste e com apenas uma pista de pouco e decolagem. Já em João Pessoa a reclamação é geral, do consumidor à agências de viagens. Não tem WIFI, não tem 1G, 2G, 3G, 4G e a OI, responsável pela telefonia diz que nada pode fazer porque o "armário de telefonia" não tem mais suporte. Diversas correspondências já foram enviadas a infraero que absolutamente nada faz a respeito, tão pouco EXIGIR que a OI coloque a disposição do terminal mais um armário de comunicação resolvendo o problema. 


No Entanto, para se criar aumento de tarifas não se pensa duas vezes. Se hoje está assim, pensem na copa do mundo e, a bem da verdade, é justamente pensando na copa do mundo, com a chegada dos turistas internacionais é que eles "pensaram" em aumentar as tarifas. Essa gente realmente é nefasta , pois sabemos que o dinheiro arrecadado vai para um "maldito poço sem fundos". 


INFREAERO

Falando nisso, a incompetência desse cabide de empregos é gritante. Ficou para 15 de outubro o final das obras de instalação do novo sistema antineblina no aeroporto Salgado Filho, que se arrastam a partir de verborragias da Infraero, desde o século passado. A última previsão era setembro deste ano. Desta vez, a Infraero disse que o adiamento "é culpa é das chuvas de agosto". É que a estatal não sabia que agosto é, caracteristicamente, um mês chuvoso no RS.  Resta agora torcer para que novo adiamento não transfira o início da operação do sistema para primeiro de abril... A propósito, em seu saite, a Infraero anuncia que "pratica um plano de obras arrojado, executado com receita própria, em praticamente todos os aeroportos por ela administrados e que gera mais de 50 mil empregos em todo o Brasil". Bota cabide de empregos nisso !!

GASTANÇA


E você não sabe para onde vai todo o dinheuiro arrecadado com essas taxas, impostos...? Foi cancelada (não se sabe até quando) a licitação de  R$ 98 mil para a compra de produtos alimentícios e de limpeza para abastecer a residência oficial do presidente Renan Calheiros durante seis meses. No carrinho de compras havia 1,7 toneladas de carnes, peixes e aves, em uma média de 10 quilos de carne por dia, para a casa do desgraçado. Renan Calheiros, que mora com a mulher e os dois filhos. Após questionamento, o diretor-geral da Casa, Helder Rebouças, informou que decidiu suspender o pregão e reavaliar todo o processo. A licitação também previa a compra de itens básicos, como arroz e feijão; passando por produtos para churrasco, como carvão e linguiça; e até produtos de primeira linha, como camarão especial, avaliado em R$ 2,3 mil em 20 quilos do crustáceo de tamanho médio. O preço médio do quilo de camarão era de R$ 115,00. Já as compras dos Palácios do Planalto e da Alvorada ninguém consegue conhecer, porque são decretados secretos. É ou não é uma bofetada na cara do brasileiro?



ACHOU POUCO

Levantamento feito pelo saite Contas Abertas revela que a Presidência da República comprou 15 pares de nadadeiras e 30 pares de palmares, espécie de nadadeira de mão. Gastou R$ 2,6 mil nesta brincadeira. Foram comprados ainda 40 frequencímetros de pulso, para marcar batimentos cardíacos. Mais R$ 11,2 mil.


DIA DAS CRIANÇAS


Gustavo Kuerten marcou presença num evento com motivos para comemoração em dobro: o Encontro da Integração dos Núcleos Esportivos do IGK celebrou antecipadamente o Dia das Crianças, e os dez anos de edição de uma festa que reúne anualmente os educandos do IGK da Grande Florianópolis. O tricampeão de Roland Garros se divertiu com as 530 crianças, adolescentes e pessoas com deficiência que frequentam as atividades do programa Campeões da Vida que utiliza o esporte para facilitar a inclusão social dos jovens. O trabalho do IGK representa uma conquista, e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Fundado em 2000, o Instituto Guga Kuerten, promove ações sociais em todo o Estado de Santa Catarina. 


Guga participou do Encontrão do IGK ao lado da mãe, Alice Kuerten, responsável pelo Instituto, do irmão, Rafael Kuerten que preside o Grupo Guga Kuerten, dos sobrinhos (Leonardo, Gabriel, Larissa e André) e da filha, Maria Augusta. “Meu principal sonho é continuar envolvido nas ações coletivas para retribuir as alegrias que o tênis me proporcionou”, declarou o anfitrião da próxima Semana Guga Kuerten, evento que começa no próximo dia 10, em Florianópolis.  Foram cinco horas de brincadeiras, abraços e muitas fotos. “Com toda essa energia vou ficar recarregado, pelo menos, até o final do ano. Já me sinto preparado para enfrentar Nadal, Federer e quem mais for preciso”, concluiu.

OUTUBRO ROSA


Para estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hotel Renar não ficou de fora. Durante o mês de outubro, uma faixa ficará exposta na fachada, todos os colaboradores do Hotel e do Restaurante das Estações estão usando a fitinha símbolo da campanha e, em algumas ocasiões, o tradicional uniforme das colaboradoras será substituído por camisetas rosa que fazem referência ao movimento. Parte da renda obtida com a venda das camisetas será encaminhada à Rede Mulher de Fraiburgo. 


No ano passado o número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por mulheres na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – cresceu 37% em comparação com 2010. Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26%.



BETO CARRERO

Neste mês, que chama a atenção para ações de combate ao câncer de mama, o Parque Beto Carrero também exalta a importância da data junto com as colaboradoras. Por isso, vai oferecer um exame de mamografia para as funcionárias que estiverem interessadas, com mais de 40 anos. A ideia, conforme explica o diretor de Comunicação Interna, Qualidade e Incentivo, Geninho Goes, é baseada no planejamento que o Parque elaborou para os colaboradores. De acordo com ele, a intenção é incentivar o cuidado e trabalhar com a prevenção. Dentro do Parque, cerca de 50 mulheres se encontram nesta faixa etária e podem se inscrever para fazer o exame. Além de custear o procedimento, o Parque também irá agendar o exame e se encarregar do transporte até a Unimed, em Itajaí, ainda neste mês. De acordo com Geninho, esta é apenas uma das ações estabelecidas para 2013 com foco na saúde do colaborador. 


Clique na imagem para ampliá-la
Outros projetos como atividades envolvendo fumantes, prevenções contra o vírus HIV, e pessoas com sobrepeso, também estão em andamento ou já foram agendadas. Nesta semana, representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer visitaram o Parque para dar mais instruções sobre o assunto e distribuir materiais informativos. Junto com a visita, o BCW também elaborou alguns detalhes diferenciados, para chamar ainda mais a atenção dos colaboradores: laços rosas foram espalhados pela área de bastidores e distribuídos entre os colaboradores. 



TEATRO FLORIPA

Comemorando 20 anos, o Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo movimenta o calendário cultural da cidade no mês de outubro. A edição de 2013 começou neste final de semana, com participação de 25 grupos e coletivos teatrais de sete Estados do país, oferecendo programação gratuita, com qualidade, para diferentes públicos e faixas etárias ao longo de sete dias. A abertura do festival aconteceu neste sábado no Teatro Ademir Rosa / CIC, com apresentação do espetáculo Viúva, Porém Honesta, obra de Nelson Rodrigues encenada pelo premiado grupo Magiluth, de Recife (PE). Até 12 de outubro, adultos e crianças vão poder conferir a agenda do festival, que este ano soma 68 apresentações em 25 espaços na Ilha e região continental, divulgando diversas linguagens teatrais. 

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado (12), Dia das Crianças, a programação teve como destaque a peça Gigantes de Ar, que foi apresentada pela Cia Pia Fraus, de São Paulo (SP), no Teatro Ademir Rosa. Participam da edição 2013 grupos teatrais convidados e selecionados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de um espetáculo da Austrália. O Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento conta com apoio da Tractebel Energia, Sesc, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), Fundação Catarinense de Cultura e Associação Cultural Alquimídia.

ENUTURISMO & FESTURIS


Uma das marcas do Festival do Turismo de Gramado é a organização da feira por segmentos, o que fortalece a realização dos negócios entre os profissionais participantes. E um dos espaços que se destaca é o Salão do Enoturismo, que chega à segunda edição e será lançado oficialmente na próxima sexta-feira (11), durante a Festa da Champanha (Fenachamp). Este salão, coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), será apresentado em Garibaldi pelo diretor-executivo da entidade, Carlos Raimundo Paviani. O salão terá expositores específicos do setor, além de painéis explicativos sobre o tema.


O acordo foi firmado após visita da diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi e da gerente comercial do evento, Rose Ott, à secretária do Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, no último dia 19. Elas definiram detalhes do salão e do lançamento, além de conferirem o local de realização da festa. 


Para Paviani, o Festuris é uma oportunidade única para divulgar o setor: “Nossa expectativa é que o Salão de Enoturismo no Festival do Turismo seja, mais uma vez, uma plataforma importante para a promoção dos diversos destinos de enoturismo que temos no Rio Grande do Sul e no Brasil. Cada vez é maior o interesse por vinhos e pelo processo de produção de uvas e vinho. Por isso, o enoturismo transforma-se em importante ferramenta para construção da imagem, pois permite aos visitantes vivenciar experiências e, para as vinícolas, transforma-se num canal de comercialização direta dos produtos vitivinícolas, do suco de uva aos vinhos e espumantes”, lembrou. 

DESTINOS ENOTURÍSTICOS

Já a secretária Ivane Fávero lembra da importância do governo do Estado, do Ibravin e da empresa promotora do evento como grandes responsáveis pelo aumento de turistas na região: “A Fenachamp tem a honra de receber o lançamento do Salão de Enoturismo, importante segmento do Festival de Turismo de Gramado. A consolidação do Rio Grande do Sul como um dos principais destinos enoturísticos do Brasil e do mundo passa pelo trabalho realizado pela Marta Rossi & Silvia Zorzanello, juntamente com o governo do Estado e o Ibravin, no sentido de termos um espaço destinado à promoção deste segmento do turismo que tanto identifica nossa região. A proximidade da Fenachamp com o Festuris enriquece nosso evento e volta-o ao trade turístico estadual. Em novembro participaremos do Salão do Enoturismo, divulgando a Rota dos Espumantes e a Estrada do Sabor. O lançamento do Salão de Enoturismo na Fenachamp faz com que o Festuris se aproxime das vinícolas que recebem turistas e das rotas enoturísticas, que estarão expondo no evento mais festivo do setor."


FENACHAMP

Com mais de 30 anos de história, a Festa Nacional do Champanha (Fenachamp) apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a Fenachamp promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. Neste ano, a festa ocorrerá de 3 a 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.


O FESTURIS

Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado.


OKTOBERFEST EM GRAMADO

O Maggiore Lounge Bar, um dos cinco restaurantes do Serrano Resort Convenções & Spa (unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado, na Serra Gaúcha), promove a Oktoberfest, festa típica alemã. O evento acontece até o próximo dia 12 de outubro e tem gastronomia e cultura germânica em parceria com a cervejaria Rasen Bier. O bar recebeu decoração especialmente preparada para a ocasião e a equipe de atendimento estará vestida a caráter. Uma bandinha alemã toca diariamente no local, das 19h à 0h, e nas sextas-feiras tem apresentação de danças típicas germânicas. Um cardápio com o melhor da gastronomia foi elaborado pelos chefs, com petiscos como verschiedene würstchen (mix de salsichas com vinagrete) e pretzel com manteiga, saladas como a kartoffelsalat (de batata), entradas (como a gulaschsuppe im brot serviert, sopa goulash servida no pão) e pratos como o rippenspeer (carré suíno defumado sobre chucrute com batata coquinho). Para nachtische (sobremsa), haverá delícias como o apfelstrudel (folheado de maçã com canela e passas acompanhado de sorvete de creme) e zimmt-nusskuchen, vanilleeis mit warmer rotweinsauce (bolo de canela com nozes acompanhado de sorvete de creme e calda de vinho quente).


Minha casa em gramado é considerada pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na fenomenal Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Vale lembrar que a GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.


ALPEN BLIZZARD

Com a chegada da Primavera, a Serra Gaúcha deixa de lado as baixas temperaturas e abre espaço para um clima mais ameno e ruas mais floridas, proporcionando inúmeras opções e atrações ao ar livre. Uma das sugestões para esses momentos de contato com o meio ambiente é o Alpen Park, localizado em Canela (RS), que conta com diversas atividades para empolgar crianças e adultos.  A Alpen Blizzard, montanha russa do parque, é um dos destaques do empreendimento. Podendo ser operada com um ou dois trens, com capacidade para 12 pessoas em cada um, a atração executa um percurso de 438 metros e chega a uma altura de 15 metros, o que possibilita a incrível vista do parque, localizado no topo de um vale de montanhas que corta a Serra Gaúcha.  Alcançando uma velocidade média de 55 km/h, adrenalina e diversão são os melhores adjetivos para resumir o passeio, que dura, em média, dois minutos. 


Essa é uma atividade que sempre desperta a atenção do visitante. Além de proporcionar uma aventura emocionante, quem opta pela Alpen Blizzard tem a oportunidade de apreciar uma vista deslumbrante a uma altura de 15 metros?, destaca diretor do parque, Renato Fensterseifer. Para completar o variado leque de atividades ao ar livre que o Alpen oferece estão algumas opções de atrações radicais, como rapel, escalada, bungee trampolin, arvorismo e tirolesas. O parque também conta com o Super Salto, que envolve a força da gravidade, possibilitando a sensação de liberdade de estar voando. São cordas elásticas, firmemente amarradas à pessoa, que é lançada para o alto, chegando até 20 metros de altura. Para completar, o parque ainda apresenta passeios de quadriciclo, realizados pela mata nativa da região, e a pista de trenó, com uma descida de 950 metros repleta de curvas.  Localizado a cinco minutos do centro de Canela (RS), o Alpen Park se destaca como um dos parques que mais traz novidades aos seus visitantes. Inaugurado em 2003, consolidou-se como um dos maiores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, registrando um crescimento de público a cada ano. 

Cantina del Viculo - Gramado - RS