domingo, 13 de outubro de 2013

NY TIMES

NY TIMES


Só o desgraçado e nefasto desgoverno não percebe o que nos brasileiros sentimos na pele e o que o mundo todo vê. O editorial publicado pelo The New York Times criticou a falta de investimento no País, e, no caso da inflação, citou o baixo investimento público, além de outras fortes críticas a atual administração petista, colocando em dúvida a continuidade do governo petista no Brasil após as eleições do ano que vem. O NYT reclamou do baixo investimento publico: “Um grande motivo para a alta dos preços é que o governo não construiu estradas suficientes, ferrovias, portos e outras obras de infraestrutura para acompanhar o crescimento da economia. 


O Brasil também impõe altas taxas de importação e impostos, que inflacionam o preço de muitos bens e serviços”, escreveu o jornal, que também apontou o dedo para a carga tributária nacional.  O sistema educacional é outro fator na mira do NYT, por diminuir a capacidade produtiva em vários setores. 



O programa Mais Médicos também não escapou da análise: “Isso (importar profissionais de saúde) pode ser uma solução temporária, tudo bem. Mas o governo precisa construir mais universidades e melhorar o ensino nas escolas primárias e secundárias para certificar-se de que mais alunos poderão cursar o ensino superior".

POLITICAMENTE CORRETO


Na Universidade de Griffith, na Austrália, há um concurso anual sobre a definição mais apropriada para um termo contemporâneo.
Este ano, o termo escolhido foi: "politicamente correto". O estudante vencedor escreveu: "Politicamente correto é uma doutrina, sustentada por uma minoria iludida e sem lógica, que foi rapidamente promovida pelos meios de comunicação e que sustenta a ideia de que é inteiramente possível pegar num pedaço de merda pelo lado limpo."

PASSAGEM AÉREA 



Apesar da aceleração dos preços de importantes alimentos, vestuário e itens de habitação, o grande vilão da inflação em setembro foi o aumento das passagens aéreas, num momento de intensa procura e alta de custos, reflexo do preço mais elevado do combustível - que tem cotação em dólar. Para o consumidor, os bilhetes ficaram 16,9% mais caros em setembro, após uma queda de 0,61% em agosto. Sozinho, o reajuste dos bilhetes aéreos correspondeu a 0,08 ponto percentual do IPCA de 0,35%, ou 24% do índice. Foi o produto que individualmente pesou mais na inflação de setembro. Mas "estranhamente" levantar voo para o exterior continua muito mais barato. Do aérea, passando pela alimentação e terminando na hoteleria, isso sem falar nas compras. 

PRÉ-COPA


O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou Florianópolis como sede do segundo maior evento pré-Copa do Mundo, só perdendo em importância para o sorteio dos grupos. O encontro ocorrerá entre 26 e 28 de fevereiro. O Workshop das Equipes da competição trará os 32 técnicos das seleções classificadas para o Mundial, e todo o staff responsável pela logística dos países. Os olhos do mundo estarão voltados a Ilha da magia e para nossa Santa & Bela Catarina. A expectativa do trade turístico é de que os milhares de estrangeiros alavanquem ainda mais a já forte penetração de Santa Catarina no cenário internacional.

Clique na foto para ampliá-la

Neste evento serão definidos todos os detalhes técnicos que envolvem determinações da Fifa quanto às regras a serem empregadas nos jogos, inovações adotadas, critérios de arbitragem e, fora de campo, detalhes dos critérios exigidos de cada delegação no campo logístico e de infraestrutura.
"Vamos nos tornar referência e notícia em mais de 30 países. É um momento muito oportuno, um período em que as pessoas estão planejando sua vinda para o Brasil, o turismo só tem a ganhar. Florianópolis agradece muito a oportunidade e já se prepara para esse grande evento" — disse a secretária de turismo, Maria Cláudia Evangelista.



BEM VINDO A SC

Iniciou nesta sexta-feira a dia 11 de outubro, o projeto "SANTA CATARINA RECEBE BEM" , criado pela Câmara de Turismo Receptivo - CÂTUR/SC em parceria com a SANTUR, visando recepcionar os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz em Florianópolis, onde as Secretarias de Turismo municipais do Estado estiveram divulgando seus atrativos e festas. O objetivo do projeto é levar aos passageiros informações sobre o que está acontecendo durante sua estadia em Santa Catarina, festas típicas, gastronomia, entretenimento e atrativos turísticos de cada município participante desta ação. Todos os municípios catarinenses podem participar desta ação e divulgar seus atrativos e festas aos turistas no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, bastando para tanto entrar em contato com a ABAV-SC através do telefone 48 – 3224 6058 ou por e-mail contato@abavsc.com.br que terão todas as explicações necessárias. 

Clique na imagem para ampliá-la


O receptivo será sempre realizado das 09:00hs  às 20:00hs,  de segunda a domingo, alternando os municípios. Neste final de semana a folheteria está sendo feita pela Região Turística Costa Verde & Mar, onde estão incluídos os municípios de Bombinhas, Balneário de Piçarras, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. Esta mesma ação será realizada no Terminal Rodoviário Rita Mariam, a partir desta segunda-feira, 14. Para Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, esta ação é de fundamental importância, demonstrando acima de tudo respeito ao turista que nos visita, motivado que é pelo nosso calor humano, além das nossas fantásticas  belezas e por sermos pela 7ª vez consecutiva, o melhor destino turístico do Brasil. 



ESPECIALISTAS ESTRANGEIROS

Para garantir a segurança dos torcedores e dos atletas durante a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014, Pernambuco vem realizando uma série de investimentos na área: da capacitação do efetivo policial até a aquisição de novos equipamentos, passando ainda pela integração dos profissionais das três esferas do governo (federal, estadual e municipal). A preparação do Estado para sediar o Mundial inclui também a troca de conhecimentos com especialistas de locais que já sediaram grandes eventos. E é com esse objetivo que foram realizadas duas palestras sobre Experiências Internacionais em Eventos e Turismo de Grande Escala: Segurança e Impactos Locais. Promovido pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE) em parceria com o Consulado dos EUA no Recife, o evento aconteceu na Sala Recife do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 


Na mensa de abertura do evento o Secretário Executivo de Supervisão Técnica da SECOPA-PE, Silvio Bompastor; a Cônsul Interina de Diplomacia Pública do Consulado dos EUA no Recife, Catherine Fisher; o Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho; e a Diretora Comercial da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Luciana Fernandes. A programação teve início com a palestra do Dr. Peter Tarlow — perito especializado nas áreas de impacto do crime e terrorismo na indústria de turismo e gestão de risco para eventos e que ajudou na preparação de agentes da polícia federal americana (FBI) para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Em sua apresentação, ele irá abordar a questão de segurança relacionada a eventos e turismo de grande escala. Em seguida foi a vez de discutir os impactos econômicos e sociais relacionados a eventos e turismo de grande escala. O tema abordado na palestra do Dr. Adolphous D. Frazier, Ph.D e presidente da Georgia Oak Partners, compartilhou as experiências adquiridas como CEO do Comitê Atlanta para os Jogos Olímpicos, entre outras atividades de liderança exercidas nas áreas de financiamento, planejamento estratégico, governança corporativa, gestão de recursos humanos e marketing.



SABORES DO MUNDO

Praia, sol e mar também combinam com alta gastronomia. Seja inverno ou verão, os Chefs da Praia do Rosa estão sempre a postos com menus variados e prontos para fisgar os turistas pelo estômago. Em meio à cultura local é possível encontrar o melhor da culinária nacional e internacional. Famosa pelos frutos do mar e dona de requintados restaurantes, a Praia do Rosa realiza o IV Festival de Gastronomia Sabores do Mundo, de 25 de outubro a 03 de novembro de 2013. Os restaurantes participantes selecionam um de seus pratos típicos, que abrange desde a cozinha regional à asiática – passando ainda pelas panelas europeias e africanas –, para integrar o cardápio do festival.

Refúgio do Pescador

Cada estabelecimento oferecerá o prato selecionado ou preparado especialmente para integrar o cardápio do Festival do Sabores do Mundo pelo valor fixo de R$ 34,00. A ocasião não poderia deixar as raízes açorianas de fora. Pensando nisso, todas as criações serão harmonizadas com ótima carta de vinhos. E as atrações não terminam na mesa! Haverá oficina com chefs locais, shows nos restaurantes e ao ar livre e minicurso de enologia. Com tantas opções, quem sabe você se descobre um Chef?

MORADA DOS BOUGAINVILLES

A Praia do Rosa - Imbituba, em nossa Bela & Santa Catarina realmente é um paraíso que nos acolhe, cativa e deixa muitas saudades quando temos que voltar para nossas casas, sempre com peso extra da bagagem, tanto pela gastronomia impecável mas também pela quantidade de fotografias que imortalizamos. Assim é a Morada dos Bougainvilles, uma pousada charmosa, romântica e muito bem cuidada pela amiga Bebela Baldino que nos abraça com carinho, fazendo sempre questão que sentar a mesa dos seus clientes que acabam não mais se tornando apenas clientes, mas sim grandes amigos, pois é impossível se sentar com a Bebela e não rir muito em longas e longas conversas. Segundo ela, ao idealizar a pousada, optou por uma construção despojada, estilo um grande chalé praiano.

Cloque  na foto para ampliá-la

Nele ela tenta com muito sucesso, colocar a natureza dentro de casa: "A Praia do Rosa é um lugar muito especial e por esta razão investimos em um projeto do Feng Shui em todos os ambientes e acomodações. O resultado foi uma sensação de extrema paz e harmonia. Cuidamos dos mínimos detalhes, pois realmente acreditamos que eles fazem a diferença. Os ambientes, os quartos, o restaurante, tudo tem um toque especial." E é a mais pura verdade, a Morada dos Bougainvilles prima pela qualidade e disso não abre mão. Confira as fotos aqui. Se você ainda não fez tua reserva para o réveillon, é bom correr muito porque a Praia do Rosa já está praticamente lotada. 

SALÃO DO ENOTURISMO

O 2º Salão do Enoturismo do Festival do Turismo de Gramado foi lançado na Fenachamp, em Garibaldi. A diretora-executiva do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região da Uva e do Vinho, Márcia Ferronato, representando o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), apresentou os detalhes do espaço. A diretora do Festuris Marta Rossi, acompanhada do sócio Marcus Rossi, prestigiou a apresentação e se disse honrada com a consolidação do enoturismo no Estado. “É uma conquista e um sonho. Estamos conseguindo mostrar a diversidade do Rio Grande do Sul através da economia em diferentes regiões e que passam diretamente pelo mercado turístico”, destacou Marta. Ela agradeceu o convite da Fenachamp e lembrou que a atividade turística é um processo de parcerias importantes para o desenvolvimento desta indústria.

Clique na Imagem para ampliá-la

Prestigiaram o lançamento, entre outras autoridades, o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, o presidente da Fenachamp, Pedro Carrer, e a secretária do Turismo e Cultura do município, Ivane Fávero. Após a apresentação do Salão do Enoturismo, os convidados conheceram o novo material promocional das Rotas Turísticas de Garibaldi: Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Passadas – A Arquitetura do Olhar e Rota Religiosa Ae Ternun, além da nova Rota de Compras. Ao final da solenidade, os convidados fizeram um brinde coletivo com espumante.


A FENACHAMP

Com mais de 30 anos de história, a Fenachamp apresenta sua 12ª edição. Com sede em Garibaldi, a festa promove apresentações artísticas em todos os horários de funcionamento da festa. Além disso, também oferece aos visitantes cursos de degustação de espumantes, onde as vinícolas expositoras têm a oportunidade de apresentar seu produto e incentivar o consumo do mesmo. Também são realizados cursos de gastronomia, onde o principal ingrediente do prato culinário é o espumante. Em 2011, durante os 14 dias do evento, foram totalizados 70.598 visitantes e 24 mil garrafas de espumantes comercializadas. A festa começou no dia 3 e se estenderá até 27 de outubro, no Parque de Exposição da Fenachamp.

O FESTURIS



Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 




DESTINO PARAÍBA

Cerca de 200 representantes de oito estados (sete do Nordeste e um do Sul) participaram 14º Encontro Regional da Melhor Idade, que ocorreu entre os dias 8 e 10, no Resort Mussulo, no Conde, no litoral Sul. O evento teve apoio do governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB, Conveniton Bureau de João Pessoa, da Terma Viagem e da empresa Cerâmica Elizabeth. O Ministério do Turismo enviou enviou um representante para informar em detalhes sobre a   nova versão do Programa Viagem Mais Melhor Idade e trazer o público final para conhecer o turismo brasileiro”, disse.



Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, disse que o turismo da melhor idade constitui um expressivo fator de desenvolvimento para o setor. “São pessoas que têm disponibilidade de tempo, além de possuir um elevado poder aquisitivo. Queremos que nosso destino seja um opção para esse público e por isso foi importante a realização do festival na cidade do Conde”, afirmou.



CRIANÇA QUE DANÇA

Os atuais currículos escolares da primeira infância estão imbuídos com a tendência de incluir artes criativas – como as plásticas, música, teatro e dança – entre suas disciplinas, ganhando assim lugar de destaque dentro do tema educação. Por meio dos métodos desenvolvidos em tais disciplinas, crianças aprendem com as experiências do próprio corpo a agir livremente no espaço em que vivem e a interagir com as pessoas que as cercam. A dança, atividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não consiste somente em uma ação pedagógica. É também psicológica, com o objetivo de normalizar ou melhorar o comportamento infantil, além de proporcionar o resgate de valores culturais, o aprimoramento do senso estético e o prazer da atividade lúdica para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.


Segundo a educadora física Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, diretora- geral da mostra de dança infantil A Noite É uma Criança, evento que será realizado em Florianópolis de 17 a 20 de outubro e em Joinville dias 9 e 10 de novembro, “é uma maneira prazerosa de exercitar o corpo e, na infância, uma brincadeira gostosa e divertida”. Hoje, a dança é percebida não só como um passatempo, mas pelo seu próprio valor. É uma atividade que desenvolve estímulos, como o tátil (sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo), visual (ver os movimentos e transformá-los em atos), auditivo (ouvir a música e dominar o seu ritmo), afetivo (emoções e sentimentos transpostos na coreografia), cognitivo (raciocínio, ritmo, coordenação) e motor (esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade). Aguçar este conjunto de sensações favorece aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.



TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS



Os 36 jogos do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas abriram oficialmente as atividades da Semana Guga Kuerten, em Florianópolis. A competição reúne 66 atletas que disputam até este próximo domingo, nas quadras do Jurerê Sports Center (JUSC), o título do torneio que soma pontos no ranking da ITF e distribui R$ 20 mil, em premiação. O líder do ranking brasileiro, Carlos “Jordan” Santos voltou a Florianópolis com a pretensão de defender o título de campeão, conquistado em 2012. Jordan vem embalado pelo resultado do último torneio, já que foi campeão, em Brasília na semana passada. Os garotos citados pelo atleta de 43 anos que integrou a delegação brasileira paralímpica, são os tenistas inscritos na Copa Guga Kuerten que entraram em quadra neste último sábado para disputar o qualifying do campeonato internacional infantojuvenil que começa nesta segunda-feira, dia 14.



Outra atleta que retornou a Florianópolis para disputar o Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas que é realizado pelo terceiro ano consecutivo é Rejane Cândida, 46ª do ranking mundial. No ano passado a atleta da capital federal perdeu a final para a chilena Macarena Cabrillana. Uma das novidades do torneio deste ano é a disputa dos juvenis na modalidade. Treze garotos disputam o torneio, entre eles Caio Gonçalvez e Vinícius Rangel da equipe Cadeiras na Quadra,  da escola de Niterói, dirigida pelo precursor da modalidade no Brasil, José Carlos Morais.