sábado, 8 de março de 2014

VERÃO SEM PRAIA?


VERÃO SEM PRAIA?


Verão sem sem praia ? Quanto êxito pode ter uma região sem praia? Tema abordado por Litman, com a presença de Karin Luize de Carvalho Manager Brazil Germany Brazilian Tourism Board representative, Debbie Feldman - Global Markrt Director,Turismo Chile, Jom Krausser DERTOUR Diretor Caribean, Latin America/Indian Ocean/Wedding Travel,DER Marcket, Cristian Lizana,Diretora Regional Central and Eastern Europe LATAM Airline Group, tendo como moderador Andreas Gross, Presidente da ARGE Lateinamerika.


Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca e executivo do Grupo Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village tem feito a grande diferença no ITB Berlim, a maior feira de negócios de turismo do mundo. Mais de 10 mil companhias expositoras e organizações de mais de 180 países apresentam-se nos 26 salões do Berlin Exhibition Grounds. O México, país parceiro da ITB Berlim, organizou a cerimônia de abertura do evento. 


Enrique Litman, um dos palestrantes e debatedores, que mostrou as belezas da nossa paradisíaca Praia do Rosa, informa que fica mais do que claro que a maior feira de viagens é um relevante indicador econômico que espelha com precisão os avanços da indústria. Índia, Ásia e os países árabes, cuja indústria do turismo está crescendo, são largamente representados na ITB Berlin, assim como os Estados da Alemanha e demais países europeus, dentre os quais a Espanha, Eslováquia, República Tcheca e Romênia. Da América Latina, o Caribe estará presente, pela primeira vez, bem como o Haiti. O salão dedicado a treinamento e emprego no turismo, está completamente lotado. mais de 25 países apresentam viagens para jovens, viagens de aventura e turismo responsável, alguns dos quais estão se apresentando pela primeira vez na feira. 


TURISMO REGIONAL

A integração e o planejamento de ações conjuntas entre municípios, com foco no desenvolvimento do turismo regional, são as diretrizes para investimentos por parte do Ministério do Turismo. A orientação foi apresentada pelo diretor administrativo e de finanças da Embratur, Tufi Michreff Neto, em reunião realizada nesta última quinta-feira. A convite da Instância de Governança do Norte de Santa Catarina – Região Turística Caminho dos Príncipes, Michreff esteve em Joinville para falar sobre as ações do Governo Federal com foco na Copa, dar orientações sobre captação de recursos e perspectivas de investimento.O encontro foi prestigiado e teve a presença de municípios pertencentes ao Caminho dos Príncipes, como Garuva, Campo Alegre, Corupá, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. 


O trade turístico de Joinville também participou efetivamente, representado pelo Núcleo de Turismo da Ajorpeme, Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Fundação Turística de Joinville, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Univille, além de entidades regionais como a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, ABAV-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagem), SDR de Joinville (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional), Câmara de Vereadores de Joinville, e profissionais atuantes na área de turismo e eventos. Uma das principais dúvidas apresentadas pelos participantes da reunião, referia-se às formas de captação de recursos. Nesse sentido, Tufi Michreff ressaltou que o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, tem total interesse em investir em projetos que visem o desenvolvimento turístico. No entanto, os projetos devem contemplar ações regionais, com a integração de diversos municípios, a fim de promover diferentes produtos turísticos.

  
"O Ministério do Turismo procura atuar em projetos que deem maior retorno regional, priorizando o desenvolvimento turístico. O que acontece, muitas vezes, é que a busca de recursos acontece de forma isolada, para ações como asfaltamento de trechos restritos", exemplificou Michreff. Segundo ele, o mesmo princípio vale para ações pertinentes à Copa do Mundo: "Uma das ações que o Ministério do Turismo pode viabilizar durante o período do mundial, é a visita de jornalistas que estão cobrindo o evento nas cidades-sede, como Curitiba, por exemplo, para conhecer as belezas e atrações de diferentes municípios da região". Outro ponto abordado pelo diretor da Embratur, foi a necessidade de infraestrutura para bem receber os visitantes. "O turismo, hoje, está mais ligado à infraestrutura do que a outros fatores. Não adianta vender um produto turístico, onde não há infraestrutura adequada".


Durante o encontro, o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, entregou a Tufi Michreff cópias de dois projetos que já estão protocolados junto ao Ministério do Turismo. Um deles, contempla a revitalização do Sambaqui Guaíra e, o outro, destaca a Festa das Flores como ferramenta para a promoção de Joinville como destino turístico. "Este encontro, que reuniu pessoas diretamente comprometidas com o turismo, foi de grande importância para aproximar Joinville e os demais municípios da região, ao Ministério do Turismo. Vamos buscar a integração e desenvolver novos projetos que devem beneficiar a nossa cidade, a nossa região e o nosso Estado", concluiu Esbiteskoski.   


CHOCOFEST

Na foto Foto Capitão Mauricio, acompanhado do engenheiro Luiz Paulo, receberam Eduardo Zorzanello e Vânia Oliveira / Sabrina Santos

O comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, capitão Maurício Ferro Corrêa, recebeu o projeto com laudo prévio de segurança envolvendo toda a 
programação e as ações do Chocofest – Páscoa em Gramado. Segundo o diretor do evento, Eduardo Zorzanello, a empresa organizadora anualmente busca apresentar o trabalho preventivo aos bombeiros, deixando evidente a preocupação com o bem-estar dos visitantes. “Estamos diante de fatores novos, que têm exigido muito mais atenção em questões que envolvem prevenção contra incêndios, acidentes, acidentes elétricos e tumultos, adotando o máximo de medidas possível”, diz Zorzanello, que entregou o projeto acompanhado da assessora administrativa do Chocofest, Vânia Oliveira, e do engenheiro Luiz Paulo da Cunha Fraga. A melhoria na mobilidade urbana, espalhando um pouco mais a decoração por mais ruas da cidade facilitará o trabalho das equipes de segurança e saúde em qualquer acontecimento no evento. Os bombeiros gramadenses já estão fazendo uma avaliação completa do plano preventivo da organização do evento.


SAÍDA DE DÓLARES


Apesar dos pesares, tax e tudo mais, é muito mais fácil, melhor e mais barato passar as férias no exterior e comparar de tudo e com qualidade e garantia do que aqui no Brasil. Mais uma vez tivemos um déficit de 2,12 bilhões de dólares em fevereiro, recorde para o mês, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. É o pior resultado para fevereiro desde o início da série histórica em 1994. Vale lembrar que fevereiro de 2014 teve apenas 22 dias úteis. No acumulado do primeiro bimestre de 2014, o saldo ficou negativo em 6,18 bilhões de dólares, também o pior resultado para um primeiro bimestre. 


CENTRO DE ATENDIMENTO


A partir desta segunda-feira (10), os turistas que visitam Pernambuco passam a contar com mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nesta data, a 
Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), entrega o CAT do Shopping Recife, em Boa Viagem. O atendimento no CAT será feito por dois atendentes bilíngues da Empetur e Prefeitura do Recife, todos os dias, no horário de funcionamento do shopping. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa, guias e mapas do Estado. Atualmente, existem sete CATs em Pernambuco: Aeroportos do Recife e de Petrolina; Terminal Integrado de Passageiros (TIP); Praça do Carmo em Olinda; Pracinha de Boa Viagem; Shopping RioMar, Casa da Cultura.


BELLA DA SEMANA


A russa Olga Alberti encantou muito marmanjo brasileiro com o ensaio que fez para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) em outubro passado. 
Agora, a modelo de 25 anos  retorna ao site com fotos bônus. O intuito? Provar que as brasileiras são lindas, sim, mas que as russas não ficam assim tão atrás! Nas fotos exclusivas, ela se exibe para as lentes do fotógrafo Alexsandr Mavrin, um dos grandes mitos da fotografia sensual mundial. 


Mavrin começou no ramo da fotografia sensual há pouco mais de dois anos e já é cotado como um dos melhores fotógrafos do Leste Europeu. O ensaio foi feito em Moscou, na Rússia. As fotos inéditas vão ao ar nesta segunda-feira, dia 10 de março, só no Bella da Semana.    

MACONHA


Fiquem sabendo que a casa da mãe joana com seus "para"lamentares, está analisando a proposta que legaliza a produção e a venda da maconha. O Projeto de Lei 7187/14, libera a plantação em residências, além do cultivo para uso medicinal e recreativo. A ideia é liberar a produção de até seis plantas da maconha, em casa, obedecendo ao limite de 480 gramas anuais para a colheita. O consumo (individual ou compartilhado) deve ser restrito a ambiente doméstico. As plantações deverão ser previamente autorizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ficarão sob seu controle direito, sem prejuízo de outras fiscalizações previstas em lei. O armazenamento para fins de pesquisa e a industrialização para uso farmacêutico também serão realizados em conformidade com a legislação vigente e com autorização prévia do ministério.


Ainda de acordo com o texto, a venda de cannabis psicoativa para consumo pessoal dependerá de registro no órgão competente, assim como a comercialização para uso medicinal exigirá receituário médico. O projeto determina também que o poder público dê prioridade a ações voltadas ao controle das substâncias psicoativas e de seus derivados, bem como à conscientização da sociedade sobre os riscos de dependência da maconha. A intenção do texto é abrir a discussão sobre o tema com todos os segmentos da sociedade, da comunidade científica à religiosa. Evidentemente que o projeto nasceu de um grupo de estudos formado pelo Partido Verde, que tem a luta pela legalização da maconha prevista em seu estatuto. 



Segundo o "para"lamentar, a legalização seria uma forma de combater o crime organizado, que se alimenta da venda ilegal da erva, e injetar recursos para aplicação em saúde. “A liberação em 26 estados norte-americanos permitiu uma economia de mais de 6 bilhões de dólares em gastos com segurança pública”, ilustra. Hoje, traficantes utilizam o dinheiro ganho com a comercialização da maconha para comprar armas de grande calibre no exterior. 

CELULITE


Segundo a Dra. Alessandra de Melo Campos, da Conceitualle, a celulite se forma por causa do acúmulo de líquidos e de gorduras entre as fibras elásticas de sustentação da pele. Quando você pratica exercícios, principalmente aeróbicos, promove a queima de gordura e favorece a circulação, diminuindo a retenção de líquido. Isso previne celulite e ameniza o aspecto dos furinhos que já existem.