sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SUPERLOTAÇÃO


SUPERLOTAÇÃO


A superlotação é o maior problema do sistema penitenciário, não só de Santa Catarina, mas do Brasil inteiro. A Penitenciária Agrícola de Chapecó, no Oeste, presídios de Blumenau, no Vale, e Araranguá, no Sul, são as três unidades prisionais que enfrentam a maior superlotação no Estado. Segundo Helio Brasil, Presidente da AACRIMESC (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina), a superlotação já ultrapassa 50%. O sistema prisional deve ter três regimes de pena: O regime fechado, O semiaberto e o aberto. Dependendo da gravidade do crime, a pessoa deve estar em lugares diferentes. 


Pela lei, o estado deve oferecer vagas nos três regimes. “Os presídios, pela lei, só podem abrigar pessoas que estão aguardando sentença. Ou seja, que estão em prisão provisória. Por isso, normalmente possuem estruturas mais simples, pois em tese, é um local temporário”, afirma o advogado. “Já as penitenciárias são os locais que possuem estruturas para manter os presos que já estão condenados, cumprindo pena”. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), cerca de R$ 235 milhões foram disponibilizados para investimentos nos sistemas de segurança e construção de unidades prisionais.

IMPASSE

O governo ainda busca e sabe-se lá até quando,  alternativas para resolver o impasse em torno da construção da Penitenciária de Imaruí, no Sul do Estado. Como a Prefeitura rejeita a obra, o governo tenta viabilizá-la na Justiça, mas falta a liberação do alvará pelo município. Seriam 1,3 mil vagas que aliviaram 
a superlotação da Grande Florianópolis e Sul. Enfim, o desgoverno está sentado em cima de um barril de pólvora onde todo pagamos e pagaremos ainda mais a conta sem fim.

COMISSÃO DE TURISMO


A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara poderá ser dividida em dois colegiados, como ocorreu com a Comissão de Educação e Cultura no ano passado. A decisão será tomada na próxima terça-feira (11), em reunião entre os líderes dos partidos e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. Se você está pensando que o bem do turismo ou do esporte enganou-se redondamente. isso é o que menos importa para esses sanguessugas. A divisão do grupo tem o objetivo de garantir uma presidência de colegiado ao PSC. A casa da mãe joana que legisla em causa própria tem hoje 21 de comissões. Com a criação de mais uma, o PT, que já tem o direito a liderar três colegiados, ganharia mais um. 


O atual presidente do grupo, deputado Valadares Filho, acredita que a divisão deixaria “esvaziada” a comissão de turismo. “A mudança seria muito prejudicial especialmente para o turismo, principalmente em tempos de Copa do Mundo e Olimpíadas, já que os dois temas estão muito unidos”, disse. Segundo ele, tramitam hoje no colegiado 30 projetos sobre esporte e apenas cinco sobre turismo. Turismo mesmo, só pra eles curtirem a copa, o Brasil e o mundo as nossas custas. 


NÃO VAI TER COPA


Por conta da desorganização, incompetência, desgoverno, preços abusivos, falta de demanda, a empresa contratada pela Fifa para organizar o sistema de hospedagem da entidade para a Copa do Mundo de 2014 começou a liberar parte das reservas feitas em hotéis das cidades-sede da competição.Em Porto Alegre e arredores, o índice de cancelamento varia de acordo com cada estabelecimento conveniado com a Match, mas pode chegar a 40%, conforme representantes do setor. 


Ao todo a operadora havia requisitado 2,8 mil apartamentos no Rio Grande do Sul para o período em que o Estado receberá partidas do Mundial. Além de ser responsável por assegurar a acomodação de todo o staff de Fifa, Comitê Organizador Local (COL) e seleções e oferecer opções para patrocinadores e imprensa, a agência comercializa parte das vagas em pacotes turísticos para torcedores, disponíveis pela internet.

TIM & BANDA LARGA


A TIM foi a operadora que teve pior desempenho na banda larga móvel na avaliação de dezembro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo levantamento divulgado. Dos 15 Estados avaliados mais o Distrito Federal, a operadora ficou abaixo das metas de velocidade instantânea e/ou 
média da banda larga móvel em 12 Estados em dezembro.

BBB


Depois de tanta porcaria acima, lembro que estamos na 14ª. Edição do Big Brother Brasil, a maior lavagem mental na atualidade, tal como preconizou George Orwell em seu livro “1984”.  E o “povão” se delicia com tanta idiotice e cafajestice confinadas em um circo só. Pior ainda, pagam para a GLOBO  e sua conveniada de telefonia para enriquecer os tontos, protagonizados pelo Chefe do Circo, Pedro Bial. Haja saco...

GASTRONÔMADE

Inspirado no conceito do famoso festival gastronômico norte-americano Outstanding in the Field, a proposta do Gastronômade é de ser um “restaurante sem paredes”, uma verdadeira vitrine itinerante da sustentabilidade, conectando gastronomia de qualidade, gourmands e produtores locais. Para isso, o grupo monta banquetes sustentáveis a céu aberto em grandes mesas coletivas, reunindo centenas de pessoas afins que se encontram para compartilhar momentos de profundo culto aos alimentos. Com uma proposta de extrema importância para fortalecer as melhores práticas na cadeia alimentar, o Gastronômade se preocupa em convidar para os eventos produtores regionais focados em alta qualidade e chefs que priorizem a cozinha de terroir e técnicas para obter a melhor performance de cada ingrediente.


A estréia da turnê 2014 ( que passará por seis 6 estados ) será no dia 22 de março. Em Santa Catarina acontecerá num cenário cinematográfico, no dia 05 de abril às 13:00 hs, na Vinícola Villaggio Grando - em Água Doce. Os clientes do Gastronômade são consumidores gourmets modernos, elegantes e descontraídos que fazem questão de comida saudável, de terroir, e que aderem com muito entusiamo a experiência  gastronômica nos eventos, realizados em locais de beleza natural extravagante. 


ENXAIMEL

A partir de março, turistas e o próprio público local encontrarão na entrada principal de Joinville, um novo espaço onde será possível obter informações sobre a cidade e serviços de lazer e entretenimento. A Casa Enxaimel, localizada ao lado do Moinho da Expoville, sediará a Cia. do Turismo Joinville, agência de turismo receptivo que atenderá diariamente, inclusive aos finais de semana. “Teremos serviços de van e locação de bicicletas; sugestões de passeios pelas áreas urbana, rural e náutica, inclusive com o acompanhamento de guias capacitados; passeio de trole pelo parque da Expoville; entre outros”, conta uma das sócias da agência, Conceição Junkes.


Na Casa Enxaimel, que está sendo reformada, o turista também poderá comprar artesanato e lembranças de Joinville. Já a área externa será dedicadas às crianças, com a colocação de brinquedos como casinha de bonecas, tirolesa, slackline, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis e pedalinho no lago da Expoville. Para o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, a novidade é mais uma forma de projetar as atrações e, principalmente, promover o turismo interno da cidade. “Além de receber bem os visitantes, queremos que o joinvilense descubra as nossas belezas e as atrações. E estamos trabalhando para que, cada vez mais, o público local conheça e aproveite tudo o que as nossas áreas urbana, rural e náutica oferecem. É mais um compromisso cumprido”, finaliza Sérgio.


CHOCOFEST


A pouco mais de 50 dias para o inicio do evento, o Chocofest já começou a tomar forma em Gramado. Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de fevereiro ocorre, no Ginásio de Esportes José Francisco Perine – “Perinão” , as inscrições para seleção do elenco que participará de algumas das atrações do evento, como o Desfile Um Choco Amor a Terra e a Parada do Conde Guloseima. O horário em que se realizarão as inscrição serão das 9h às 12h, e das 13h30 às 18h. Além da movimentação de toda a comunidade, a organização já prepara nos bastidores toda a decoração e alegorias necessárias para deixar a cidade impecável para a Páscoa. 


Com muito encanto e doçura está sendo preparada uma festa que encherá os olhos de moradores e visitantes e que promete novidades neste ano, tanto em atrações como em decoração pelas ruas de Gramado. Ao todo, mais de 350 pessoas devem participar do Chocofest, e além de se divertirem e de ajudar a transformar a cidade no mundo da Páscoa, podem gerar uma renda extra nesta época do ano. Além dos adultos, crianças e adolescentes também podem fazer parte deste grande time que se chama Chocofest www.chocofest.com.br.

PÁSCOA EM GRAMADO


O Chocofest – Páscoa em Gramado será realizado de 3 a 21 de abril. A cidade será palco de muito encanto, emoção e doçura. Conde Guloseima e seus amigos preparam uma nova festa, resgatando as antigas tradições de Páscoa, unindo o lúdico à espiritualidade e despertando a emoção de crianças e adultos. Os detalhes da programação podem ser conferidos no site.


CONFRARIA DAS VOVÓS

Ocorrendo paralelamente ao Chocofest pelo terceiro ano consecutivo, no primeiro final de semana de abril, a Confraria das Vovós tem por objetivo reunir mulheres da terceira idade que gostam de viajar, com poder aquisitivo atraente e que partilham de um hobby em comum: cozinhar. Confrarias são irmandades com foco na continuidade dos valores no amor ao próximo. É a constituição de identidade de um determinado grupo. E, seguindo estas formas e nestes princípios, nasceu a ideia de reunir as vovós do Brasil, porque todas têm algo incomum: o amor incondicional pelos netos, e crianças em geral.


A data escolhida é a soma de interesses entre os organizadores do evento e a idealizadora do projeto, Rita Gargioni, tendo em vista que o Chocofest investe nos vínculos familiares e procura passar, de forma lúdica, valores importantes na construção das relações. Soma-se a isso o fato de o evento ser uma atração encantadora que atrai crianças e adultos, abrindo espaço também para que as vovós presentes sejam protagonistas e atraiam, desta forma, atenção da mídia. O sucesso foi tão significativo que foi convidada a participar de programas de televisão, como o Domingão do Faustão e o Mais Você, entre tantos outros. Estima-se que, no mínimo, cem vovós das regiões sul, sudeste e nordeste participarão desta terceira edição do evento.

A Melhor Cantina Italiana de Gramado

FAMTRIP

Com o propósito de provocar um aumento de fluxo turístico nos dois primeiros finais de semana do Chocofest, que antecedem a Páscoa, a empresa organizadora do evento Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimento, juntamente com a  Vento Sul Turismo, a operadora Tambaú de Recife e a companhia aérea AVIANCA, farão neste final de semana um Famtrip com representantes de agências de turismo do nordeste brasileiro para promover as cidades e a Serra Gaúcha como um todo. Buscando fazer um forte trabalho no mercado nordestino, cuja principal ação é um Famtour de agentes de viagens e presidentes de entidades de 3ª idade que vêm a Gramado conhecer a cidade e o projeto Chocofest, em especial, a Confraria das Vovós. 

Cascata Caracol

Este Grupo, relacionado abaixo, estará na cidade de 04 a 08 de fevereiro, sendo que no dia 07 de fevereiro teremos um encontro de capacitação no Hotel Laghetto Siena às 19h.  
1. André Portela Simão (Tambaú Operadora) 
2. Sonia Soares Gomes (Ravena Turismo) 
3. Maria Carneiro Pires (Presidente Clube Melhor Idade JPA) 
4. Maria do Carmo Gouvea (Belize Turismo) 
5. Lucia Gouvea (Pres. Mocidade Paraibana)
6. Rejane Martins Toni (Terramar Turismo) 
7. Luzenice Bezerra Guedes (Melhor Idade JPA) 
8. Maria de Lourdes Morais (Clube 3ª Idade Patos/PB) 
9. Vanda Valença Pequeno (Voyage Turismo Campina Grande) 
10. Raimunda Pereira (Pres. Clube 3ª Idade Campina Grande) 


TURISMO PROTETOR

Com o objetivo de atuar de forma mais expressiva no combate à exploração sexual, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realiza hoje mais uma palestra de sensibilização do projeto Turismo Protetor, na cidade de Olinda. O encontro é voltado para instituições de ensino que possuem os cursos de turismo, hotelaria e gastronomia; entidades públicas e privadas ligadas à atividade turística e à sociedade em geral. O evento está marcado para as 
14h, no auditório da Faculdade Facotur. 


O projeto, lançado no mês de agosto de 2013, e já percorreu 16 dos 30 municípios das 14 regiões turísticas de Pernambuco, mais o Distrito de Fernando de Noronha, que estão programados para receber as palestras. A programação engloba sempre debates e atividades em torno da problemática para nortear profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo. A ideia é que todos trabalhem na mobilização, proteção, prevenção e repressão da exploração sexual no turismo.

CONVENTION BUREAU & FESTURIS JPA

Co-realizadora do maior evento de turismo e negócios do Nordeste, o Convention Bureau de João Pessoa, entidade empresarial integrante do trade turístico paraibano, promoverá durante a quarta edição Festuris JPA - Festival do Turismo de João Pessoa uma série de atividades aos participantes. Serão promovidos fóruns de debates, troca de informações e criação e renovação das parcerias e acordos comerciais nos diversos segmentos da cadeia produtiva  e econômica do turismo do Estado. 


O presidente da entidade, que assumiu a posse para o biênio 2014/2015, Camilo Juliani, reafirmou o apoio da entidade ao evento e explicou que, neste ano, um dos grandes destaques será a evolução da procura dos turistas pelo 'Destino Paraíba'. "Além de destacar o megacomplexo do Centro de Convenções da Capital, que já se encontra em funcionamento, a Convention Bureau também pretende apresentar a evolução no ranking do ‘Destino Paraíba’, que vem sendo divulgado e comentado no cenário de turismo do mercado nacional", adiantou.


CAPTAÇÃO

Participante de outros eventos do segmento no País para captação de feiras e congressos para a cidade de João Pessoa, o presidente afirma que é fundamental que o Festuris JPA continue a fazer parte do calendário anual de eventos da Capital, pois fomenta bons negócios para todos os expositores. “A cada ano, observo que o resultado vem sendo extremamente  positivo para o mercado como um todo. Na medida em que a demanda aumentar, como em alguns casos já vem acontecendo, todos aqueles que hoje participam serão de imediato reconhecidos, graças à exposição de seus produtos no Festival”, comentou. A quarta edição do Festuris JPA acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima. No ano passado, o evento recebeu mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes 
de viagens e 143 operadores de turismo.


CANELA FOLIA

No dia 26 de abril carnavalescos e foliões de Canela e região se reunirão em uma grande festa. É o Canela Folia 2014. O evento será realizado no Parque do Lago, tendo a avenida como passarela para o desfile das escolas de samba da Canela, com a participação de integrantes da Liga Carnavalesca. Buscando estruturar melhor o carnaval da cidade neste ano, para a realização deste evento tão importante da cultura popular, a Prefeitura Municipal de Canela, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer cadastrou o projeto “Canela Folia 2014” junto ao SICONV, sistema de convênios do governo Federal, conquistando o valor de R$ 300.000,00 que serão aplicados em estruturas e equipamentos.


A data para a realização do carnaval em Canela foi definida pela Liga Carnavalesca do município, uma vez que a liberação dos recursos ocorreu somente no mês de janeiro. O Secretário de Turismo destacou a importância da captação de recursos federais e patrocínios para os eventos. “Estamos trabalhando forte para que Canela faça seus eventos com patrocínios e recursos federais, a fim de desonerar o município e fazer com que os eventos sejam auto sustentáveis.


CUSTO BENEFÍCIO

A cidade de Canela mais uma vez é destaque na mídia nacional, mostrando através do site Trivago, que o município ficou na 3° colocação entre as 10 cidades com melhor custo-benefício para viajar no Brasil, com um índice de 95,36%. O respeitado site é o ponto inicial do viajante, sendo o buscador de hotéis no mundo auxiliando seus usuários a encontrar seu hotel ideal e reservá-lo, com o menor preço possível. Para obter as classificações, a lista cruzou os dados de preços das acomodações com a reputação dos hotéis. 


O site descreveu Canela como: "Para quem gosta de curtir um pouco de frio, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, é uma opção com bom custo-benefício, de acordo com o ranking. Em terceiro lugar na lista, este destino localizado na Serra Gaúcha tem muitas opções de restaurantes e atividades de ecoturismo, como trilhas, tirolesas e cascatas." Segundo informações do site, o valor é médio de pernoite por pessoa está em 139 reais, sendo um bom custo-benefício, de acordo com o ranking. Canela ficou atrás de Guarapari no Espírito Santo e Maragogi em Alagoas.

O melhor Bistrôt de Canela