quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A CONFIANÇA ACABOU


A CONFIANÇA ACABOU


Além de ser um dos fundadores e sócios da fabricante de cosméticos Natura, ele é presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), organização que reúne alguns dos maiores industriais do País. Pedro Passos atribui os resultados ruins da indústria de 2013, divulgados na semana passada, ao que chamou de "ambiente econômico prejudicado". Para o empresário, "falta direção" na economia e há insegurança no meio empresarial. "O clima de confiança do empresariado não existe, acabou", disse Passos: "Foi uma surpresa negativa, a queda foi muito maior do que se previa. 


Uma primeira análise mostra um desempenho setorial disperso, com retração nos setores de consumo. Mas tivemos performance melhor de alguns setores, inclusive dos ligados ao comércio exterior. Setores de transporte, calçados e madeira, apesar da fragilidade, exportaram mais, principalmente para a Argentina. O ambiente econômico está muito prejudicado no País. A taxa de investimento é muito baixa, o clima de confiança não existe, acabou. Falta direção. 


Não está claro para onde estamos indo, quais são os grandes compromissos. Isso cria instabilidade. O resultado de dezembro é um problema que vem se acumulando há muito tempo. E esse cenário não nos dá muita esperança porque a gente já entra em 2014 com ritmo lento. E ainda 
sujeitos à volatilidade da economia internacional. Esse cenário volátil repercute com a falta de definição interna. As dificuldades que temos em saber qual é o caminho, qual é a aposta do País, criam um ambiente de muita insegurança no meio empresarial".

ELEIÇÕES 2014



Com a quantidade de mentiras que ela diz feito seu mentor, o pinóquio retirante, com a quantidades de obras não feitas e outras tantas, se não todas inacabadas, com toda a gastança do desgoverno, com toda a corrupção, com toda esta gigantesca m; e se, somente se, as urnas FRAUDÁVEIS eletrônicas não "tomarem" partido, a Dilma nem pra síndica de prédio se elege... Mas se ela for pra Cuba quem sabe ?

MAIS MÉDICOS?


O feitiço virou contra o feiticeiro e o partido mais nefasto do país segue ladeira abaixo. O Ministério da Saúde informou que 27 médicos cubanos abandonaram o Mais Médicos, programa federal que será bandeira de campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Desse total, o governo afirmou ter sido notificado nesta semana de três novas ausências – na semana passada, eram 22 desistências –, além dos já conhecidos casos de Ramona Rodriguez e Ortelio Jaime Guerra. Esses cinco casos são diferentes dos 22 contabilizados até então, porque eles não retornaram para Cuba. Na real já são 89 cuja lista será divulgada. Caso eles não retornem aos postos, a pasta iniciará o processo de desligamento com a convocação de substitutos.

SIMULADOR EM AUTOESCOLA


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 1263/13, que susta os efeitos da Resolução 444/13, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a qual determina o uso de simuladores de direção pelas escolas de formação de motoristas. A adoção a adoção do equipamento envolve alterações na estrutura física das autoescolas e aumento de custos de operação e também ficou provado que os simuladores não tiveram sua eficácia comprovada quanto à redução do número de acidentes de trânsito. Vale lembrar que a tal medida beneficia apenas quatro empresas e onera em 20% o estudante da autoescola. Pura picaretagem. 


BENEFICIANDO O BANDIDO


Como no Brasil a justiça é cega, surda, muda, corrupta e corruptível, que pune de verdade somente pobres, pretos e putas,  informo que está nas mãos dos nossos "para"lamentares aceitarem, ou não, o relatório de um projeto de lei que, se aprovado, facilitará os negócios dos traficantes brasileiros. Uma proposta em votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado propõe que os flagrados com uma quantidade suficiente para consumo próprio para um período de cinco dias, não poderão ser presos por tráfico. Ou seja, um indivíduo que diz inalar dez pedras de crack por dia poderá circular com até 50 unidades e ainda ficará como usuário. Fica claro que somente bandidos apoiariam bandidos e a aprovação da proposta vai gerar efeitos que repercutirão negativamente, além de criar um grande impacto em crimes, como homicídios, roubos e furtos.

A COPA DO MEDO




A edição da revista FRANCE FOOTBALL esta semana veio com a capa toda negra, onde se lê “Peur sur le Mondial”, algo como: “O mundial do medo”, sendo que a letra “O” da palavra “mondial” está a bandeira do Brasil, e onde deveria estar escrito “Ordem e Progresso”, foi colocada uma tarja negra. No subtítulo diz: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de cinco meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia. A revista "podia" ser acessada no site: www.francefootball.com mas agora nem a capa consegue mais se ver. A reportagem, de 12 páginas, não está liberada no Brasil. (CENSURA!). UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol. Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como a sede 2014 (não conheciam a política petralha de pão e circo).


SISTEMA AÉREO


O caos que se instalou na aviação só vem aumentando. Desta vez o piloto de avião do vôo 1400 da Gol que chegava à Brasília na manhã da última quinta-feira decidiu arremeter após avistar um helicóptero na pista. O piloto acionou o sistema de alto-falante do avião e criticou a torre de controle do aeroporto por não ter lhe dado nenhuma informação sobre a trajetória da aeronave. A professora da USP Luisa Villa estava no voo e contou que o tom do piloto era de desabafo. "Ele pediu licença aos passageiros e disse que gostaria de explicar por que teve de descontinuar a aterrissagem. 


Segundo ele, foi necessário arremeter porque, apesar de ter um helicóptero no seu campo visual, ninguém havia passado nenhuma informação sobre isso e que a sua decisão foi baseada na segurança", disse a professora. O piloto não parou por aí: "Ele afirmou, logo em seguida, que isso refletia problemas 
gravíssimos de infraestrutura no sistema aéreo. Depois, disse que lamentava o ocorrido". Para Luisa, o profissional parecia estar "de saco cheio", alguém que aparentemente já havia presenciado outros casos parecidos. "Eu tive vontade de aplaudi-lo, mas não é algo que se faça em um avião. Dava para perceber que ele estava saturado de problemas".


GUARULHOS


Vale lembrar que o cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) verificou nesta semana que o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, não está apto para receber operações do Airbus A380 - maior avião comercial do mundo. Dessa forma, a Air France não poderá inaugurar as operações do "super jumbo" no Brasil na pista do Terminal 3, prevista para maio. Segundo a Anac, o aeroporto "ainda não cumpriu todos os requisitos mínimos e essenciais de segurança para esse tipo de aeronave". O maior problema é em relação à largura do acostamento da pista de pouso e decolagem, que deve aumentar em 7,5 metros para cada lado em toda a extensão.


A GRU Airport informou que, "no setor do transporte aéreo, é comum que um estudo técnico passe por uma série de ajustes até que se consiga a autorização". Segundo a concessionária que administra o aeroporto, o mesmo aconteceu durante o processo para operar o Boeing 747-800, aprovado em novembro. 


A concessionária informou que "continuará empenhada em complementar o estudo técnico" porque "tem interesse em receber essa categoria de aeronave até a Copa do Mundo". A Air France afirmou em nota que também "continua com a intenção de voar para São Paulo com o A380". A companhia aérea disse, ainda, que aguarda as negociações com as autoridades aeroportuárias "se encerrarem favoravelmente". A GRU Airport tem até o final de 2016 para se adequar às solicitações da Anac, mas pretendia começar as operações do A380 antes da Copa do Mundo, em junho.


CRIME VIRTUAL

O último caso aconteceu no Rio de Janeiro onde uma professora universitária está no meio de uma polêmica, após um comentário no Facebook. Rosa Marina, é diretora da Coordenadora da PUC Rio, publicou uma imagem em seu perfil, onde aparece um homem lanchando antes do embarque no Aeroporto Santos Dumont. Na legenda, uma pergunta irônica: “aeroporto ou rodoviária?”.
Post de professora da PUC-Rio gerou polêmica no Facebook: preconceito? Após sua publicação, vários professores e até o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro comentou. "O ‘glamour’ foi pro espaço”.  


Uma professora também da PUC-Rio, comenta: “O pior é quando esse tipo de passageiro senta exatamente do seu lado e fica roçando o braço peludo no seu, porque - claro - não respeita (ou não cabe) nos limites do assento”. Essa publicação está causando polêmica desde a sua publicação. Os internautas acusam os professores de preconceito e invasão de privacidade. A Associação dos Advogados Criminalistas de SC está a disposição para esclarecer fatos que acontecem diariamente nas redes sociais. O que pode ser considerado crime? Lembrando que em 2012 entrou em vigor a "Lei carolina Dieckmann" que caracteriza crimes na internet, principalmente em relação à invasão de computadores.


PROFISSIONAIS DA AVIAÇÃO

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) inaugurou nesta última terça (11), em Palhoça, unidade do SENAI voltada à formação de profissionais da aviação. A estrutura ocupa mais de 5 mil metros quadrados com laboratórios didáticos e um hangar de 659 metros quadrados. A unidade passará a oferecer 22 formações na área, como, por exemplo, piloto privado de avião e de helicóptero. Alguns cursos serão oferecidos gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).O currículo dos cursos foi desenvolvido pelo SENAI de Santa Catarina atendendo às legislações do Ministério da Educação (MEC) e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cursos são desenvolvidos em laboratórios de ponta e buscam inserir o aluno na resolução de problemas reais encontrados na indústria. 


A entidade elaborou ainda, em conjunto com empresas, instituições, entidades de classe e a Anac, o perfil profissional do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, válido para todo o País. Com a nova estrutura, serão oferecidas formações de curta duração (entre 20 e 270 horas), como piloto privado avião, piloto privado helicóptero, piloto comercial avião, piloto comercial helicóptero, piloto de linha aérea - helicóptero, piloto de linha aérea - avião, simulador multimotor Ifr avião, simulador multimotor Ifr helicóptero, tráfego aéreo internacional, inglês técnico para mecânicos, inglês técnico para pilotos, comissário, despachante operacional de voo. Mais informações 0800 48 1212.


CARREIRA ARTÍSTICA

Catarinenses que sonham em seguir carreira de ator ou atriz poderão participar dos testes de aptidão da JP Talentos. Na capital do Estado, as avaliações serão realizadas nos dias 22 e 27 de fevereiro e os  testes são gratuitos e os interessados podem se inscrever no site www.jptalentos.com.br. Os testes serão o pontapé inicial para os que desejam trilhar a carreira artística. Com ele, o diretor poderá conhecer como é o aprendizado, o raciocínio e as atitudes de cada candidato. Também evidenciará a capacidade de articular informação e contexto, criação e reflexão e como, atuando, reflete estas operações. 


Os candidatos aprovados poderão iniciar o curso profissionalizante, que tem o intuito de prepará-los para a atuação nas áreas de TV, teatro e cinema. Por meio de entrevista, questionário e gravação de um vídeo, serão definidos os candidatos que poderão preencher as vagas disponíveis às novas turmas. Em Florianópolis, os interessados poderão optar pelo curso às quintas-feiras e aos sábados. Para quem deseja fazer as aulas aos sábados, os testes de aptidão serão realizados no dia 22. Já os interessados nas aulas de quinta-feira poderão fazer o teste no dia 27. Mais informações no site www.jptalentos.com.br.


ENCATHO

É notória a preocupação do mercado turístico e hoteleiro em lidar com essa questão de forma responsável. Empenhado em contribuir para a formação e desenvolvimento dessa consciência o Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) chega a sua 28ª edição tendo como tema central a “Sustentabilidade na Hotelaria”. Durante três dias, de dois a quatro de abril, quem visitar o evento terá a oportunidade de conhecer e ouvir cases de sucesso de hotéis e pousadas de Santa Catarina que possuem ações sustentáveis, os principais caminhos para a sustentabilidade, produtos ecologicamente corretos e onde encontrar, enfim, serão diversos eventos paralelos como oficinas, seminário, simpósio, fórum e troca de ideias que possibilitarão momentos de qualificação profissional e troca de experiências.


Na Feira de Produtos e Serviços para a Hotelaria (Exprotel) estarão em evidência produtos e serviços sustentáveis, feitos com materiais reciclados e/ou focados na preservação do meio ambiente. Novas tecnologias, softwares, móveis e utensílios para o segmento também estarão em exposição. Em sua 26ª edição, a exposição reúne empresas como: Eco Clean- SC, Estofados Jardim, Sperandio do Brasil, Intelbras, CmNet, Desbravador, Harus, Check-in, Tomberlim, Phoqus, VBC, Ipog, Trankar, Hsystens. Interessados em adquirir um estande no evento podem solicitar mais informações pelo fone (48) 3222-
8492 ou comercial@abih-sc.com.br com Juliana. 

SUSTENTABILIDADE

Com a difusão do conceito e a adesão cada vez mais rápida dos empresários, é possível notar o esforço da cadeia produtiva, que agora passa a oferecer opções de produtos e de serviços sustentáveis aos meios de hospedagem. O turismo torna-se uma das principais atividades econômicas do mundo. Dessa forma destacou-se a importância de estruturar os empreendimentos hoteleiros de acordo com os pilares da sustentabilidade. Prova disso é a presença de ações em todas as áreas da hotelaria, com exemplos de lâmpadas econômicas, programa de reuso de toalhas e roupas de cama, reciclagem de resíduos, equipamentos com fontes alternativas de energia, máximo aproveitamento de luz natural entre outros.


DANÇA DE SALÃO

A Associação Catarinense de Dança de Salão, em parceria com as escolas de dança conveniadas, promove a partir deste mês o Baile Único, uma novidade para divulgar a Mostra de Dança de Salão de Florianópolis – Baila Floripa. Cada edição do pré-evento terá uma academia da região como anfitriã, que será responsável pela produção. “A iniciativa vem associada à ideia de resgatarmos os grandes bailes, onde todos os profissionais, praticantes e amantes da dança de salão se encontrem em um único lugar”, explica a presidente da entidade, Aline Menezes.


O primeiro Baile Único será coordenado pelo Cazu Studio de Dança e Música nesta sexta-feira (14/02), das 21h às 2h, no salão social do Paula Ramos Esporte Clube, no bairro Trindade. Na entrada do baile, os convidados ganharão adesivos “like” (o sinal de “curtir” do Facebook) para colar nas pessoas que gostarem, tornando a noite mais divertida. Um DJ tocará todos os ritmos de salão. Também haverá sorteio de um pacote promocional com ingressos para os quatro bailes e as duas sessões de espetáculos do XIII Baila Floripa, que ocorrerá de 18 a 21 de abril. Mais informações: www.bailafloripa.com.br.

NOITE NO HAVAIÍ


Neste último sábado foi dia de mais uma das festas tradicionais de Piratuba. A conhecida “Noite no Hawaii” foi realizada na Arena de Eventos e atraiu um público de toda região. Dentre as atrações preparadas para a edição deste ano, destaque para o show dos irmãos Marlon e Maicon. O ambiente também chamou a atenção de quem esteve em Piratuba para o evento. O bar tropical, as frutas, coquetéis e a decoração do local, deixaram o público no clima da festa havaiana. “Essa era a intenção, caracterizar o ambiente e dar esta identidade ao evento, fazendo com que o público se sentisse em uma festa tropical, no estilo do Hawaii”, conta o presidente do Lions Clube de Piratuba, Adélio Spanholi. Após o show nacional, quem finalizou a noite havaiana de Piratuba, já na madrugada de domingo, foi o Dj Sebastian Arevalo, da Argentina.


MARAGOGI


Planejar a próxima viagem de lazer leva em conta diversos fatores e um deles é o custo-benefício do local. Segundo um ranking divulgado nesta semana pelo site Trivago, o destino Maragogi, em Alagoas, está entre as 10 cidades brasileiras mais interessantes para os viajantes. Ao lado de Guarapari, no Espírito Santo, e Canela no Rio Grande do Sul,também foram às únicas brasileiras a parecer no ranking mundial das 100 cidades com o melhor custo-benefício para 2014.


E para quem deseja conhecer a cidade, o Salinas Resort o melhor da costa dos corais em Alagoas, oferece diversas atrações aos seus hospedes, capitaneado pelo grande amigo Ricardo Almeida. Essa pesquisa só vem ressaltar os diferenciais do destino, que possui atrativos como as piscinas naturais, paisagens paradisíacas e a gastronomia rica em frutos do mar. Para mais informações acesse o site http://www.salinas.com.br

FERNANDO DE NORONHA

De acordo com dados de pesquisa feita pelo Ministério do Turismo, em 2013, Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. Para que mais pessoas tenham acesso às belezas do paraíso, o Governo de Pernambuco, através da Administração da ilha, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e  Empetur, em parceria com a Econoronha, Azul Linhas Aéreas e o trade turístico do arquipélago, lançam, pela terceira vez, a campanha “Mais Noronha”.


A ação incentiva o aumento do fluxo de visitantes no período considerado de baixa estação, de 10 de março a 10 de junho. Nesta temporada, pousadas, restaurantes e empresas que oferecem serviços de mergulho e passeios turísticos pela ilha oferecem descontos especiais para os turistas em até 30%. De acordo com o Administrador da ilha, Romeu Baptista, a expectativa para esse ano é grande. “Nosso planejamento tem alcançado os resultados almejados. Divulga, agrega e desmistifica. Possibilita que as pessoas tenham um incentivo a mais para visitar Fernando de Noronha”, disse. Esse ano houve uma adesão de 64% de novas empresas, totalizando 88 estabelecimentos. A lista dos participantes está disponível no site oficial da Administração da ilha, www.noronha.pe.gov.br. 

MAIS NORONHA

Em 2014 também haverá novidade na divulgação. Além dos meios de comunicação, jornais impressos, rádios e emissoras de televisão, o avião da Azul e os compartimentos internos para bagagens, vão ser adesivados com a logomarca da campanha “Mais Noronha”. Quem desembarcar no aeroporto de Fernando de Noronha recebeu folders com informações e a lista das empresas que aderiram a ação. A campanha “Mais Noronha” foi lançada oficialmente nesta terça-feira, 11 em Recife, e seguiu para as cidades de João Pessoal (12), Natal (13), e depois seguirá para São Paulo (18), Rio de Janeiro (19) e Belo Horizonte (20). Pela primeira vez a Campanha vai ser lançada no interior do estado, em Caruaru (25), onde encerra o período de divulgação.


Sempre pensando em promover o turismo do Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou da 6º edição do Workshop Mundo. O evento recebeu um público de mais de dois mil de agentes de viagens, que conheceram as novidades do trade turístico nacional e internacional. No estande da Pernambuco, o público poderá encontrar material promocional do Estado, como folheteria dos destinos indutores e guias turísticos, além de videos institucionais. A Empetur também fez capacitações para os participantes juntamente com representantes de Porto de Galinhas.