sexta-feira, 14 de março de 2014

VERDADE NUA E CRUA

VERDADE NUA E CRUA


Valente esse Romário. Quem diria em ?! Inimigo declarado dos organizadores da Copa do Mundo no Brasil, o baixinho voltou a fazer críticas pesadas a membros das entidades envolvidas na preparação do Mundial. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, foram os principais alvos do ex-jogador, em entrevista à ESPN Brasil, nesta quarta-feira. "Pelo histórico desse cara (Valcke), um dos maiores chantagistas do esporte mundial, ele teve um problema e fez chantagem com o presidente da Fifa (Blatter), que é um ladrão, corrupto e filho da puta, e é com isso que a gente convive: a CBF tem dois ratos, o Marin e o Del Nero, e a Fifa tem dois ladrões", disse Romário, que também desaprova o poder do secretário-geral da Fifa no Brasil.


"Alguns políticos devem estar ganhando alguma coisa com isso, por estar endeusando este cara (Valcke). Ele vem aqui no País, manda e desmanda, fala e desfala e todo mundo bate palma, acha que está tudo certo", disse Romário. Alguém duvida? E aquela nossa derrota na final da Copa da França? Alguém engoliu aquela marmelada. Apenas pensem um pouco e vejam quem está com a razão. Some-se a tudo isso o bando nefasto do PT. Precisa-se de mais alguma prova ou comentário?


POR NOSSA CONTA


O Itamaraty reservou por quatro dias uma suíte presidencial e, em parte desse período, cerca de 30 apartamentos no hotel Ritz Carlton, de Santiago para a comitiva de Dilma Rousseff, que esteve no país para a posse da presidente Michelle Bachelet. Todos ficaram vazios, mas o governo teve de arcar com os custos da acomodação. O prejuízo não foi informado pelo Itamaraty. Tomando por base os preços do site do hotel, o custo seria de R$ 124.604,00. Os quartos ficaram bloqueados, à espera da presidente e de sua comitiva, entre os dias 9 e 12. A informação foi confirmada por Mercedes Troncoso, funcionária do hotel destacada para acompanhar "o grupo do Brasil". Segundo ela, no dia 9 estavam reservadas a suíte presidencial e mais dois apartamentos no hotel (totalizando R$ 14.008,00 com base nos valores informados no site.


Sem nenhum escrúpulo, como de costume, a ex-guerrilheira e seu séquito não apareceram no Ritz porque acabaram se hospedando no hotel Sheraton Miramar, em Viña del Mar. A cidade é vizinha de Valparaíso, sede do Congresso chileno e local da posse de Bachelet. A chancelaria brasileira confirma que reservas foram feitas e que a suíte e os quartos não foram usados. 

PENSADORES

Três "grandes" pensadores nacionais e um importado. Por isto é que dizem que o importado é sempre melhor....

MINISTRO DO TURISMO


O turismo Nacional já tem novo ministro, trata-se de Vinicius Nobre Lages, engenheiro agrônomo, tem doutorado em Economia do Desenvolvimento na França, especializado em economia de serviços, turismo e desenvolvimento de negócios. Atua desde 2007 como gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae. Ele foi ainda membro do Conselho Nacional de Turismo de 2003 a 2007 e em 2011. No setor, foi também representante da instituição na Organização Mundial do Turismo no mesmo período. Coordenou o Programa Sebrae 2014, dedicado ao apoio e preparação de empresas para a Copa Fifa 2014.

BALNEÁRIO CONVENTIONS

Clique na imagem para ampliá-la

O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau reuniu representantes de empresas associadas para apresentar as  ações da entidade para 2014 e também para debater os principais problemas ocorridos na temporada de verão 2013/2014. Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, falou sobre as áreas de atuação da entidade e logo em seguida apresentou as ações e projetos que serão desenvolvidos no decorrer deste ano. Além da participação em eventos do segmento turístico, como o Salão Paranaense de Turismo, EBS, WTM e ABAV, Margot apresentou também ações que visam aumentar a representatividade, a capacitação e a promoção do destino turístico, como o Balneário Saboroso, arrecadação da Room Tax, o Projeto de Capacitação em parceria com o Sebrae, entre outros.


SANTA PAULINA

Clique na imagem para ampliá-la

Aberto desde dezembro do ano passado, o Museu de Cera Sacro mais um atrativo instalado dentro do Bondinhos Aéreos Parque Colina, recebeu a segunda peça para compor o seu acervo: a estátua da Santa Paulina. A imagem juntamente com a do Papa João Paulo II, pontífice responsável por sua beatificação e canonização, podem ser visitadas por aqueles que forem até o parque, em Nova Trento.“Era grande a expectativa da chegada da imagem da Santa, por se tratar de um momento muito especial já que é uma forma de prestar uma homenagem a uma importante personalidade religiosa. A estátua já está exposta no interior do museu de Cera localizado na Estação Colina, trilha da Colina da Paz”, comenta o sócio proprietário do parque Aristides dos Santos Júnior. Do mirante no alto da Colina, próximo ao Museu Sacro, é possível ter uma visão panorâmica de todo o complexo do Santuário.

Clique na imagem para ampliá-la

Além de homenagear importantes figuras da fé católica o intuito da direção do Parque Colina é contar um pouco da história de cada personagem. No espaço reservado para Santa Paulina cada detalhe faz a diferença. Representando o quarto em que a Santa cuidava dos enfermos e necessitados, ao fundo está um vitral com a representação da ressurreição de Jesus. Ambas as imagens e suas vestimentas são impressionantes pela perfeição com que foram executadas. “Santa Paulina é um exemplo de caridade e de amor ao próximo. Enaltecemos suas qualidades ao representarmos a cena de um dos seus milagres. Procuramos trazer aos fiéis e visitantes um pouco da atmosfera de fé que ela vivia através de um espaço reservado especialmente a ela”, explica sócia proprietária do Parque Colina Juliana Tedesco dos Santos.  

Clique na imagem para ampliá-la

É possível conhecer mais da história da Santa através do painel artístico localizado na Estação da Colina em frente ao Museu de Cera. Também há no parque uma fonte em mármore branca com a estátua em bronze da Santa Paulina próxima ao velário. A Capela Nossa Senhora Rainha da Paz também é uma homenagem já que foi projetada e inspirada no véu que ela utilizava, e em seu interior, há uma revoada de 90 pássaros de cristal. 
O Parque Colina funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.


FÓRUM DE TURISMO

Na manhã desta última sexta-feira, 14, foi realizado o "Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo", evento paralelo ao 20º Salão Paranaense de Turismo, com a presença do secretário do Estado do Turismo do Pará, Adenauer Goes. O secretário veio à capital paranaense para falar sobre sua experiência e visão estratégica do setor, e apresentar cases de sucessos do seu estado. Goes enfatizou, durante o evento, que o planejamento é fundamental para qualquer ação bem-sucedida, e que é necessária uma integração entre os setores público e privado. O presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, durante sua participação no debate, abordou a importância da gestão integrada. "Temos que ter a visão do trabalho em conjunto, unindo todos os setores. E as ações propostas precisam ter continuidade e não serem esquecidas", revela.

Clique na imagem para ampliá-la

O evento é promovido pelas entidades: Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurante do Paraná (ABRASEL-PR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB), Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), FECOMERCIO-PR, Secretaria de Estado do Esporte e Turismo - Paraná Turismo, SEBRAE-PR e Sindicato de Hospedagem e Alimentação - SEHA. A intenção é sensibilizar lideranças públicas, políticos e empresários a respeito das potencialidades do Estado para o turismo, em um formato inovador.


32º COCAL

Organizadores de eventos da América Latina e do Caribe estarão em 2015 no Brasil para a 32ª Cocal, tradicional encontro da Federação de entidades do setor que reúne representantes de cerca de 16 países. A sede do congresso será em Florianópolis, que já começa a se preparar para receber os visitantes e apresentar a estrutura que a cidade possui pra bem receber eventos internacionais. Juliana Castanho, Diretora Executiva do Floripa Convention, viajou para a América Central junto com a comitiva brasileira para participar da Cocal 2014 na Guatemala e lá revelar as belezas do destino e promover a realização da próxima edição do Cocal. Este congresso será é uma excelente oportunidade para aprendizado e networking, com a possibilidade de conversar com organizadores de eventos de várias partes do mundo e trocar experiências e resultados”.


A programação é sempre focada em temas muito atuais. Nesta edição as palestras versam sobre sustentabilidade, tendências em tecnologia de ponta, eventos híbridos e virtuais. E com o objetivo de incentivar ainda mais os participantes para o próximo encontro que será em Florianópolis, a EMBRATUR assumiu a missão de receber os participantes, durante esta Cocal na Guatemala, com um jantar típico, inspirado na rica gastronomia de Santa Catarina. O congresso da Cocal 2014 - Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina – aconteceu em Antigua, na Guatemala e teve seu encerramento na última quinta-feira, (13).


FESTAS DAS FLORES

Nos próximos dias 20 e 21, a Festa das Flores, os eventos e ícones internacionais como o Festival de Dança e a Escola do Ballet Bolshoi, além dos atrativos turísticos das áreas urbana, rural e náutica de Joinville, foram atração do 20º Salão Paranaense de Turismo, que aconteceu neste final de semana em Curitiba.  Para representar as tradições da cidade e interagir com o público, participaram do evento músicos bandoneonistas, e a Menina Flor da 75ª Festa das Flores, Yara Dalonso. Outra ação especial, foi a distribuição de mudas de flores oferecidas pela AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas).


O Salão Paranaense de Turismo foi promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Consolidado como uma das principais vitrines do turismo no Brasil e no Mercosul, o evento reúniu agentes de viagens e e profissionais do setor de diversos estados brasileiros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.


MUNDIAL DE MOTOCROSS

O GP Brasil do Campeonato Mundial de Motocross MXGP e MX2 está se aproximando e os ingressos continuam à venda. Terceira etapa do calendário, o evento acontecerá nos dias 29 e 30 de março na pista do Beto Carrero World, e promete grande público. Até agora, mais de 50% das entradas foram comercializadas. Apesar da alta procura, há ingressos para todos os setores. O público tem opção de quatro entradas que são válidas para os dois dias de evento. Os ingressos possuem atrativos exclusivos. Todas as informações estão no site www.mundialdemxbrasil.com.br/ingressos.aspx?ano=2014. Já os interessados no HC VIP Empresarial, especial para empresas e patrocinadores, devem entrar em contato com a promotora do evento pelos telefones (47) 9918-9193 e (14) 3815-5090.


Neste espaço é possível realizar ações de relacionamento com clientes e funcionários, em camarotes para 25 ou 50 pessoas. Os ingressos são limitados e, ao final dos lotes antecipados, outros não serão vendidos nas bilheterias ou site. No dia do evento, o estacionamento deverá ser pago à parte. A Romagnolli Promoções e Eventos e o Beto Carrero World não se responsabilizam por entradas adquiridas em sites não credenciados ou por meio de cambistas.

EXPOFRAI

Vem aí a  Expofrai 2014. A feira multissetorial será realizada de 4 a 6 de abril, no Parque da Maçã, e contará com exposição de agropecuária, indústria e comércio, leilão de animais, palestras e shows. A entrada é gratuita. Para a programação artística, estão previstos shows com músicos regionais e nacionais. Na noite de sexta-feira, as grandes atrações são o grupo Tchê Garotos e a dupla Alvaro e Daniel. No sábado, é a vez do tradicionalista Gaúcho da Fronteira e dos sertanejos Eric e Matheus. Já no domingo, à tarde, o público vai conferir João Kuiudo e Moacyr Franco. Durante a feira, serão realizados leilão e exposição de gado. A expectativa da organização é movimentar mais de R$ 1 milhão com a comercialização de 900 animais. Os visitantes também poderão conferir 60 estandes dos setores da indústria, comércio, máquinas e implementos.

Clique na imagem para ampliá-la

No sábado (05), o destaque da programação é a capacitação técnica com o 8º Seminário de Bovinocultura de Leite. Serão realizadas palestras gratuitas voltadas à produção leiteira, com especialistas da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Serviço de Inteligência em Agronegócios. Em paralelo, o Lions Clube Terra da Maçã promove a oitava edição do Festival do Michuin, no almoço de domingo (06). Os ingressos já estão sendo vendidos pelos integrantes do clube, no valor de R$ 30. Os recursos obtidos serão revertidos na Campanha da Visão, por meio da qual crianças do município são beneficiadas com consultas oftalmológicas e óculos. Mais informações pelos telefones (49) 3908-2002 (Prefeitura de Fraiburgo), 3246-3576 (ACIAF) e 3246-2915 (SPRF). A programação completa também está disponível no Blog Curta Fraiburgo, em www.curtafraiburgo.blogspot.com.


PRAIA DO ROSA


Oportunidades únicas de promoção da saúde e do bem-estar físico e mental estarão em pauta em dois encontros que serão realizados na Praia do Rosa (SC), em março. A Morada dos Bougainvilles abriga o encontro Qualivida: vivência O Portal com Ho’oponopono e EFT. Ansiedades, angústias e feridas pessoais serão dissolvidas com a aplicação das técnicas de Ho'oponopono & EFT, temas do curso que será ministrado de 27 a 30 de março. Ambas as técnicas são aplicadas para mudar pensamentos condicionados que dificultam a tomada de decisão, como a crença de que este é um mundo de dificuldades, expiações e esforços. As ferramentas prometem a cura dessas memórias, abrindo oportunidades para as pessoas criarem suas próprias realidades. Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelos telefones (48) 3355-6100/ 3355-6179/ 3355-6179 ou pelo e-mail reservas@moradadosbougainvilles.com.br.

Clique na imagem para ampliá-la

Já a pousada Casa do Ceo recebe, de 23 a 30 de março, as novaiorquinas do grupo Yoga for Bad People. Como o nome sugere, trata-se de um projeto bem-humorado, que inclui a prática do Yoga, do Surf, e também caminhadas, meditação, passeio a cavalo, ciclismo e banho de cachoeira, entre outras atividades. Detalhes sobre o evento e inscrições:  reservas@casadoceo.com.br ou pelo telefone (48) 3355-6677.

Clique na imagem para ampliá-la

A programação com foco em bem-estar será realizada em pousadas que integram a Associação Empresarial de Imbituba - ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa, única integrante brasileira do Clube das Baías Mais Belas do Mundo. A ACIM trabalha para projetar a Praia do Rosa como destino turístico, promovendo a capacitação de seus profissionais e a excelência na gestão, incluindo ações de marketing, acesso a novos mercados e a promoção de eventos para a divulgação do destino catarinense. Saiba mais sobre os eventos e a Praia do Rosa em ACIM/Praia do Rosa em www.praiadorosa.imb.br

O melhor endereço para quem não está legal da coluna

TRADE DE CANELA

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Canela apresentou ao trade turístico de Canela, na ACIC, os resultados das atividades desenvolvidas no ano de 2013 junto com o planejamento das ações programadas para 2014.Os números foram bastante expressivos da rotatividade de pessoas que procuraram informações a respeito dos pontos turísticos de Canela, junto a Central de Informações Turísticas. Apresentou também resultados positivos os tradicionais eventos como a Páscoa, a Temporada de Inverno e o Sonho de Natal, que tiveram grande repercussão positiva em nível nacional e internacional com a divulgação do destino Canela nas principais feiras e eventos, bem como nos principais veículos de comunicação, tanto mídia regional, nacional como mundial e também a cobertura de grandes emissoras de TV durante a Temporada de Inverno.

Clique na imagem para ampliá-la

Foi comentado também do projeto Educatur, idealizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Educação, com aulas ministradas pelos turismólogos da Secretaria de Turismo, visando a beneficiar alunos de escolas municipais para o conhecimento da importância do turismo para a cidade. As ações para 2014 estão entre os tradicionais espetáculos repaginados, como a revitalização da Avenida Oswaldo Aranha, do espaço da locomotiva do Trem, entre outras ações planejadas, buscando o desenvolvimento socioeconômico da cidade, além da participação da Secretaria do Turismo nos principais fóruns, feiras e eventos divulgando o destino e seus produtos turísticos onde o trade poderá participar mais efetivamente. Mesmo quem não participou da reunião, poderá procurar a Secretaria para se inteirar dos trabalhos que serão realizados para este ano.


BROCKER TURISMO

De olho no mercado internacional e na Copa do Mundo no Brasil, Adriane Brocker Boeira, diretora da Brocker Turismo está na Europa, onde participa de um dos mais importantes eventos do trade turístico, a Feira Internacional de Turismo de Lisboa – BTL, que acontece em Portugal, de 12 a 16 de março. O principal objetivo da viagem é divulgar os produtos da agência e promover o destino Serra Gaúcha em parceria com as Secretaria de Turismo de Gramado e Canela. Este é o segundo evento internacional que a Brocker Turismo participa em 2014, reafirmando com isso a preocupação da agência em apoiar ativamente as iniciativas públicas do setor, além de apresentar para um seleto público a gama de produtos e serviços oferecidos pela agência, em especial o BusTour, ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos da região no sistema hop on hop off. 

Clique na imagem para ampliá-la

“Nosso papel como apoiador das iniciativas das secretarias de turismo das duas cidades é contribuir para a consolidação da imagem da região no exterior como destino turístico de excelência, aliando a oferta dos nossos produtos e serviços, em especial do BusTour que tem um perfil bastante adequado ao mercado internacional.”, diz Adriane Brocker Boeira, diretora da Brocker Turismo. A Brocker Turismo está presente na feira de negócios e também participa da programação voltada para agentes de viagem e operadoras de turismo do exterior, recebidos na noite de quinta-feira, 13, com um jantar típico com workshop “Gramado, um Brasil diferente”, promovido pela Secretaria de Turismo de Gramado.


FESTURIS & MERCOSUL

Internacionalizar o evento é o principal objetivo da organização deste momento. Esta busca não é apenas para marcar o nome do Festival do Turismo de Gramado como uma das principais ferramentas de negócios turísticos no mundo, mas também para dar a oportunidade ao trade brasileiro e do Rio Grande do Sul de se aproximar dos mercados internacionais. Pensando nisso, a gerente comercial do evento, Rose Ott, esteve reunida com possíveis expositores no Chile e no Colômbia. Em sua passagem pelo Chile, Rose visitou o Vale do Curicó, buscando trazer uma das principais regiões de vinhos da América do Sul para o Salão de Enoturismo. A diversidade reina em Curicó, onde mais de 30 variedades de uvas de vinho são cultivadas desde a metade dos anos 1800.

Clique na imagem para ampliá-la

A produção de vinho é sua indústria primária, enquanto também é a terceira maior região de vinho do Chile. A história da moderna produção de vinhos de Curicó começou quando o produtor espanhol Miguel Torres iniciou seu primeiro empreendimento no Novo Mundo aqui nos anos 70, abrindo portas para uma onda de investimentos estrangeiros no Chile. Já na Colômbia, o destino foi a Vitrina Turística – Anato, uma das principais feiras de turismo do setor no continente americano, que recebe cerca de 30 mil pessoas por edição. No evento, o objetivo foi aproximar o Festuris do mercado latino americano e apresentar os consistentes números de negócios gerados na feira em Gramado. A Colômbia é a 13ª emissora de turistas para o Brasil e, só em 2012, mais de 100 mil turistas colombianos visitaram o país. 

MULHERES ARTESÃS

Clique na imagem para ampliá-la

O Município de Conde, cujo litoral conheço muito bem, está sendo muito bem representado por três artesãs do grupo “Mães de Barro”, na III Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba, no pátio da PBTur, na orla de Tambaú, em João Pessoa, e que terminoun na última sexta-feira. A secretária adjunta de Turismo, Juliana Gondim, lembrou que esta foi a primeira vez que o município levou seu artesanato para ser exposto e comercializado nesse evento que tem uma expressiva visibilidade, o que contribuiu para apresentar o potencial da nossa cidade.

Clique na imagem para ampliá-la

“Mulheres da comunidade Quilombola de Gurugi que fazem diversos produtos utilizando o barro como matéria prima e que muito nos orgulha mortraram mostrando parte do que há de melhor no nosso artesanato”, disse. Os produtos de barro produzidos pelas artesãs foram vendidos a turistas que visitam o Conde e no Salão de Artesanato da Paraíba, que faz parte do Programa de Artesanato da Paraíba, localizado em frente à Praça da Independência, em João Pessoa. O evento promovido pelo Cendac - Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, com apoio do Governo do Estado, conta  160 artesãs de 35 cidades do Estado que apresentaram e comercializaram os mais diferentes tipos de artesanato.


BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

Estreia nesta segunda-feira, dia 17, o ensaio da modelo Amanda Sagaz no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Esta é a primeira vez que a catarinense de São José (SC) faz fotografias sensuais e, se tem uma coisa que não falta neste mulherão, é sagacidade! Além de perspicaz, Amanda é de uma beleza estonteante. As fotos são de Walmor de Oliveira.