domingo, 13 de abril de 2014

NA BEIRA DO ABISMO


NA BEIRA DO ABISMO



E nós vamos dar o empurrão final nas urnas, pois quem acredita em alguma CPI muito bem recompensada? A ex-guerrilheira e o pouca sobra Guido Mantega  agora são alvos de uma ação coletiva de responsabilidade civil que pede reparação de danos aos acionistas da Petrobras. A ação deve atingir outros conselheiros e membros da diretoria da empresa, especificamente na compra temerária da refinaria Pasadena, nos EUA: José Sergio Gabrielli, presidente da estatal na época, Antonio Palocci Filho, Fábio Barbosa, Gleuber Vieira, Jaques Wagner, Arthur Sendas (já falecido), Cláudio Luiz da Silva Haddad e Jorge Gerdau. À beira de uma CPI que vai desgastar seu desgoverno ao limite, a Presidenta Dilma Rousseff começou a ser alvo ontem da primeira de uma avalanche de ações judiciais prometidas por investidores da Petrobras.


O acionista minoritário Romano Allegro protocolou reclamação no Ministério Público Federal pedindo a responsabilização da ex e do atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A notícia estourou bombasticamente na Assembleia Geral da companhia, ontem à tarde, no Rio de Janeiro. A ação tem o apoio do presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira. A situação de Dilma fica complicadíssima. Na avaliação de especialistas em Direito Administrativo e Empresarial, será praticamente impossível salvar ela e os demais conselheiros da acusação de descumprir o "dever de diligência" de administradores, previsto no estatuto da Petrobras. Tudo fica ainda mais complicado porque a Presidência da República soltou uma nota oficial, no final do mês passado, confirmando que Dilma, quando presidia o conselhão da empresa, aprovou a compra da refinaria, com a questionável ressalva de ter sido mal assessorada sobre o assunto.

VERÃO EM SC


Representantes de diversos segmentos de Santa Catarina reuniram-se para fazer uma avaliação do movimento turístico durante o verão 2013-2014. O debate foi proposto pelo Conselho Estadual de Turismo e Santur, para reunir informações úteis ao planejamento de ações para a próxima temporada. Durante a reunião, secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, anunciou três novos projetos, com destaque para a criação do Observatório do Turismo, apontado por ele como ferramenta indispensável para a realização de um planejamento compatível com a demanda do setor em Santa Catarina. 

Clique na imagem para ampliá-la

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, falou sobre a organização da empresa com foco no aumento do consumo de energia elétrica durante o verão. Citou investimentos na instalação de transformadores móveis, contratação de pessoal, limpeza dos cabos e melhorias na comunicação com os usuários, visando reduzir o tempo de resposta. Conforme explanou, com as altas temperaturas deste último verão o uso de eletrodomésticos cresceu, elevando a demanda por energia. “Estamos estudando uma parceria com a Fecomércio para acompanharmos o movimento de vendas de eletrodomésticos, como aparelhos de ar condicionado”, acrescentou Siewert.


SEGURANÇA

A atuação da Polícia Civil abrangeu 36 municípios do litoral e aqueles que contam com estâncias hidrotermais e recebem grande fluxo de turistas no verão, mobilizando nesta ação 1979 servidores (delegados, escrivães e agentes) entre os lotados no litoral e os convocados de outras regiões do estado. De acordo com o delegado Antônio Malinverni, coordenador da Operação Veraneio da Polícia Civil, foram aplicados nesta mobilização de efetivo R$ 2,7 milhões. A Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atendeu nesta temporada 135 balneários em 33 municípios catarinenses. A corporação ampliou para 312 o número de postos de guarda-vidas contra 279 no verão passado, acompanhando a ampliação de civis contratados para a prestação de socorro a banhistas, que passou de 1058 para 1179. O investimento, informou o Cel. Gladimir Murer, foi de R$ 11,6 milhões em manutenção e equipamentos. Entre as ocorrências registradas pelos Bombeiros, foram registradas 3,5 milhões de ações preventivas dos guarda-vidas, afastando os turistas de situações de risco de afogamento. Outros registros incluem casos de crianças perdidas nas praias (1209), arrastamento (4793), lesão por água-viva (7633) e reanimação de afogados (210). Ainda, foram registradas 33 mortes por afogamento em água doce e 35 no litoral.


POLÍCIA FEDERAL

Segundo dados da Polícia Federal, a entrada de estrangeiros por via aérea diminuiu de 101 mil pessoas em 2012/2013 para 93 mil no verão 2013/2014. Já o acesso na fronteira do Brasil com Argentina, em Dionísio Cerqueira, de responsabilidade de PF, subiu de 105 mil para 107 mil turistas nesta temporada. A Polícia Rodoviária Estadual foi representada pelo Cel. José Norberto de Souza, que reiterou o aumento do movimento turístico neste verão. Quanto ao movimento de vôos internacionais no aeroporto Hercílio Luz, o representante da Infraero, Ricardo May, informou que houve um pequeno aumento de vôos charter neste ano. Foram 382 vôos contra 378 na temporada passada. “Dos vôos solicitados, 68% foram realizados, o que, de certo modo, frustrou as expectativas das operadoras de turismo no estado que esperavam mais”, disse.

DADOS

Ivan Cascaes

Ainda durante a reunião, alguns municípios apresentaram dados da temporada. Em Balneário Camboriú, por exemplo, no feriado de Ano Novo houve 98% de ocupação na rede hoteleira da cidade. Em dezembro, a média ficou em 75%, em janeiro 88% e em fevereiro 69%. Segundo um levantamento feito no município a partir da chegada de ônibus de turismo, a cidade que mais enviou visitantes à Balneário Camboriú foi Santiago, no Chile. Florianópolis destacou a realização de 89 eventos durante a temporada, bem como a infraestrutura providenciada para receber os visitantes: foram instalados 200 banheiros químicos nas praias durante 108 dias de temporada e foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista na Lagoa do Peri. Nos municípios da Serra, em média, a ocupação foi 28% maior neste verão em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi trazida pelo presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, que possui um resort na Serra do Rio do Rastro. “A maior parte dos visitantes era de Santa Catarina, mas também observamos a presença de muitos paulistas”, 
destacou.


O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, disse que as informações apresentadas serão agrupadas à pesquisa desta temporada, em fase de finalização. “São dados importantes que ajudarão no planejamento do próximo verão. As cidades também têm que fazer um bom planejamento para estarem preparadas para o aumento do fluxo turístico, oferecendo serviços básicos em quantidade e qualidade necessárias”, frisou. Também participaram do debate o cônsul da Argentina, Alejandro Verdier, o cônsul adjunto, Octavio Delacroce, Carlos Alberto Coutinho, superintendente da Casan, Ricardo May, da Infraero,  Álvaro Rocha, do Sindisol, representantes da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), do Convention & Bureau de Balneário Camboriú e dos municípios de Laguna, Barra Velha, Joinville, Blumenau, Bombinhas e Porto Belo. 


SUCATEADA

Falando em segurança, policiais federais defenderam em audiência pública a reestruturação da carreira da instituição para proteção das fronteiras secas, aeroportuárias e marítimas do País. Na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Distrito Federal, Flávio Werneck, afirmou que a situação é de crise. Segundo ele, são apenas 150 policiais para o controle de 9 mil quilômetros de fronteira marítima, e 1.500 servidores para 15 mil quilômetros de fronteira terrestre. Werneck propôs, como solução para resolver os problemas, no curto prazo, a reestruturação da carreira, com a divisão da polícia federal, para que policiais federais e servidores administrativos possam cuidar especificamente da polícia de fronteira.


Werneck citou ainda o exemplo do aeroporto de Brasília, que possui uma body cam (câmera com tecnologia para detectar drogas engolidas), doada pelo governo norte-americano ao governo brasileiro há dois anos, e que se encontra lacrada e encaixotada pela falta de treinamento para utilização do equipamento. Para o dirigente, a droga entra no Brasil pela absoluta falta de controle nas fronteiras: “Não há efetivo, não há treinamento, não há equipamentos, há um processo de sucateamento da polícia de fronteira; e nem o Ministério da Justiça, nem a Diretoria-geral querem debater esse tema”. Para a presidente do Sindicato Nacional dos Servidores da Polícia Federal, Leilane Ribeiro de Oliveira, a instituição não tem atuado nem na prevenção, nem no combate do tráfico. Segundo ela, em um ano, foram apreendidos apenas 368 kg de cocaína no Acre. “Nosso posto de fronteira em Assis Brasil (AC) funciona de oito da manhã às oito da noite. Depois desse horário, a fronteira fica aberta para cargas, pessoas e veículos sem nenhum tipo de fiscalização”, observou a servidora.

VISTO DE TURISTA


O Senado aprovou a proposta da Câmara que permite a solicitação e a emissão de visto de turista para cidadãos estrangeiros por meio eletrônico . O principal objetivo é reduzir a burocracia e as dificuldades enfrentadas por estrangeiros que querem visitar o Brasil. O texto segue para sanção presidencial. O projeto principal PL 178/07 foi aprovado pela Câmara em novembro do ano passado. O texto permite a dispensa da exigência de visto de turista e de vistos temporários para estrangeiros em viagens de negócios, ou na condição de artista ou desportista, desde que o país de origem confira o mesmo tratamento aos brasileiros. O ministério pode ainda editar normas para simplificar procedimentos, por reciprocidade ou por outros motivos que julgar pertinentes, e criar regras para a obtenção de vistos fisicamente separados da caderneta de passaporte do requerente. Também poderá ser estabelecida a dispensa recíproca do visto de turista e dos vistos temporários e observados prazos de estada definidos na lei. A dispensa de vistos será concedida por acordo internacional ou aos visitantes de países que assegurem a reciprocidade de tratamento aos brasileiros.

POUCO TURISMO


Eu, você e todo mundo, inclusive o relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o senador Jorge Viana sabe que o número de turistas do Brasil ainda é ínfimo perto do que deveria ser. Para ele, às vésperas de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014, o País ainda não tem mecanismo eficiente de acolher os que querem nos visitar. “Apenas 6% das pessoas que viajam o mundo visitam o Brasil. É pouquíssimo. Nós temos um universo enorme, um potencial enorme”. As dificuldades enfrentadas por turistas nacionais e internacionais principalmente no que se refere a nossa péssima malha aérea é um entrave gigantesco sem que o ministério do turismo faça alguma coisa, muito pelo contrário. 


ABAV - SC


A dinâmica Ely Silveira, presidente da ABAV-SC - Associação Brasileira de Agência de Viagens e proprietária da Operadora Ceretur, presença constante nos principais feiras e eventos de turismo de do Brasil, representando e divulgado nossa Santa e Bela Catarina. Desta vez na Feira de Negócios e Turismo em Ribeirão Preto - SC.  

VINDIMA


Falando na ABAV-SC, a presidente da entidade mal chegou a Santa Catarina e foi conferir em São Joaquim a 1ª Vindima de Vinhos Finos de Altitude evento que terminou neste domingo, extremamente concorrido e que celebrou a colheita da uva. Tratou-se de um evento eno-gastronômico e cultural que marcou uma nova etapa da vitivinicultura no Estado de Santa Catarina. Vale informar que nosso Estado vem se destacando na produção de vinhos de altíssima qualidade, uma vez que se está investido na produção de uvas para elaboração de vinhos finos de altitude, em vinhedos localizados entre 900 a 1400 metros de altitude, dentro dos melhores padrões de produção de uvas vitis viníferas específicas para essa finalidade. 

Clique na imagem para ampliá-la

Segundo Ely Silveira: "Esta festa significou a comemoração a colheita das uvas, um ano inteiro de trabalho duro, esforço, esperança, e promessa do bom vinho. A alegria do trabalho terminado e tão grande, que valeu esta grande festa. Se o ditado popular ‘Depois da tempestade vem a calmaria’ estiver certo, a vitivinicultura catarinense é a comprovação. Esse desenrolar ocorreu quase um século depois das primeiras vinhas plantadas na Serra Gaúcha, mais precisamente na década de 1970", conclui.  

Clique na imagem para ampliá-la

KIRIRI-ETÊ

Olha a Vera Zilli aí gente, nova atriz da novela do SEBRAE e com final feliz. Parabéns Vera, que nos recebe tão bem em minha/nossa casa num dos pontos mais altos de Urubici - Pousada Kiriri-Etê. Eu acompanei praticamente passo a passo e digo que falta coisa neste filme, cujas novidades até maio estarão todas prontas. Confiram o vídeo CLICANDO AQUI.


MONTAIN DO ROSA

Clique na imagem para ampliá-la

A Praia do Rosa vai receber uma etapa Mountain Do Circuito de Charme no dia 17 de maio. Com o objetivo de aliar belas paisagens com a prática esportiva, o evento escolheu o cenário de uma das baías mais belas do mundo, segundo a instituição The Most Beautiful Bays in the World, para sediar uma de suas provas. O Mountain Do Circuito do Charme é um evento de atletismo pioneiro no Brasil. Composto de corridas em território nacional e internacional faz uma mistura da tradicional maratona com as melhores provas disputadas nos Alpes europeus. Os competidores devem subir e descer montanhas, correr no plano às margens do mar, e tudo isso em meio a trilhas em matas com chão batido. Todas as adversidades levam os corredores a superarem seus limites, mas o diferencial mesmo são as belas vistas que só a Praia do Rosa pode oferecer.

Clique na imagem para ampliá-la

Quem participar do evento também não pode deixar de desfrutar o melhor da Praia do Rosa. Para que o final de semana seja ainda mais prazeroso a ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa traz as melhores hospedagens e restaurantes com um desconto especial para atletas e acompanhantes. Nos restaurantes a promoção é o Prato do Atleta; nas pousadas pacotes exclusivos para quem vai estar envolvido com o evento. As inscrições para a prova já estão abertas e se estendem até o dia 30 de Abril. Os corredores recebem um kit de roupa e mochila, além de barras de cereal e proteínas durante a prova. O site da Associação traz mais detalhes sobre o Mountain Do.


PÁSCOA EM CANELA

Clique na imagem para ampliá-la

Chegar em Canela transformou-se em uma deliciosa surpresa desde o último dia 4, quando a cidade abriu a programação de Páscoa. Com um cenário delicado, criativo e inovador, a decoração se inicia já no pórtico de entrada do charmoso município serrano, na Avenida das Hortênsias, com as boas-vindas para a festa. Na Avenida Oswaldo Aranha, coelhinhos nas cores azul e rosa-bebê suspensos nos postes dão um toque especial na chegada ao Centro, além de grandes ovos e guloseimas que remetem à celebração. Deparar-se com a Praça João Correa também é uma agradável surpresa. No espaço foi instalada uma réplica de parque de diversões cercado de coelhos, cenouras e muito chocolate e doces. 

Clique na imagem para ampliá-la

É na praça que está a morada oficial do Senhor e Senhora Coelho, onde as crianças podem visitar o casal e saber mais sobre as tradições pascais, além de provar deliciosos “cupcakes mágicos”, fazer maquiagens especiais, entregar seus pedidos e se divertirem com os simpáticos anfitriões. Os ornamentos ainda podem ser conferidos pelas principais ruas centrais, com bom gosto na distribuição de personagens, símbolos e cores, em que predominam marrom, lilás e laranja. A criação é da Casa de Bonecos de Canela.

Clique na imagem para ampliá-la

Na Catedral de Pedra, um dos principais pontos turísticos canelenses, também foram instalados dois painéis de mosaicos gigantes, em uma leitura mais religiosa sobre a decoração de Páscoa. Feitas pela artista plástica Lua do Rio, essas imagens são releituras do artista espanhol El Greco. Os painéis serão leiloados ao final do evento, sendo que o montante arrecadado será destinado a uma instituição de caridade local. 


PAIXÃO DE CRISTO


De fato, nesta segunda semana de atividades, a Páscoa em Canela te m como destaque o início das apresentações “A Paixão de Cristo” e “Estátuas Humanas – Uma Performance da Paixão de Cristo”, além da continuidade da “Árvore da Páscoa” e “Casinha do Senhor e Senhora Coelho”, entre outras atrações lúdicas, culturais e religiosas na extensa agenda do evento, que prossegue até 21 de abril. 



“A Paixão de Cristo” retrata um dos momentos mais importantes da história da humanidade, narrados por Maria Santíssima, que conta toda a trajetória de vida do Homem – que após dois mil anos ainda é o caminho, a verdade e a vida para muitas pessoas. O espetáculo, assinado pela Faces Produções, acontece no Parque do Lago, neste o sábado (12), e tem entrada franca. Sob direção de Carla Reis e Fabrício Ghomes, no elenco estão 40 atores canelenses e mais de 20 pessoas na parte de produção. Confira todas as fotos da Páscoa em Canela CLICANDO AQUI.

15° SEMANA DO BEBÊ

A 15° edição da Semana do Bebê promete encantar o público com a vasta programação entre oficinas e palestras nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. Encontros nas escolas, Praça da Família e a passeata dos bebês com bênção ecumênica serão atividades da Semana, que contará com a presença da jornalista e escritora Martha Medeiros no Seminário Internacional. A semana dedicada ao bem-estar dos bebês se consolida como um grande marco de ação à cidadania, proporcionando, através de oficinas e debates, o crescimento materno e a melhoria da qualidade de vida dos bebês. O evento serve de modelo e inspiração para diversas cidades do Brasil e do Exterior, que realizam suas Semanas do Bebê.


O tema deste ano é “Amor para todos os bebês” e tem o propósito de mobilizar a cidade e técnicos a discutirem a saúde física e mental dos bebês, avaliar os indicadores sociais, dar assistência às famílias, defender os direitos das crianças e adolescentes, orientar e educar para a prevenção e criar canais de comunicação que divulguem a importância da infância por um mundo de paz. As atividades educativas e culturais possibilitam o conhecimento e propiciam o desenvolvimento intelectual, físico e psíquico, inserindo-os no meio social ao qual fazem parte, para que se tornem verdadeiros cidadãos, adultos felizes.
Este evento acontecerá entre os dias 11 e 18 de maio, e é uma realização da Prefeitura Municipal de Canela , da Ulbra e da Fundação Cultural de Canela.



SABORES VENEZIANOS

Clique na imagem para ampliá-la

Na Serra Gaúcha é sempre alta temporada e neste final de semana não foi diferente. É a segunda semana que passo por aqui. Como se não bastasse a Páscoa em Canela, o Chocofest em Gramado, o Serrano movimentou toda a região além de turistas de todos os cantos do País para mais uma de suas memoráveis noites "SABORES DO MUNDO", desta vez os sabores venezianos. Este é o primeiro evento entre muitos outros jantares temáticos que ocorrerão durante este ano e ainda sorteou entre os participantes uma viagem para duas pessoas para Roma. No dia 31 de maio, será a vez do Sabores de Las Vegas, a qual será sorteado uma viagem para o destino. A Espanha será celebrada no dia 19 de julho, e o prêmio será uma viagem para duas pessoas para Madri. No dia 6 de setembro a gastronomia portuguesa comandará o jantar, onde os participantes irão concorrer a uma viagem Lisboa. Por fim, a famosa culinária francesa será o destaque do dia 4 de outubro, com sorte de passagens e três diárias em Paris. O Sabores do Mundo é realizado pelo Serrano Resort, minha casa aqui em Gramado, com apoio da CVC e patrocínio do Bradesco. Parabéns Fabiana Costa, super  RP do Serrado e o grande anfitrião Carlos Marin, Gerente Geral do Resort. Confira todas as fotos aqui. Confira todas as fotos CLICANDO AQUI

MAGNÓLIA

Clique na imagem para ampliá-la

Esse é o novo e fantástico endereço gastronômico de Canela, tem até cinema. A inauguração ocorreu nesta última sexta-feira. A casa é de propriedade da dos meus grandes amigos Fernanda Chies e Rafa, proprietários do já badalado Empório Canela, o melhor bistrôt da região. 

DONNA FASHION IGUATEMI 2º DIA


Uma semana após apresentar sua nova coleção na SPFW, o estilista Ronaldo Fraga veio a nossa Ilha para uma palestra exclusiva no 22º Donna Fashion Iguatemi. Reconhecido internacionalmente por suas criações inspiradas na arte e cultura brasileiras, Ronaldo mostrou um pouco de seu processo criativo para um público que reuniu fans de seu trabalho e estudantes de moda de todo o Estado. “Sou tímido”, confessou o estilista Ronaldo Fraga assim que descobriu que sua palestra no Donna Fashion Iguatemi aconteceria na passarela do evento. “A parte mais difícil dos meus desfiles é quando tenho que voltar para os agradecimentos. Vou correndo para acabar rápido”, conta. Sua palestra “Criatividade na moda” lotou o espaço e atraiu estudantes e profissionais de moda de todo o estado, interessados em conhecer mais sobre o processo criativo do estilista. Com uma carreira bem-sucedida e um trabalho reconhecido no mundo todo, Ronaldo contou que chegou a ouvir de um professor que trabalhar com moda, ainda mais moda brasileira, não ia dar certo. Também revelou que é um grande prazer para ele usar referências nacionais em suas coleções, sejam culturais, artísticas ou até temas considerados mais pesados. “Antes, achava-se que a moda não poderia falar sobre certos assuntos. Mas a moda me levou para tantos lugares…”, suspira.


Ronaldo apresentou dois vídeos sobre o processo de criação de sua coleção inverno 2014, intitulada Carneseca e desenvolvida em parceria com o projeto Design na Pele, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil. Para criar a coleção, que é toda de produtos de couro, o designer visitou sete curtumes brasileiros para incentivar a inovação no setor e aprimorar seus próprios conhecimentos na área. O resultado foi uma coleção premiada na última edição da feira Lineapelle, na Itália. “Uma feira que já fechou as portas para brasileiros por medo de cópias”, conta. Para fechar a palestra, Ronaldo deixou um recado para estudantes de moda: “Vislumbro o dia em que estudantes de todo o mundo virão estudar moda no Brasil. Mas para isso, precisamos reforçar a identidade nas escolas brasileiras”, finaliza.


Após a palestra super concorrida, Ronaldo foi aplaudido pela competência, carisma, simplicidade. Quem é, realmente é. Logo após a palestra, na passarela, nasda de novo, as mesmices de semopre que entopem as prateleiras das lojas. Nenhuma inovação. Absolutamente nada. Tudo igual. Primeiro entrou a grife M. Officer com uma coleção, segundo eles inspirada no estilo on the road da geração beat de Kerouac, W.S. Burroughs e Allen Ginsberg, se é que alguém sabe o que é isso. Em seguida, a Richards vai apresentar um desfile cheio de clássicos, apenas para fazer sua presença e agradar os fãs da marca. Já a Rabusch encerrou o line-up do dia com uma coleção recheada de alfaiataria e estampas que vão do animal print ao floral romântico. Portanto, nada de novo. Parabéns a primorosa organização do evento, as novas modelos. Faces novas e bonitas. Para ver todas as fotos do segundo dia de desfiles do Donna fashion Iguatemi CLIQUE AQUI.