terça-feira, 1 de julho de 2014

FESTIVAL GASTRONÔMICO


FESTIVAL GASTRONÔMICO


Para a 5ª edição do Balneário Saboroso que acontece entre os dias 10 a 27 de julho, o bistrô do Infinity Blue Resort e SPA, aberto ao público, participará com um prato clássico da Nouvelle Cuisine, o “Boeuf Wellington”. Menu exclusivo preparado pelo chef do Acqualina Bistrô com entrada, prato principal e sobremesa será servido pelo valor de R$ 39,90 por pessoa + 10% taxa de serviço durante o período do festival. Inspirado em um movimento gastronômico que reescreveu a culinária mundial, o prato principal reúne o que há de melhor da culinária francesa. “O Acqualina Bistrô irá apresentar ao público que prestigiar o Balneário Saboroso, o Boeuf Wellington. Um filé minhon assado envolto de massa folhada acompanhado com purê de batata e molho de vinho ao aroma de sálvia,” explica o gerente de alimentos e bebidas Eduardo Ragassi.


Apesar da origem incerta, o prato é uma homenagem ao Duque de Wellington, comandante britânico que ganhou uma batalha contra Napoleão Bonaparte. “É 
um clássico para todos os paladares e indicado para aqueles que já apreciam e também para os que desejam experimentar as delícias da cozinha francesa,” convida Ragassi. A entrada é elaborada com ingredientes que se complementam em aroma e texturas como figos assados em baixa temperatura com saladinha de queijo brie com favos de mel e folhas de rúcula selvagens. Para a sobremesa a opção é bem delicada e refinada com o Tarte Tatin que é uma torta de maçã com sorvete de creme e calda de caramelo. O Acqualina Bistrô é aberto diariamente para hóspedes e público em geral das 19h às 23h e conta com estacionamento gratuito. 

BALNEÁRIO SABOROSO


Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico Balneário Saboroso chega em sua 5ª edição no mês em que a cidade catarinense de Balneário Camboriú comemora 50 anos de emancipação.  De 10 a 27 de julho, a cidade vai respirar gastronomia, e contará com a participação de 26 restaurantes no festival, além de uma programação paralela, que inclui desde aulas shows até palestras e workshops, um total de 14 eventos.

SABORES DO FIM DO MUNDO


Já meu grande amigo e melhor chef argentino, Lino Adilon, de Ushuaia, Tierra del Fuego, mostra toda sua categoria no Sabores do Fim do Mundo que 
acontece em Brasília, Capital Federal. Uma oportunidade única de conhecer, até o próximo dia 05, a especialíssima gastronomia de Ushuaia. ?Os almoços e jantares acontecem sempre no Restaurante Norton Meliá Brasil 21. Por ser muitíssimo concorrido, faça a sua reserva impreterivelmente e antecipadamente. Imperdível e recomendadíssimo.

OFF ROAD


70 eventos pode não parecer muito. Mas para a mesma empresa, no segmento offroad é. Até agora a empresa, por contas desses grandes eventos, já distribuiu mais de 11 toneladas de alimentos a Entidades de Assistência Social num período de 10 anos. Tudo fruto da colaboração de off roaders participantes dos eventos, de Empresas Parceiras e em determinado momento de apoio consistente do China in Box. A arrecadação de alimentos teve início em 2003 na fase do Programa Caçula de Pneus de Relacionamento Off Road. Inicialmente com sede em São Paulo e a partir de 2007 em Florianópolis, a Organização foi adaptando os eventos à realidade de cada época e região. O apoio da mídia na divulgação das atividades tem indiscutível importância. A cada jornal, revista, site, programa de TV que ajudou a propagar suas atividades o OFF ROAD ADVENTURE TEAM agradece. Igualmente agradece a confiança de cada usuário de 4x4 que se aventurou pelos belos caminhos alternativos fora de estrada, selecionados com critério, visando a máxima satisfação com a preservação da segurança.


Em 2014, um Passeio comemorativo aos 15 anos, nos dias 13 e 14 de setembro. Esse evento terá início e término em Florianópolis. A Organização conta com a Parceria da NOVA SANTA  - Ssangyong São José e Criciúma através da cessão do veículo que será usado na função de "madrinha", o carro-guia do Passeio. Off Roaders de Atibaia-SP, Balneário Camboríu-SC, Barueri-SP, Curitiba-PR, Mairiporã-SP e São Paulo-SP já manifestaram intenção de participar da comemoração. O SULACONTECE.com criado com a idéia de levar ao internauta TUDO DE BOM DO SUL DO BRASIL vai doar 100 Quilos de alimentos.  Caso sua Empresa se disponha a doar alguns Quilos de alimentos, entre em contato com diretor@sulacontece.com afim de buscar a melhor forma de efetivar Parceria que seja benéfica de modo geral. 


CAMINHO DOS CÂNYONS

A postura comprometida dos municípios da região Caminho dos Canyons para impulsionar o desenvolvimento integrado do turismo foi destaque na reunião itinerante e visita técnica do Conselho Estadual de Turismo, realizadas neste fim de semana. A abertura do evento, na sexta-feira (29), em Balneário Arroio do Silva, contou com a presença dos prefeitos da maioria dos 15 municípios da região e de todos os secretários e diretores de turismo das prefeituras. De acordo com o prefeito anfitrião e presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Evandro Scaini, até setembro serão elaborados os Planos Municipais de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que vão orientar o crescimento do setor em curto, médio e longo prazo. “Estamos apostando no crescimento regionalizado e trabalhando juntos. Imagino que seremos a primeira região a ter os planos implementados em todos os municípios”, frisou.


As visitas técnicas organizadas pela coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Amesc, Cristiane Biléssimo, aconteceram no sábado e no domingo. Em Praia Grande, o grupo visitou a diferenciada iniciativa do Refúgio Ecológico Pedra Afiada. A parada para o almoço foi no restaurante A Casa do Sabor, cuja construção foi feita com reaproveitamento de materiais, como o uso de garrafas de vidro para garantir luminosidade interna, entre outras ideias sustentáveis. 


Em Sombrio o grupo teve a oportunidade de conhecer a propriedade rural da família Ana e Luiz Da Boit, na comunidade Morro do Cipó, que participa de um projeto de fortalecimento do turismo rural. Ainda em Sombrio, os Conselheiros foram recepcionados com apresentação dos grupos de dança Ágape e Açor Sul Catarinense, trabalhos realizados por meio do Ponto de Cultura, na Casa da Cultura. Em Araranguá o grupo visitou o Complexo Turístico Morro dos Conventos, localizado no alto de um rochedo homônimo, um dos cartões postais da região. O hotel, com arquitetura de traços portugueses, dispõe de estrutura para eventos sociais e de negócios. Também neste município está instalado o Caverá Country Park, maior parque aquático de Santa Catarina, que recebe cerca de 500 mil visitantes por ano. Para encerrar a programação, o grupo foi conhecer o Parque Ecológico Maracajá, situado às margens da BR 101, em Maracajá. Em 112 hectares de área, estão preservadas diversas espécies da fauna e flora, como os macacos-prego já acostumados com a presença humana.


Na avaliação do presidente do Conselho, Ivan Cascaes, as atividades foram muito produtivas. “As reuniões itinerantes têm por missão estreitar o diálogo com os governos municipais e as organizações envolvidas e comprometidas com o desenvolvimento do turismo. O que vimos e ouvimos no Caminho dos Canyons foi muito positivo e animador, com destaque para o empenho dos gestores públicos para implantar os Planos Municipais de Turismo até setembro deste ano. É um passo muito significativo para esta região turística e que conta com a parceria fundamental da Amesc”, afirma. A diretora de Políticas Integradas do Lazer (PDIL) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Rosângela V. de Castro, que também integrou a comitiva, acrescenta que a aproximação com os municípios é muito importante para que cada vez mais as políticas de Estado estejam adequadas à realidade. “Foi muito gratificante conhecer um pouco mais da região e ver o trabalho que está sendo desenvolvido de forma integrada para impulsionar o turismo”, conclui.


JOÃO PESSOA


Os principais pontos turísticos de João Pessoa ganharam vários idiomas desde o início da Copa do Mundo. Afora os torcedores do México, Camarões e Japão, 
que ocuparam a hotelaria da capital paraibana, outras centenas de torcedores de diversos países estiveram na cidade, estrategicamente localizada entre duas cidades-sede (Recife e Natal). A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio-PB) avaliou que a ocupação dos hoteis da cidade apresentou uma elevação de 40%. A presença de estrangeiros em João Pessoa confirma pesquisa divulgada pela FIFA, de que um torcedor de Copa do Mundo visita pelo menos três outros destinos próximos à cidade onde está hospedado durante os intervalos dos jogos de suas seleções. Por isso, circulando pela cidade torcedores/turistas de países como da Costa Rica, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Gana, entre outros, que jogaram nas Arenas das Dunas, em Natal, e a de Pernambuco.


Além de movimentar o comércio, os torcedores estrangeiros são uma aposta de retorno, segundo avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. Uma das apostas dela já está em plena negociação e deve atrair turistas mexicanos no próximo verão. "Estamos negociando uma parceria com a operadora mexicana Sports & Events, integrante do Grupo Divis". O próprio vice-presidente da operadora, Felipe Cervantes, enalteceu as belezas naturais de João Pessoa, além da infraestrutura e segurança da cidade como fatores destacados entre os turistas mexicanos que ele trouxe para a Paraíba: “João Pessoa é um paraíso escondido e que os mexicanos estão descobrindo. Sem dúvida iremos trabalhar esse destino para as próximas férias de nossos clientes”, enfatizou o empresário. A excelente impressão de João Pessoa não teve apenas um olhar empresarial. 


Os turistas mostraram encantados com a cidade, a receptividade das pessoas, com as belezas naturais, com a gastronomia e a cultura representada pelo artesanato. Para Ruth Avelino, a presença de centenas de torcedores estrangeiros em João Pessoa é extremamente importante para a formatação de estratégias para atrair novos visitantes nos próximos anos. 


COPA AIRLINES


A companhia panamenha Copa Airlines, que representa uma das principais empresas aéreas de aviação comercial na América Latina, integra o time de expositores presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de negócios e turismo da região em número de participantes. Durante o Festival, marcado para os dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, o público poderá conferir todos os atrativos da empresa que oferece rotas para os principais destinos das Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe.


Operante há 13 anos no Brasil, a Copa Airlines apresentará na Capital paraibana a estratégica localização do Centro de Conexões das Américas, no Panamá. “Os elevados índices de pontualidade e a eficiência e agilidade das conexões no Panamá arrebataram os passageiros e permitiram à Copa Airlines consolidar-se como a melhor alternativa para destinos nas Américas”, destacou o presidente executivo da Copa Airlines, Pedro Heilbron. Segundo ele, o Centro de Conexões na cidade do Panamá reduz consideravelmente o tempo de viagem para os principais destinos internacionais oferecidos pela Copa Airlines, com tarifas competitivas.


Contando com rotas a partir de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus e Recife, a companhia oferece atualmente voos para 66 destinos em 29 países das Américas e o Caribe, além de outros 120 destinos internacionais por meio de acordos com outras companhias. “Os voos tiveram boa aceitação desde o princípio, com taxas de ocupação que superavam as expectativas iniciais”, completou Heilbron. 


Todas as novidades da Copa Airlines estarão presentes na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa. Além da companhia, outras importantes empresas aéreas também apresentarão atrativos para mais de mil agentes e operadores de turismo que comparecerão ao evento. Consolidado no calendário de eventos da Capital Paraibana, o Festival também contará com feira de exposição, rodada de negócios e diversas capacitações, além de atividades sociais, culturais e de lazer.


FESTURIS GRAMADO


Visando sempre potencializar a participação de destinos internacionais no Festival do Turismo de Gramado - FESTURIS, a organização do evento apresenta cada vez mais uma aproximação com o mercado turístico africano. Em 2014, Angola participará pela primeira vez do evento. Um dos lugares turísticos mais promissores da África e do mundo é composta por um aglomerado de belezas naturais e, distintas, proporcionam aos turistas atributos de lazer como o ecoturismo, esportes radicais, safaris fotográficos, esses são apenas algumas das vertentes do turismo no País. A cultura da música, das danças, dos artesanatos está expressa por cada coração e mãos dos africanos, a sensibilidade de demonstrar suas peculiaridades vem dos tempos antigos, sendo assim, torna uma viagem inesquecível mergulhando na história e na diversão. O País mostrará sua evolução no turismo nos últimos anos e um investimento gradativamente maior para apresentar suas belezas ao setor. Além de Angola, Quênia e a África do Sul também estarão presentes no evento.


Em 2013, mais de 650 mil turistas visitaram Angola, o que gerou cerca de 120 milhões de kz (Kwanzas), moeda angolana, que reflete em 1% de todo o PIB do país. O cenário angolano prevê para 2020 uma captação de cerca de 4,5 milhões de turistas. As perspectivas mais otimistas apontam para a captação de 6,1 milhões de turistas. Se isto ocorrer, o faturamento da indústria turística pode ultrapassar os 3% do produto interno bruto do país. 
Angola é caracterizada pela existência de uma grande potencialidade e diversidade de recursos turísticos mas que encontra como principais entraves, para o desenvolvimento do setor, uma mão-de-obra pouco qualificada muito dependente do exterior, complexidade na obtenção de vistos turísticos, elevados preços de alojamento e alimentação, um quadro legal desatualizado, reduzida oferta turística, baixa qualidade de serviços e estruturas de formação profissional.


EMPETUR 

A jornalista Maria Cláudia de Paula assume a Diretoria Comercial da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Cacau, como é conhecida, começou sua vida no segmento do Turismo em 2011 quando atuou como gerente de Captação de eventos internacionais no Recife Convention & Visitors Bureau. Em outubro de 2012 entrou no quadro de funcionários da Empetur como executiva sênior do Marketing Internacional, e em junho de 2013 assumiu o cargo de gestora do Marketing Nacional. Em seus quatro anos de contato com o turismo do Estado, já participou de grandes feiras nacionais e internacionais, ações com operadoras, agências de viagens e jornalistas do setor. 


“Temos como meta continuar a divulgar Pernambuco e com isso incrementar o fluxo de turistas tanto nacionais, quanto internacionais para o Estado. Queremos aproveitar a visibilidade que o Brasil está tendo para e oferecer os nossos melhores destinos e novos equipamentos turísticos que são de suma importância”, comenta Maria Cláudia. Com esta nomeação, outro importante cargo na Empetur foi assumido pela turismóloga Danielly Aguiar que passa agora a ser gestora do Marketing Nacional. Danielly faz parte do quadro de funcionários da Empetur desde 2002, ainda como estagiária. Em 2008, Danielly ocupou o cargo de executiva sênior do Marketing Nacional e em 2013 assumiu a Gerência do Regional.


BOTOX®


Toxina botulínica trata as rugas de expressão, que são aquelas marcas que a pessoa tem quando contrai a musculatura da face. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiadas com o método. A aplicação de botox também serve para a hiperidrose, que é o excesso de suor em algumas partes do corpo.