sexta-feira, 8 de agosto de 2014

21º AÇOR

21º AÇOR

     Clique na imagem para ampliá-la
  
Um dos distritos mais antigos de Florianópolis, o Ribeirão da Ilha, foi palco de homenagens nesta última sexta-feira. Pessoas, grupos e instituições que atuam na pesquisa, divulgação e preservação do legado cultural açoriano receberam o Troféu Açorianidade. A cerimônia aconteceu no salão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, marcando o lançamento do 21º Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que pela primeira vez acontece na capital catarinense. Promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Açor será realizado entre os dias 22 e 24 de agosto em Santo Antônio de Lisboa, distrito do norte da Ilha de Santa Catarina que também tem forte ligação com os Açores. A festa é uma realização conjunta do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com apoio cultural do Governo dos Açores.

Clique na imagem para ampliá-la

No lançamento da festa foram entregues 11 estatuetas, sendo nove alusivas às ilhas que integram o arquipélago português e um referente à Ilha de Santa Catarina, que carinhosamente é considerada a décima ilha açoriana. A Prefeitura de Florianópolis também será homenageada com o Troféu Açorianidade por conta de ser o município anfitrião e coorganizador da 21ª edição. Os agraciados foram indicados e aprovados em votação realizada pelo Conselho Deliberativo do NEA, que é integrado por 65 instituições responsáveis por preservar os traços da cultura açoriana e com sede no litoral de Santa Catarina (prefeituras, universidades, fundações e associações culturais). Já a estatueta que será entregue aos homenageados tem design assinado pelo artista plástico João Aurino Dias (Dão). 


CULTURA AÇORIANA

Clique na imagem para ampliá-la

Com entrada gratuita e aberta ao público, o 21º Açor tem como objetivo mostrar a originalidade e autenticidade da cultura açoriana no folclore, artesanato, danças, gastronomia e religiosidade. Em Santo Antônio de Lisboa, a festa vai reunir estandes culturais e gastronômicos, exposições fotográficas, mostra de vídeos, apresentações culturais, palestras e lançamentos de livros, entre outras atividades que contribuem para a divulgação, fortalecimento e valorização da cultura açoriana. Em 2014, representações de 27 municípios e 51 instituições do litoral de Santa Catarina devem apresentar produtos de referência regional açoriana. Também haverá participação de 15 escolas da rede municipal da Capital que aderiram ao projeto de capacitação promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos, além de centenas de artesãos que vão mostrar suas obras ao público.

Clique na imagem para ampliá-la

Durante os três dias de festa estão programados cerca de 50 apresentações folclóricas e dois shows musicais no encerramento das noites dos dias 22 e 23 de agosto. No sábado (23), às 10 horas, no Centro Histórico de Florianópolis, ocorrerá um desfile folclórico reunindo todos os grupos participantes da festa.
No domingo (24), às 9h30, será realizado o Encontro das Bandeiras do Divino e celebração de missa na Igreja de Santo Antônio de Lisboa, com a participação de seis cantorias e 19 bandeiras do Divino Espírito Santo de vários municípios. Além dessas atividades, o evento contará com uma praça de alimentação onde serão oferecidos quitutes e pratos típicos da culinária do litoral catarinense, juntamente com variada programação cultural. Desde que foi criada, em 1994, a Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina já foi realizada em Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Palhoça e Sombrio.


DIA DOS PAIS

Fantástico final de semana que ganhei de presente da família Infinity Blue que preparou uma programação super especial ao lado da família. Desafio pais e filhos, Banda de Rock anos 60 e 70 e Falcoaria (show de vôos com falcão e seu treinador), culinária espanhola com buffet de pratos regionais espanhóis. O chef do resort nos proporcionou um tour gastronômico nessa maravilhosa e aromática cozinha atlântica e mediterrânea ao som de música flamenca em uma atmosfera aconchegante e romântica. 

Clique na imagem para ampliá-la

Já no almoço de domingo foi a vez dos pratos da gastronomia contemporânea, com station de corte de costela fogo de chão e paleta de cordeiro assada ao aroma de especiarias. O barman preparava caipirinhas de frutas com cachaças selecionadas da própria adega do Infinity, música ao vivo com o melhor da música POP brasileira e internacional no Restaurante Blue Marine. O Spa também preparou um pacote especial com todas as mordomias: Day Spa do Vinho com Banho revigorante de vinho, hidratação capilar, massagem relaxante, reflexo terapia com escalda pés, almoço, lanche da tarde e degustação na banheira com uma taca de vinho. Realmente coisas que só o Infinity sabe fazer além de bem receber. Para ver todas as fotos clique aqui.

CANOAGEM ONDA

Clique na imagem para ampliá-la

A Praia do Rosa é sempre pura ferveção. Depois do Montain Do, vem aí no próximo dia 30 a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem em Onda 2014, no dia seguinte, 31, no mesmo palco, o Campeonato Catarinense de Long Board e Stand Up Padlle. A famosa Praia do Rosa não é só conhecido por suas boas ondas e belezas naturais, mas também pelos resorts, pousadas, bistrôts com altíssima gastronomia... Minha dica evidentemente é o Vida Sol e mar Eco Resort e Beach Vilage, de frente para o palco do evento e com uma estrutura invejável. As reservas podem ser feitas com a Sabrina (sabrina@vidasolemar.com.br). Não deixa para a última hora porque você vai dançar. 


Com realão ao campeonato, as vagas serão limitadas a 16 vagas para atletas waveski, 16 atletas do kayaksurf e 10 atletas do Shark Paddle. O valor da inscrição será de R$130,00 a primeira categoria e R$ 30,00 por cada uma das demais categorias disputadas. As pré inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto através do e-mail fabrica@supbless.com.br informando nome, modalidades, categorias e CPF. Caso esteja irregular no seu cadastro com a confederação, acesse: www.canoagem.org.br, link cadastro e se regularize. Para dúvidas relacionadas ao cadastro, entrar em contato pelo e-mail cadastro@cbca.org.br ou pelo telefone 41 3083 2600. A I Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Onda 2014 tem apoio da Fecesc - Federação Canoagem do Estado de Santa Catarina, Pousada Fazenda Verde do Rosa, Shark Paddle e RPF Kayaks. Uma realização de ALI - Associação de Longboard de Imbituba e CBCa - Confederação Brasileira de Canoagem. Patrocínio de BLESS SPORTS, TRUZZ e New Impact.

RESGATE BALEIA FRANCA

Clique na imagem para ampliá-la

Enrique Litman, presidente do Instituto Baleia Franca, juntamente com a APA, em parceria com a Capitania dos portos de Laguna,Policia Ambiental de Laguna e Karina Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto Baleia Franca realizaram um resgate exemplar de uma Baleia  Franca adulta e um filhote dentro do Rio Tubarão em Laguna. Elas tinham encalhado dentro do rio.


PRAIA DO ROSA DEL VINO


A vida vale a pena ser brindada. No inverno, então...  Por isso, a Praia do Rosa promove, nos três últimos finais de semana de agosto, de 15 a 31, o evento “Praia do Rosa Del Vino”. Uma série de encontros com descontos especiais em restaurantes e pousadas da Praia do Rosa, para que os amantes dos bons vinhos e da boa comida possam curtir os dias frios em clima de serra, à beira-mar. Um evento que reúne gastronomia e turismo na bela Praia do Rosa, lugar ideal para curtir os dias ensolarados à beira-mar e noites românticas num clima serrano repleto de boas ofertas gastronômicas e hospedagens  aconchegantes.


Cada estabelecimento associado à ACIM/Núcleo de Turismo Sustentável da Praia do Rosa está preparando sua programação especial, com temas variados, como Vinhos Nacionais, Vinhos da Serra Catarinense, Vinhos Gaúchos, Vinhos Chilenos, Vinhos Franceses, Vinhos Uruguaios, Vinhos Argentinos, Vinhos Franceses. Palestras com enólogos, minicursos, harmonizações e degustações integram a programação.


Na Praia do Rosa, em Santa Catarina, você pode se dar ao luxo de não ficar em dúvida entre curtir o melhor da serra ou do mar: lá você encontra ambos no mesmo território. O badalado point praiano do Sul do Brasil cada vez mais atrai turistas fora da temporada de verão. As peculiaridades da geografia local e a ampla oferta de hospedagem, restaurantes e bares, que seguem funcionando a todo o vapor, fazem do Rosa um destino a ser visitado em qualquer época do ano. Além das belezas naturais, a união dos empresários locais e os princípios de sustentabilidade que os une fizeram da Praia do Rosa uma das 30 baías mais belas do mundo - o Rosa é o único destino nacional que faz parte do seleto grupo internacional Clube das Baías Mais Belas do Mundo, que conta com a chancela da UNESCO.
Para saber mais sobre a Praia do Rosa acesse o site: www.praiadorosa.imb.br

Conceitualle - Balneário Camboriú

VIVA CIRANDA

Clique na imagem para ampliá-la

Para celebrar o sucesso conquistado durante os seus quatro anos de atividade e anunciar novidades, na última sexta-feira aconteceu o relançamento do Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville. O evento foi realizado no Rancho Alegre, propriedade localizada na região do Piraí e participante do Viva Ciranda. Os convidados foram recepcionados com um café rural, especialmente preparado pelos produtores rurais.  Uma das ações apresentadas no evento, foi o ônibus do Viva Ciranda. O veículo foi oferecido à Fundação Turística pela empresa de transportes Gidion e será utilizado pelos alunos da rede municipal de ensino, para as visitas pedagógicas nas propriedades rurais.

Clique na imagem para ampliá-la

Outra novidade que marcou o relançamento do Viva Ciranda foi o Passaporte Rural Escolar. Elaborados em forma cartões postais que retratam as belezas das cinco regiões rurais de Joinville, os Passaportes foram entregues às escolas das redes pública e particular.  Em cada visita realizada, a escola vai receber um carimbo, no passaporte correspondente à sua região. Quando a escola tiver os cinco cartões totalmente carimbados, será presenteada com uma diversificada cesta de produtos coloniais.  Além das novas ações, o relançamento do Viva Ciranda apresentou os resultados obtidos com o projeto, desde a sua criação, em 2011.


RETORNO AOS PRODUTORES

A propriedade Vale das Nascentes, na Estada do Quiriri, é uma das 15 propriedades participantes do Viva Ciranda e participa do projeto desde o início das suas atividades. Para a proprietária, Sueli Bail, o trabalho representa uma forma de realização profissional e pessoal. O retorno financeiro é outro aspecto positivo destacado pela produtora. O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.  No ano passado, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertação da pedagoga e mestre em Desenvolvimento Rural, Angela Luciane Klein. Em 2012, o projeto foi apresentado no guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.


INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

A casa da mãe joana analisa projeto que permite a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na infraestrutura turística de estados e municípios (PL 6876/13). Atualmente, a Lei 8.036/90 prevê aplicação dos recursos apenas em habitação, saneamento e infraestrutura urbana. O autor da proposta defendeu o investimento em infraestruturas, públicas e privadas, em treinamento e no aperfeiçoamento da oferta de serviço, para acomodar e divertir o turista, bem como em publicidade e divulgação. Segundo o parlamentar, o poder público deve impulsionar o investimento na infraestrutura turística pública, por meio de fontes de financiamento de baixo custo e longo prazo, para permitir aos estados e municípios desenvolverem seus potenciais de atração turística. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Esporte e Turismo; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ARGENTINOS NA PARAÍBA

Clique na imagem para ampliá-la

Mais um grupo de 13 agentes de viagens argentinos que têm parceria com a operadora Turismo Tourmed chegou a João Pessoa para participar de mais um famtour. A ação engloba a capacitação e visitas dos profissionais aos principais pontos e equipamentos turísticos do litoral paraibano. O objetivo da ação, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, é dar continuidade às ações promocionais de divulgação e comercialização do Destino Paraíba, iniciada desde 2011 pela estatal do turismo, por meio de parcerias com o trade paraibano. A visita visa promover o destino turístico Brasil no mercado argentino em João Pessoa, passando pelo Litoral Sul e Norte. Integram o grupo profissionais das agências Grupo Mas, Conexia, Rosella Tours, Maguitur, Dubai Viajes, Saul Turism, Gerencia de Viajes, Himalaya, Ola Operadora Mayorista, Lan Chile, Boscatto, Lozada Viajes e Tourmed DMC.


A Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para o Destino Paraíba, segundo o Setor de Estatísticas da PBTur. “É um dos mercados que têm recebido atenção na promoção turística da Paraíba, por meio de realização de workshops promovidos nas cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires”, enfatizou Ruth Avelino. A executiva da PBTur reiterou, ainda, que o objetivo em participar desses eventos é promover a Paraíba para o público final e profissional, visando o aumento do fluxo turístico para o destino. “Ação como o famtour é importante, porque os agentes de viagens podem vivenciar nossas cidades de perto e, a partir daí, 'vender' com mais propriedade com mais empolgação”, afirmou.


DESTINO PARAÍBA


As ações de divulgação do ‘Destino Paraíba’ serão intensificadas na região Sudeste neste mês e a pauta de eventos está lotada, segundo informou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino. até o dia 28 deste mês, os principais roteiros paraibanos estarão sendo divulgados no Rio de Janeiro (RJ), cidades do interior de São Paulo e em Juiz de Fora e Belo Horizonte (MG). Neste último sábado a estatal reuniu cerca de 150 agentes de viagens da Operadora MGM, uma das principais do país, para treinamento sobre o destino. Essa ação tem a parceria da Associação Brasileira dos Hoteleiros, secção Paraíba (ABIH-PB). De acordo com Ruth Avelino, a programação de ações terá continuidade na próxima quarta-feira (13), na Operadora New It, também no Rio de Janeiro, e em Juiz de Fora (MG). Em seguida, nos dias 15 e 16, a PBTur participará com um estande da Feira de Negócios da Avirrp, em Ribeirão Preto (SP), com acesso grátis para todas as prefeituras paraibanas interessadas em estar divulgando seus roteiros, assim como hoteleiros e agentes de receptivo.

Clique na imagem para ampliá-la

A Feira da Avirrp (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto) é considerada uma das mais estratégicas para a divulgação de destinos em São Paulo, considerado o maior emissor de turistas para o Nordeste. Mais de mil agentes de viagens aderiram às caravanas que seguirão ao evento. As caravanas são formadas por profissionais de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio, Rio Grande do Sul e Goiás, que terão transporte gratuito saindo de 22 cidades, além de outras 24 cidades paulistas. Roadshow – Ainda de acordo com o calendário de ações, nos dias 18 a 21 será promovido um Roadshow pelo interior de São Paulo (as cidades serão divulgadas ainda esta semana), numa ação da ABIH-PB com apoio da PBTur, Sebrae, Convention Bureau de João Pessoa, entre outros parceiros. Fechando as ações do mês de agosto, o Destino Paraíba estará presente na Minastur, que será realizada no dia 28 no Minascentro, em Belo Horizonte. A PBTur terá um estande próprio para a participação dos representantes do trade. O evento conta com expositores nacionais e internacionais, dos setores de operadoras, destinos turísticos, hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, entre outros.

BRAZTOA NO FESTURIS JPA


Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), estará presente na quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, na Capital paraibana. Com um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os mil agentes esperados nesta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Além disso, as operadoras participantes oferecerão uma grade bastante diversificada de capacitações durante todo o evento. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão as empresas Abreutur, CVC, Firstar, Flot,  Flytour, Nascimento, Sanchat e RCA. “Temos excelente referência do Festival do Turismo de João Pessoa, por meio de nossos associados que já conhecem a feira. Esta será uma boa oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste”, destacou o presidente da Braztoa, Marco Ferraz.


COLETIVA A IMPRENSA

Na data que antecedeu 70 dias da sua quarta edição, o Festival do Turismo de João Pessoa realizou uma coletiva de imprensa para apresentar o maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes. Realizado na última quinta-feira (7), às 12h, no restaurante Sal e Brasa, na Capital paraibana, o evento reuniu parceiros, expositores e profissionais da imprensa da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na ocasião, os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa apresentaram os resultados da última edição, como também os objetivos e programação do evento, que prevê a participação de mais de mil agentes e operadores de turismo de todo o País. A quarta edição acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa.


Durante a coletiva de imprensa, foram apresentados os números da última edição do evento, que recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo. Representando o Governo do Estado de Pernambuco, que apoia o evento pelo quarto ano consecutivo, a executiva de marketing da Empetur, Danielle Aguiar, acredita que o resultado da última edição do evento só confirma o status que o Festival vem conquistando na região e a nível nacional. “O Destino Pernambuco acredita muito no evento, e nós sempre temos uma participação de destaque em todos os anos, pois temos certeza que hoje o Festival do Turismo de João Pessoa é o melhor do segmento no Nordeste”, afirmou.


CAPACITAÇÕES

Divulgando a programação do Festival, que neste ano contará com a novidade de oito salas exclusivas de capacitação para o segmento, o diretor comercial do evento, Cláudio J. S. Júnior, destacou durante a coletiva a presença de importantes empresas internacionais em um dos corredores exclusivos do Festival. “Nós teremos expositores dos Estados Unidos como a Universal, Hard Rock Hotel e Visit Orlando, além de outras empresas internacionais que o Festival irá trazer pela primeira vez para a região”, confirmou.

AGENTES & OPERADORES

Voltado exclusivamente para agentes e operadores de turismo, o Festival do Turismo de João Pessoa apresentará em sua quarta edição uma estrutura com mais de 150 stands, e receberá importantes empresas do setor como hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda conta com diversas capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer em sua programação. O Festival do Turismo de João Pessoa conta com o apoio da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – PB), ABAV–PB (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Sebrae-PB, Fecomércio, Governo do Estado da Paraíba, Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Prefeitura Municipal de Campina Grande. O evento é realizado e organizado pela Sophistique Eventos, com co-realização do Convention Bureau de João Pessoa e com co-organização da Uptodate Eventos.

FESTURIS GRAMADO


Machu Pichu é presença confirmadíssima no 26º FESTURIS de Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. A dica que fica é que para contemplar paisagens de tirar o fôlego, não é preciso ir longe! O Peru tem uma grande variedade de atrações, e a cultura inigualável do país conquista turistas do mundo inteiro com suas belezas, que vão além da incrível Machu Picchu.

CARAVANAS INTERNACIONAIS



A tradicional recepção que o Festuris faz aos agentes de viagens, operadores e jornalistas, especializados em turismo internacional, revela nesta edição roteiros criativos pelo Rio Grande do Sul. Dentre as acolhedoras cidades que se engajam para idealizar diferentes roteiros e consolidar ainda mais as caravanas internacionais, está Garibaldi. Em entrevista exclusiva, a secretária de turismo Ivane Fávero ressalta a importância de receber visitantes de outros países e o diferencial da região. “O Festival de Turismo de Gramado, através do trabalho incansável da Marta, do Eduardo e do Marcos, com a toda equipe, exerce um importante papel na promoção de nosso Estado para o mundo. Receber as caravanas com agentes de viagens e jornalistas dos mais diversos países, além das caravanas nacionais, possibilita que nos divulguemos para destinos emissores onde teríamos dificuldades de nos promover isoladamente. Os integrantes das caravanas, além disso, contribuem com seu feedback para a oferta turística local, auxiliando na qualificação constante de nossos produtos e serviços turísticos”, declarou Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi.


Reconhecido pela hospitalidade de seus habitantes, o Rio Grande do Sul apresenta uma diversificada proposta turística. As cidades da Serra se destacam pelas belezas naturais, delícias da gastronomia, além do conforto e do acolhimento aos visitantes. Ao receber as caravanas internacionais, o município de Garibaldi costuma intensificar a divulgação de seus principais atrativos, como a Rota dos Espumantes, que passeia por 20 vinícolas, o passeio de Maria Fumaça, divertido e regado a vinho, espumante e música tradicional, e a Estrada do Sabor, um diferente roteiro onde, além de ótima comida, é possível apreciar as belezas do interior.