terça-feira, 2 de setembro de 2014

COMBUSTÍVEIS

COMBUSTÍVEIS


Mais uma fez fica comprovado a mentira desvalada do governo petralha. Vamos comentar apenas sobra a nossa suposta "auto suficiência em petróleo". Se o País fosse sério o álcool deveria estar custando no máximo R$ 1,00 e teríamos gasolina sobrando, todavia as importações brasileiras de petróleo e derivados somaram 2,976 bilhões de dólares em agosto, 24,7% superior ao valor importado no mesmo mês do ano passado. A informação é do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. As compras de gasolina e diesel no Exterior, realizadas em sua grande maioria pela Petrobras, têm trazido prejuízo aos resultados da empresa nos últimos anos. Isso porque a estatal vende os produtos no País por valores inferiores aos praticados no Exterior.  Você pretende manter esses "governantes" no poder?


DANÇA DE SALÃO 


Santa Catarina ganhará mais um evento nacional dedicado à dança neste ano. A primeira edição do Salão Arena – Congresso de Dança de Salão de Florianópolis reunirá participantes de vários estados dias 13 e 14 de setembro para uma agenda de workshops, apresentações, aulão, bailes e concurso. As atividades ocorrerão da manhã à noite, alternando-se em diferentes endereços da cidade. A novidade proporcionará ainda um encontro raro, e inédito na capital catarinense: Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa e Jomar Mesquita, três grandes referenciais da dança de salão brasileira na atualidade, integrarão a equipe de 15 professores que ministrarão aulas de técnicas e ritmos diversos no Lira Tênis Clube. Os alunos serão divididos em turmas específicas para profissionais, praticantes e os que nunca dançaram. É lá também que será realizado o Arena Open, um desafio-surpresa, seguido do baile de encerramento.


O inusitado da programação fica por conta do Baile Arena, que levará o público a interagir com os dançarinos no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Um baile com a apresentação de atrações convidadas, onde todos vão ao palco e ninguém fica na plateia. Já na Cenarium Escola de Dança, DJs animarão o After Arena, a festa de confraternização que vai até a madrugada.
A venda de pacotes completos está no segundo lote e os valores variam de acordo com a categoria da turma, podendo o pagamento ser parcelado pelo sistema PagSeguro. Incluem workshops, camiseta oficial do evento e ingressos para o Baile Arena, Arena Open e After Arena. É possível comprar um pacote somente com entradas dos bailes ou ainda adquiri-las individualmente, como também matricular-se em aulas avulsas.


O diferencial deste congresso começa pelo Baile Arena, quando dançarinos e plateia estarão ocupando o mesmo espaço do teatro. A intenção é substituir a distância e a visão frontal limitada pelo palco italiano pela proximidade e interação oferecidas pelo palco do tipo arena, reproduzindo o ambiente de um grande salão de baile, com mesas, cadeiras e pista de dança. “Comecei a imaginar como poderia fazer o público ter maior contato com o palco e como seria a dança de salão encarar o palco de outra maneira. Parece simples, mas não é. São outros limites, outras referências, novas expectativas”, explica a professora e coreógrafa Aline Menezes, criadora do projeto.


A ideia de misturar no tablado do teatro quem apresenta e quem assiste a um espetáculo de dança de salão vem sendo maturada há dois anos. Em 2013, foi feita a primeira experiência no Teatro Governador Pedro Ivo, servindo como piloto para ser inserido no Salão Arena. Durante os workshops, ao contrário, a divisão dos alunos por nível de desenvoltura é bastante evidente. A aulas com duração de 60 a 90 minutos serão direcionadas separadamente aos profissionais de palco e de ensino, aos que já conhecem e querem se aprimorar na dança de salão e aos iniciantes. Mais informações www.salaoarena.com.br. 


FESTIVAL DE CINEMA ATUANTE

Com a exibição dos curta-metragens "É pra copiar?", “Elos”, “O que você faria?” e “Le Rêve”, Florianópolis recebe o Festival de Cinema Atuante nesta próxima exta-feira (5), às 20h. O evento, realizado em quatro cidades do Estado, tem o objetivo de estimular a cultura cinematográfica em Santa Catarina e criar uma nova possibilidade para atores executarem sua arte e terem um contato direto com a prática do cinema. O festival é realizado em quatro cidades de Santa Catarina e Florianópolis é a terceira a receber. No dia 12 de agosto, mais de 100 pessoas apreciaram o evento no Galpão de Teatro Ajote, em Joinville. 


No dia 23, foi a vez da cidade de Blumenau sediar o festival, na Ballroom Centro de Danças. Depois de Florianópolis, a cidade de Balneário Camboriú será a contemplada. O festival é composto por quatro curtas-metragens gravados com atores da JP talentos.  Nos filmes, são abordados assuntos variados, mas com a temática motivacional, o que, segundo o preparador de atores Jeam Pierre Kuhl, tem o objetivo de levar ao público uma mensagem otimista e de reflexão sobre comportamentos e vivências.


TRABALHO E FORMAÇÃO

Todos os curta-metragens exibidos têm a direção do preparador de atores e consultor artístico Jeam Pierre Kuhl, que também está fechando turma para o curso de interpretação para TV, cinema e teatro, que será realizado aos sábados. O curso tem duração de um ano e habilita os futuros atores para retirar o registro profissional. A idade mínima para participar da formação é de 15 anos. As inscrições estão disponíveis no site www.jptalentos.com.br.



O MUNDO NA ABAV


Faltando pouco mais de 20 dias para o início da 42ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo, que acontece de 24 a 28 de setembro, o evento já conta com a presença de um público originário de 640 cidades de todo o mundo. O universo de inscritos inclui participantes de diferentes nacionalidades – com destaque para a presença de visitantes de países como, por exemplo, o Sudão.


“A participação de visitantes profissionais dos cinco continentes ressalta a condição de referência internacional conquistada pelo evento e ratifica a Abav Expo como cenário ideal para a concretização de negócios e interação com o mercado turístico brasileiro”, comemora o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. Em âmbito nacional, todos os estados brasileiros estarão representados. “No total, participantes de 433 municípios já efetuaram sua inscrição. A tendência é de que este número cresça expressivamente até a véspera do evento”, revela o dirigente da entidade.


PRESIDENCIÁVEIS NA 42ª ABAV EXPO



Sob o tema “O futuro do Turismo no Brasil: Visões da OMT, do Ministério do Turismo e dos candidatos à Presidência da República”, a segunda plenária do 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens está agendada para o dia 25 de setembro, das 10h30 às 12h. O debate já tem confirmada a presença de Márcio Favilla Lucca de Paula, diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo (OMT), e do ministro do Turismo, Vinicius Lages. A mediação caberá ao presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.

TENDÊNCIAS DO SETOR

Na oportunidade, os participantes vão discorrer sobre as tendências do setor e seus reflexos no mercado turístico brasileiro. A dez dias das eleições presidenciais, a plenária também contará com a participação dos três principais candidatos à Presidência da República ou seus representantes, tendo como objetivo oferecer o espaço necessário para que exponham suas propostas relacionadas ao setor, caso sejam eleitos. Apresentados em ordem alfabética, cada debatedor terá 15 minutos para sua explanação.  Ao final, o moderador formulará algumas perguntas relacionadas com os principais anseios do setor, encaminhadas antecipadamente após confirmação de presença. A visita à feira, no encerramento, é facultativa.  


Márcio Favilla Lucca de Paula, da OMT, apresentará dados globais, expectativas para a indústria de viagens e possíveis impactos na economia nacional. Já Vinícius Lages abordará o Plano Nacional de Turismo (2015-2020). Entre outros itens, o ministro apresentará os programas e objetivos a serem alcançados; as estratégias para incrementar a geração de divisas e a chegada de turistas estrangeiros; formas para melhorar a qualidade e incrementar a competitividade do turismo brasileiro; e planos do turismo nacional em relação aos megaeventos.  O 42º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens será promovido entre os dias 24 e 26 de setembro, inteiramente dedicado ao trade de turismo, de forma a possibilitar a troca de experiências e a ampliação de conhecimento, além de fomentar o debate acerca de temas relacionados ao cotidiano dos agentes de viagens.


FESTIVAL DE TURISMO JPA


O profissional do turismo já pode se inscrever, por meio do site oficial do evento (http://www.festivalturismojoaopessoa.com.br/), para participar da quarta edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes, marcado para os dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa.


ARTESANATOS QUILOMBOLAS

O portal do Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br/turismo/noticias) destaca a Paraíba com reportagem sobre as culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae.


As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. O texto da reportagem indica quatro passeios para os turistas que visitarem o litoral entre João Pessoa, Conde e Pitimbu: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi por retratarem a diversidade do litoral paraibano. A Quinzena Cultural é realizada em Pitimbu, sempre no segundo sábado de cada mês. 


De acordo com o texto, o evento tem por objetivo resgatar e valorizar os saberes da população local. É a oportunidade para artistas e grupos folclóricos (artesão expõem e vendem seus trabalhos em barraquinhas). A reportagem cita o exemplo de Daurenice Pereira dos Santos, ou dona Nice como ela é conhecida. A paraibana que vive em Tambaba, no Conde, participou de oficinas e recebeu consultoria do projeto Talentos do Brasil Rural. “Depois de entrar no projeto, dona Nice viu a renda familiar subir de menos de um salário mínimo para cerca de R$ 2 mil. As frutas e produtos do Sítio Pontes, antes vendidos na feira ou para atravessadores, atualmente integram as mesas de restaurantes badalados.


CONGRESSO DE ENOTURISMO

Entre os dias 8 a 10 de outubro acontece o o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo da Serra Gaúcha. As inscrições já estão abertas. Para participar, basta acessar o site www.congressoenotour.com.br, no menu “Inscrições”. O investimento é diferenciado para estudantes, profissionais e grupos. Com o tema “O Composto da Oferta Enoturística”, a programação, que envolve as cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Garibaldi, contempla uma série de palestras e visitas guiadas a roteiros enoturísticos.


O quadro de palestras contará com painéis que abrangem toda a cadeia do enoturismo. Dentro dessa proposta, os painéis contarão com palestrantes da Europa e América Latina, com o objetivo de debater as práticas do setor no velho e novo mundo. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sindicato de Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS/Região Uva e Vinho), Bento Convention Bureau e Associação de Turismo da Serra Nordeste. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.

ITINERANTE

De caráter itinerante, o Congresso Latino Americano de Enoturismo é realizado desde 2010, e visa a discussão das ações relativas ao turístico na América Latina. As duas primeiras edições ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2013, o evento foi realizado junto ao V Seminário Wine Tourism, na Argentina, com programação envolvendo Mendonza, Luján de Cuyo e Maipú. Agora, em 2014, retorna a Serra Gaúcha, contemplando cinco municípios. 


Nesta edição, pensando na comodidade dos congressistas, o 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo apresenta inovações. Uma delas é o site, disponível em Português e Espanhol. Mais completo, conta com diversas opções de navegação, inclusive um histórico das edições anteriores do evento. Além disso, a página permite que os inscritos realizem o pagamento online no ato da inscrição, através do sistema Pag Seguro. A edição lançou, ainda, uma página no Facebook, onde os participantes encontram informações gerais sobre o evento, palestrantes, municípios envolvidos e sobre o universo do vinho. Para conferir, acesse Facebook/CongressoLatinoAmericanodeEnoturismo.


TUDO AZUL


Os voos da Azul para os Estados Unidos estão liberados para decolar! A Anac aprovou o pedido da companhia para as rotas de Campinas a Fort Lauderdale, vizinha a Miami, e Orlando. os voos diários para as duas cidades terão início em dezembro e a expectativa é que a companhia inicie a venda das passagens em poucos dias. Segundo o pedido aprovado pela Anac, no dia 1º de dezembro a Azul começa a voar para Fort Lauderdale e no dia 15 de dezembro para Orlando. Ambos os voos sairão do novo terminal do aeroporto de Campinas em aviões Airbus A330-200. Além dos voos diário para Orlando (voos 8706 e 8707) e Fort Lauderdale (8704 e 8705) que terão início em dezembro, a Anac aprovou um segundo voo para a vizinha de Miami, às quartas, sextas e domingos, com início no dia 4 de janeiro. O segundo voo para Fort Lauderdale, às quartas, sextas e domingos, sairá de Campinas às 11h45, com chegada à Flórida às 20h25. No sentido oposto ele sai de Fort Lauderdale à meia noite e chega às 8h40 a Viracopos.


FEBRACHOCO


Feira Brasileira do Mercado de Chocolates, que acontece de 10 a 12 de setembro junto ao Serra Park, está trazendo o mercado do chocolate para seu encontro mais importante em Gramado, cidade onde nasceu o chocolate, criado com seu pioneiro, Jayme Prawer em 1975. Desde então o chocolate de Gramado evoluiu e tornou-se modelo de negócio como chocolate artesanal. Encontro oficial do chocolate brasileiro, a Febrachoco conta com o apoio da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados e integra o Projeto “Chocolate Premium do Brasil”, que opera para formatar o segmento Premium, contribuindo para que o país tenha o seu chocolate reconhecido como um dos melhores do mundo.