terça-feira, 16 de setembro de 2014

EDUCANTUR EM FRAIBURGO

VERGONHA


O "jeitinho brasileiro" de levar vantagem em tudo e de mamar nas tetas da governo e sendo pago as nossas custas realmente é uma vergonha. Se formos verificar quem realmente merece estar lá, em relação aos "apadrinhados" entenderemos o porquê da  Universidade de Southampton, no Reino Unido, reclamar da falta de dedicação de estudantes brasileiros bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras. No último fim de semana, os bolsistas na instituição receberam um e-mail da Science without Borders UK (SWB UK), parceira internacional do programa no Reino Unido. A mensagem dizia que a instituição cogitou "deixar de oferecer estágios para estudantes no futuro". O estágio é um componente central da bolsa e também um elemento obrigatório. O e-mail, enviado sábado a todos os bolsistas na instituição, diz que o SWB UK foi "contactado pela Universidade de Southampton devido ao número considerável de reclamações das faculdades em relação ao comparecimento e à aplicação nos estudos".

DECEPCIONANTES


Outro trecho diz: "é muito decepcionante, para nós, ouvir da universidade que os resultados têm sido bastante baixos e que os estudantes não têm se esforçado. Eu entendo que isso não se aplica a todos vocês, no entanto, para aqueles que estão nessa situação, gostaria de pedir que se esforcem mais e que cumpram todos os compromissos firmados, incluindo reuniões com o supervisor do projeto para monitorar o progresso". Na mensagem, o SWB UK informa ter pedido à universidade os nomes dos bolsistas que não estão se dedicando o suficiente. Existe a possibilidade de eles terem que devolver o que receberam do programa.

TOP


A universidade, localizada na cidade de Southampton, na costa sul do Reino Unido, está no topo de rankings de instituições voltadas para a pesquisa. No ano passado, recebeu 38 estudantes brasileiros pelo Ciência Sem Fronteira – a mensagem foi endereçada a eles. No final deste mês, a instituição recebe, por mais um ano, 33 alunos brasileiros. Denise Leal foi uma das bolsistas que receberam o recado. "A maioria dos estudantes que estão participado do programa não se engaja muito porque o governo brasileiro não exige nada em troca. Não cobra nada!", disse Denise, que cursa engenharia civil. "A gente foi meio que solto aqui. Quer estudar, estuda. Não quer estudar, viaja, porque o governo paga e não cobra resultado. O dinheiro dá e sobra, então eles preferem viajar e faltar às aulas porque não tem presença, chamada", acrescentou. Os casos de estudantes que usam o dinheiro da bolsa para fins não acadêmicos não se restringem, entretanto, a Southampton.

EDUCANTUR EM FRAIBURGO


O majestoso Hotel Renar será mais uma vez palco de um grande evento. O lançamento na Rota da Amizade do Projeto Educantur, criado há quatro anos, com base em estudos sobre sazonalidade, no Estado de Santa Catarina e sobre educação fora da sala de aula. Este é um projeto que irá fazer uma grande diferença para as escolas e o turismo e por isto não estão sendo medi?do?s esforços para executar o projeto através de um site de financiamento coletivo. Esta é uma pratica muito usada nos Estados Unidos e na Europa por criadores de  projetos, para que sejam viabilizados.


O EDUCANTUR precisa da ajuda dos hoteleiros, escolas, restaurantes, entidades de classes, enfim, de todo o Trade de Turismo para melhorar as condições do estudo e do turismo em Santa Catarina e consequentemente do Brasil.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR NA EXECUÇÃO DESTE PROJETO ?


Você deve fazer uma doação para que se possa ter o montante que se necessita para a implantação do projeto. Basta entrar no site de financiamento coletivo:  http:// catarse.me/educantur.  Faça sua doação, do valor que puder, ninguém ficará sabendo quanto você doou. De lá mesmo divulgue em sua rede social que você doou, isto é muito importante, para que mais pessoas sigam o seu exemplo e deem um verdade upgrade em nosso turismo. Todos sairão ganhando. Todo o doador, que não optar pelo anonimato no site, terá seu nome reconhecido no material didático dos alunos que circulará nas escolas de todo o Brasil. Os doadores serão apoiadores deste projeto e terão direito a voto para definir as escolas publicas que serão brindadas com este projeto. É somente com a ajuda de todos que conseguiremos diminuir a sazonalidade, beneficiar as escolas publicas do Estado e qualificar o turismo, com este magnífico projeto.


SERRA CATARINENSE


Uma iniciativa da ABIH-SC junto com o Senac reuniu os 18 municípios da Serra Catarinense em prol do fomento do turismo. Após três oficinas de capacitação com o trade turístico, a região serrana terá pela primeira vez um Calendário Regional de Eventos. A finalização das oficinas aconteceu nesta semana, dias 16 e 17 de setembro, em São Joaquim, dando sequência ao projeto de interiorização da entidade. Em parceria com o Senac e apoio da Fecomércio, a ABIH-SC busca capacitar o trade turístico e os meios de hospedagem das 10 regiões turísticas catarinenses.


A ação teve início em maio deste ano, quando a diretoria da ABIH-SC se reuniu com representantes das principais cidades da região, para organizar as melhores datas para as oficinas. A primeira, chamada Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos, foi realizada em julho, quando participaram as cidades de Urubici, Lages, São Joaquim, Rio Rufino, Bom Retiro, Urupema e Bom Jardim da Serra. Em seguida, os representantes tiveram o dever de casa de compilar e organizar as informações de cada cidade para formatar o calendário turístico do destino Serra Catarinense. No decorrer das reuniões entre os representantes, mais cidades foram aderindo à ação e hoje todos os 18 municípios da região estão envolvidos.


O fechamento da Oficina de Elaboração de Calendário de Eventos fois neste último dia 16. Em seguida, dia 17, houve Oficina de Roteirização e Pacotes Turísticos. O objetivo desta ação foi a elaboração de um calendário para promover e divulgar os eventos e a oferta turística atual. “Essa é a terceira vez que subimos a Serra junto com o Senac e percebemos uma grande evolução na integração das cidades. Até então, muitas cidades não conversavam entre si e agora estão trabalhando todas juntas para fomentar o turismo da Serra Catarinense. E esse sempre foi nosso principal objetivo e estamos muito contentes com os resultados até aqui”, comemora Samuel Koch, diretor-presidente da ABIH-SC.


O resultado das oficinas será apresentado dia 18 de setembro durante o ABIH-SC Road Show, o segundo grande evento da entidade no interior do Estado, após a edição do Vale do Contestado, dia 11 de setembro. O evento irá apresentar vantagens, produtos e serviços aos meios de hospedagens, bem como as parcerias recentes, feitas pela ABIH-SC, que beneficiam o setor. O principal objetivo é aproximar o segmento hoteleiro e criar um canal de comunicação entre os meios de hospedagem e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia de Santa Catarina – CREA SC, que estarão presentes ministrando palestras.
“Nosso grande intuito com todas essas ações é levar a ABIH-SC para perto dos hoteleiros, capacitando-os e, com isso, ajudando a desenvolver o turismo de nosso Estado”, explica Samuel Koch. 


WINE AND FOOD FESTIVAL 2014


A vinícola Villa Francioni lança nesta quinta-feira, 18 de setembro, no Rio de Janeiro, o vinho Juarez Machado, durante a Feira Show  que faz parte da programação da Rio Wine and Food Festival. Este ano o evento acontecerá no Clube Naval Piraquê. O  artista plástico catarinense,  buscou inspiração em São Joaquim, na sede da Villa Francioni, para criar a série de rótulos exclusivos para o vinho que leva o nome dele. O tema aborda os cinco sentidos (olfato, tato, paladar e visão) além do universo exterior e interior, num total de 7 rótulos diferenciados. A partir das telas pintadas pelo artista, foram feitas as reproduções para os rótulos.


Além das ilustrações, Juarez Machado também compôs um poema que está no contra-rótulo de cada garrafa. A elaboração do vinho Juarez Machado coube ao enólogo Orgalindo Bettú, que está na empresa desde a fundação, no ano 2000. O rótulo foi produzido com quatro diferentes uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec, a safra é 2007. O vinho de potente estrutura é complexo e equilibrado, lembra os sabores de café torrado. Permaneceu em estágio mínimo de 15 meses em barris de carvalho francês. O teor alcóolico é de 14%.  Harmoniza com carnes assadas ou em molhos bem condimentados. Além da presidente do conselho da Villa Francioni,  Daniela Borges de Freitas, o filho do artista plástico, João Machado, estará representando o pai no evento de lançamento. 

6º BALNEÁRIO SABOSORO

A 6ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso acabou de sair do forno. Na tarde desta última segunda-feira, 15, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau divulgou a data de realização do festival em 2015, que acontecerá entre os dias 9 e 26 de julho. Serão 18 dias para o público se deliciar com o que de melhor se oferece em gastronomia na cidade de Balneário Camboriú e região. Na oportunidade, também foi aberto o período de adesão dos estabelecimentos gastronômicos, que se encerra em 10 de outubro. Na 6ª edição também vai acontecer a Programação Paralela, com aulas shows, palestras e parceria confirmada com o Sebrae, Univali e Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo.


O evento reuniu representantes de restaurantes que participam do festival desde a 1ª edição, outros que iniciaram ao longo dos anos e ainda, quem estava ali para conhecer a proposta. Muitos já aderiram ao festival naquele momento e a Presidente do Convention Bureau, Margot Rosenbrock Libório enfatizou a importância do planejamento com antecedência, tendo em vista que no período de alta temporada o foco é o atendimento dos milhares de visitantes que a região recebe. “O Balneário Saboroso está mostrando que é possível motivar o fluxo de turismo em outros períodos do ano. Queremos fazer um evento cada vez melhor e que ele sirva de estímulo para a criação de outros eventos que venham enriquecer ainda mais o calendário da cidade. Com esse prazo mais longo, vamos conseguir otimizar o tempo a nosso favor e divulgar muito mais o festival”, finaliza. 


CARTUNISTA ARGENTINO

Clique na imagem para ampliá-la

Será neste próximo dia 22, segunda-feira, abertura da exposição do Cartunista argentino Miguel Rep. A biografía de Julio Cortázar - apresentada através de caricaturas gigantes. Rap nasceu em San Isidro, província de Buenos Aires. Passou sua infância no bairro de Boedo e publicou seu primeiro desenho com 14 anos de idade. Desenhou para a revista Humor, que fez a faixa "The Alfonsin", onde vários "netos" de Raúl Alfonsín faziam suas reclamações ao presidente. Ele também fez contribuições para o diário El País e La Vanguardia na Espanha. 


Julio Cortazar, filho de argentinos, nasceu na embaixada da Argentina em Ixelles, distrito de Bruxelas, na Bélgica, e voltou a sua terra natal aos quatro anos de idade. Seus pais se separaram posteriormente e passou a ser criado pela mãe, uma tia e uma avó. Passou a maior parte de sua infância em Banfield, na Argentina, e não era uma criança totalmente feliz, apresentando uma tristeza frequente. Declararia: "Pasé mi infancia en una bruma de duendes, de elfos, con un sentido del espacio y del tiempo diferente al de los demás".1 Cortázar era uma criança bastante doente e passava muito tempo na cama, lendo livros que sua mãe selecionava. Muitos de seus contos são autobiográficos, como Bestiario, Final del juego, Los venenos e La Señorita Cora, entre outros. Em 1951, aos 37 anos, Cortázar, por não concordar com a ditadura na Argentina, partiu para Paris (França), pois havia recebido uma bolsa do governo francês para ali estudar por dez meses, e acabou se instalando definitivamente.

Miguel Rep

Cortazár é considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos mediante narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem autonomia e profundidade psicológica inéditas. Seu livro mais conhecido é Rayuela (O Jogo da Amarelinha), de 1963, que permite várias leituras orientadas pelo próprio autor. Cortázar inspirou um grande número de cineastas, entre eles o italiano Michelangelo Antonioni, cujo longa-metragem Blow-up foi baseado no conto As Babas do Diabo (do livro As Armas Secretas).

TURISMO & EVENTOS


O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado. Desse total, o Turismo de Negócios e Eventos concorre de forma significativa para a ocupação de hotéis e a movimentação da cadeia de serviços do segmento, especialmente fora da alta temporada. Segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o turista de eventos gastou em média R$ 250,00/dia, injetando, só naquele ano, mais de R$ 670 milhões, na capital catarinense. E, graças à construção de novos centros de eventos e convenções em várias regiões turísticas, além de espaços ofertados por hotéis e empresas privadas, o setor cresce em todo o Estado. Visando levar informação qualificada às empresas, profissionais, jornalistas, estudantes de comunicação, eventos e turismo, a Jornalista Zeni Rates, vai ministrar de 22 a 26/09, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”.


O objetivo do Curso é instrumentalizar profissionais de mídia, empresários e estudantes que trabalham ou pretendem atuar na área, levando informações e a experiência de quem atua no setor há mais de 15 anos com Assessoria de Imprensa e Comunicação. Nas aulas serão repassadas aos participantes técnicas de divulgação/promoção e formas de aproveitar melhor os espaços disponíveis, movimentando hotéis e centros de eventos. Muitos empreendimentos têm espaços ociosos devido à ausência de divulgação e/ou desconhecimento de como vender os espaços. O melhor aproveitamento dessas áreas, poderá inclusive reduzir os preços dos serviços, elevando o número de horas ocupadas ao longo do ano, com a adoção de uma maior dinâmica tanto na divulgação dos espaços e eventos como na comercialização e promoção desses locais e dos serviços agregados

GASTRONOMIA & EQUIPOTEL

O núcleo de Gastronomia da Acibalc embarcou nesta terça-feira, 16, rumo a São Paulo para participar da 52ª edição da Equipotel, feira de negócios que figura entre as cinco maiores do mundo no setor de hospedagem, alimentação e serviços. De acordo com a Coordenadora do Núcleo, Angélica Terebinto, pela diversidade de produtos e serviços oferecidos no evento, a Equipotel consegue abranger todos os segmentos presentes no Núcleo de Gastronomia da entidade e deve gerar bastante negócios.


Além de participar da feira, o grupo vai realizar visitas técnicas a restaurantes famosos da cidade de São Paulo, entre eles: o Attimo, que mistura a cultura italiana com a culinária típica do interior paulista e o Mocotó, um dos mais tradicionais restaurantes de culinária nordestina na cidade. Os integrantes do Núcleo retornam no dia 18 e prometem trazer várias novidades do segmento para dentro das empresas que atuam.


KUROTEL


Centro Médico de Longevidade e SPA – mais uma vez inovando, lançou na última semana na internet seu novo vídeo institucional, com o objetivo de disseminar a filosofia deste centro médico de longevidade, propagando os benefícios de transformação da adoção de hábitos saudáveis. Durante estes 32 anos de existência o Kurotel acumulou inúmeras historias de vidas reais, que comovem, sensibilizam, motivam e estimulam toda a equipe para seguir firme no seu posicionamento de proporcionar “melhor saúde, mais vida” para todos. Neste ambiente as pessoas são auxiliadas a alcançar seus próprios potenciais e estimuladas a viver uma vida plena, saudável, com vitalidade e alegria.


O vídeo, que pode ser assistido via site (www.kurotel.com.br), mostra que num só lugar muitas pessoas com os mais diferentes objetivos se cruzam buscando um só resultado: sentirem-se melhor. Mostra que cada pessoa é tratada de forma individualizada por uma série de profissionais da área da saúde, ou seja, “tratada por varias mãos e vista por vários olhos”, conforme referência do filme.


E ainda, sutilmente, apresenta as diversas possibilidades que o Kurotel oferece para ser um agente transformador de hábitos mais saudáveis com seus diferentes planos de tratamento como “saúde do cérebro, pós-câncer, anti-tabagismo, mães e bebês, emagrecimento, controle do estresse, etc”. Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. 


É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacionalmente como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.


FESTURIS GRAMADO


Todos os dias aparecem reclamações quanto a economia do Brasil, quanto aos impostos, a inflação e tudo mais, mas o brasileiro está cada vez mais viajando para fora do país, e além disso, aparecendo sempre entre os que mais gastam nos destinos. Hoje, um dos países preferidos são os Estados Unidos, muito por suas opções de entretenimento e de compras, que recebem cerca de 2 milhões de brasileiros por ano, um número alto, que deve dobrar até 2016. Os brasileiros ocupam hoje a terceira posição em uma lista de turistas que mais gastam nos Estados Unidos, atrás apenas de britânicos e japoneses, de acordo com o Departamento de Comércio americano. Desde 2003, os brasileiros aumentaram suas despesas nos EUA em 250%, o que os levou a escalar quatro colocações no ranking, deixando para trás franceses, australianos, sul-coreanos e alemães.  


Por sua cultura, o brasileiro sempre busca comodidade e facilidade em suas viagens, ou em qualquer outra coisa que o faça. Por isso, empresas de receptivos fora do Brasil tem constantemente um aumento de clientes, como é o caso da Magic Stars, com sede na Flórida, e especializada em atender visitantes que vão para a Disney. A empresa, criada por um brasileiro, Paulo Santiago, oferece um serviço diferenciado, de excelência em serviços, e o mais importante, com pessoas que falam português. Essa é hoje uma das grandes dificuldades de uma grande parte dos brasileiros que viajam para o exterior, mas não tem a mínima noção de inglês, espanhol, ou qualquer outra língua predominante no destino. Por essas e outras razões, o turista acaba por contratar estes serviços especializados, pela comodidade e pela segurança que é passada. 


Aproveitando este aumento recente do interesse nos Estados Unidos, os destinos mais procurados e as empresas com serviços específicos desejadas pelos brasileiros se apresentam ao trade e ao mercado como um todo utilizando o Festuris Gramado como sua ferramenta de divulgação e negócios.  Segundo o diretor do evento Eduardo Zorzanello, o empresariado norte americano entendeu o potencial do Brasil para seu turismo e está investindo pesado nele: “Hoje milhões de brasileiros viajam para o exterior e estão cada vez mais exigentes quanto aos serviços que encontrarão. Por isso, diversas empresas e destinos se fazem presentes no Festuris, para mostrar a qualidade e a facilidade que o turista irá encontrar utilizando aquele serviço em sua próxima viagem”, ressaltou Zorzanello.

FUTEBOL NO FESTURIS

Um dos mais lembrados eventos realizados dentro do Festuris Gramado, o Futebol do Festival, terá sua 26ª edição neste ano.  A ação ocorrerá no dia 8 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental, em Canela. Já estão confirmados TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo como patrocinadores da ação. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas. Organizado por Larri Doile e Rodrigo Canielas, a ação reúne agentes de viagem de todo o Brasil e alguns do exterior, onde o objetivo é a confraternização do trade turístico buscando contatos para novos negócios. Os jogos serão disputados na categoria master, feminino e livre.  Desde a primeira edição do Festuris Gramado a ação é realizada de forma paralela ao evento.


SANTIAGO DE COMPOSTELA

Em busca de momentos de reflexão e tranquilidade, algumas pessoas aproveitam um roteiro nada convencional. Com o suporte de um cajado, uma mochila e muita água, turistas experienciam, muitas vezes sozinhos, as trilhas do Caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha, também como motivo de desafio. Compostela é atualmente um dos principais locais para turismo religioso da Europa, e que recebe anualmente milhares de turistas sul americanos. Comprovando a força internacional do Festuris Gramado, este destino europeu confirmou sua participação na feira, que mais gera negócios efetivos, a fim de potencializar a divulgação de seu turismo para o mercado latino americano.


Os Caminhos de Santiago são trajetos percorridos pelos turistas ou “peregrinos”, que afluem na cidade espanhola desde o século IX, algumas totalizando 800km. Todas as rotas são finalizadas na Basílica de Santiago de Compostela, onde estão enterrados os restos mortais de São Tiago, um dos 12 apóstolos de Jesus. Ele foi martirizado e o corpo mandado da terra santa para a Espanha. Esta rota une diversas zonas da Europa ao município, e vem sendo seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o chamado “Caminho Francês”, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu e se dirige a Santiago atravessando o nordeste de Espanha. Existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, do sul da Espanha que atravessava a cidade portuguesa de Chaves, e do oeste e norte da Europa por via marítima.


CHEF POR UM DIA


Dia 09 de Outubro acontece em minha casa em Gramado, o Serrano Resort, Show com a Banda Dublê no Jantar de encerramento do Projeto Chef por Um Dia edição 2013/1014 com a presença dos 12 chefs. Luiz Guilherme Steffens, Carla Leidens, Vinicius Zorzanello Irane Land Guilherme Tissot, Isabel Bergamaschi Karina Celli Mateus Reck Suzana Neves Cristiano Ribeiro Mariana Melara Reis Gilnei Ricardo Casagrande.

Banda Dublê

Não da para perder ! Garanta o seu ingresso com um dos chefs. paralelo ao evento acontece o lançamento do Livro de Receitas dos 12 Chefs com renda total revertida para o Lar do Idoso Maria de Nazaré e Crerh Emanuel.


FESTIVAL DE TURISMO DE JPA


Presença confirmadíssima na 4ª Edição do festival de Turismo de João Pessoa - PB, maior feira de turismo e negócios do Norte/Nordeste do país, a Affinity Planos de Saúde é uma corretora especializada em fornecer informações e vender planos de saúde. 


Vale lembrar que os profissionais do turismo têm até o dia 10 de outubro para se inscrever gratuitamente no Festival de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2014, no Centro de Convenções de João Pessoa. As inscrições pode ser feitas no site http://www.festivalturismojoaopessoa.com.br/. No caso de agentes convidados pelas operadoras parceiras, a inscrição deverá ser efetuada por meio do operador. A expectativa da organização é receber mais de mil profissionais do segmento de todo o País neste ano.

Resort Tropical Tambaú

O evento destinado exclusivamente a agentes e operadores de turismo oferece uma programação diversificada. Além de apresentar uma estrutura com mais de 150 stands, entre hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo – regionais, nacionais e internacionais -, o Festival ainda contará com diversas capacitações, fóruns acadêmico e empresarial, rodada de negócios, além de atividades sociais, culturais e de lazer. Apenas na última edição, o evento recebeu um total de 400 expositores e mais de 1.600 visitantes, entre eles, 981 agentes de viagens e 143 operadores de turismo.


MEIA MARATONA DAS CATARATAS

Disputa acirrada entre os homens, favoritismo das africanas e muito alto-astral entre os participantes marcaram a oitava edição da Meia Maratona das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, neste último domingo, 14. A corrida bateu o recorde de inscritos e de público, que contagiou milhares de corredores em um dos destinos turísticos mais conhecidos do mundo. O tanzaniano Nelson Priva Mbya conquistou o título no masculino, e a queniana Nancy Jepkosgei Kipron comemorou o bicampeonato no feminino. O queniano Richard Kiplino Mutai garantiu o terceiro lugar. 

Clique na imagem para ampliá-la

A prova contou com três mil atletas inscritos, superando o recorde das edições anteriores. O evento trouxe corredores apaixonados por esporte e natureza, vindos de praticamente todos os estados do Brasil e também de outros países. Outro destaque foi a torcida, pois mais de mil pessoas lotaram as arquibancadas. O presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, frisou que a prova evolui a cada edição, não só na quantidade de participantes, mas na qualidade de organização. “A Meia Maratona das Cataratas já é uma marca do destino, projetando uma imagem positiva de Foz do Iguaçu no Brasil e no exterior. É uma prova singular dentro de um Patrimônio da Humanidade e de uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza”, afirmou.  A corrida é uma realização da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio), com promoção da RPCTV – TV Globo e patrocínio da Itaipu Binacional e Caixa Econômica Federal, além de apoio da Gatorade, Mabu Hotéis & Resort, Fila, Fundo Iguaçu e Duty Free.


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta terça-feira, 16 de setembro, o ensaio da cearense Alana Alexandrino no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Nascida em Fortaleza e moradora da cidade de São Paulo, ela divide a carreira de modelo com a faculdade de Direito. 


Quando formada, quer ingressar na carreira jurídica e fazer justiça com as próprias mãos. No ensaio inédito, a universitária aparece em uma praia paradisíaca, com direito a fotos na areia, sobre as pedras...