quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MACONHA

MACONHA


Segundo pesquisa publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), fumar maconha pode causar anormalidades no funcionamento e na estrutura do cérebro. “Desde 2007 há um crescimento no número de usuários de maconha. Segundo Francesca Filbey, coautora do estudo e professora da Faculdade de Comportamento e Ciências do Cérebro da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, participaram da pesquisa 48 usuários adultos e 62 não usuários, separados conforme sexo, idade e etnia. Todos foram submetidos exames de ressonância magnética e a testes cognitivos. Os pesquisadores concluíram que os usuários de maconha têm um menor volume cerebral numa parte do cérebro associada ao vício, o córtex orbitofrontal. Nos testes cognitivos, os usuários de maconha demonstraram menor QI. Foi verificado também que, quanto mais cedo começa o consumo regular de maconha, maior é a sua interferência na estrutura e no funcionamento do cérebro. “Esse efeito começa depois de seis a oito anos de uso contínuo. 

AZUL


Assim age o desgoverno, favorecendo o cartel de sempre, tanto que a Azul, terceira maior empresa aérea do Brasil, pode adiar ou cancelar encomendas de jatos regionais da Embraer se o Congresso Nacional aprovar um projeto sobre aviação regional, disse o presidente-executivo da companhia à Reuters. As mudanças propostas para um projeto de lei elaborado pela presidente Dilma Rousseff tiraria vantagem competitiva de jatos feitos pela Embraer em rotas regionais que o governo quer incentivar. "O que está acontecendo é uma distorção do plano, que torna mais atraente voar com aviões maiores", disse o presidente-executivo da Azul, Antonoaldo Neves. Ele disse que poderia adicionar aviões maiores da Boeing ou da Airbus. Segundo Neves, um pedido de 30 unidades da próxima geração de aeronaves E195-E2 da Embraer, que entrará em serviço em 2019, está em jogo. Ele disse que também não teria necessidade de oito jatos da geração atual E195, que devem ser entregues em 2015. 


O plano de aviação regional está se transformando em uma das primeiras grandes lutas legislativas desde a reeleição de Dilma no mês passado, já que ele enfrenta parlamentares encorajados por vitórias regionais da oposição. O senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto de lei, vai se reunir com ministros, antes de uma votação por uma comissão. Flexa Ribeiro disse que quer remover o limite de 60 lugares subsidiados em vôos regionais e em vez disso propor subsídio de 50% dos assentos. Neves reclamou que a medida incentivaria o uso de aviões maiores e desencorajaria companhias aéreas a adicionar mais rotas para aeroportos mais carentes. "Se o plano for aprovado sem limite de assento, eu vou sair de 20 cidades no próximo ano", disse: "Vou levar esses recursos e colocá-los em cidades onde posso voar aviões maiores". O presidente da Embraer, Frederico Curado, também mostrou preocupação na semana passada sobre os últimos movimentos de parlamentares com o assunto. "Esperamos que o Congresso não distorça o projeto de lei enviado pelo Executivo, mas agora depende da base política no Congresso", disse numa conferência de resultados semana passada. Portanto, nunca foi e nunca será tão fácil e barato viajar pelo Brasil.


MOBILIDADE URBANA



A cidade catarinense de Balneário Camboriú procura desenvolver alternativas para promover a mobilidade urbana de forma saudável e em respeito ao meio ambiente. Uma das iniciativas é trocar o carro pela bicicleta.
Além do estudo da ampliação das ciclovias e ciclofaixas pela prefeitura, empresas também têm investido em ações para promover o uso das bicicletas. É o caso da parceria estabelecida recentemente entre a loja de locação de bicicletas Ecoride e a construtora Embraed.


Com uma loja localizada no Boulevard da rua 1200 em menos de seis meses de funcionamento já conta com mais de 600 pessoas cadastradas. Além disso, em breve, a Embraed disponibilizará à empresa uma nova área na Barra Sul para ampliar o processo de locações. O objetivo da Embraed e da Ecoride não é apenas incentivar o uso da bicicleta, mas o de conscientizar os ciclistas habituais e os de final de semana a usarem as ciclovias e ciclofaixas de forma correta. Além de apoiar ações como a Pedalada da Segurança – evento realizado para promover o uso consciente da bicicleta – a Embraed também tem estudado para os próximos empreendimentos aprimorar a estrutura para as bicicletas nas áreas comuns. Ao invés de ser um apenas um bicicletário, passará a ser uma sala devidamente estruturada para guardar e cuidar das bicicletas e, dessa forma, atender a demanda dos moradores e também dos veranistas.

CICLOTURISMO EM ALTA

Não apenas na cidade, mas as bicicletas têm sido incluídas também em viagens e passeios através dos roteiros de cicloturismo. Conhecer um local dessa forma se torna muitas vezes mais atrativo devido às possibilidades de interação com o ambiente além de experimentar com mais intensidade as opções de lazer que o local tem a oferecer. Para aproveitar ao máximo a experiência o ideal é percorrer os roteiros oficialmente instalados para se ter o suporte de informações e serviços. Alguns deles são os circuitos de Santa Catarina pelas regiões do Vale Europeu e o da Costa Verde & Mar – que inclui a cidade de Balneário Camboriú. O Rio Grande do Sul deverá lançar no próximo mês quatro rotas na região turística de Bento Gonçalves e, assim, aumentar o número de opções quando o assunto é cicloturismo.


TURISMO - DIREITO DO IDOSO


A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7534/14, que inclui o turismo no conjunto de direitos fundamentais atribuídos aos idosos, como a educação, a cultura e o esporte. Para garantir esse novo direito, o texto determina que o poder público crie políticas de turismo e estimule a oferta de serviços aos cidadãos com pelo menos 60 anos de idade. A proposta acrescenta o dispositivo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Para o autor do projeto, o crescimento da expectativa de vida da população aumenta a demanda por serviços voltados à terceira idade. Ele ressalta que essa faixa etária tende a se tornar cada vez mais importante para o mercado de consumo. O projeto, de caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SOBERANIA ARGENTINA


Em pleno século 21 nós nem deveríamos ter mais fronteiras, todavia a ignorância humana não tem limites e não trata o planeta como um todo, mas insiste em dividi-lo, dominá-lo, segregá-lo e em nome disso poluir, desmatar, matar... Exemplo disso é o que fazem os britânicos. Todavia o Parlasul declara apoio à soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas. A reunião aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela aprovaram uma declaração pela qual consideram "legítima e imprescritível” a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Sandwich do Sul e seus espaços marítimos circundantes. 


Atualmente, essas áreas são consideradas territórios britânicos ultramarinos. A declaração aprovada também considera necessário cumprir os objetivos propostos pela Resolução 41/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que considera as ilhas uma Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul e manifesta oposição à presença militar do Reino Unido na área. O Parlasul manifestou ainda repúdio a operações não autorizadas pelo governo argentino de exploração de hidrocarbonetos na plataforma continental daquela região.


CAMINHOS DA FRONTEIRA


Nesta semana o Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina visita algumas cidades da região turística “Caminhos da Fronteira”, com o propósito de conhecer os principais atrativos do Extremo Oeste. “Temos que voltar nossas atenções para esta região que certamente tem muitos projetos interessantes para o turismo”, destaca o presidente do Conselho Ivan Cascaes. NESTA quinta-feira, 13, a primeira atividade será uma reunião com trade, prefeituras e SDR no Salão de Atos da Prefeitura de São Miguel do Oeste, a partir das 18h. Na ocasião será apresentado o PDIF (Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de SC), elaborado pela Diretoria de Políticas Integradas do Lazer (Pdil) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.


Na sexta-feira, 14, os conselheiros e uma comissão formada por membros da 10ª Região Turística, bem como representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira, visitam alguns pontos turísticos da região, como Itapiranga que é o município conhecido como Berço Nacional da Oktoberfest e Dionísio Cerqueira, que faz divida com o país vizinho, a Argentina.  


EXPOSIÇÃO DE RENAS

A Rua Pedro Benetti no centro de Gramado recebe este ano doze Renas em tamanho natural na já consagrada Exposição de Renas. Sem dúvida será um espaço lúdico onde Renas Decoradas farão os visitantes viajar para um mundo imaginário. Esse é o sentimento das pessoas que poderão visitar a Exposição deste ano no Natal Luz de Gramado, que a partir desta quinta-feira,13, às 18 horas. “Temos a certeza que o trabalho dos artistas plásticos gramadenses, que pintaram de forma belíssima as Renas, darão um charme todo especial ao evento”, afirma João Pedro Till, Presidente da GramadoTur, Autarquia que promove o Natal Luz de Gramado.


O tema deste ano é “Natal no Mundo” onde pelo quinto ano consecutivo artistas plásticos de Gramado pintam renas de três metros de altura. Os artistas se inspiraram nos diferentes tipos de natais que acontecem no mundo inteiro e pintaram sua versão artística. A Exposição tem o apoio da Secretaria da Cultura de Gramado e conta com a participação de artistas locais, que juntos decoram as 12 Renas que fazem parte da mostra. As Renas são um dos símbolos mais conhecidos do Natal. Participam do projeto os artistas: Leili Maria Cassales Kutt, Raphael Karmann Jaques,  Sônia da Rocha Costa, Gilmar Stahl, Iracema Spanenberger Dal-Ri, Magda Sinara Bertoni Birck, José João Menezes Martins, Miriam Adelaide Birck, Gisela Kluffke Reis, Aristotelina Pinto de Azevedo, Lourdes Cristina Weber de Abreu e Clary Accorsi Sartori. A Exposição de Renas do Natal Luz segue até o dia 11 de janeiro quando encerra o 29º Natal Luz de Gramado. Mais informações: www.natalluzdegramado.com.br.


BUSTOUR


Turistas que passarem por Gramado e Canela já podem conferir uma das novas atrações da Serra Gaúcha. O Illumination Bustour é a novidade da temporada natalina. Dois ônibus double deck, com 54 lugares cada, enfeitados com cordas luminosas, traçam a rota central das duas cidades, fazendo lembrar os antigos passeios com as famílias para ?apreciar as luzes de natal?  De acordo com a empresária Adriane Brocker Boeira, idealizadora do projeto Bustour, a ideia é que as pessoas possam apreciar a decoração do alto, proporcionando uma vista diferenciada das cidades, à noite.  No passeio, que tem duração de 1h30min, o visitante tem a oportunidade de contemplar o trajeto ao som de músicas natalinas, disponíveis em áudio individual no veículo.


O Illumination Bustour nasceu em comemoração ao aniversário de um ano do projeto Bustour, idealizado pela empresa Brocker Turismo, como mais um diferencial para o turismo regional. Atualmente, o ônibus double deck passa pelos principais pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela, a exemplo do que existe nas principais cidades do mundo. A atração poderá ser conferida até 12 de janeiro de 2015, com saídas sempre às 20h30, da Brocker Turismo de Canela (Rua Borges de Medeiros, 851, Centro ? telefone 54 3282-5400). 


CARACOL CHOCOLATES


Falando em Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates tem em sua filosofia a essência de oferecer o melhor chocolate aos seus consumidores. Mas também está inserido em seu conceito, enquanto empresa, de que é preciso ser parceiro de boas ideias, sobretudo quando se tratam de ações sociais e culturais. Exemplo disso é que a Caracol é patrocinadora, juntamente com o Galeto Mamma Mia, do Calendário do Bem, lançado no dia 10 de novembro. O projeto reuniu pessoas e empresas para preparar um calendário cuja renda de sua comercialização será destinada integralmente ao Lar de Idosos Maria de Nazaré. Já na área cultural, a Caracol Chocolates estará patrocinando o Projeto Moda & Arte, um concerto a 20 mãos, nos dias 13 e 14 de novembro. O recital de piano ocorre no Museu da Moda de Canela (MUM), apresentado pelo Grupo Pianistas de Bagé.

TURISMO MÉDICO


Hospitais de excelência unem-se ao poder público e a entidades empresariais e lançam o portal +Porto Alegre. Agora, quem vai a Porto Alegre para tratamento médico em busca das destacadas especialidades com excelência na capital gaúcha conta, agora, com um portal que une informações de receptivo turístico às atrações da cidade e informações sobre os mais recentes tratamentos e eventos de saúde disponíveis por lá.


O portal +Porto Alegre (www.maisportoalegre.com) foi criado para atender esse nicho de turistas e conta informações sobre os principais pontos turísticos,restaurantes, bares, casas noturnas, shows, teatros e museus, entre outras particularidades. No portal também é possível se informar sobre as últimas novidades da medicina disponíveis nos hospitais que integram o Porto Alegre Health Care – Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Vento, Hospital São Lucas da PUCRS e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.


Além dos hospitais, o grupo Porto Alegre Health Care (PAHC) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Federasul. A intenção do grupo sem fins lucrativos é divulgar a capital gaúcha como um centro de excelência médica, promovendo o destino no cenário do turismo médico mundial, sobretudo Brasil e países do Mercosul.

"AGENTE.COM.VOCÊ" 


A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional. A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.


As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. “Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens – entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial”, sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


“O melhor da sua viagem começa com a gente e “O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente” são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. “A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade”, conclui o dirigente.


GOLF & ENOTURISMO


A partir das 8h deste sábado, 15, o Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre, torna-se o campo oficial do Circuito Internacional de Golf pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos, evento esportivo amador que percorre a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa seguda fase, em Cutiriba.  Na capital gaúcha o torneio segue até domingo, 16, quando acontecerá a cerimônia de premiação marcada para as 16h. São esperados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. De Porto Alegre sairão cinco jogadores, os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional com os melhores jogadores dos demais países em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. Quem vencer a final, participará em junho de 2015 de torneios nos Estados Unidos. As inscrições para o torneuio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira, junto ao Belém Novo Golf Clube.


Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao logo de todo o ano. A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, com a agenda de 28 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para o próximo ano. Moraes destacou ainda o fato do Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.


ROADSHOW EM PORTUGAL

Desde a última segunda-feira, 10, o belíssimo Destino Paraíba está participando de um Workshop em quatro cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Coimbra e Albofeira), na região do Algarve. As ações estão sendo promovidas em parceria com a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – e as operadoras de turismo de Portugal Solférias e Exótico. Ao todo, a estimativa é de que os quatro eventos devam reunir um público de 600 operadores e agentes de viagens lusos. Além da PBTur, estão na comitiva paraibana o Tropical Hotel Tambaú, o resort Mussulo by Mantra e a Luck Receptivo João Pessoa, com apoio do Convention Bureau de João Pessoa e Associação da Indústria Hoteleira, secção Paraíba.


Para incrementar as vendas na Paraíba, a TAP está instalou um escritório para a vendas de seus produtos direto com os clientes paraibanos. A TAP Partner funcionará em João Pessoa, em uma loja numa galeria no bairro de Manaíra, mas, segundo a assessoria da empresa lusa, está em reforma e ainda não há data para a sua inauguração. Segundo Fernando Souza, Gerente Geral do Tropical Tambaú Resort, está sendo excelente , este ano vieram ainda mais agentes do que em 2013.