domingo, 30 de novembro de 2014

GUSTAVO SIQUEIRA





Acontece nesta segunda-feira no Eco Hotel Arraial do Ouro, em Gaspar (SC), uma grande festa em homenagem ao colunista blumenauense Gustavo Siqueira, em comemoração ao seu aniversário de 32 anos, aos 15 anos de televisão e aos 20 anos de jornalismo. Presença de amigos de todos Brasil, pois Gustavo, com seu imenso carisma consegue agraga-los ao seu redor. Gustavo é colunista na empresa Revista Duo Blumenau / Balneário, Chefe de reportagem na empresa Hallo Magazine e Diretor de Ideias na empresa Green Multicom. com passagens pelo Grupo RBS - Jornal de Santa Catarina. Estudou Publicidade na instituição de ensino FURB - Universidade Regional de Blumenau e Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 


Eco Hotel Arraial do Ouro


Gustavo, que conheço de longa data, é precoce em tudo. Foi acostumado pelo seu avô a visitar a biblioteca desde cedo e a partir dai começou seu gosto pela leitura. Para escrever foi um pulo! Aos 10 anos participou de alguns fascículos do jornal Arte Fatos da jornalista Tânia Rodrigues. Recebeu muitos elogios e logo foi convidado a integrar a equipe que iniciou a escrever estórias fonadas (essas que a gente liga para 0800)! Depois conheceu o Juarez Porto e ocupou um espaço semanal de crônicas no Jornal de Santa Catarina que resultaram no livro “Na Boca do Gordo”, um apanhado de crônicas que escreveu no Jornal de Santa Catarina por 10 anos.Dos 11 aos 15 anos escreveu muitas peças de teatro, algumas até premiadas. 




Não se considera um poeta, nem um escritor. Escreve para manifestar o que pensa, para expressar que enxerga das que a sociedade diz que tem o mundo. Escrever o deixa bem consigo mesmo e é claro que isso influencia muito  em sua vida. Escreveu mais outros dois livros, "Gigantes – O sucesso representado pela diversidade da Terra"  e "Gigantes – Uma lição de vida!" 


Gustavo quer escrever mais e melhor! Sua grande ambição é lançar o livro que fala de Frei Odorico Durieux. Para ele, o lume deve se manter aceso e Frei Odorico pode ser considerado o primeiro grande entusiasta da palavra em nosso estado. Quando foi presidente da Academia de Mont’Alverne (fundada por Frei Odorico há quase 50 anos) colheu farto material e depoimentos fabulosos da vida e da obra do frade franciscano que ensinou Blumenau a falar! 




Para o colunista, tudo tem o seu tempo. Cada ciclo da vida é fundamental para que o outro se complete. O primeiro passo é sentir com intensidade, enxergar com olhos de criança, ouvir com compaixão, sentir o odor das necessidades humanas e só por fim colocar o resultado de tudo isso no papel. Quem ama o que escreve e acredita no que pensa sempre terá uma porta aberta na vida e, com certeza, numa editora. 


Convidados/amigos/colaboradores/patrocinadores que estarão na festa - Clique na imagem para ampliá-la


Vale informar que com 16 anos já era apresentador na TV Galega, com o " Galera Mix", que se tornou a terceira melhor produção de tv educativa no Brasil. "Tenho muitas saudades dos cinco anos ao vivo na Furb TV (TVE Brasil) e das grandes descobertas que fizemos com o fazer televisão naquela época. Não faz tanto tempo, mas os tempos eram outros! Hoje existem mais apresentadores de Tv do que telespectadores, a tv está prostituída e muito chata!!!




Não há como negar o seu sucesso na TV. Foi este o aspecto que lhe fez arrojar com o Projeto Gigantes que surgiu para celebrar o seu primeiro aniversário de colunismo no Jornal de Santa Catarina (não como comentarista e sim colunista social). O “Prêmio Gigantes” é  uma promoção que já tem espaço garantido no calendário dos grandes eventos do sul do país. A cada ano apresenta muitos diferenciais de inovação. Segundo Gustavo, a gigante Joana D’arc já dizia que: “Todo homem dá a vida pelo que acredita. Toda mulher dá sua vida pelo que acredita. Às vezes, as pessoas acreditam em pouca coisa ou em nada e então dão a vida por pouco ou nada...”  Será que estamos dando a nossa vida por pouco ou quase nada?  Pare, pense, reflita !

Parabéns Gustavo !