sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

NOVAS PLACAS

NOVAS PLACAS


A partir de janeiro de 2016, os veículos novos brasileiros terão placas diferentes — no mesmo padrão dos países do Mercosul. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou o modelo, aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Não será preciso trocar as placas dos veículos atuais. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de janeiro de 2016 apenas para veículos novos, transferidos de município e com troca de categoria. As novas placas terão fundo branco, com quatro letras e três números, utilizado na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. 


Terão uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul à esquerda. O nome do país estará ao centro, com a bandeira nacional à direita. Outros itens são linhas onduladas horizontais e marcas d'água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva. Conforme o Ministério das Cidades, a categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica. A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.


CAÇA NIQUEIS


Fique atento por a prefeitura não contente com o imposto, acionou os caça niqueis da Guarda Municipal de Florianópolis que começarão a usar, a partir do próximo dia 20, radares móveis, nas sinaleiras da cidade. Ué, e já não tem isso na Av. Beiramar? Não seria melhor consertar os semáforos?  O motivo é que no dia 19 termina - e não será renovado - o contrato que a empresa Kopp Tecnologia tem com a Prefeitura para a fiscalização eletrônica de velocidade justamente porque a dita empresa está sendo investigada na Operação Ave de Rapina, da Polícia Federal. Também nos foi "garantido" que “não haverá paralisação dos semáforos", ainda que o contrato da empresa Focalle com a Prefeitura para manutenção destes equipamentos já tenha sido rescindido, também em razão de seu envolvimento na Ave de Rapina. É o caos se instalando bem no início da temporada de verão. Todo cuidado é pouco, com as sinaleiras e com os guardas municipais que estarão nos lugares mais inusitados de Floripa, engordando o caixa da prefeitura. 


TEMPORADA DE CRUZEIROS


Primeiro transatlântico a chegar em Itajaí para a temporada de cruzeiros — atracou nesta última quinta-feira na cidade. Toda logística portuária necessária para chegada no navio foi preparada: agentes de trânsito, táxis, vans, guias e artesãos locais aguardaram o desembarque dos tripulantes. Neste domingo será a vez do transatlântico Imperatriz aportar na cidade com 1.800 pessoas. As 28 escalas de cruzeiro que virão a Itajaí nesta temporada devem movimentar mais de 48 mil turistas. 


VALE EUROPEU CATARINENSE


Com cenários típicos do interior da Itália e atrativos voltados à religiosidade como carro-chefe, Nova Trento, localizada no Vale Europeu, reúne diversas opções de lazer capaz de agradar famílias, casais e a terceira idade. Os passeios podem abranger gastronomia, museus, capelas, parques, belezas naturais e rotas de compras. Situada próxima a cidades como a capital Florianópolis e a badalada Balneário Camboriú, Nova Trento vale a pena ser visitada em qualquer estação do ano. O encanto começa nas estradas que levam à cidade. O cenário bucólico do interior e a natureza preservada no entorno embelezam ainda mais a paisagem. O charme e ar intimista que guarda os traços da colonização italiana através do estilo de suas casas são um convite para visitar o município.


Outra tradição herdada dos imigrantes italianos conservada até os dias atuais é a religiosidade. Nova Trento possui mais de 30 capelas e oratórios, entre eles, o famoso Santuário de Santa Paulina – homenagem à primeira Santa Brasileira. Além de ser considerada a capital catarinense do turismo religioso, é o segundo maior destino turístico do segmento no país depois de Aparecida do Norte em São Paulo. Para conhecer mais aspectos da cultura local é passeio obrigatório o Museu da Cultura Italiana instalado próximo ao Santuário da Nossa Senhora do Bom Socorro no Morro da Cruz. 

Oratório N.Sra Aparecida - Vígolo

Engenho de farinha de mandioca, utensílios domésticos, notas e moedas além da Casa do Colono e a Casa do Rádio são algumas das mais de 5 mil peças em exposição. Outro dos lugares que merece ser visitado é o bairro do Vígolo - local onde Santa Paulina viveu enquanto morou na cidade, onde se encontra o Santuário, o Bondinhos Aéreos Parque Colina e outros inúmeros atrativos.

BAIRRO DO VÍGOLO


Parreiras plantadas ao longo do caminho até o bairro do Vígolo despertam a atenção dos visitantes. Ao lado de cada parreiral há placa de identificação da 
espécie plantada. Ao longo da estrada é possível avistar vinícolas artesanais e casas de degustações de vinhos e de produtos típicos da gastronomia italiana. Ao se aproximar da rua que dá acesso ao Santuário de Santa Paulina a concentração de artesanatos religiosos, peças produzidas pela população local e atrações culturais é grande. Além da visita ao Santuário, outro lugar interessante é o Museu da Seda que fica aos fundos da Capela Nossa Senhora de Lourdes, próximo ao estacionamento do Santuário. É uma réplica da fábrica de seda construída no final do século XIX por Santa Paulina e suas companheiras, utilizada para prover o sustento das irmãzinhas da congregação Imaculada Conceição. Após 20 anos em atividade a fábrica foi fechada por conta de uma praga que atingiu os bichos de seda.

BONDINHOS AÉREOS


Na pracinha central do bairro – em frente ao Santuário - há uma charmosa estação de embarque para conhecer a região, a bordo do Bonde Turístico, um veículo que remete aos antigos bondes ingleses. O motorneiro, inclusive, veste o traje a rigor com camisa e calça social além do quépi. A atração faz parte do Bondinhos Aéreos Parque Colina, empreendimento turístico que fica ao lado do Santuário. O Parque Colina – instalado na cidade desde 2011 – é destaque na região por reunir natureza e fé com muita diversão. Com uma área total de 30 mil m² as atrações vão desde passeio com os bondinhos aéreos, agradáveis momentos em meio à natureza e também experiências de paz e reflexão em ambientes criados para contemplar e conhecer a história de Santa Paulina. É o caso do velário, da fonte de mármore branca com estátua de bronze da Santa, do painel artístico e da capela com decoração de revoada de pássaros de cristal, todos localizados na Estação Colina.


Ali outro destaque é o 1º Museu de Cera Sacro do país onde são expostas estátuas de personalidades da fé católica. Além da semelhança, a riqueza de 
detalhes das imagens tem impressionado os visitantes. A imagem de São João Paulo II, a primeira a chegar ao museu, é a única do país. Produzida com base na aparência do então Papa durante visita ao Brasil na década de 80, traz detalhes como a unha roída do dedo indicador e também o leve estrabismo.  


Já a imagem da Santa Paulina foi confeccionada a partir de uma fotografia. A Santa, em tamanho original, está sentada ao lado de uma cama onde repousa uma mulher. O cenário recria o quarto em que Santa Paulina tratava os enfermos e aproxima ainda mais o público do seu legado de caridade.


ROTA DE COMPRAS

Após visitar Nova Trento outra opção de passeio é a cidade vizinha de São João Batista - distante 9 km. A cidade que foi a primeira a receber os italianos em Santa Catarina é a preferida por aqueles que gostam de sapatos. Com mais de 140 indústrias do segmento – sendo a maioria voltada à produção de sapatos femininos – possui várias lojas à beira da estrada. Muitas delas são outlets de marcas famosas onde é possível encontrar produtos de qualidade por preços mais acessíveis.


NAVISC

Meu grande amigo Antonio pereira Oliveira me informar que um grupo de Agentes de Viagens de Florianópolis criou um POOL, denominado NÚCLEO DE AGENCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, com a sigla NAVISC, para em conjunto oferecer aos seus clientes programas diferenciados, com mais qualidade e com um detalhe importante, com ACOMPANHAMENTO de GUIA DESDE FLORIANÓPOLIS. O objetivo é o de reunir esforços na formação de grupos, dar maior qualificação aos produtos, fugir dos tradicionais programas oferecidos pelas operadoras e colaborar uns com os outros afim de driblar as dificuldades econômicas impostas pelas condições pelas quais o Brasil vem passando. 


O grupo já se reuniu por duas vezes, já dispõe dos roteiros e estão muito animados com a nova ideia. As agências que compõem o NÚCLEO são as seguintes: Pereira Oliveira Turismo  - Star Turismo - Freedom Viagens - W Travel - América do Sol - Smart Turismo - Açoriana Turismo - Triptonita Turismo - Tortola Turismo - Mistral Turismo e Fibratur Turismo.  Segue a foto do grupo na primeira reunião realizada dia 26 de novembro, no restaurante Lindacap. Votos de muito sucesso "mo quiridu". Sair da mesmice é realmente uma idéia fenomenal, principalmente pra viajantes a meu exemplo que detestam lugares comum por onde o "padre passa". To sempre fora do roteiro. 


FESTURIS - CARAVANAS INTERNACIONAIS


Em uma parceria formada juntamente com as companhias aéreas Tam, Tap e Avianca, o mercado gaúcho tem todos os anos a oportunidade de estreitar laços e apresentar seus principais atrativos para um grupo específico de profissionais do turismo de diversos países da América do Sul, América do Norte e Europa. Visando sempre o aprimoramento de seus projetos, a organização do Festuris buscou, junto aos secretários de turismo envolvidos no processo, apresentar um novo formato de programação para os convidados. No antigo formato de recepção, cada destino recebia apenas um grupo de convidados por dois dias que depois seguia para Gramado, não tendo a oportunidade de conhecer as belezas dos outros municípios participantes.


Para potencializar os resultados e apresentar a região como um roteiro completo e um produto para o exterior, nesta edição as caravanas percorreram todos os municípios que participam da ação, finalizando o roteiro no 26º Festuris. O roteiro percorrido pelos convidados contemplou, além da cidade de Gramado, destinos como Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Cambará do Sul. Na feira, os convidados foram recepcionados pela secretaria de Turismo da cidade de Gramado e do Estado, além dos diretores do Festuris, para uma breve capacitação dos destinos visitados.


TURISMO ILUMINADO

Uma atração super diferente começa a circular nas noites de Porto Alegre, tornando-as  mais brilhantes e atrativas neste período de final de ano. Um dos ônibus da frota Linha Turismo especialmente preparado realiza o passeio noturno Linha Turismo Iluminado para oferecer a porto-alegrenses e turistas uma nova opção de lazer e de interação com a cidade. Esta é a terceira edição do roteiro noturno, que este ano traz uma novidade: além de estar a bordo de um ônibus diferente, de dois andares, externamente decorado com luzes coloridas e mensagens de Boas Festas, o passageiro tem uma visão panorâmica de locais públicos e privados especialmente decorados para esta época do ano dentro da programação do Brilha Porto Alegre.


A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio operacional da Carris. O passeio integra a programação do Brilha Porto Alegre de 2014, iniciativa que pretende estimular a presença de turistas na capital gaúcha durante o Natal, posicionando a cidade como um destino atrativo nesta época do ano. O roteiro de lançamento foi realizado com a participação do secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, representantes da CDL, do Sindilojas e do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, as entidades parceiras do BrilhaPorto Alegre, representantes de entidades do turismo, companhias aéreas, hoteleiros, empresários do comércio, agentes de viagem, jornalistas, entre outros convidados.

VOOS EXTRAS

Tropical Tambaú Resort

Desde o dia primeiro de dezembro, devido à alta temporada, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na grande João Pessoa, está em crescimento e deverá fechar o período, que se estende até o final de fevereiro de 2015, com aumento de 20% no número de aeronaves e de 5% a 10% no volume de passageiros, em comparação com o verão 2013/2014. Ao todo, deverão chegar 38 voos extras das empresas Tam, Gol, Avianca e Azul. As informações são do superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em João Pessoa, Sebastião David Domingos de Oliveira, que destacou o fato de o Aeroporto Presidente Castro Pinto receber, diariamente, 19 voos regulares. 


Portanto, destacou o superintendente da Infraero, “o aeroporto está preparado para atender toda a demanda projetada para a alta temporada, com as rotas extras para São Paulo, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Recebemos, também, voos das empresas Gol e Azul provenientes de Campina Grande. Os voos extras começaram a operar no dia 1º de dezembro e vão se estender até o final de fevereiro de 2015”. Apesar do crescimento no número de aeronaves e passageiros, o Aeroporto Internacional de João Pessoa atendeu de modo satisfatório a demanda, na avaliação do dirigente. “A operação dos novos voos foi bem planejada e distribuída em horários com movimento operacional reduzido e, portanto, não tiveram impacto no nível de conforto oferecido. Além do mais, a equipe da Infraero está preparada  para o atendimento dos voos extras durante a alta temporada”.


FTN EM LISBOA


Com objetivo de divulgar os principais destinos, produtos e serviços turísticos dos parceiros, aos potenciais agentes de viagens do exterior, no dia 26 de fevereiro de 2015 o FTN (Fórum de Turismo de Negócios) realizada no Hotel Dom Pedro, em Lisboa (Portugal), em paralelo a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, conferência, exposição e almoço de turismo. Na ocasião, os parceiros participantes do evento irão divulgar, de forma ampla e profissional, os produtos e destinos para outros países da Europa, especialmente para os agentes de viagens portugueses e pequenos operadores, aproveitando uma das maiores feiras de turismo.  “Buscamos atrair cada vez mais turistas e melhores negócios para todos os que acreditam e fazem parte desse projeto”, explica Marta Lobo, organizadora do evento.


O evento consiste em divulgar destinos e as empresas de turismo através de ações de marketing que acontecem durante as maiores feiras de turismo da Europa. Terá palestras e demonstrações dos vídeos institucionais dos expositores pela manhã e, antes deste almoço, cada parceiro do evento terá um espaço de trabalho disponível no salão principal, onde vai oferecer mais informações do produto ou empresa que representa ao público participante. Podem participar como parceiros do evento: Secretarias de Turismo, Ministérios, Fundações de Turismo, Associações, Hotéis, operadores, empresas de eventos, Conventions Bureaus, Parques, e empresas do setor. As empresas de turismo e destinos que desejarem apresentar seus produtos e serviços como parceiros do evento podem entrar em contato com a organização do evento pelo e-mail comercial@ftnonline.com ou fone 048 3024-4877. 


SALINAS DO MARAGOGI


Minha casa em Maragogi, sob a batuta do amigo Ricardo Almeida, o resort Salinas do Maragogi, em Alagoas, está entre os melhores do mundo, segundo 
ranking divulgado pelo TripAdvisor. O hotel ficou em 15º no prêmio Travelers’ Choice 2014 All Inclusive, que premia os melhores estabelecimentos do ano com tudo incluído. No topo da lista está o Royalton Cayo Santa Maria, de Cuba, seguido pelo Iberostar Grand Hotel Paraiso, no México, e pelo Kurumba Maldives, que fica nas Ilhas Maldivas. Além de funcionarem em lugares paradisíacos, os hotéis destacados trazem amenidades de luxo, piscinas enormes e divertidas atividades para entreter os hóspedes.



ACESSIBILIDADE


Para muitos, um banho de mar é algo que faz parte do cotidiano. Porém, para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, pode se tornar uma atividade de difícil execução. Visando garantir que esses momentos de lazer estejam disponíveis a todos, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), leva o projeto Praia Sem Barreiras ao município do Jaboatão dos Guararapes. A açãofaz parte do programa Pernambuco Acessível e visa garantir às pessoas com deficiência física o banho de mar assistido. Em Candeias, o Praia sem Barreiras fica localizado em frente ao Restaurante e Pizzaria Caravelas, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, com entrada pela Rua Alfredo Régis de Lima Mota.  O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona de sexta a domingo, sempre na maré baixa.



Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de quatro cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados.  “Expandir o Praia Sem Barreiras para outros municípios é meta do Turismo de Pernambuco, assim como tornar os nossos atrativos turísticos acessíveis a todos”, afirma o presidente da Empetur, André Correia. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Candeias. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local.

USHUAIA 2015



Fantástica novidade para quem pretende curtir a alta temporada 2015 de esqui em Ushuaia. A Prefeitura de lá acabou de fechar acordo com a Aerolíneas Argentinas que permitirá contar com uma série de voos regulares
sem escala entre as cidades de São Paulo e Ushuaia no próximo inverno. A princípio operará nos domingos do mês de Julho de 2015 e de acordo com a demanda, que se estima muito alta, a operação poderá estender-se durante os meses de agosto e setembro, terminando depois da Copa do Mundo de Instrutores de Ski e o Congresso Mundial Interski Ushuaia 2015. A modalidade de voo regular permite uma extraordinária alternativa para a chegada do turismo brasileiro, que por suas características favorece a toda a gama de oferta de Ushuaia. A estes voos diretos sem escala aos domingos será adicionada uma importante disponibilidade de lugares nos voos de Buenos Aires.


A operação se realizará com modernos Boeing 737-800 recentemente incorporados à frota da Aerolíneas Argentinas. Nestes voos terão prioridade as mais de vinte operadoras que estão trabalhando com a Prefeitura desde a primeira série charter em 2008, e os lugares que não forem ocupados serão disponibilizados no sistema para a venda ao  público. Dada a alta demanda que Ushuaia possui no inverno, estima-se que rapidamente serão ocupadas visto que permitem chegar ao destino e retornar sem realizar traslado. As
facilidades e acordos alcançados pela Prefeitura com a Aerolíneas Argentinas estão propiciando uma excelente temporada de verão, e agora mais esta novidade, com a operação de um voo regular direto sem escalas de São Paulo a Ushuaia no inverno.