sábado, 17 de janeiro de 2015

COLHEITA DA MAÇÃ

COLHEITA DA MAÇÃ


A ideia de saborear uma fruta ao ser colhida é, muitas vezes, vista como improvável, para moradores de grandes cidades. Porém, a experiência se torna possível num roteiro turístico repleto de peculiaridades, história e muita diversão. O destino é Fraiburgo. Localizada no meio oeste catarinense, em nossa Rota da Amizade, a cidade é nacionalmente conhecida como Terra da Maçã, por conta de sua tradição no plantio da fruta. Além de movimentar a economia local, a colheita (de janeiro a abril) é responsável também por cativar turistas dos quatro cantos do país, que podem descobrir como funciona o cultivo da fruta do pecado.


Ainda na entrada da cidade, os pomares carregados dão as boas-vindas aos visitantes, que tem a oportunidade de colher as frutas e, além de saborear as melhores maçãs do país, viver uma verdadeira aventura. A visita a esta área reservada é organizada pela Casa do Turista da cidade, e é promessa de muitas descobertas. O passeio tem duração estimada em 1h30min, período em que a Floresta Rene Frey – rica em espécies como com araucárias, imbuias e xaxins centenário - é explorada, assim como um criadouro de animais exóticos, a capela ecumênica e finalmente a colheita nos pomares.
O roteiro pode ser feito com o carro do turista, desde que haja espaço para o guia, Jagunbus e Kaigang. Dois veículos peculiares que fazem com que o visitante se sinta em um verdadeiro safari.


Fraiburgo é conhecida pela rotina tranquila das cidades do meio oeste catarinense, mas engana-se quem pensa que os turistas que a escolhem como destino ficarão num “relacionamento sério com o travesseiro”. Além dos pontos turísticos locais como Castelinho, Casa da Cultura, Casa do Artesão, Santuário Diocesano, Praça Maria Frey e Barraquinha da Maçã a cidade está inserida na Rota da Amizade, uma ótima oportunidade para conhecer a região ainda mais a fundo.


A rota, composta por cinco cidades, engloba paisagens exuberantes, oportunidade de conhecer a produção do “néctar dos deuses”, desde as barreiras até a finalização dos saborosos vinhos. Os melhores pontos de voo livre do Sul do Brasil também estão inseridos, junto ao luxo do melhor carnaval de rua da região Sul, a cultura austríaca e águas termais.


Quando o assunto é hospedagem, não há dúvida ao falar, o Hotel Renar é referência em toda a região. Situado no alto de uma colina, o estabelecimento é reconhecido pela hospitalidade, acomodações impecáveis, e as melhores vistas da cidade. Além das piscinas, quadra poliesportiva, sauna, hidromassagem, deques e uma variedade de opções de lazer, o hotel oferece recreação diariamente.


KERB DE PIRATUBA


A tarde da última quarta-feira, dia 14, foi marcada pelo “Desfile das Origens” realizado durante a programação do Kerb de Piratuba. A Rainha e Princesas, grupos de danças, bandas, representantes de empresas, entidades e autoridades desfilaram entre os hotéis e na Avenida 18 de Fevereiro.


A intenção é evidenciar as origens da festa germânica mostrando ao público a alegria do Kerb. Ao som das bandas, os participantes, devidamente trajados, seguiram até o Centro de Eventos, onde aconteceu a primeira “Mostra de Danças e Gastronomia Germânica” do evento. “É um desfile muito animado e como é feito a pé, as famílias piratubenses, o pessoal do comércio e os turistas podem acompanhar e participar. Foi muito bonito e a animação chamou a atenção”, conta a secretária de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza.


No Centro de Eventos a festa seguiu até a noite. Comida típica e chopp não faltaram e após as apresentações dos grupos de dança, uma banda seguiu com o baile.


A programação do Kerb segue até o domingo. Nesta quinta, além das competições alusivas, que iniciam às 18h, o evento segue com Retreta Musical na Rua dos Hotéis. Na sexta-feira, a festa continua no local, já pela manhã, 11h com música e também às 18h. Mais tarde, às 21h haverá baile, sem cobranças de ingressos, na Avenida 18 de Fevereiro, em frente à Câmara de Vereadores com a Banda Cosmo Express. Em caso de chuva o evento será transferido para o Centro de Eventos. O sábado conta Retreta Musicas às 11h e às 17h na Rua dos Hotéis e mais um desfile às 18h. Á noite, baile com a Banda Santa Cruz no Centro de Eventos. No domingo, encerrando a programação, é a vez da Terceira Idade fazer a festa a partir das 14h no Centro de Eventos.


FLORIPA CULTURAL

Moradores de Florianópolis e turistas que visitam a cidade vão poder conhecer um pouco da produção artística local e aproveitar uma agenda cultural variada no período de verão. Nos meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria Municipal de Cultura oferece 26 atividades gratuitas, ou com ingressos a preços populares, abrangendo música, teatro, contação de histórias e exposições de arte. Neste final de semana, a atração é o projeto Domingo é Dia de Teatro, com apresentação gratuita às 11h30, na sala de cinema do Shopping Iguatemi, no bairro Santa Mônica.


No Teatro da Ubro, no Centro, a programação inclui minitemporadas de espetáculos teatrais e musicais. A iniciativa tem como objetivo dinamizar a agenda cultural da cidade, mantendo o teatro aberto durante o verão, com ingressos a preços acessíveis. A primeira apresentação inicia no dia 20 de janeiro, com o espetáculo infantil “Infância”, dirigido por Wagner Monthero. Além dessa atividade, estão programadas apresentações das peças “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa” (Cia Aérea de Teatro); “Amor em Três Línguas” (Coletivo Urucubaca); “Eu Confesso” (Grupo Armação); e do espetáculo musical “Elian Woidello em 4 atos”. Os espetáculos foram selecionados por meio de edital lançado no final de 2014.


A agenda cultural oferece opções para diversos públicos. As crianças têm diversão garantida com o projeto “Domingo é Dia de Teatro”, que leva apresentações teatrais gratuitas, uma vez por semana, à sala de cinema do Shopping Iguatemi. Para ter acesso, basta retirar os ingressos gratuitamente 30 minutos antes do início da sessão. O projeto é viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Neste domingo (18), às 11h30, a programação traz o espetáculo de animação “O palhaço preso no nariz”, da Cia Artística Circo da Goiaba. A peça conta a história de um palhaço que adorava fazer gracinhas, birutices e estripulias, até que uma decepção faz com que ele desista da profissão e decida jogar o nariz vermelho fora. Mas, acaba descobrindo que o adereço está grudado na sua cara. Para se libertar do objeto, ele inicia uma longa aventura com ajuda de alguns amigos.


Museus Virtuais oferece uma programação especial, aos sábados, voltada a pessoas que apreciam obras de arte, mas não têm tempo ou recursos para viajar pelos museus do mundo. O primeiro passeio virtual de 2015 está agendado para o dia 24 de janeiro, explorando o tema “As musas da arte clássica”. As inscrições abrem uma semana antes da sessão e podem ser feitas pelo site do projeto (http://www.floripainterativa.com.br/museus-virtuais). Nas instalações do Centro de Visualização Floripa Interativa, que funciona no Sapiens Parque, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, o público poderá fazer um tour cultural para apreciar obras artísticas pelo mundo, gratuitamente, com suporte da tecnologia. O projeto Floripa Interativa – Museus Virtuais é realizado pelo Instituto Maratona Cultural em parceria com a Fundação CERTI, com financiamento por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e apoio cultural da Softplan.


AVIANCA EM FLORIPA


O Brasil tira férias em Florianópolis pelas asas da AVIANCA. De olho na Capital dos catarinenses a Companhia Aérea garante sua passagem para que você possa sentir de perto o alto-astral que está sempre presente em suas maravilhosas e diferentes praias, nas noites agitadas e na rotina dos tantos pescadores que vivem por lá. No verão e na primavera, Floripa se torna o ambiente ideal para a prática de esportes náuticos e atividades ligadas à Natureza. Já no outono e no inverno, a cidade se torna o local perfeito para quem procura sossego e um clima mais intimista. Florianópolis é ótima para o turismo em qualquer época do ano, e você pode aproveitar tanto a alta temporada do verão quanto temporadas mais alternativas com as passagens baratas que a Avianca oferece. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que conta com voos da Avianca, se firmou, nas últimas temporadas de verão, como um dos principais destinos brasileiros de turistas domésticos e internacionais.


NOVA TRENTO


Nova Trento é mais uma cidade turística catarinense a integrar a lista de destinos do programa Viaja Mais Melhor Idade. Através de parceria firmada pela Associação Neotrentina do Turismo (NEOTUR) e o Ministério do Turismo as empresas associadas à entidade poderão oferecer descontos e vantagens em produtos e serviços voltados para pessoas a partir de 60 anos, aposentados e pensionistas. “Cultura e gastronomia tipicamente italiana, charmosas pousadas, contato com a natureza, atrativos turísticos religiosos como o Santuário de Santa Paulina (o segundo maior do país) e o Bondinhos Aéreos Parque Colina que concentra o 1º Museu de Cera Sacro brasileiro são apenas algumas das atrações presentes na cidade. Além disso, está próxima a aeroportos internacionais e municípios como Florianópolis e Balneário Camboriú”.


MIRANTE DO CRISTAL


Em caráter experimental, o roteiro Zona Sul do city tour Linha Turismo no turno da tarde passou a contar com uma nova atração: o Mirante do Cristal. Durante um mês serão realizadas paradas de 30 minutos para que os passageiros possam visitar o mirante e apreciar a vista do lago Guaíba.  Os passageiros recebem ao longo do roteiro informações sobre a cidade e seus atrativos, passadas por um guia de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que também acompanha a visitação ao Mirante do Cristal. A apresentação do local é realizada pela equipe do DMAE. Após a visita, os passageiros embarcam novamente no city tour para continuar o trajeto. No período que o roteiro piloto circular, é aplicada uma pesquisa de satisfação e aceitação da operação. Os resultados da pesquisa vão balizar a permanência e ajuste, caso seja necessário, do roteiro Zona Sul.


CARNAVAL NO WISH SERRANO


O Wish Serrano Resort & Convention Gramado preparou uma programação leve para quem quer aproveitar o Carnaval 2015 e relaxar na cidade mais charmosa da Serra Gaúcha. A unidade oferece programação para quem viaja com a família ou a dois. De 13 a 16 de fevereiro, a Chocolates Prawer promove degustação de sorvetes, das 18h às 19h, no Lobby Bar.  A artesã Claudia Kellermann irá realizar uma oficina de máscaras nos dias 14 e 16 de fevereiro, na área de recreação do resort. A DJ Michele Wender irá animar a sexta-feira de Carnaval na noite do Burger Hill, a partir das 20h30.
A criançada irá se divertir no baile infantil (dia 15), que terá concurso de fantasias promovido pela equipe de recreação. Nos dias 14 e 16, uma charanga irá animar as piscinas, com degustação de cervejas promovida pela Rasen Bier Gramado, das 18h às 19h. De 14 a 16, os guardiões da neve do parque Snowland participarão do café da manhã infantil, no restaurante Garda.


Quem quiser fugir da folia não precisa se preocupar: o resort oferece estrutura que inclui spa, cinco restaurantes, kids club, teens club, quadras esportivas, parquinho ao ar livre, pista de caminhada, serviço de recreação, piscinas interna e externas, academia, capela e acesso gratuito à internet wi-fi, entre outras opções. O Wish Serrano tem pacote para quem quer aproveitar o Carnaval em Gramado. São quatro noites para duas pessoas com meia pensão (café da manhã e almoço ou jantar). O valor do pacote está a partir de R$ 4.768 (em acomodação superior premiere), mais 10% de taxas. As reservas podem ser feitas pelo telefone gratuito 0800 600 8088, e-mail reservas@wishserrano.com ou ainda pelo site http://www.wishserrano.com.br.

DELTA AIRLINES


A Delta Air Lines, a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, e o consórcio JFK International Air Terminal LLC (JFKIAT) anunciam a próxima fase do projeto de expansão do Terminal 4 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy. O projeto de USD 175 milhões cria 11 novos portões de embarque, mais sete mil metros quadrados de área útil na Asa B do Terminal 4 e marca a continuidade do processo de investimento de USD 1,2 bilhão em melhorias e na expansão do terminal. Com este investimento, a Delta irá melhorar significativamente a nossa experiência no Terminal 4 e no Terminal 2, realocando a maioria dos voos Delta Connection que passam pelo Terminal 2 do JFK, para a Asa B do Terminal 4. Isso irá agilizar nossos voos com conexões além de melhorar o acesso aos serviços em ambos os terminais.


Com o resultado da expansão no Terminal 4, os clientes da Delta que utilizam o Terminal 2 também poderão desfrutar de uma experiência mais aprimorada, sendo que todos os voos da companhia que continuarem a operar naquele ponto contarão com pontes de embarque climatizadas. Teremos acesso a um Sky Club renovado, com estações de iPads convenientes, serviços de bebidas e alimentação idealizados por chefs de cozinha, sete opções de vendas de produtos frescos, novas lojas, cafés e serviços de concierge. No segundo trimestre de 2015 o ponto de ônibus do Terminal 2 será reformado e passará a contar com escadas rolantes e elevadores.


A Delta Air Lines é a maior e a companhia aérea de mais rápido crescimento da cidade de Nova York, contando com 460 partidas em dias de pico para mais de 110 destinos em todo o mundo a partir de seus centros de conexões no Aeroporto de LaGuardia, em Nova York e Aeroporto Internacional John F. Kennedy - incluindo mais destinos no Estado de Nova York que qualquer outra companhia aérea, bem como serviços sem escalas para cinco continentes. A Delta está trabalhando para ser a melhor companhia aérea dos EUA na América Latina e no Caribe. 


PREMIO TURISMO


O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, foi reconhecido como “Gestor do Ano do Setor Privado” e Luiz da Gama Mór, administrador executivo da transportadora aérea nacional, recebeu o prêmio de “Gestor do Ano em Aviação”, numa escolha dos diretores de três dos principais órgãos de comunicação social portugueses do setor de Viagens e Turismo (Ambitur, Publituris e Turisver), que constituíram o júri ds Amadeu Brighter Awards 2014 que distinguiu as personalidades que se destacaram pela sua contribuição positiva no turismo em Portugal durante o ano passado.


A TAP Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 14 Março de 2005. Opera desde 1945, tem o seu Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa. A Rede da TAP, líder na operação entre a Europa e o Brasil, cobre 88 destinos em 38 países a nível mundial, com a abertura, em 2014, de 11 novos destinos na Europa e América Latina. Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 61 aviões de fabricação Airbus, mais 16 ao serviço da PGA, sua companhia regional, totalizando 77 aeronaves. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa

DESTINO USHUAIA


Meus amigos Gladson Xavier Moura e Julio Santos que sairam de João Pessoa e Brasília, de moto, já estão a menos de 3 mil km de Ushuaia. Falei com eles na topo da Serra do Rio do Rastro. Agora irão para o Chile, cruzando as cordilheiras e voltando para o lado argentino, única maneira de chegar até lá de moto, sendo que ainda terão que pegar o barco para chegar À Tierra del Fuego. Uma grande aventura que terminará no Cilene del Faro, com atendimento brasileiro, é lógico.


BELLA DA SEMANA


A nova modelo do Bella da Semana tem um corpo tão inesquecível quanto seu nome: Kemilly Stacy. Hoje com 21, a morena foi Miss Joinville (SC) em 2012.  Ela está acostumada a fotografar e tem experiência em fotos para catálogos e editoriais de moda. No entanto, as fotos que fez para o site foram as primeiras de nu total da carreira. O ensaio inédito foi ao ar nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, no site www.belladasemana.com.br.