terça-feira, 13 de janeiro de 2015

NOVO SECRETARIO

NOVO SECRETARIO


Infelizmente não é o estadual. O amigo Claudio Souza que foi secretário de Turismo de Bombinhas e atuou na SECTUR de Balneário Camboriú em duas ocasiões, a convite do Secretário Ademar Schneider. Atualmente, é presidente do Conselho Regional de Turismo e também da Instância de Governança Regional de Turismo (CONVEMAR). A convite do prefeito Evaldo Guerreiro, assumiu presidência da Fundação de Turismo de Porto Belo, com uma importante missão: contribuir para o crescimento do turismo na cidade. Para Claudio Souza, este novo desafio vem também carregado de muita responsabilidade, já que o turismo é o grande propulsor da economia da região. “Vamos continuar atuando com base nas diretrizes do Procomtur e também do plano municipal de turismo”, reforça. O novo presidente salientou ainda a importância dessa atuação em parceria com o comércio da cidade. “São projetos importantes, pois são trabalhados em conjunto com empresários e moradores”.

CARNAVAL NO INFINITY


Já fez tua reserva para curtir o carnaval com todo a tranquilidade, segurança e mordomias que você merece? É bom se apressar. Ainda existem apartamentos entre os doas 13 a 18 de fevereiro para duas pessoas em apartamento superior com pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). Cortesia para duas crianças de até 5 anos no mesmo apartamento dos pais, de acordo com a capacidade da categoria reservada. Check-in às 15h e check-out às 12h. O Infinity Blue Resort & Spa está localizado em Balneário Camboriú - SC, à beira da Praia do Buraco e a menos de cinco minutos do centro da cidade mais badalada do litoral catarinense.


É muito mais do que um centro de hospedagem. O Infinity Blue é um complexo que reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para hóspedes quanto para o público em geral. Em frente ao mar e cercado de natureza exuberante, proporciona uma experiência única e diferente para quem busca viver momentos inesquecíveis com amigos, a dois ou com a família. São 4 opções de suítes amplamente equipadas, produtos e atendimento de alto padrão, dentro de uma área de 800 mil m2. Conta ainda com o maior e mais bem estruturado centro de eventos do município oferecendo 13 espaços de diversos tamanhos para realização de congressos, convenções, feiras, reuniões e encontros de negócios dos mais variados portes. Um empreendimento que irá surpreendê-lo em todos os sentidos, este é o lugar para viver infinitas emoções.


KERBFEST


A Festa típica alemã iniciou na última sexta-feira, dia 09, na cidade de Piratuba – SC,  em nossa Rota da Amizade, com a escolha da Rainha e princesas, sangria do primeiro barril de chopp e baile. A abertura oficial ainda contou com apresentações de grupos de dança e da banda municipal. A programação tem 10 dias e segue até domingo, dia 18.Lediane de Vargas, candidata da Comunidade Evangélica, é a Rainha do Kerb 2015. 


Tainara Gabrieli Port, que desfilou pela Prefeitura, Rafaela Daneleski, representante da Associação Atlética Riopeixense (AARP) e Amanda Meneghel, da Associação de Hotéis, são as Princesas da festa neste ano. No sábado as atividades seguiram já pela manhã na sede da AARP, no encontro de ex-atletas e dirigentes, com dois jogos, almoço e homenagens. 


O tradicional desfile de carros alegóricos foi realizado à tarde. Mesmo com a chuva os participantes foram para a Avenida com os veículos decorados. A festa teve sequência na Rua dos Hotéis e fechou com baile no Centro de Eventos. O domingo contou com a Retreta Musical na Rua dos Hotéis pela manhã. A comunidade Evangélica realizou o tradicional almoço típico Germânico e escolheu o Rei e a Rainha infantil do Kerb deste ano. Competições alusivas e baile também foram realizados. 


ICCABAV 


O Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) terminou 2014 com uma agenda de 97 cursos realizados em 25 estados do Brasil. No total, 1.607 profissionais foram capacitados no período. Para 2015, a meta é ampliar esse universo, com o recrutamento de novos consultores e um ajuste nos temas da programação passada. “Estamos no limite da nossa capacidade de atendimento, por isso trabalharemos intensamente para que possamos atender a um número maior de profissionais e chegar a todas as localidades em que houver demanda pelos cursos”, afirma a vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.


Algumas ABAVs estaduais mais que dobraram a demanda e também expandiram as capacitações para cidades do interior, além da capital. “Tivemos, ainda, a participação do ICCABAV em alguns eventos apoiados pelas ABAVs locais, além de uma parceria com a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp). Por meio desse convênio, somente no segundo semestre de 2014, capacitamos 115 agentes de viagens em Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Santos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto”, informa Ana Carolina, que promete atualizações no portfólio em 2015. “Podemos para tanto incluir ou excluir temas, sempre buscando manter um conteúdo mais focado nas necessidades do mercado, além de promover novas palestras e workshops”, conclui.  


“Esse é o caminho para a valorização dos agentes de viagens, pois qualidade, capacitação e conhecimento são os diferenciais que vão sustentar a existência de nossa profissão”, comenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


BARES & RESTAURANTES


Minimizados alguns problemas quanto à infraestrutura, porém com muita reclamação quanto à mobilidade urbana, os proprietários de bares e restaurantes do litoral catarinense comemoram em peso os resultados do Natal e do Ano-novo. Pesquisa realizada em 100 estabelecimentos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel SC) analisou o desempenho do setor entre 22 de dezembro e 4 de janeiro e revelou que 89% dos entrevistados consideraram o período muito bom – em Florianópolis o resultado chegou a 98% das casas. Para Fábio Queiroz, presidente da entidade, este número é reflexo da enorme quantidade de turistas, o que não significa a falta de problemas. “Apesar de festejado, foi detectado novamente um velho problema: o trânsito”, afirma, referindo-se à reclamação recorrente de boa parte dos empresários. 


No computo geral, 43% deles apontaram a mobilidade como a maior dificuldade, cujo percentual foi ainda maior em Florianópolis (59%). A segurança também foi muito criticada na Capital, com 13% dos entrevistados apontando este como um dos principais entraves para seu negócio. Em relação à temporada passada, 65% dos empresários catarinenses assinalaram melhoria, resultado parecido com o de Florianópolis (61%). Apesar disso, foi indicada queda no poder aquisitivo dos turistas. “Metade dos consultados o consideraram igual ao ano anterior, porém 29% deles anotaram um decréscimo”, avalia Queiroz, ressaltando também a redução no número de visitantes estrangeiros (37%). Entre os brasileiros, novamente os paulistas e gaúchos lideraram, seguidos por paranaenses e fluminenses.


A baixa incidência de falta de água e de energia elétrica também foi festejada pelos donos de bares e restaurantes, entretanto está longe de ser considerada uma melhoria. “O normal seria não faltar nada”, ressalta o presidente da Abrasel SC. Outra dificuldade enfrentada foi a contratação de mão de obra, já que 52% dos entrevistados disse ser mais difícil que no ano passado. Contudo, 57% deles disseram estar satisfeitos com sua equipe. “Isso indica mais preparo a antecedência na aquisição de colaboradores”, considera Queiroz. Quando perguntados sobre quais melhorias foram sentidas neste período em relação ao ano passado, a grande maioria respondeu “nenhuma” (65% no geral e 79% em Florianópolis). Diante de tanto movimento, vale ressaltar que no norte do estado, mesmo com grande satisfação, o percentual dos satisfeitos foi o menor (77%), já que no sul catarinense o resultado foi de 95%. 


WISH SERRANO


A equipe do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense desembarcou Na Serra Gaúcha para a pré-temporada do time na cidade. A comitiva foi recepcionada pela equipe do hotel, liderada pelo gerente geral Carlos Marín, além de representantes dos consulados do Grêmio de diversas cidades do Rio Grande do Sul e por lideranças governamentais da cidade. 

Diretor de Marketing do Grêmi - Beto Carvalho - gerente Geral do Wish Serrano - Carlos Marín - presidente do clube -  Romildo Bolzan Júnior - e o vice prefeito de Gramado - Luiz Barbacovi

O time ficará hospedado no Wish Serrano até o dia 21 deste mês, num total de 10 dias, período de pré-temporada, e ocupará 36 apartamentos do resort no período. Além disso, a partir de hoje os atletas contarão com seis refeições diárias elaboradas pela equipe do Resort e orientadas pela área de nutrição do time gaúcho. Outra curiosidade é a utilização de cerca de 70 kg de gelo, que serão disponibilizados pelo hotel, pós-treino, para a preparação dos exercícios e fisioterapia dos jogadores. 

Felipão e o Gerente Geral do Wish Serrano Resort Carlos Marin

Para a imprensa, uma área especial foi montada no Centro de Eventos do hotel para as entrevistas com os jogadores e comissão técnica. Durante a estadia na cidade, o time fará dois amistosos contra equipes do Gramadense e do Novo Hamburgo no estádio dos Pinheirais, em Gramado. As partidas estão previstas para os dias 18 (domingo) e 21 (quarta-feira). 

RESPONSABILIDADE SOCIAL


O Wish Serrano também aproveitará a presença do time gaúcho na cidade e entregará cinco camisetas oficiais autografadas pelos jogadores para cinco entidades assistenciais de Gramado, que utilizarão o prêmio para a realização de sorteios, jantares, rifas, entre outros projetos que visam a arrecadação de fundos. A entrega será feita pelo próprio técnico Luiz Felipe Scolari aos representantes dos institutos eleitos pelo Wish Serrano.   

CARNAVAL NO TROPICAL TAMBAÚ


O Tropical Tambaú ainda tem alguns apartamentos para o carnaval em João Pessoa. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita de João Pessoa. Os pacotes incluem acomodações, café da manhã, jantar e entretenimento. Os hóspedes do Tropical Tambaú podem escolher entre várias promoções especiais os pacotes entre os dias 13/02 a 18/02 ou 14/02 a 19/02. 05 Diárias com café da manhã servido no restaurante Olho D'água, cinco jantares por pessoa no período (estilo buffet ou sugestão do chef), incluso uma água ou um refrigerante nas refeições. Check-in às 14:00 h e check-out às 12:00 hs. Informações e reservas: e-mail reservas.tambau@tropicalhotel.com.br. Uma criança de até sete anos grátis no mesmo apartamento dos pais ou responsávei, em single ou duplo superior e suítes. 


TEMPORADA DE CRUZEIROS





As vezes chegam acontecer congestionamentos no porto de Ushuaia que vivencia sua alta temporada de cruzeiros. A cidade é mais do que charmosa, repleta de brasileiros, com seu calçadão novo e, já se prepara para uma fantástica temporada de inverno. 



Minha dica para quem vai de carro, moto ou avião, é se hospedar no Cilene del Faro Suites & Spa, que combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordillera de los Andes, a meia quadra da AV.Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suites, oito apartamentos e duas master suítes (todas com living e kitinetes equipadas). Além de que é de que o atendimento é brasileiro. 


Clique na imagem para ampliá-la

BLOCO DE NOTAS


Desde o Século IX peregrinos de todo o mundo seguem ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e, por motivos que só quem trilhou pode contar, voltam com um forte desejo de compartilhar histórias e vivências desfrutadas naquele percurso mágico. A trajetória de Tatiana Fadel Rihan não foi diferente na necessidade de dividir com o mundo sua experiência pelo “caminho encantado”, como ela o define. Mas, a forma como Tatiana realizou sua obra inova na produção e na apresentação do trabalho. Ao dar os primeiros passos no Caminho, instintivamente a nova escritora passou a tomar notas em seu Iphone, gravar depoimentos e, claro, registrar belas imagens.


O resultado da imersão nas viagens externas e internas de sua peregrinação é compartilhado com o público no livro “Uma Viagem Em Um Bloco de Notas”, publicado pela Imprensa Livre. As histórias dos dois meses de vivências e aventuras pelo caminho francês, cujo ponto de partida é Saint-Jean-Pied-de-Port-Rocensvalles, nos Pirineus, rumo a Santiago de Compostela, são contadas de forma leve, divertida e moderna no livro. Ao longo da obra, o leitor é convidado e vivenciar a peregrinação de Tatiana também pelos recursos tecnológicos de QR Codes que conduzem a vídeos, fotos, trilhas sonoras e outras informações.  A emoção de suas vivências passa pela história registrada no dia a dia do Caminho, já que a escritora tomava notas em tempo real das percepções e histórias ao longo da peregrinação, uma espécie de diário de viagem que, despretensiosamente, resultou no livro. A narração dos 815 km de encontros e desencontros pelo Caminho de Santigo oferecem ao leitor uma viagem pela leitura, sem que ele saia fisicamente do lugar.


A história traz diversão, espiritualidade e superação. O livro transita entre os gêneros Autobiográfico, Turismo e Aventura, Espiritualidade e Reflexão. O prólogo de Luis Fernando Veríssimo diz tudo: “não posso imaginar melhor companhia numa exploração encantada do mundo do que a Tatiana”. O livro está à venda em várias livrarias do Brasil e no próximo sábado (17/01) será lançado em Garopaba na Livraria Navegar, a partir das 20h. A autora já realizou lançamento da obra em Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.  Quem preferir, pode adquirir o livro  na versão digital nas diferentes plataformas de E-book.



Formada em Direito, Tatiana Fadel Rihan é gaúcha, empresária do ramo de gastronomia e uma amante de viagens pelos universos do Turismo e da busca interior.  A autora já morou na Califórnia, por dois anos, e deu a volta ao mundo sozinha, por um ano, acompanhada de sua mochila, no final dos anos 1990. Pena que na época não existissem recursos como os atuais, mas essa história também rende registros no livro “Uma Viagem Em Um Bloco de Notas”.