quarta-feira, 11 de março de 2015

FERIADÕES EM 2015

FERIADÕES EM 2015


Mais de 1,96 milhão de viagens são esperadas para destinos da região Sul do Brasil, durante os feriados de 2015. Elas devem render R$ 3,82 bilhões para os cofres dos três estados da região, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Juntos, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão registrar movimentação financeira acima de R$ 530 milhões em cada um dos seis feriados avaliados.


O Rio Grande do Sul é o estado que deve registrar a maior movimentação de dinheiro (R$ 1,9 bilhão) e de pessoas (691 mil viagens). Para Santa Catarina, a projeção é de 670,5 mil viagens e R$ 1 bilhão em gastos de turistas brasileiros, enquanto o Paraná deverá absorver 606,6 mil viagens e faturar R$ 
824 milhões extras com o calendário de 2015. Assim como nas outras regiões do país, o pico do faturamento será em 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida), data em que também se comemora o Dia da Criança. O feriado, que cai numa sexta-feira, poderá gerar movimentação conjunta de R$ 707 milhões na região Sul, dos quais R$ 360,8 milhões nos destinos gaúchos, R$ R$ 193,9 milhões nos catarinenses e R$ 152,3 nos paranaenses.


O levantamento considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). 

SETOR HOTELEIRO


Um levantamento da consultoria BSH Internacional, pioneira de investimentos hoteleiros no Brasil,  mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis no ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria. A região Sudeste representa, sozinha, metade do investimento previsto para o país no ano: R$ 1,27 bilhão.  Os 27 lançamentos previstos acrescentam 4,4 mil unidades habitacionais, o que deve gerar 2,9 mil empregos. Apenas o estado do Rio de Janeiro – sede das Olimpíadas de 2016 – receberá R$ 1 bilhão em investimentos hoteleiros.


Na avaliação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, os números comprovam a força do setor e a importância do turismo como vetor para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Os destinos nacionais ganharam visibilidade com a Copa do Mundo e, agora, o setor privado se prepara para receber os visitantes que virão para as Olimpíadas” diz Lages. Ele reforça o potencial do mercado interno, com 60 milhões de brasileiros que ainda não têm o hábito de viajar e podem ser prospectados pelas agências de viagem. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Dados do Ministério do Turismo apontam para um crescimento da intenção de viagem dos brasileiros para destinos nacionais. De acordo com o levantamento Sondagem do Consumidor, 73,2% dos entrevistados que desejam viajar nos próximos seis meses, o farão dentro do Brasil. Em fevereiro de 2014, esse percentual era de 67,8%. 


NAVISC


Um grupo de 11 agências de viagens de Florianópolis e São José criam um POOL denominado NÚCLEO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, sob a sigla de N A V I S C . O objetivo deste núcleo é o de organizar roteiros de viagens ao exterior diferenciados dos tradicionalmente oferecidos. Hotéis de melhor qualidade, roteiros exclusivos, maior duração de permanência nas cidades visitadas e com acompanhamento de guia desde Florianópolis. As agências que fazem parte do NAVISC são: América do Sol, Açoriana Turismo, Freedom Viagens, Mistral Turismo, Pereira Oliveira Turismo, Star Turismo, W. Travel Turismo, Smart Viagens, Fibratur, Triptonita e Tortola Turismo.


MERCADO PÚBLICO

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A Prefeitura de Florianópolis reforçou o compromisso com o prazo de 18 de junho para a conclusão dos trabalhos da ala sul do Mercado Público da capital, conforme asseguraram os secretários Gustavo Miroski (Administração), Rafael Hahne (Obras) e Luciane Camilotti (adjunta de Turismo) aos presidentes do SHRBS, Tarcisio Schmitt, da Fhoresc, Estanislau Bresolin, e da Fortur, Zena Becker. Os dirigentes das entidades visitaram o canteiro de obras na última sexta-feira (09-03). Já a partir de abril os comerciantes terão acesso aos boxes, para tratar das instalações de cada empreendimento.  A etapa atual envolve a instalação das estruturas metálicas, reforçando as fundações, que darão sustentação à cobertura. 


PEDALANDO EM FLORIPA


Tem gente que quando chega o final de semana consegue reclamar dizendo que aqui na Ilha da Magia não tem o que fazer. Moramo numa Ilha, com mais de 40 praias e o sujeito consegue ficar em casa? E para a maioria das pessoas, mesmo com esse sol fenomenal, a temporada terminou. Mentira gente! Temos até o veranico de maio. Não tem nada o que fazer? Vá pedalar ! Principalmente no domingo onde tudo vira ciclovia. Você pode sair da Av. Beira Mar de São José, cruzar a ponte e encarar a Av. Beira Mar da Ilha da Magia, ou vice-versa. A galera da bike faz isso e você ainda pode incluir do percurso a Av. Beira Mar Continental (Estreito) e todas as demais praias. O que você ganha com isso além de saúde? Encontra gente bacana, descolada, bonita, um visual de tirar o fôlego e, ainda deixa pelo caminho umas duas mil calorias (nesse percurso que fiz. Leve água, e mesmo assim, você terá que parar para reabastecer. No Continente é mais barato e não tem fila (na Ilha a água de coco custa R$ 6,00 - uma exploração e ainda tem fila), já em São José, R$ 4,00 o copão. 

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No caminho o visual das pontes, das Praias do Meio, Saudade, Itaguaçu, Bom Abrigo, ... O caminho você escolhe, pode ser mais curto ou mais longo. Veja que só fiz um pedaço do percurso. Dá pra fazer a Ilha toda de bike. Confira as imagens aqui. E a tarde ainda fui mergulhar na Praias das Cordas, um refúgio que eu não conto onde é, justamente por ser um refugio, longe da especulação. Um paraíso na Grande Florianópolis. 


USHUAIA


Dá para entender perfeitamente o porque  de Ushuaia estar em alta e porque é destino obrigatório dos aventureiros de todas as tribos que caem na estrada conforme foi veiculado no Fantástico desde último domingo, o especial que a Família Schurmann fez por lá. Aquilo que o Fantástico mostrou não corresponde nem a 1% de todo o material produzido pela Expedição Oriente, mas que com certeza iremos ver em algum programa especial. Ontem mais um cruzeiro atracou no final da tarde. Foto do confrade Eduardo Pocai. 


BRASILEIROS EM USHUAIA


Todos bem recebidos, acolhidos e muito bem assessorados pelo amigo Mario, do Brasileiros em Ushuaia, que saiu do calor de João Pessoa para fixar residência na Tierra del Fuego e consequentemente bem nos receber. 

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BNT & CONVENTION




A BNT Mercosul e o Convention Visitors Bureau de Balneário Camboriú, selaram parceria com participação especial na 21ª BNT Mercosul. O Convention Visitors Bureau, mostrará aos profissionais de turismo os seus produtos e opções de passeios gastronômicos, com o projeto Balneário Saboroso, que acontece nos dias 09 a 26/07. A associação também será uma das atrações nos espaços para Capacitação no Cine Turismo.



21ª BNT MERCOSUL



A 21ª edição da BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos será realizada no Centreventos de Itajaí tem como principal objetivo reunir os melhores players do mercado, aproximar pessoas e oferecer um evento eficaz para a realização de negócios entre as empresas expositoras e os profissionais participantes. O evento a cada ano se fortalece por sua credibilidade, organização e público qualificado. É destaque por atrair e conquistar o público do mercado turístico para a realização de ótimos negócios e parcerias, além de apresentar destinos turísticos de todo o Brasil e alguns países da América do Sul. 



Durante o evento são realizadas várias atividades para qualificação dos participantes e apresentação de destinos diversificados. Além da programação de negócios a BNT Mercosul também oferece eventos paralelos que são muito divertidos e importantes para os participantes. Em Balneário Camboriú acontecem visitas técnicas aos principais hotéis da cidade, passeios no Parque Unipraias, passeios de barco e Cristo Luz. 



EDUCANTUR EM NATAL


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Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, executiva da Ceretur, lançou no dia de ontem seu projeto EDUCANTUR, treinamendo e capacitando operadores e agentes de viagens do segmento de turismo pedagógico em Fortaleza e Natal. Em Fortaleza a parceria foi com a Operadora West Central e Confiança Consolidadora. Já em natal foi com a Foco Operadora. EDUCANTUR – Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e representa uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do projeto EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará melhor aprendizagem e diversão.



Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem método e atividades pedagógicas de melhoria no interesse pelas matérias e fixação do conteúdo escolar conduzido por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos optarão por um dos destinos memoráveis, onde juntos irão viver experiências que os acompanharão pelo resto de suas vidas. Os professores e pedagogos irão eleger um dos conteúdos EDUCANTUR desenvolvidos no destino e neste momento a escola receberá todo o material pedagógico on line relacionado ao destino para o qual viajarão e a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que aprendam teoricamente em sala de aula.



Nos meses que antecedem a viagem, os alunos aprenderão a matéria em sala de aula, começarão a participar de uma grande gincana, com o diferencial que dispertará nos alunos mais interesse e atenção à matéria, pois o conteúdo estará sempre sendo exemplificado e ligado ao passeio que farão, gerando também expectativa pela viagem. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimentos, os estudantes participarão de atividades práticas, através da gincana, para fixar o que aprenderam em sala de aula, com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.



São físicos, geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo, que mostrarão aos alunos, como aquilo que aprenderam teoricamente, acontece na vida real! O EDUCANTUR levará a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa será selecionado um destino para se iniciar o projeto, Florianópolis. Este será o destino piloto a ser desenvolvido já a partir deste ano. Para esta primeira etapa do Projeto conta-se com o apoio de algumas empresas de Florianópolis.


A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infraestrutura turística, composta por hotéis, transportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares. Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários.



"Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria, a cada 10 grupos pagantes recebidos através do EDUCANTUR", afirma Ely Silveira, idealizadora do projeto. 
Desta forma os estudantes da rede pública do Estado terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam.



CCTUR



Para o trade de turismo que ainda não sabe, a CCTUR – Recursos Humanos, disponibiliza um sistema online de cadastramento de vagas e candidatos, exclusivamente para a área de turismo. Abrangendo todo o território nacional. Atendem empresas da área de: Agências, hotelaria, gastronomia, locadora, transporte, eventos, feiras & congressos, lazer & recreação, entre outras. Os interessados podem ser: Candidatos, estagiários, pessoas com deficiência, autônomos, freelancer, entre outros. Vale lembrar que estas áreas necessitam de mão de obra mais qualificada e a disponibilização infelizmente é pouca. A CCTUR coloca seu site a disposição do trade. Todo cadastramento é gratuito. Mais informações no site www.cctur.com.br.