sábado, 11 de abril de 2015

TURISMO INDUSTRIAL

TURISMO INDUSTRIAL


Conhecer a cultura, a história e as tradições de uma cidade, vai muito além de visitar os pontos turísticos, museus e espaços públicos. Aprender mais sobre a economia e as empresas que alavancam o desenvolvimento de uma região, também ajuda a mostrar a essência de uma sociedade. Em Joinville, o turismo industrial oferece aos visitantes e ao público local a oportunidade de conhecer grandes empresas que nasceram aqui e que, hoje, são referências mundiais em suas áreas de atuação. O roteiro de turismo industrial de Joinville inclui as empresas Fundição Tupy, Tubos e Conexões Tigre, Lepper Companhia Fabril, o condomínio multissetorial Perini Business Park, Volksbier Cervejaria e Doce Beijo Chocolates.


Líder na fabricação de tubos e conexões e presente em 40 países, a joinvilense Tigre, oferece o Programa de Visita à Fábrica desde 2007. As visitas ocorrem no período de março a dezembro, sempre nas sextas-feiras, de manhã para clientes e, à tarde, para estudantes. Durante aproximadamente uma hora e meia, é possível conhecer os setores de matéria-prima e sala de programação, extrusão, moldes, injeção e teste de qualidade, além do centro de distribuição. Na Fundição Tupy, a maior fundição de ferro da América Latina, o turismo industrial também acontece às sexta-feiras, semana sim e outra não, sempre com agendamento prévio. As visitas ao turismo industrial devem ser sempre agendadas previamente, diretamente com as empresas.


ROOM TAX


A campanha Room Tax – “Uma contribuição para o Turismo, um prêmio para você” está com nova edição em Balneário Camboriú. O programa de incentivo, que já é considerado case de sucesso por outros CVBx do Brasil, idealizado pelo BC Convention & Visitors Bureau, chega a sua 6ª realização e iniciou neste mês, seguindo até o próximo dia 30 de junho. A Room Tax trata-se de uma contribuição simbólica e espontânea que é cobrada dos hóspedes em hotéis associados ao BC Convention. O valor oportuniza ações como a participação em diversas feiras nacionais e internacionais, divulgando as potencialidades da cidade, destacando-a como um destino turístico tanto para negócios como para lazer.


Nesta edição, serão 15 empreendimentos participantes e como incentivo suas equipes terão a possibilidade de concorrer a prêmios. Para o 1º lugar serão concedidos três vale-compras de R$ 150 do Balneário Shopping. O 2º lugar ganha um Menu Saboroso, com bebida para duas pessoas, no restaurante La Trattoria. Já o 3º lugar receberá 10 kits do Guacamole Cocina Mexicana e da marca de picolés Maria Paleta. Importante salientar que para estarem aptos a participar do sorteio todos os colaboradores dos departamentos de reservas e recepção devem participar do treinamento realizado pelo BC Convention. 


Confira os hotéis que estão participando da Room Tax 2015: Hotel Bella Camboriú, Camboriú Praia Hotel, Centromar Hotel, D'Sintra Hotel, Geranium Hotel, Itália Hotel, Marambaia Hotel, Melo Hotel Mercure Camboriú Internacional, Hotel Palmas Executivo, Parnaso Hotel, San Felice Hotel, Sibara Hotel, Slaviero Brut Conceptual, Hotel Slaviero Slim, Hotel Torresol.


SEMINÁRIO ECOTURISMO


O evento, promovido pelo SEBRAE em parceria com as Prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, reuniu 75 empreendedores, consultores e servidores públicos municipais das áreas de turismo e meio ambiente da região. No encontro, realizado na Pousada Refúgio do Estaleiro (Porto Belo), foi apresentado o projeto Nas Trilhas da Costa Esmeralda e o estágio de implantação da sinalização de orientação nas trilhas dos três municípios. Em seguida, Élida Zuchini, representando a Pisa Trekking Operadora de Ecoturismo, compartilhou com o grupo o trabalho que a empresa desenvolve, além de demonstrar, com exemplos e experiências, aspectos importantes para o desenvolvimento do segmento.


Os participantes também realizaram a trilha da RPPN do Morro de Zimbros e assistiram apresentações culturais com artistas, professores e alunos das oficinas culturais de Bombinhas e Porto Belo e de um coral de Itapema. No próximo dia 28/04 o grupo deverá se reunir novamente para o alinhamento das ações que serão desenvolvidas até o final do ano, dando continuidade ao 
projeto.

Cilene de Faro, nossa casa em Ushuaia - Tierra del Fuego

ABAV NACIONAL

Na foto, o presidente da Interamerican Network, Ricardo Roman, o deputado e candidato a prefeito de Maldonado/Punta Del Este, Dario Pérez, e o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. 


A Associação Brasileira de Agências de Viagens recebeu em sua sede a visita da comitiva de divulgação do destino Punta Del Este (Uruguai) que está no país para ações de relacionamento com o turismo brasileiro. O encontro contou com a participação do presidente da entidade, Antonio Azevedo; do deputado e candidato a prefeito de Maldonado/Punta Del Este, Dario Pérez; do presidente da Interamerican Network, Ricardo Roman, além de representantes do trade turístico uruguaio. Para o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, “esse contato mais estreito com o mercado brasileiro abre, ainda, uma oportunidade para que os agentes de viagens conheçam melhor o destino e se qualifiquem para vendê-lo com mais propriedade”. Durante a visita, os representantes de Punta Del Este aproveitaram para ratificar sua participação na 43ª ABAV Expo, a se realizar de 24 a 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

AVIESP


O Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV)  fez durante a 38ª Aviesp - Expo de Negócios em Turismo, que terminou no último dia 11 em Campinas (SP), o lançamento oficial do portfólio de cursos de 2015. Este foi o primeiro evento do ano em que o instituto formalizou a apresentação do novo conteúdo ao mercado profissional do setor. Entidade congênere da ABAV, a Associação  das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) mantém uma parceria com o instituto desde 2014, por meio da qual proporciona  a todos os seus associados as mesmas capacitações e treinamentos oferecidos em todo o Brasil com apoio das ABAVs estaduais.


PARAÍBA


O Destino Paraíba também foi amplamente divulgado na 38ª Aviesp. O evento será dividido em duas partes: uma com palestras e debates no Centro de Convenções, e a outra no Centro de Exposições, onde foi instalado o estande da Paraíba. O público é formado por agentes de viagens dos principais polos econômicos do Estado de São Paulo, que é maior emissor de turistas para o Nordeste. De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o interior paulista é uma região estratégica para o turismo paraibano, tendo em vista o grande fluxo de turistas, assíduos frequentadores de João Pessoa. O Tropical Tambaú também esteve presente, um dos ícones da hotelaria nacional. 

Na foto, durante a Aviesp do último ano, Marcus Vinícius (Hardman Hotel), Claudio J S Junior (Festival JPA) e Clara Campos (Mussulo Resort).

A Feira de Turismo é uma excelente oportunidade para fechamento de negócios, além das capacitações e relacionamentos entre os fornecedores. Para aproveitar o ambiente de negócios, o diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Claudio J S Junior, esteve presente, mais uma vez, para buscar novos relacionamentos e visitar os fornecedores para convidá-los a participar do Festival JPA, considerado o maior evento de turismo do Norte e Nordeste.


O Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 17 e 18 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, e já tem confirmadas as participações de grandes fornecedores que estarão retornando, e outros que estarão presentes pela primeira vez. Na edição do ano passado, o evento reuniu mais de 2,5 mil profissionais do turismo do Nordeste, e esse número tem refletido diretamente no aumento de interesse de participação de novas empresas do Brasil e, principalmente, do exterior.


ILHA CORPORATIVA


A abertura da 38ª Aviesp Expo de Turismo e Negócios, em Campinas, contou com a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lages, que enalteceu a pujança do interior de São Paulo como um dos principais emissores e receptores de turistas em nosso país. “Além disso, o Aeroporto de Viracopos, com os investimentos que estão sendo feitos, está se tornando um importante hub para a distribuição de viagens e ainda tem muito para crescer”, disse o ministro. O evento de abertura, que teve o presidente da Aviesp, Marcelo Matera, como anfitrião, contou ainda a presença do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Edmar Bull.


Em 2014, segundo dados da Pesquisa de Vendas Abracorp, o setor movimentou R$ 14,9 bilhões no Brasil, tendo cidades como Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos como protagonistas.
Até por isso, pela primeira vez este ano, a Aviesp Expo recebeU a Ilha Corporativa Abracorp, espaço para relacionamento dos agentes de viagens com fornecedores do setor e que busca atender a crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos, sob a ótica das viagens corporativas do interior paulista, favorecendo a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos. 


No ano de 2014 o aeroporto internacional de Guarulhos cresceu mais de 10% em movimentação de passageiros, o dobro do verificado em Viracopos, o maior aeroporto do Interior, o que demonstra uma capacidade de aumento de volume no aeroporto de Campinas muito grande. Segundo o presidente da Abav-SP, Francisco Leme, fica evidente a possibilidade de expansão destes números, uma vez que o mercado do interior do Estado tem um grande poder econômico. “O ticket médio gasto pelos turistas do interior de São Paulo é o maior do Brasil”, ressaltou Leme. Em sua 38ª edição, a Aviesp Expo mostrou toda a força do turismo paulista e sua importância não só para o Estado, como para todo o Brasil.



MINISTÉRIO & ABRAJET


É grande a sintonia entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET. Durante a 1ª Reunião do conselho da entidade neste ano de 2015, o Ministro Vinicius Lages foi presenteado por um KIT CHURRASCO oferecido pelo confrade Hugo Cassel da ABRAJET-SC. 


 Também ganhou a imagem de São Frei Galvão, presente do Prefeito e da Estância Turística de Guaratingueta, Francisco Carlos Moreira dos Santos, entregue pelo abrajeteano Ivan Leyraud. O Primeiro Santo Brasileiro, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o São Frei Galvão é guaratinguetaense. Espera-se agora, a presença do Ministro no próximo dia 25 de outubro em Guaratinguetá, para receber a Comenda "Medalha de Frei Galvão", no dia dedicado ao Santo.


A presidente da ABRAJET Miriam Petrone esteve com o ministro durante a abertura da AVIESP. Em pauta o Congresso Nacional da entidade que acontecerá em em Búzios-RJ entre os dias 25 a 28 de maio. 


O Ministro Vinicius Lages é extremamente respeitado, muito querido e prestigiado por todo trade nacional por conta da sua competência e conhecimento de causa. Circula muito bem entre todos. Acima com o Diretor Geral  do Infinity Blue Resort & Spa, Alberto Cestrone, o melhor resort familiar do Sul do Brasil segundo a TripAdvisor. 

FESTURIS NA AVIESP


Quem também circulou pelos corredores da 38ª AVIFEST foram os diretores do maior e mais charmoso Festival de Turismo do Brasil, o FESTURIS de Gramado, na fantástica Serra Gaúcha. Na foto o Ministro do Turismo, Vinicius Lages, entre Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, a diretora do Mintur, Luciana Fernandes, Marta Rossi e o presidente da Aviesp, Marcelo Matera.

ABIH-AL


A ABIH-AL com apoio da SEDETUR e SEMPTUR,  participou da 38ª edição AVIESP. A entidade contou com estande de 24 m² representando Alagoas no Expo Dom Pedro, Centro de Convenções e Exposições de Campinas. O estande “Visite Alagoas” foi decorado com imagens de Maceió, Praia do Francês, Barra de São Miguel e Maragogi. Na ocasião foi lançado um concurso cultural que premiará uma pessoa com duas passagens para capital de Alagoas e três dias de hospedagem. Foi criado um espaço para que os visitantes do estande fizessem fotos no mural com imagem da orla de Maceió ao fundo, utilizando diversos os utensílios e acessórios que remetem ao clima de férias na praia e que decoram o ambiente, como coco, bolsa de praia e cadeira dobrável. Para participar, bastava apenas publicar a imagem no instagram, marcar @visitealagoas e usar #visitealagoasnaaviesp. O autor da foto mais curtida até o dia 30 de abril terá seu nome divulgado no @visitealagoas.


A feira contou com 80 estandes de diversos, reunindo operadoras turísticas, companhias aéreas e agentes de viagens de vários municípios de São Paulo. Segundo o presidente da ABIH-AL, Maurinho Vasconcelos, é importante Alagoas estar presente neste evento, “O Estado tem participado de todas as feiras da AVIESP realizadas nestes últimos 30 anos de maneira expressiva, nesse ano não seria diferente. É importante essa aproximação direta com o principal canal de comunicação e divulgação do nosso destino". Todas as ações visam incrementar a alta temporada de julho 2015.


OCUPAÇÃO HOTELEIRA


Evidentemente que com os preços abusivos da rede hoteleira/pousadas em Florianópolis não poderia ser diferente. A taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da Grande Florianópolis durante o feriado da Semana Santa foi menor que no ano passado. Da mesma forma, o mês de março teve decréscimo em relação a 2014, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS). Para Tarcísio Schmitt, presidente do sindicato, mais dias de folga registrados nestes períodos em 2014 foram essenciais para este resultado. Março teve decréscimo de 3,1% e o feriado da Semana Santa retração bem maior, de 24,9%. Isso demostra a nossa falta de infraestrutura, uma pista de pouso internacional "meia boca", estradas esburacadas e perigosas, falta de mobilidade e falta de investimento governamental no turismo. Se ainda existe turismo em SC é por conta do marketing do próprio hoteleiro/pousadeiro.


TURISMO NACIONAL


Em setembro, a ABEOC Brasil e o Sebrae divulgaram o II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos, trabalho publicado pela Revista Eventos e no Portal Eventos, determinando que somente o setor de Eventos fatura R$ 209,2 bilhões, gera 7,5 milhões de empregos, 590.000 eventos realizados em 7.590 espaços para eventos espalhados de norte a sul do país. Considerando que Eventos & Turismo são atividades intrínsecas e observando que, segundo o WTTC, o turismo brasileiro fatura R$ 443,7 bilhões e gera 8,4 milhões de empregos, no relatório atual apresentado os dados foram consolidados: faturamento de R$ 652 bilhões e 15,6 milhões de empregos gerados.


São números significativos, que representam 13,65% do PIB nacional. Números que o Governo de Santa Catarina e sua Secretaria de Turismo desconhecem ou pouco de importam com o turismo já que nos últimos quatro anos já teve seis "secretários" de turismos. Vale lembrar que o turismo em em Santa Catarina represente 12,5% do seu PIB, fato que o governo catarinense também desconhece e claramente não se importa.  


ANOS 80 ESPECIAL


No próximo dia 17 de abril (sexta-feira), das 20h30 às 00h30, o Wish Serrano Resort & Convention, minha casa em gramado, estreará um novo projeto, a Sexta Disco Anos 80 Especial, evento que já é realizado no Wish Serrano semanalmente, mas que desta vez ganhará uma versão especial. Nessa nova etapa, o hotel trará convidados especiais e formadores de opinião que farão parte da equipe oficial da festa, seja como DJ ou Bartender, e ainda poderão convidar amigos e familiares, já que o evento tem entrada gratuita e é aberto ao público. Os primeiros convidados são os advogados Luiz Guilherme Steffens e Ronaldo Pinheiro (foto), que serão, respectivamente, o bartender e o DJ da 1ª Sexta Disco Anos 80 Especial. O evento acontece no restaurante Burguer Hill, um dos mais agitados do resort, que conta com palco e pista de dança. O restaurante também é especialista em hambúrgueres caseiros, ou seja, além dos drinks e das tradicionais canções dos anos 80, os convidados também poderão se deliciar com os sanduíches mais famosos do local, feitos com um suculento hambúrguer de picanha, como o Big Joeturner e o Johnny Cash.


A 1ª Sexta Disco Anos 80 Especial também contará com a presença da DJ residente Michelle Wender. As próximas datas já estão definidas e em breve os convidados serão anunciados. São elas: 26 de junho, 28 de agosto e 30 de setembro. A GJP Hotels & Resorts, maior rede hoteleira nacional especializada em lazer, é responsável por 14 empreendimentos localizados em Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Porto de Galinhas (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR),  Gramado (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de fazer a representação comercial de um hotel em Beberibe (CE).  Existem ainda outros hotéis em obras e que serão lançados em breve, como nas cidades de Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).  Com as bandeiras Wish (5 estrelas), Prodigy (4 estrelas) e Linx (hotéis econômicos), até o final deste ano, a empresa deverá ter sob sua gestão um total de 22 hotéis em todo o País. Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a companhia conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diuturnamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.


LEIA OUTROS ARTIGOS CLICANDO NOS LINKS ABAIXO