sábado, 18 de abril de 2015

LATA DE SARDINHA

LATA DE SARDINHA


Imaginem só encarar um voo intercontinental numa lata de sardinha. Isso agora é possível graças a nova configuração da classe econômica com 11 assentos por fileira. A fabricante de aviões Airbus apresentou essa "maravilha" durante a Expo Aircraft Interiors, que terminou no último dia 16 de abril, em Hamburgo, na Alemanha, a nova configuração da aeronave A380, terá cinco poltronas na fileira do meio. Em entrevista para a Leeham News and Comment, o vice-presidente sênior de marketing da Airbus, Christopher Emerson, afirmou que o número de assentos da aeronave passará de 525 para 544. A nova configuração deve estar disponível para a companhias aéreas a partir de 2017. Mas não se iluda. Duvido que as cias aéreas irão cobrar o preço mais barato por esse confortável voo.


TOP 50


Apesar dos pesas, da falta de mobilidade, segurança, ciclo vias, infraestrutura,... a nossa Ilha da Magia, que vive de Costas para o mar, conseguiu a proeza ,de estar em primeiro lugar entre as capitais que integram o seleto grupo dos municípios com grau de desenvolvimento considerado “muito alto” no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), divulgado pelo Pnud, órgão das Nações Unidas, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro. Para tanto, elas têm IDHM superior a 0,8. A média do Brasil hoje é 0,727, considerado alto (mas não muito alto). Vale comentar que Florianópolis também é a cidade mais cara do país para comer fora de casa. Os maiores preços entre todas as cidades brasileiras, analisadas por uma pesquisa da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert). Na mesma pesquisa é a capital brasileira com os mais altos preços em supermercados.


O IDHM não mede exatamente qualidade de vida. Embora, claro, municípios com elevados índices de educação, longeva expectativa de vida e renda alta tendam a ser bons lugares para se viver. Entre as capitais, venceu Florianópolis (SC), seguida de Vitória (ES). O levantamento é feito pela ONU a cada 10 anos, com base nos dados do Censo, do IBGE. Pois agora !!! 


FLORIPA BIKE


Estão dizendo por aí que o Floripa Bike sai até o final do mês. A "expectativa" é a de que o serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas seja opção de transporte público na alta temporada Com as nossas ciclovias? A informação que chega é que a Prefeitura de Florianópolis "vai lançar" até o final do mês edital de licitação para a concessão do serviço de compartilhamento e aluguel de bicicletas, o Floripa Bike. A intenção da administração municipal é a de que o serviço comece a ser oferecido até o final do ano, de modo a ser mais uma opção de transporte público na próxima alta temporada.




TRÊS ANOS


Você acredita? Eu não ! De acordo com a autora do projeto, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves da Silva, do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a implantação de todo o projeto se dará em quatro fases, num período de três anos, totalizando 85 estações, 595 bicicletas e 1.190 suportes para “estacionamento” dos veículos. Em cada estação, serão sete bicicletas e 14 suportes. A princípio, o Floripa Bike vai contemplar três áreas da Capital: a região central, Coqueiros e  Trindade/Santa Mônica. Isto em razão da infraestrutura parcial de ciclovias de que dispõem, da baixa velocidade de trânsito permitida nestas regiões e por tratarem-se de “polos geradores de viagens”, tendo em vista o fluxo de estudantes universitários, por exemplo.


​ABRAJET


O ex-Ministro Vinicius Lages, enquanto ministro, "intimou" literalmente a Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone,para a posse do Novo Ministro, o ex-deputado Henrique Alves. A posse aconteceu nesta última quinta-feira, em Brasília. ​O convite "apenas" demonstra o prestígio da entidade bem como o interesse do Governo em estar em sintonia neste nova empreitada. ​​


Alves, 66 anos, assume no lugar de Vinicius Lages, que havia sido indicado para o cargo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Derrotado na eleição para governador do Rio Grande do Norte, Alves era um nome cotado para figurar no ministério que tomou posse junto com a presidente Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, mas ele acabou ficando de fora. Membro de uma família tradicional de políticos, Alves assumiu como parlamentar pela primeira vez quando tinha 22 anos. Ele cumpriu 11 mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, sempre pelo PMDB do Rio Grande do Norte. Nas eleições de 2015, ele disputou o governo potiguar, mas perdeu para Robinson Faria, do PSD. Por isso está sem mandato eletivo pelos próximos quatro anos. 

“Vou iniciar com muita humildade porque minha experiência recomenda isso. Quero conhecer o trabalho desenvolvido pelo atual ministro, Vinicius Lages, conhecer os projetos do Ministério, os planejamentos já programados e pouco a pouco dar o nosso toque com a nossa experiência, com o nosso conhecimento do Brasil”, disse Henrique Alves. o Ex-Ministro foi demoradamente aplaudido pelo trade.


Miriam Petrone sendo recebida em seu gabinete pelo novo Ministro Ministro de Turismo Henrique Alves. Na foto ainda  Fernando Zuppo e Toni Sando

Sem dúvidas deixou sua marca. A ABRAJET e o trade agradecem sinceramente o trabalho e o desempenho do Ministro Vinícius Lages. O Brasil até hoje não havia tido um ministro tão dedicado. Fazemos votos que o novo Ministro tenha a mesma competência e interesse pela indústria mais limpa deste país que é o turismo. ​



COMEÇAR DE NOVO



Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, que veio ao encontro das necessidades e expectativas do setor, já são sete o número de ocupantes da pasta, incluindo o atual. Walfrido dos Mares Guia, Marta Suplicy, Luiz Barretto Filho, Pedro Novais, Gastão Vieira, Vinicius Lages, e atualmente Henrique Alves. 


"Assim, em pouco mais de doze anos, a média de permanência de cada ministro na pasta do Turismo não alcança 20 meses. A mesma velocidade com que os governantes substituem os seus colaboradores deveria refletir notáveis avanços em favor de entendimentos mantidos com a sociedade civil organizada, ao custo de investimentos realizados em incontáveis horas de diálogo mantido com os antecessores. Porém, sem jamais esmorecer em nosso legítimo propósito de atuar com total determinação em favor do fortalecimento das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do mercado de viagens e turismo, acalentamos com renovada esperança o entusiasmo demonstrado pelo atual ocupante do cargo em assumir as suas atribuições". Edmar Bull - Presidente da Abracorp



VIAGENS CORPORATIVAS



O Sudeste não é a única região priorizada nas estratégias de negócios das TMC's associadas à Abracorp. O Sul já desponta no cenário nacional como um excelente mercado de viagens corporativas. "Nós estamos muito satisfeitos com o desempenho já alcançado e entusiasmados com as oportunidades existentes para as agências de viagens associadas Abracorp", afirma o presidente da Associação, Edmar Bull, ao retornar do 4º Painel Catarinense de Viagens Corporativas, realizado durante programação oficial da Volvo Ocean Race. 


“De 2013 para 2014 tivemos um crescimento de 15%. São cerca de 8,7 mil profissionais no mercado que conseguiram atingir esta cifra graças à tecnologia. Agora, é muito importante que os gestores internos de viagem entendam o nosso papel, que é para benefício deles, em tempo real, com erro praticamente zero. Nosso papel é ajudar as empresas a ter um orçamento sadio quando se refere às viagens corporativas”, garante Edmar Bull.



Na Pesquisa de Vendas Abracorp 2014, as cidades de Porto Alegre e Curitiba figuraram entre os 10 destinos mais vendidos pelas agências associadas à entidade. A capital gaúcha ocupou o sexto lugar, com 6% do mercado e a paranaense, o sétimo, com 5%. “A região Sul não só começa a se destacar no cenário nacional, como ainda tem um potencial muito grande de crescimento", concluiu o presidente da Abracorp.


QUALIFICAÇÃO PARA O TURISMO



O SEBRAE, a AEMFLO e CDL-SJ promovem um Encontro Empresarial, que abordará o tema Gestão de Micro e Pequenas Empresas do Turismo Brasileiro, na quinta-feira (23/04), das 19h às 22h30, na sede de Barreiros. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Inscrições e mais informações pelo telefone 4009-5518 e e-mail: suporteeventos@aemflo-cdlsj.org.br. Os participantes serão recepcionados com um coffee de boas-vindas. Nesta palestra estarão preenchendo a Ficha de Adesão ao projeto. Vale a pena aproveitar esta excelente oportunidade de qualificação.



ENCATHO & EXPROTEL



O Encatho & Exprotel este ano abre espaço para fornecedores apresentarem produtos e serviços na área hospitalar, um mercado extremamente importante, que exige atenção especial. Por isso, artigos para cama, banho, limpeza e lavanderia, assim como materiais de construção voltados a clínicas, spas e hospitais estarão à mostra na maior feira de produtos e serviços para hotelaria do Sul do Brasil. Entre as empresas que confirmaram presença está a MRX Energia Limpa, com o aquecedor MRX 3000, que economiza até 60% no consumo de energia quando comparado aos concorrentes diretos. O produto é ideal para instalação em hospitais, sendo utilizado no sistema central de aquecimento de água em lavanderias e outros setores. A feira é aberta ao público, tem entrada gratuita e funciona no dia 26/05, das 18h às 21h, e nos dia 27, 28 e 29/05 das 13h às 21h. 

ABIH-SC - 50 ANOS



Fundada em 1965 como uma Seccional da ABIH Nacional, a entidade foi conquistando cada vez mais o seu espaço no cenário político-econômico do Estado. Hoje a ABIH-SC é uma referência nacional e possui representatividade em todas as regiões de Santa Catarina. Para comemorar seus 50 anos de história a entidade irá produzir uma Revista Comemorativa. Saiba como fazer parte e vincular sua marca e/ou história na publicação que será editada de forma digital interativa e impressa. Informações: (48) 9678-3883 / 3248-4696 ou pluralmulti@pluralmulti.com.br



SEMANA SANTA


A Secretaria de Turismo de Pernambuco é invejável. Funciona em seus mínimos detalhes. Possuem o controle exato do que acontece em cada evento local, estadual e internacional. Lá realmente existe Secretário de Turismo, tanto que os resultados Semana Santa já estão a disposição de todos. O Estado recebeu entre a quinta-feira (2) e o Domingo de Páscoa (5), 573.991 visitantes. A receita turística gerada no período chegou a R$ 365 milhões. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco - Governador Eduardo Campos (Empetur). “No último ano, Pernambuco ganhou mais de dois mil leitos e o feriado foi mais prolongado, pois juntou a Páscoa e Tiradentes, ainda assim, a ocupação hoteleira, o múmero de visitantes e a receita turística de 2015 foram superiores ao da Semana Santa de 2014", destaca Felipe Carreras.


Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Bezerros, Gravatá e Recife registraram uma ocupação hoteleira média acima de 80% no período da Semana Santa. Além dos municípios mais procurados pelos turistas nessa época do ano, se levarmos em consideração as outras localidades do Estado, o resultado médio fica em 83%. A expectativa inicial dos hoteleiros era de uma ocupação em torno de 75%. O número de leitos ocupados no Recife foi de 89%. No ano passado, a capital registrou 84%. Já Caruaru registrou 90% de ocupação, um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. A ocupação hoteleira média de Gravatá foi de 84% e em Brejo da Madre de Deus, 88%, com alguns hotéis chegando a 100%. No Litoral Norte, Goiana registrou 99% de ocupação, um acréscimo de mais de 50% em relação ao feriado de 2014. . A Paraíba liderou o ranking de emissores, seguido de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará. O gasto médio do visitante da Semana Santa foi de R$ R$ 166. 

CILENE DEL FARO


Cilene del Faro Suites & Spa combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordillera de los Andes, a meia quadra da AV.Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suítes, oito apartamentos e dois master suítes (todas com living e kitchenette equipadas). Cilene del Faro Suites & Spa se converte na melhor opção para quem visita esta cidade no Fim do Mundo. Além de que a a anfitriã é brasileira. Portanto, jeitinho brasileiro de receber bem em Ushuaia. 

Clique na imagem para ampliá-la

DELTA AIR LINES


A Delta Air Lines, aquela que pousou graças ao co-piloto, pois a porta emperrou e o piloto não pode entrar anunciou seus no trimestre encerrado em março de 2015, com US$ 594 milhões, um aumento de US$ 150 milhões no comparativo com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado da Delta para o primeiro trimestre foi de US$ 372 milhões, ou US$ 0,45 por ação diluída, e sua margem operacional ajustada foi de 8,8%. Espero que isso reflita nas melhorias das aeronaves e na segurança de voo.


Eles afirmam que estão trabalhando para ser a melhor companhia aérea dos EUA na América Latina e no Caribe. Suas conquistas foram reconhecidas na forma de duas grandes premiações recebidas na edição 2014 do Latin Trade’s Best of Travel Annual Awards, nas categorias “Melhores Melhorias Gerais” e “Melhores Parcerias e Alianças”, além de ter sido a única empresa norte-americana presente nos rankings deste ano. A Delta Air Lines serve a mais de 170 milhões de passageiros por ano. A Delta foi incluído no top 50 da edição 2014 da “Lista de Empresas Mais Admiradas do Mundo” da revista Fortune, bem foi nomeada a companhia aérea mais admirada pela quarta vez em cinco anos. Além, Delta ha sido elegida como a empresa aérea número um na pesquisa Business Travel News pelo quarto ano seguido, a primeira vez para uma companhia aérea. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

GUARUJÁ CONVENTION


O Guarujá acaba de ganhar mais uma ferramenta de promoção do seu destino, o site Visite Guarujá (www.visiteguaruja.com), mantido pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau. O coquetel de lançamento do novo aplicativo digital se deu na noite desta última terça-feira, no salão de eventos do Sofitel Jequitimar, no Guarujá, e contou com a presença da prefeita da cidade, Maria Antonieta de Brito, dos secretários municipais de Turismo, José Carlos Rodriguez, de Cultura, Odair Dias Filho, da secretária Adjunta de Desenvolvimento Empresarial, Eliane Belfort, da presidente da Abrajet Nacional, Miriam Petrone, da executiva do São Paulo CVB, Sara Souza, além de representantes de outras secretarias municipais, de associados do Guarujá CVB e demais convidados. 


Segundo a prefeita Maria Antonieta, o site Visite Guarujá vem ao encontro das perspectivas de fortalecimento do turismo guarujaense, mostrando não só as belezas naturais da cidade, como a sua rica história, sua gastronomia diversificada, seus hotéis e seu comércio. Na solenidade, Maria Antonieta aproveitou para divulgar algumas melhorias na infraestrutura urbana e turística da cidade, como a revitalização da praça Horácio Lafer e também do Morro do Maluf, ambos locais muito frequentados por turistas e moradores. 

Clique na imagem para ampliá-la

Além dos dados sobre as atrações turísticas da cidade, suas praias e sua infraestrutura, entre outros aspectos relevantes, o site Visite Guarujá, que até maio ainda receberá novas informações de seus associados, conta com a interatividade dos visitantes, que podem enviar depoimentos, fotos e vídeos para serem divulgados na plataforma. O site também será uma ferramenta de difusão da campanha “Viva o Guarujá o Ano Todo”, patenteada pelo Guarujá CVB desde 2008 e que já é utilizada na página do Facebook, no canal do Youtube e agora também no Instagram, com a hashtag #vivaguarujaoanotodo. 


  
INDÚSTRIA DE EVENTOS


Pela primeira vez a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, através da COCAL – Federação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina está expandindo para a América Latina a celebração do North American Meetings Industry Day , criando o Dia da Indústria de Eventos das Américas, em parceria com a coalizão “Meetings Mean Business”, unindo Estados Unidos, Canadá e países latino-americanos com o objetivo de propagar a importância de congressos, conferências, eventos corporativos, convenções, encontros de negócios, viagens de incentivos, feiras, exibições e outros eventos para a geração de negócios, oportunidades, empregos e fonte de desenvolvimento socio-econômico com responsabilidade ambiental.


Segundo a presidente da Cocal, Alisson Batres, “ a América Latina, com acessibilidade extraordinária, infra-estrutura, hotéis com soluções inovadoras, apresenta diferentes destinos com estabilidade econômica e social, preços competitivos, serviços profissionais é promovida a nível global pela COCAL como o melhor o anfitrião para eventos internacionais”. A indústria de eventos movimenta cerca de 209 bilhões de reais por ano no Brasil, o que representa 4,3% do PIB nacional, segundo dados do II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, estudo realizado pela ABEOC Brasil e SEBRAE, o mais recente do setor. Em 2013, 590 mil eventos foram realizados no país, gerando R$ 48,7 bilhões de impostos e envolvendo mais de 200 mil participantes.


Esta indústria de eventos movimenta uma cadeia produtiva de mais de 50 segmentos, envolvendo desde o organizador de eventos até as companhias aéreas, hotéis e prestadores de serviços dos mais variados, especialmente pequenas e médias empresas. “O setor de eventos ainda tem potencial para muito mais, precisamos continuar investindo em qualificação profissional, uso de tecnologias, ações de sustentabilidade. Além disso, é necessário reforçar a promoção do país no exterior, desenvolver a infraestrutura e a legislação para continuarmos em crescimento e aumentando os benefícios em geração de trabalho e renda para o Brasil”, conclui Ana Cláudia Bittencourt.




LEIA OUTROS ARTIGOS IMPORTANTES NOS LINKS ABAIXO