sábado, 13 de junho de 2015

FTN GASTRONOMIA

FTN GASTRONOMIA


Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, será realizado em Florianópolis, em paralelo à oitava edição do Fórum de Turismo de Negócios e Eventos (FTN), um encontro entre chefs de cozinha de hotéis e restaurantes com tema “Como vender melhor e atrair clientes pelo aroma, sabor e visão para os seus pacotes, incluindo a gastronomia e eventos”. O encontro tem como objetivo mostrar ao público hoteleiro e restaurante seus planos de negócios e especialidades da gastronomia. Na ocasião, dois grandes chefs de cozinha, Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz, vão dar dicas e ministrar o mini curso sobre tendências da gastronomia na hotelaria, bares e restaurantes, abordando também higiene, segurança e manipulação de alimentos”.

Chef italiano Alessandro Dirienzo

Além disso, os chefs vão falar ainda sobre as cozinhas brasileira e internacional, vivências culturais, estética e composição de pratos, desde sanduíches, pastéis e entradas aos pratos principais, da importância de quem serve, a sustentabilidade e  quem consome, enologia e enogastronomia, marketing de produtos e serviços, tópicos especiais  em um prato ou produto. O encontro vai oferecer para empregados e profissionais de hotelaria e restaurantes noções elementares para analisar, desenvolver, aprimorar e dirigir o mercado de alimentação a partir de competências nas melhores práticas de processos, metodologias, ferramentas e controles da gastronomia em hotelaria, potencializando os resultados da organização.

Chef Felipe Lummertz

O evento é destinado a profissionais de hotelaria, turismo, economia doméstica, eventos, restaurantes, marketing e administração que desejam adquirir ou atualizar conhecimentos de gestão hoteleira de gastronomia, restaurantes, hotéis, indústria de alimentos, bares e similares, hospitais, com chefs de cozinha. As Inscrições são gratuitas para até duas pessoas de Hotéis ou Destinos expositores do FTN. Para os demais hotéis que desejarem participar, o valor é de R$ 150. Para estudantes de Gastronomia, a taxa é de apenas R$ 50,00. Parceiros não expositores têm desconto de 20%. Na ocasião, todos os participantes receberão certificado de Alimentos e Base da cozinha dos os Chefs Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz.



FIACULT 2015


O Festival Internacional de Audiovisual, Cultura e Turismo  que ocorre anualmente no Brasil, coordenado por uma comissão executiva do evento e a empresa organizadora FTN – Eventos abriu às inscrições. O evento engloba curtas de diversas áreas e modalidades do cinema nacional e internacional e possui variadas categorias que vão desde filmes profissionais, amadores e estudantes que tem por objetivo divulgar seus destinos e produtos. Com a sinergia do cinema a promoção audiovisual contribui para a melhoria das produções cinematográficas.


O FIACULT consiste em uma referência no domínio dos eventos diretamente ligados a estratégias de branding, gerando goodwill em favor de todos os parceiros e participantes. O festival reunirá audiovisuais, em mostra de cinema e a premiação final ocorrerá entre os doas 19 e 20 de setembro, em Florianópolis (SC). As produções de filmes nacionais e internacionais de diversas áreas destes setores, serão exibidos e contarão com a opção de votos pela internet. Podem ser inscritos no FIACULT os destinos nacionais e internacionais como: filmes de produtoras, de publicidade de qualquer área, gastronômicos (restaurantes,cidades, bebidas e produtos alimentícios, hotéis…). Para mais informações e inscrições: http://fiacult.com/

SOCORRO VOVÓ


É nesta terça-feira, 16, a partir das 19:30 hs, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping, o tão esperado lançamento do livro Socorro Vovó, o qual já foi lançado com sucesso em São paulo e Porto Alegre. 

PLAZA RESORT


O presidente da Santur (órgão oficial de turismo de Santa Catarina) Valdir Walendovsky, a presidente da ABAV-SC Ely Silveira, o prefeito de Itapema Rodrigo Costa e outros representantes de secretarias de turismo, associações, entidades de classe e clubes do estado estiveram presentes nessa última quarta-feira, 10, no Plaza Itapema Resort e SPA para um café da manhã de troca de ideias e para conhecerem o novo espaço gastronômico do resort.  Na ocasião, foram recepcionados pelo gerente geral Carlos Higgie e presenteados com apresentação cultural do grupo Tropeiros do Litoral, já que um dos compromissos do resort é promover atrações ligadas à cultura e ao folclore da região. O espaço gastronômico agradou os convidados através do amplo espaço e da decoração com objetos que remetem às tradições luso-açorianas. 


TURISMO EM JOINVILLE

Estudo desenvolvido pelo Sebrae Nacional e pela Fundação Getúlio Vargas sobre competitividade turística coloca Joinville entre as cidades com melhor avaliação. Ao final do diagnóstico divulgado nesta semana, Joinville obteve nota geral de 67,1, posicionando-se no nível 4. Já o Índice Geral de Competitividade da categoria Brasil foi de 59,5, enquanto o grupo das não-capitais ficou com nota 53,4. O Índice de Competitividade do Turismo classifica as cidades em cinco níveis crescentes de desempenho, com notas que variam de 0 a 10. Em Joinville, o trabalho incluiu pesquisa de campo, visitas técnicas, entrevistas com representantes dos setores público e privado, além de associações de classe. 


Já a existência de aeroporto com oferta regular de ligações aéreas diretas aos principais centros emissores de turistas nacionais e a existência de uma Central de Atendimento ao Turista (CAT), elevou a nota da dimensão relativa às vias de acesso da cidade. As CATs e seus recepcionistas turísticos também foram bem avaliados na dimensão “serviços e equipamentos turísticos”, juntamente com o Centro de Convenções da Expoville e o Centreventos Cau Hansen.



DIA DO TURISTA


A ABAV-RS - Associação Brasileira da Agencias de Viagens do Rio Grande do Sul, parceira do FESTURIS GRAMADO, este ano, juntamente com o  SINDETUR-RS e UGART  comemoraram o Dia do Turista, neste sábado, 13, em grande estilo. Durante todo o dia, as entidades estiveram no aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, distribuindo o material comemorativo. Com o lema “Deixe as preocupações com agente”, a campanha, além de homenagear os viajantes pelo seu dia, lembrou sobre a importância de ter um suporte especializado na preparação de uma viagem.  Na ação – que aconteceu das 10h ás 20h - foram distribuídas maletinhas personalizadas contendo um “check list” com as principais providências a se tomar antes de uma viagem, além de um panfleto com o tema da campanha. “Consulte o agente de viagens de sua confiança e viaje tranquilo”.


 Esta é a ideia que ação enfatizou trazendo, ainda, no verso do panfleto, a relação completa das agências de viagem que fazem parte da ABAV-RS, do SINDETUR-RS e da UGART  . “Com essa ação reforçamos o trabalho do agente de viagens  lembrando aos  turistas sobre nossa atuação e de como podemos atendê-los,” explicou o presidente da ABAV-RS, Danilo Kehl Martins.



FESTIVAL JPA


A MMTGapnet retorna ao Festival do Turismo de João Pessoa este ano com mais força e uma parceria que irá ampliar a sua participação no evento. A operadora uniu forças com a Liga Turismo e irão participar do Festival com um corredor exclusivo. A novidade reforçará ainda mais os seus produtos e a Serra Gaúcha ocupará pelo menos 50% do espaço reservado.“Estamos muito felizes em participar pelo segundo ano consecutivo desse grande evento e sabemos do profissionalismo como é conduzido. O Nordeste do Brasil tem trazido ótimos resultados para nós e temos certeza que essa importante feira irá consolidar ainda mais nossa presença na região. Também queremos reforçar a importância de poder contar com excelentes parceiros comerciais que estarão presentes, como a Liga Turismo da Serra Gaúcha que divide a vila conosco, além do Visit Orlando, Sea World, Universal Orlando , Perú, Chile e Costa Rica”, diz Jorge Souza, diretor de Marketing da MMTGapnet.


Na edição do ano passado Jorge Souza já antecipava a intenção da operadora de retornar ao Festival ocupando um stand maior, pois, segundo ele, “realmente vale a pena” estar presente em um evento que tem crescido em nível nacional, com a participação maior dos profissionais do turismo, principalmente, do Nordeste. A MMTGapnet ocupou na 4ª edição da feira, em 2014, um corredor exclusivo de 112 metros quadrados, junto com outros 10 fornecedores. O espaço incluía sala de capacitação, lounge e balcões individuais, que foram ocupados pelos parceiros e com resultados bastante positivos. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente 
para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

DESTINO SÃO PAULO


Nesta segunda-feira (15), às 15h30, o publicitário Nizan Guanaes estará no Palácio das Convenções no Anhembi para promover uma palestra com o tema "O destino São Paulo por cima da crise", a convite da São Paulo Turismo (SPTuris). Também estará presente o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit. O público será formado por profissionais de segmento do turismo, entre operadores e agentes de viagem, representantes de entidades, autoridades e outros convidados. O intuito do evento é mostrar para as pessoas que trabalham com São Paulo como destino que a cidade tem qualidades que a fazem se sobressair em meio ao momento de incertezas que o país e o mundo estão vivendo. 

PEDALANDO POR NORONHA


Para promover a mobilidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida e a diminuição de agentes poluidores, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do ‘Programa Pedala PE’, vai implantar, em Fernando de Noronha, o compartilhamento de 105 bicicletas públicas. Para isso, foi realizado um chamamento público, com a finalidade de receber propostas para firmar termo de cooperação com empresa interessada em instalar, operar e realizar a manutenção das bicicletas.


O projeto das bicicletas públicas em Fernando de Noronha, inclusive as bicicletas elétricas - que já existem na Ilha e serão incorporadas ao projeto Bike Noronha -, será gratuito para moradores e turistas. “A nossa ideia é valorizar o desenvolvimento sustentável, gerando oportunidade para quem usa a bicicleta para o trabalho e para o lazer na Ilha”, informa Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Para a implantação do ‘Bike Noronha’, os moradores receberão capacitação quanto ao uso das bicicletas. Também serão distribuídas cartilhas informativas para motoristas de ônibus, carros e táxis. As bicicletas públicas de Fernando de Noronha serão novas e terão um design específico que garanta conforto ao ciclista, com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, específicos do Arquipélago. 


As bicicletas serão resistentes à maresia e a impactos. O peso será de, no máximo, 14 kg e terão, no mínimo, 21 marchas. Todas as bicicletas serão dotadas de equipamentos de segurança obrigatórios, como campainha e sinalização. O Pedala PE foi criado em agosto de 2012, com a finalidade de promover ações da bicicleta como modal de transporte e lazer dentro do Estado. Fazem parte da ação, o Bike PE, o Plano Diretor Cicloviário, campanhas educativas, capacitação dos instrutores de auto-escolas, inclusão de questões referentes à bicicleta na prova teórica e realização de teste prático para a convivência harmoniosa com os ciclistas. Só resta saber em que ciclovia em Noronha? 


TAP SOB NOVA DIREÇÃO



A TAP já tem um novo dono. David Neeleman, dono da Azul Linhas Aéreas foi declarado vencedor do processo de privatização da companhia portuguesa. A decisão foi tomada durante o Conselho de Ministros de Portugal, no qual o Governo aprovou a venda de 61% da companhia a Neeleman, que se aliou nesta operação ao empresário português Humberto Pedrosa, dono do grupo empresarial português Barraqueiro. Dono da terceira maior companhia brasileira, que por ano transporta mais de 20 milhões de passageiros, Neeleman optou por uma atitude discreta neste processo. A companhia, que ainda será parte estatal, não terá a marca unificada com a Azul, pelo menos no médio prazo. Apesar de a decisão ter sido tomada nesta última quinta-feira, será ainda necessário obter luz verde por parte das entidades reguladoras, especialmente da Direção-Geral da Concorrência da União Europeia.

PERDEU A MALA ?


Em uma viagem aérea pelos Estados Unidos, você já teve sua bagagem extraviada e nunca mais conseguiu encontrá-la? Caso a resposta seja "sim", saiba que existe a chance de seus pertences terem ido parar em Scottsboro, uma pequena cidade do Alabama de 15 mil habitantes. Lá, existe uma loja chamada Unclaimed Baggage Center (Centro da Bagagem Não Reclamada) que, como o nome dá a entender, vende objetos perdidos e abandonados durante jornadas aéreas nos Estados Unidos e que, por diversas razões, não puderam ser devolvidos a seus donos. 


E não se trata de um brechó de esquina: o UBC ocupa uma área de 3.700 m² onde o visitante pode encontrar dezenas de milhares de produtos como iPhones, câmeras fotográficas profissionais, guitarras, roupas de grife, sapatos, joias, óculos de sol, perfumes lacrados e até vestidos de noiva. Em seu site, a Unclaimed Baggage Center informa que compra todos esses itens de companhias aéreas que operam nos Estados Unidos. Em sua maioria, são malas perdidas no processo do voo ou abandonadas na esteira dos aeroportos. 


De acordo com a UBC, as empresas aéreas tentam localizar os donos das bagagens por até três meses. Caso seja impossível encontrar o proprietário nesse período, a loja faz um acordo com as companhias e compra os objetos (as malas e todas as roupas, eletrônicos e joias que elas costumam carregar) por valores módicos. O resultado é que, dentro da UBC, o cliente pode achar produtos 80% mais baratos do que seu preço de mercado.  Antes de chegar às prateleiras, as roupas são lavadas e os eletrônicos passam por um processo de vistoria. O que não é considerado adequado para venda é doado ou descartado. E a Unclaimed Baggage Center nega explorar a desgraça do viajante: "o passageiro que perdeu sua bagagem pode ser indenizado pela companhia aérea. E nós fazemos um serviço de colocar esses itens extraviados novamente no mercado".


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta última nesta sexta-feira, dia 12, o ensaio da modelo Izabella Morales no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Natural de Criciúma, município ao Sul de Santa Catarina, ela acabou de completar 18 anos e, aos 15, participou de testes para a novela Malhação, da Rede Globo. Esta é a primeira vez que a modelo catarinense faz fotos sensuais. 




PARA LER OUTROS ARTIGOS CLIQUE AQUI