sábado, 11 de julho de 2015

PARRILLA URUGUAIA

PARRILLA URUGUAIA


Finalmente Floripa já tem onde se degustar uma excelente parrillada, um dos destaques da culinária uruguaia. Mas engana-se quem pensa que a parrilla é uma receita ou um corte de carne; na verdade, é a forma de preparo dos cortes especiais, que resulta na maciez e sabor diferenciado. E para introduzir ainda mais esta tradição na rotina dos moradores de Florianópolis, o restaurante Las Leñas - Parrilla Uruguaya, localizado no boulevard externo do shopping Iguatemi, está com uma promoção que promete agradar os apaixonados por carnes nobres. Durante o mês de julho, às segundas e terças-feiras, os clientes que pedirem Entrecot – “carro-chefe” do cardápio da casa –, ou o assado de tira, recebem gratuitamente três acompanhamentos; como, arroz, maionese, mix de folhas, batata, polenta ou aipim fritos. Uma boa oportunidade para provar as diferentes guarnições disponíveis no menu do Las Leñas. A promoção é válida tanto para almoço como para jantar. Reservas: (48) 3365-5009.

FIACULT


Com site que traz novo visual, o Festival Internacional de Audiovisual da Cultura e Turismo (FIACULT) segue com as inscrições abertas para novos vídeos. As produções inscritas no FIACULT, além de veiculadas no YouTube e no site www.fiacult.com, serão também exibidas no CIC (Centro Integrado de Cultura) nos dias 19 e 20 de setembro e no dia 21 será o grande dia da entrega dos troféus para os vencedores em um jantar especial. Quanto antes incluir o vídeo os inscritos terão chance de mais visualizações e obter maior divulgação até a final. 


Entre os vídeos inscritos que concorrerão no Fiacult ,e já estão disponibilizados na internet, está o Filme da ilha de Chiloé, que demonstra bem o espírito da Grande ilha no pacífico. Outro vídeo disponibilizado é a produção da Costa Verde & Mar, que concorre pela categoria destinos. A costa Verde & Mar é formada por 11 municípios do Litoral Norte de Santa Catarina. Destaque também para dois filmes na categoria de Esportes, sendo um da Alemanha, Brazil Run 2015, e outro do Brasil, volta à ilha (Florianópolis-SC). Já na categoria de Gastronomia, um vídeo traz a ideia de sustentabilidade e economia, oferece ao espectador a criatividade de pensar sobre o desperdício que acontece em diversos restaurantes, e mesmo na própria casa. Todos os vídeos podem ser acessados em www.fiacult.com/videos  ou pelo  no You Tube no link https://www.youtube.com/channel/UCahYNW7hj7jrxjpwvhTwAkQ.

BELLA DA SEMANA


Estreia nesta segunda-feira, 13 de julho, a segunda parte do ensaio da modelo Cassiane Pires no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Serão oito seções inéditas trazendo a paranaense de Tupassi (PR) fotografando bem à vontade. 



BALNEÁRIO SABOROSO


O Festival Gastronômico Balneário Saboroso “está na mesa”. Na noite deesta última quarta-feira, 8, aconteceu o lançamento oficial da 6ª edição do evento que já está envolvendo Balneário Camboriú e região com a boa gastronomia. A solenidade aconteceu na Univali de Balneário Camboriú e contou com uma mostra dos restaurantes que integram o Saboroso, além da presença autoridades municipais e estaduais, imprensa e convidados.


Durante a abertura, a presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório, frisou o quão especial é a cidade e o formato diferenciado do Saboroso.  O festival, além de contar com os restaurantes, oferece uma programação paralela  que neste ano trará nomes importantes da gastronomia nacional, entre eles, o chef Henrique Fogaça. Inclusive, a aula show com a chef Manu Buffara já está com os ingressos esgotados. “Construímos um lindo festival, à altura da nossa cidade, pois Balneário Camboriú é uma cidade excepcional”, disse.


O presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, enfatizou em seu discurso a perseverança do BC Convention em realizar o evento e frisou a importância da gastronomia para o turismo. “Os empreendimentos gastronômicos são hoje um dos pilares do setor turístico e fico muito feliz em poder estar aqui acompanhando a evolução e o amadurecimento deste evento, que está melhor em cada edição”.


Já o secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, Fábio Flor, que representou o prefeito Edson Piriquito, também ressaltou o quanto a gastronomia tem importância no turismo, que ao lado da construção civil, mantém a economia da cidade atualmente. “Mas se a construção civil é o que é, é por causa do turismo. A nossa principal matriz econômica é o turismo e se o turista vem para Balneário Camboriú e volta em outras ocasiões, à gastronomia tem papel fundamental. Por isso, acreditamos que o Saboroso seja um evento muito especial”, enalteceu.


No dia seguinte, 9, até  o dia 26, é a vez do público poder conferir as delícias dos 35 restaurantes participantes do Saboroso, que passam a oferecer o menu especial do evento, com entrada, prato principal e sobremesa, a  R$39,90 por pessoa. Os estabelecimentos e mais detalhes podem ser obtidos no www.balneariosaboroso.com.br

Medalhão de Filé do Acqualina Bistrô – Infinity Blue Resort & Spa

5º FESTIVAL JPA


Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, maior evento de turismo e negócios da região em número de participantes, marcado para os dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Por meio do site oficial do evento (www.festivaljpa.com.br) as inscrições poderão ser realizadas gratuitamente até o dia 15 de outubro, após essa data custará 150 reais, no local do evento. No caso de agentes convidados pelas operadoras parceiras, a inscrição deverá ser efetuada por meio do operador. A expectativa da organização é receber mais de 3 mil profissionais do segmento de todo o país neste ano.


O evento é destinado exclusivamente para agentes, operadores e corporativo, e oferece uma programação diversificada, além de apresentar uma estrutura com mais de 150 stands, entre hotéis, resorts, companhias aéreas, consolidadoras e operadoras de turismo regionais, nacionais e internacionais. O Festival ainda contará com diversas capacitações, fórum corporativo, rodada de negócios, atividades sociais, culturais e de lazer. Na última edição, o evento recebeu um total de 2.725 profissionais do turismo, 151 stands e 41 expositores na área Sebrae-PB. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa - PB

5ª EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL


Quem passou pela 51ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), que terminou neste domingo (12), conferiu o espaço Transforma Mato Grosso. No local a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) esteve presente com cerca de 50 artesãos do Programa de Artesanato Mato-grossense que expuseram e venderam seus produtos, com o Centro de Atendimento Empresarial e um estande divulgando o potencial turístico do Estado.  No espaço dedicado aos artesãos, a movimentação foi intensa. Os visitantes encontram diversos artigos de decoração, como esculturas, quadros, bonecas, redes, artigos indígenas, além de rendeiras e ceramistas, demonstrando seu trabalho ao vivo.


Outro artesão que também esteve no local todos os dias foi Alcides Ribeiro, que esculpiu diariamente cerca de duas violas de cocho para o público. Ele informou que os contatos que realizou na feira foram muito significativos para vendas futuras. “Nem sempre fechamos negócio aqui no local, mas o retorno desse tipo de evento é certo. Em poucos dias as pessoas começam a nos procurar para fazer encomendas”, afirmou. CAE- No Centro de Atendimento Empresarial o público informou-se sobre abertura de micro e pequenas empresas, registros de marcas, pesquisas fiscais, linhas de crédito etc. A maioria das pessoas atendidas buscava informações sobre como formalizar sua empresa. O espaço dedicado à divulgação do potencial turístico também teve novidades e os visitantes puderam tirar fotos, postar no instagram com a hashtag #Partiu Mato Grosso e concorrerem a uma diária no Hotel Pantanal Mato Grosso, na Transpantaneira, ou no Hotel Mato Grosso Águas Quentes na Serra de São Vicente.


BIKE NORONHA


Só não se sabe em que ciclovia ! Pra quem já esteve naquele paraíso sabe que tem que ser avançado pra pedalar por lá e não pode ser qualquer bike. Eu sou ciclista e já rodei aquela ilha. A pé já é pesado. Realmente não é para qualquer um. Mas em todo caso a Ilha de Fernando de Noronha irá ganhar 105 bicicletas gratuitas (Pelo menos alguma coisa é gratis, pois só para entrar lá você paga), até o mês de outubro, para uso de turistas e moradores. O Projeto Bike Noronha, foi apresentado nesta última sexta-feira (10), aos moradores do arquipélago, na Vila do Boldró. Serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, três para deficientes visuais e duas para deficientes físicos, além de oito estações, com espaço de convivência, e 12 estações de apoio. Os ilhéus irão escolher o nome das personalidades que estamparão cada estação. 


As bicicletas estarão acessíveis a todos, durante 24h, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. Elas serão preparadas para trilhas e terrenos acidentados. Terão mais de 27 marchas e poderão ser transportadas pelos ônibus da ilha, que instalarão transbikes, caso alguém não consiga chegar à próxima estação pedalando, o que é fato. Assim como as estações, todo o material utilizado na sinalização do projeto será feito com madeiras plásticas, que não agridem o meio ambiente. Haja muita perna e força para andar por aquelas "trilhas". Noronha é ESPETACULAR, mas não se faz nada sem que o Papa autorize. Não se tapa uma rua, não se constrói uma melhoria, uma estrada, uma trilha, nada, em nome de uma suposta preservação. E nada é para agora. Demoram meses e até anos para se conseguir a autorização para alguma melhoria. Enquanto isso a energia é a diesel, a água é dessalinizada e no posto de combustível só gasolina e diesel, nada de álcool. Tem te conto o preço de um litro de água mineral. 


CONGRESSO DO VINHO


Terminou nesta sexta-feira, o 38º Congresso da Organização Mundial do Vinho queno ano que vem será em Bento Gonçalves, na Sera Gaúcha. Na foto o uruguaio José María Secchi, presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura, o gaúcho, Carlos Paviani, do Instituto Brasileiro do Vinho e o Diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello. na pauta o salão de Enoturismo do FESTURIS.



TURISMO RELIGIOSO



A religiosa cidade de Santa Cruz, localizada 111 km da capital do Rio Grande do Norte tem sua formação baseada em princípios de fé e do sagrado. Segundo a lenda, um santo missionário, tomando conhecimento da abundância na região da árvore Inharé, tida como sagrada, cortou alguns galhos e deles fez uma cruz que passou a abençoar a cidade, tornando-a protegida de malefícios e calamidades. A cidade possui a maior estátua católica do mundo, de Santa Rita de Cássia (padroeira do município). Os dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo apontam que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País, motivados pela fé.  Santa Cruz do RN está investindo para estar apta a receber, esse crescente público. A cidade em breve contará com um Teleférico que transportará turistas do Centro da cidade até o Santuário. Presenças garantida no FESTURIS.



BRAZTOA



A Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo empossou sua nova diretoria no dia 02/07. Presentes na cerimônia, estavam os diretores do FESTURIS, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. A nova presidência é composta por Magda Nassar como presidente e  Mônica Samia como CEO, juntas já desenvolviam os projetos da Braztoa ao longo do último mês. Neste período, a equipe conseguiu avançar com o projeto Passaporte Braztoa, que visa promover uma interação diferenciada entre agentes de viagens e os associados da Braztoa e que já conta com 1,5 mil profissionais inscritos e duas mil vendas credenciadas. Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a Braztoa congrega as mais conceituadas empresas do setor.


DESCIDAS DAS TOCHAS

Clique na imagem para ampliá-la

Este último dia 09 de julho marcou a abertura oficial da temporada de esqui no Cerro Castor com legendária descida das tochas (Bajada de Antorchas). A montanha estava lotada com locais e turistas, que fazem uma descida em conjunto formando desenhos, e segurando tochas, bem na hora do pôr-do-sol. A celebração se encerrou, como sempre, com uma grande  queima de fogos. O Cerro Castor é incontestavelmente uma fantástica diversão para a família toda. Vale lembrar que neste dia também se comemora o Dia da Independência Argentina. Para ver o vídeo clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

TRENÓS NA NEVE


Aí está o melhor musher (condutor de trenós puxado por cães) de Ushuaia, o amigo Hugo Flores, com suas novas crias (siberianos del fuego) eque possui mais de 150 cães desta raça e que faz a alegria dos brasileiros no Vale Encantado (Las Cotorras), um dos passeios imperdíveis por entre os bosques nevados. 


Brasileiros em Ushuaia, teu primeiro destino na Tierra del Fuego