quarta-feira, 16 de setembro de 2015

PEDALANDO

PEDALANDO


Neste último sábado foi dia de se reunir com a galera, mais ou menos uns 310 "pedaleiros" e curtir o tour "Desafio Nova Trento", organizado pela Ciclo Vil Bike. E la fomos nós para mais de 80 km num roteiro fantástico. galera de altíssimo astral e a "pilha" que nos colocava eram os deficientes visuais! Isso mesmo, quando essa galera começou a entrar no ônibus a gente se perguntou: Como é que esses meninos e meninas iriam pedalar e nos acompanhar? Mas como eles eram de altíssimo astral fazendo a alegria de todos, nem perguntamos. 


Foi aí que eu conheci a Rosangela Alexandre, guia do deficiente visual e ciclista Marco Laurindo que participa do Projeto Novos Horizontes. Costumam pedalar todos sábados com saída do TITRI, terminal da Trindade e fazem um passeio com esses feras. 


As vezes vão até o Ribeirão da Ilha, Praia da Armação. Em outras ocasião seguem para o Norte da Ilha, sempre procurando descrever o visual e compartilhando os momentos que passam juntos. Este projeto foi criado pelo Ricardo Carvalho. Outro Projeto que essa turma faz é o Sexto Sentido.  Participam de várias provas pelo Estado e fora também. São um grupo de amigos que se reúnem para correr. Seus treinos acontecem na Av. Beiramar Norte, nos morrinhos do Bairro João Paulo, Sambaqui, Cacupé. Geralmente o atleta entra em contato com o guia e marcam os treinos. Participam do Volta a Ilha, Maratona da Caixa e muitas outras corridas. 


No momento o projeto tem um atleta se preparando para a corrida do gelo. O idealizador deste é o triatleta Fabio Luiz "popeye" Charnescky. Hoje três atletas participam dos dois projetos, ou seja, correm e pedalam. O Marco Laurindo, que é seu namorado, correm e pedalam juntos e estão treinando para ano que vem participarem de um triathlon em Balneário Camboriú.  A Rosangela é corredora guia há 11 anos e me garante com muita propriedade que todos os dias aprendo muito com meus amigos. "São pessoas incríveis, que trabalham, estudam e lutam diariamente pela igualdade e por seus direitos. Muitas pessoas pensam que nós ajudamos os atletas, mas acontece exatamente o contrário. Eles é que nos ensinam a sermos pessoas melhores". Disso eu também tenho certeza. E tanta gente em casa reclamando da vida enquanto outros, sem medo de ser feliz, saem para a vida. Realmente a vida só é dura pra quem é mole. 


16ª FENAOSTRA


Começou nesta quarta-feira, 16, a 16ª FENAOSTRA que só termina domingo, 20, no Centrosul. Além da degustação de ostras haverá também boa música, exposição de artesanato, oficinas para confeccionar brinquedos, arte em barro, pipas e canções típicas, entre outras atrações que prometem animar a festa.


PERNAMBUCO & ARGENTINA


Ao contrário do estado catarinense que nem na FIT, maior feira de turismo latinoamericana irá participar, pois não tem uma secretaria de turismo atuante e um secretário que entenda da pasta, Pernambuco investe pesado nos turistas argentinos e divulga seus atrativos para agentes de viagem da Argentina. Com o objetivo de capacitar agentes de viagens e divulgar o destino Pernambuco, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), esta participando do “Road Show cidades do Nordeste do Brasil”, na Argentina. A ação é promovida pela Embaixada do Brasil na Argentina em parceria com a Embratur.  


O Road Show será realizado em forma de treinamentos nas cidades de Córdoba (15), Buenos Aires (16) e Rosário (17). durante os três dias de evento, haverá uma capacitação dos destinos turísticos da cultura e da gastronomia do Estado. A secretaria distribuirá material promocional para os agentes das cidades. A intenção do Governo do Estado é potencializar ainda mais a vinda dos argentinos para Pernambuco, haja vista a Argentina já ocupar o topo do ranking de países que mais enviam turistas para Estado, com 25% do total, segundo pesquisa realizada pela Empetur. Além disso, os hermanos contam também com uma nova rota direta Recife – Buenos Aires, tornando o Estado mais conectado com o país vizinho. A participação de Pernambuco conta com a parceria da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.


BRASIL NA ANTÁRTICA


A Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL promove a II Mostra Cultural, intitulada “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul”, no período de 18 a 30 de setembro, na praça central do Maceió Shopping. A II Mostra Cultural inédita no Nordeste, o visitante terá a oportunidade de conhecer projetos de suma importância para o Brasil, vinculados à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), na Amazônia Azul e na Antártica.  


A exposição “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” evidencia uma área marítima de 4,5 milhões de km², tão rica – como os recursos minerais (petróleo e gás), biotecnologia marinha, aquicultura e pesca - e extensa como a Amazônia verde, acrescentando ao Brasil uma área equivalente a 50% do seu território terrestre, e, a Antártica, sexto continente do Planeta e único sem divisão geopolítica, ainda longe da globalização mesmo com os meios de comunicação existentes. Sua fauna, suas riquezas e importância estratégica, e a decisiva participação brasileira nesse processo de exploração científica são conhecimentos que merecem ser divulgados à sociedade brasileira. 


Sob a curadoria da jornalista Gigi Accioly, a exposição destaca peças que atraem a curiosidade das pessoas, como moto de neve, maquetes da Estação Antártica Comandante Ferraz, do refúgio antártico; maquetes da Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, das Crostas Cobaltíferas e Fosforitas; manequins masculino e feminino com vestimentas especiais usadas na Antártica, réplicas de pinguim Rei e de pinguim de bico vermelho em tamanho natural; timão em madeira de lei, maquetes do helicóptero 
Pela importância cultural e rico material em exposição, a organização do evento tem uma expectativa de receber um grande público. 


O presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas – Soamar/AL, Eduardo Auto Guimarães, já comemora o sucesso do evento inédito. O evento guiado é promovido pela Soamar/AL, com a realização da Secretária Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), com apoio institucional do 3º Distrito Naval e da Capitania dos 
Portos de Alagoas.

Clique na imagem para ampliá-la

CONGRESSO JOÃO PESSOA


O Centro de Convenções de João Pessoa esta sediando o maior evento de enfermagem da América Latina - 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem - CBCENF, evento que terá a participação de mais de 7 mil congressistas de todo o país, além de delegações estrangeiras. O evento foi captado pelo Convention Bureau de João Pessoa e COREN em 2013 e com a sua realização, cerca de R$ 17 milhões serão injetados na economia da cidade, gerando empregos, movimentando o comércio e o parque hoteleiro.


Segundo o Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, a área de saúde é a que mais organiza eventos e sempre para grandes públicos e dessa maneira vem merecendo atenção especial por parte do Centro de Convenções e da parceria exitosa com o Convention Bureau da capital paraibana.


Para Jairo Oliveira, Diretor de Marketing do Convention Bureau, a entidade que é responsável pelas captações de eventos para a capital, concentrou esforços e  está fazendo um trabalho com os representantes locais dessas categorias. “O objetivo é estimular as representatividades e identificar previamente em quais disputas a cidade de João Pessoa pode entrar para sediar eventos de porte nacional e até internacional e ajudar essas entidades a conseguir fazer as captações”.


SABORES DO MUNDO


Todos os caminhos levam a Gramado, na fantástica Serra gaúcha neste final de semana. No sábado acontece no Wish Serrano Resort mais um dos seus jantares temáticos. Desta vez será os sabores franceses.  


Coco Chanel será a inspiração do decor João Vicente Correa. Além do jantar, sorteio de uma viagem para Paris com aéreo e hospedagem para duas pessoas, show com a DeClassic Banda. O cardápio foi elaborado pelos chefs Marcelo Hartmann e Facione Biasil. 


BROCKER 20 ANOS


Parabéns a minha transportadora/receptivo oficial na Serra Gaúcha, cuja equipe está focada em bem atender, capacitar e divulgar o destino Serra Gaúcha. Ao longo desses anos investiram junto às operadoras e agências de viagens por todo o Brasil, ampliando o conhecimento dos agentes de viagens e impulsionando vendas para o destino, consolidando o mesmo como referência no mercado nacional. Buscam inovar em tecnologia, novos produtos, competitividade e sustentabilidade para o fantástico o destino, tornando a Serra Gaúcha um dos lugares mais visitados em todo o Brasil. Tô chegando Any !


Falando nisso, as duas principais empresas de turismo, emissivo e receptivo da Serra Gaúcha estão se unindo. A Brocker Turismo e a Liga Turismo anunciaram aos funcionários nesta terça-feira, 15 de setembro, a fusão das duas empresas. A união das duas expertises irá resultar em um player mais competitivo com novos serviços, otimização de custos, ampliação da logística e oferecerá preços mais vantajosos aos clientes. Além disso, a aliança fortalecerá o mercado turístico regional, ampliando a força junto aos parceiros e fornecedores, gerando ainda mais confiança e movimento no mercado.
“Buscamos estar sempre à frente no nosso segmento: novos produtos, pacotes, sistemas e nichos. Queremos sempre avançar e garantir o nosso propósito ao nosso cliente que é fazer uma viagem feliz. Seremos ainda mais competitivos, fortes, criativos e inovadores. 


Já temos a melhor equipe e esta empresa maior e mais forte certamente será melhor para os funcionários, fornecedores e, claro, para o cliente, que contará com uma maior gama de produtos para todos os segmentos, principalmente lazer e eventos na Serra Gaúcha”, destaca Adriane Brocker Boeira. Para Fábio Bordin, a fusão das empresas representa um grande desafio. “É um marco para a região e para o mercado de receptivo do Brasil e que será rapidamente absorvido por todos. Muitas novidades virão e o nosso grande desafio a partir de agora é transformarmos tudo que tínhamos de bom em ótimo e aperfeiçoar ainda mais tudo que era ótimo, pois seremos muito cobrados por isso. Uma empresa confiável, sólida e agora ainda melhor é o que queremos entregar ao mercado”, ressalta.

A melhor cantina italiana de Gramado

PASSAGENS AÉREAS


A Azul Linhas Aéreas foi denunciada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por suposta prática anticoncorrencial ao restringir o acesso a passagens mais baratas e diferenciar preços praticados por sua operadora de turismo, a Azul Viagens. O processo foi aberto pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Segundo a denúncia, a companhia estaria distorcendo a concorrência no mercado de pacotes turísticos. Uma classe diferenciada de passagens, com preços mais atraentes, que antes podia ser acessada por qualquer operadora de turismo, agora é reservada apenas para os pacotes da Azul. De acordo com a Braztoa, antes da criação da Azul Viagens, as operadoras de turismo tinham livre acesso à aquisição de bilhetes aéreos Azul pelo valor de tarifa especial de operadoras, denominada "tarifa Z".


"Atualmente, todavia, as operadoras não conseguem adquirir bilhetes aéreos na respectiva classe tarifária, independentemente da antecedência com que tentem efetuar a compra", explicita na denúncia, aberta em julho deste ano. A Associação argumenta que a prática da Azul eleva consideravelmente o preço do principal insumo de seus concorrentes e constitui uma "verdadeira agressão à ordem econômica". A Braztoa afirma que também entrou com pedido na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), já que a Azul estaria usando de forma irregular o contrato de concessão para exercício de atividade. Segundo a entidade, a companhia de aviação civil, ao diversificar atividades, incluiu no objeto social o desenvolvimento de atividades de agência de viagens. A denunciante destaca que a legislação conhecida como "Lei das Agências de Turismo" prevê expressamente que "apenas sociedades que tenham tais atividades como seu exclusivo objeto social é que as podem explorar".



NA CONTRAMÃO

E o consumidor? Se o produto é meu, eu vendo pra quem eu quiser e pelo preço que quiser. Questão de oferta e procura. Já as operadoras querem comprar mais barato e nos empurram pacotes casados bem mais caros ou compram todos os assentos não sobrando absolutamente nada para o consumidor. Também bloqueiam quartos em hotéis, geralmente grande parte de hotéis e vendem pelo preço que querem. Bom mesmo são esses sites de busca de aéreos/hotéis/destinos... onde buscamos preços melhores e criamos alertas. Assim que surge algum o preço que o consumidor sugeriu, recebemos e-mail e torpedo comunicando o fato. E mesmo assim vale entrar no site da empresa aérea e conferir se não tem preço mais baixo. As vezes tem. 


Falando nisso, consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, desde 1989, a Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, estará presente em mais uma edição do Festival do Turismo de João Pessoa. Assim como na edição anterior, a Braztoa terá um corredor exclusivo reservado no maior evento de turismo e negócios da região, a entidade contará com um lounge institucional para receber os 3 mil profissionais do turismo esperados para esta edição, e apresentar seus principais produtos e lançamentos. Entre os confirmados para o corredor da Braztoa, estão: Abreutur, Assist Card, Discovery Cruizes, Lusanova, RCA e Transmundi.


“As referências da última participação da Braztoa no Festival do Turismo de João Pessoa são as melhores. Estamos certos de que esse evento será uma excelente oportunidade para falarmos pessoalmente com aqueles agentes de viagens que dificilmente vêm às feiras do Sudeste. Acreditamos muito neste mercado e queremos levar a ele nossos melhores produtos, ações e estratégias de trabalho”, diz Magda Nassar, presidente da Braztoa. A Braztoa congrega as mais conceituadas empresas do setor do turismo. Atualmente, congrega mais de 90 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, responsáveis por estimados 90% das viagens do mercado brasileiro.


O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


FRANQUIAS MULTIMARCAS


Franquia é um modelo de negócio que atrai milhares de investidores. Sejam produtos ou serviços, existem diversas opções no mercado que oferecem um formato pronto para instalar e vender, mas, também há regras. Existem dois grandes grupos de franquias: as franquias de marca exclusiva, que comercializam apenas produtos e serviços assinados pela franchising, um bom exemplo são as agências Tam Viagens e CVC, e as franquias multimarcas, que estão habilitadas a vender mais opções de produtos e serviços oferecidos por empresas parceiras cadastradas junto à rede. Um exemplo de franquia multimarca e multisserviços é a rede de franquias de agências de viagem Clube Turismo, que oferece um modelo de agência onde o franqueado tem a possibilidade de comercializar produtos e serviços de diversos fornecedores homologados à Rede.


Entre as redes de franchising no mercado brasileiro, as franquias multimarcas destacam-se por contribuir para a competitividade no seu setor, possibilitando uma maior abertura para novas empresas ingressarem em um mercado de marcas consolidadas e o cliente é o grande beneficiado, com mais possibilidades de negociação. Tal oportunidade oferece aos investidores de uma franquia multimarca melhores condições, maior diversidade de produtos e, o grande objetivo de toda empresa: a satisfação do cliente.

Novo endereço francês em Balneário Camboriú

43ª ABAV EXPO INTERNACIONAL


A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo transforma o Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, no palco principal para todo o setor de viagens e turismo do continente. Durante os três dias de evento, os maiores players da indústria turística estarão reunidos para mostrar aos milhares de participantes as principais novidades e apresentar as tendências do setor para os próximos anos. Simultaneamente à feira, acontece o Congresso ABAV de Turismo, na Vila do Saber – Âncora do Conhecimento. O evento reunirá uma extensa programação ininterrupta, com 25 palestras, seis painéis, duas sessões plenárias e um espetáculo programado. Será uma oportunidade ímpar para os profissionais  familiarizarem-se com o que há de mais recente em matéria de conhecimento e inovações para o setor de viagens de turismo. 

Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotels & Resorts

“Quando falamos em turismo, logo pensamos em interação e relacionamento. A ABAV é a maior feira do setor e necessariamente todos que fazem parte dessa cadeia precisam estar conectados, especialmente para um maior conhecimento sobre o rumo do mercado no presente e no futuro, ou seja, quais as novidades que temos e o que teremos para os próximos anos. O evento é uma oportunidade única para trocar informações sobre os diversos elos envolvidos no segmento, conhecer as novas tecnologias e estabelecer uma rede de contatos, buscando o melhor para o turismo, setor que movimenta milhões e milhões de reais anualmente em nossa economia”.

Valter Patriani, presidente da CVC

“A ABAV é um evento consolidado no calendário do setor de turismo e o momento onde todo o trade se reúne para discutir e apresentar o rumo e as tendências do setor de turismo, que, apesar das adversidades da economia, tem mostrado sua resiliência, visto que as famílias já incorporaram o hábito da viagem e não deixam de realizá-la. A feira da ABAV também desempenha muito bem o papel de aproximar os agentes de viagens aos principais players do turismo do Brasil e do mundo que identificam o potencial do mercado brasileiro, tanto emissivo como receptivo, para desenvolver e fortalecer acordos”.


SOLENIDADE DE ABERTURA


O Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, prestigiará a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que ocorrerá a partir das 9h no Auditório Elis Regina (Anhembi). Após a cerimônia, o Governador também estará presente no corte da fita, às 12h, que marcará a inauguração oficial do evento no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A maior feira de turismo das Américas e do Hemisfério Sul já conta com mais de 17 mil profissionais previamente inscritos e segue com o credenciamento aberto para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para profissionais do setor, que podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br. A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado), com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.