sábado, 3 de outubro de 2015

ISENÇÃO DE VISTOS

ISENÇÃO DE VISTOS


Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos. Foto: Gilmar Felix

A Câmara dos Deputados aprovo o Projeto de Lei 3161/15, que dispensa de visto os estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016. A medida tem como objetivo atrair mais visitantes ao país, principalmente em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados no próximo ano. Agora, o texto segue para votação no Senado Federal. A isenção de vistos é uma bandeira do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, desde que assumiu a Pasta. Além da isenção de vistos, a Câmara Federal aprovou esta semana dois projetos de lei do setor. Um deles gera vantagens tributárias para os empresários ligados ao turismo rural e, o outro, estabelece condições para a classificação de estâncias turísticas, criando um novo segmento.




O presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, disse que a aprovação é uma grande vitória do ministro. "Estamos certos de que a medida impactará fortemente no fluxo turístico emissivo para o Brasil, e esperamos que este seja um primeiro passo em direção à flexibilização do processo de concessão de vistos”, disse.

COMPLEXO ANHEMBI



A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), responsável pela administração do complexo Anhembi, realizou pesquisa com o público da 43ª edição da Expo Internacional de Turismo - ABAV 2015, que ocorreu entre os dias 24 e 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições. O levantamento realizado por meio do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, mostra que, para 84% do público, a ABAV Expo proporciona melhor networking e para 75% é a melhor feira do setor. 


Lá fora o astro reinava e assim foi o final de tarde 


Outro dado relevante diz respeito ao conteúdo que é proporcionado aos visitantes da feira. Para 81%, o evento oferece as melhores palestras, possui a melhor programação (75%) e apresenta novidades (82%). Mais da metade do público também afirmou que esta edição do maior evento de turismo da América do Sul superou as expectativas (52%). O lado negro, tenebroso e insuportável foi o calor que todos nós passamos. Na sala de imprensa chegamos fazer abaixo assinado para podermos trabalhar. Estava simplesmente insuportável. Desumano!

ALEGRIA GERMÂNICA


A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, no Complexo Expoville, e vai celebrar a cultura germânica com muita alegria e sabores. O público que prestigiar o evento vai se divertir ao ritmo das melhores bandas de música alemã, se deliciar com a gastronomia típica e brindar com sabores especiais. Além das opções do tradicional Chopp Brahma e do Chopp Brahma Black, a Ambev – patrocinadora da Bierville – trará para a festa de Joinville novos sabores da linha Brahma Extra: Lager, Weiss e Red Lager. As novidades prometem conquistar aqueles que buscam conhecer novos estilos, explorar novas sensações e viver novas experiências. De acordo com a Brahma, a Red Lager é uma cerveja um pouco mais marcante na coloração e no sabor; a Weiss é leve e refrescante; e a Lager é a mais encorpada das três e harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas e petiscos.

SCHOROEDERFEST



A Schroederfest 2015 já começou! A abertura oficial aconteceu na noite de quinta-feira, dia 1º, no Parque de Eventos Alfredo Pasold. Estiveram presentes o prefeito Osvaldo Jurck, o presidente da Associação Empresarial de Schroeder, Hervé Sandmann Souza, o presidente da Câmara de Vereadores de Schroeder, Adriano Kath, o secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, entre outras autoridades. A festa que comemora os 51 anos do município deve atrair mais de 30 mil visitantes até este domingo, dia 04. Para isso, conta com uma extensa programação. Entre as atrações estão a deliciosa gastronomia típica, chopp, shows e apresentações culturais, Expo Schroeder, retretas, concursos, desfile festivo e muitos outros atrativos que prometem encantar o público.




Uma boa notícia para quem quer prestigiar a Schroederfest 2015: quem for trajado terá entrada gratuita em qualquer dia do evento. Vale saborear a deliciosa gastronomia alemã e regional! A praça de alimentação está integrada ao Palco Cultural. Paralelamente acontece a Expo Schroeder que tem como proposta principal promover os mais diversos setores da economia local, oportunizando espaço para movimentar os negócios da cidade e região, procurando reforçar os segmentos da indústria, comércio serviços e agropecuária.

URUBICI




Repassando a informação do Portal do Magrão, editado pelo competente confrade Carlinhos Theis, confirmo que Urubici vem se consolidando com um dos destinos mais fortes de turismo rural na região serrana catarinense. 




A cidade conta hoje com 83 pousadas, segundo Marisa Costa, vereadora e presidente da Uveres. Deverá ser inaugurada em breve uma moderna pousada, já denominada de Corvo Branco. Entre hotéis e pousadas, Urubici tem 1.500 leitos. Já uma cidade muito conhecida nacionalmente ali do lado, que anda em marcha ré, acabou de nomear um novo Secretário de Turismo, só que de Tubarão. 



HALLOWEEN NO INFINITY BLUE



O melhor resort familiar do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa está preparando um fantástico final de semana para o Halloween para se curtir em família. Vila dos horrores, caça ao tesouro e trick or treat. Será uma grande final de semana de festa e descanso ao mesmo tempo. Os pais descansam e as crianças se divertem por conta dos monitores. 



No restaurante gastronomia com buffet temáticos
além do jantar de Frutos do Mar, no sábado a tradicional feijoada, no dia 31 jantar especial de HALLOWEN e no dia 1º/11, jantar Tex Mex. Pacotes: 30.10.15 a 02.11.15; válido para 3 diárias em apartamento de categoria superior; até duas crianças de cinco anos cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento; incluso café-da-manhã, almoço e jantar. Fala sério ! Dá para perder? Mas faça tua reserva correndo. 


O BENEDITO RISTOBARETTO


O Benedito (santo padroeiro dos cozinheiros) já se tornou o mais badalado endereço gastronômico da Ilha da Magia. Depois de quatro anos de sucesso na Cantina Sangiovese, o premiado chef Helton Costa resolveu mudar de proposta e de endereço. No recém aberto O Benedito Ristobaretto, no shopping Casa & Design, em Florianópolis, o foco são os almoços executivos, que seguem com a qualidade e os sabores da Itália que consagraram o chef. 


Não há menu fixo, e a cada dia, com ingredientes frescos, ele sugere uma entrada e um prato principal como, por exemplo, salada de folhas com lâminas de amêndoas e lascas de parmesão e bife à parmegiana com purê de batatas ou fusilli com bacalhau.


Um dos destaques do chef não está no menu diário, mas pode ser encomendado: é a Sinfonia de Frutos do Mar, no qual ostra, vieira, marisco, camarão e polvo se encontram. O espaço também oferece happy hour com carta de vinho generosa. Minha dica é o seu famoso bacalhau. Vale lembrar que o restaurante só serve jantar sob reserva e no mínimo para oito pessoas. 


TURISMO RURAL

Boqueirão Hotel Fazenda - Lages - SC

O otimismo toma conta dos integrantes do turismo rural pelo País, isto porque a Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira, 29 de setembro, a regulamentação do turismo rural, cujo texto será enviado à sanção presidencial. Os deputados aprovaram emenda do Senado que inclui novo caso que passa a ser considerado atividade rural: o conjunto de atividades turísticas comprometidas com a produção agropecuária se agregarem valor a produtos e serviços do meio rural. Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que há muito vem envidando esforços para tal regulamentação, “esta ação com certeza contribuirá para manter o homem no campo e para acabar com a informalidade que reina pelo turismo rural”. 

Rio do Rastro Eco Resort - Bom Jardim da Serra

Hoje, a legislação que disciplina a atividade rural não reconhece o turismo como uma das formas de aproveitamento econômico das fazendas. Devido a isso, os fazendeiros não conseguem emitir os documentos fiscais exigidos por agências de turismo.Agora passarão a ser admitidas como atividade rural a administração de hospedagens; o fornecimento de alimentação e bebidas em restaurantes e hotéis; a organização e promoção de visitas a propriedades rurais produtivas ou de importância histórica; e a exploração do cotidiano do meio rural e de manifestações artísticas ou religiosas do campo. 


FESTIVAL JPA


Vem aí o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, que congrega todo o trade nacional. Acredito ser o mais bem estruturado e com total refrigeração. Todos se sentem bem. O evento acontece entre os dias 16 e 17 de outubro em João Pessoa e já está em sua quinta edição. Segundo "A feira me surpreendeu bastante. Segundo Gleyson Ranieri - Diretor comercial da Air Canada, o festival é extremamente positivo porque temos acesso a um novo mercado, o nordestino. Já garantimos nossa participação em 2015". 


HOMENAGEM


Falando nisso, merecidamente, o empresário Claudio JS Junior, um dos promotores do Festival do Turismo de João Pessoa, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de João Pessoa com a Comenda Jaime Lopes. A entrega da Comenda foi feita pelo vereador Lucas de Brito, presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara. Em sua justificativa, Lucas de Brito enalteceu a ação empreendedora de Claudio Junior que, juntamente com os sócios Breno e Bruno Mesquita, coloca João Pessoa na vitrine do turismo brasileiro, mostrando que é possível promover um evento de grande magnitude como o Festival do Turismo. O vereador lembrou que a primeira edição do festival reuniu pouco mais de 200 profissionais do turismo e que, na quinta edição que acontece agora em outubro esse número subirá para três mil profissionais.


A presidente da PBTur - Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, também enalteceu a desenvoltura do Festival do Turismo e fez questão de ressaltar que o Ministério do Turismo só está apoiando sete eventos pelo País em 2015, e um deles é o evento promovido em João Pessoa. “Sem dúvida é um registra que coloca o evento entre os mais importantes e influentes do segmento do turismo nacional e internacional”, pontuou a executiva.


Claudio Junior recorreu à Bíblia para agradecer a homenagem prestada pela Frente Parlamentar da Câmara de Vereadores. Em seu discurso, o empresário reconheceu que organizar o evento não é fácil, pelo envolvimento de tantas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, é gratificante pelo empenho das pessoas que acreditaram no projeto e que nunca se negaram a colaborar. “Cristo colocou pessoas corretas na minha frente”, enalteceu o empresário. Junior repetiu uma frase dita pela presidente da PBTur no início do evento, há cinco anos: “Todo evento grande começa pequeno”.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ENERGIA SOLAR



Novidade que vem da Itália e que pode e deve ser usada para redução de custas na nossa hotelaria/pousadas. Essa telha que substitui os imensos painéis solares está fazendo um tremendo sucesso na Itália. A rejeição aos modelos grandes, caros e pesados dos painéis solares, que prejudicam a estética do telhados, fez com que as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimorassem essa tecnologia, criando a Tegola Solare, construídas para converter a luz solar em energia e manter a estética e a harmonia do telhado. São feitas de cerâmica normal, porém trazem embutidas quatro células fotovoltaicas. 



A fiação segue por baixo do telhado para o conversor. Segundo o fabricante, uma área de 40 m² gera cerca de 3kw de energia. Um telhado completo, ou parcialmente coberto com estas telhas solares, pode facilmente satisfazer as necessidades de energia de uma família. Veneza é uma das principais cidades do mundo que já tem estes telhados solares e o local onde a maioria dessas peças fo​i​ instalada. Várias empresas americanas e europeias têm desenvolvido modelos que permitem ser instalados em qualquer telhado. Se o nosso governo fosse sério, importaríamos esta tecnologia e repassariam aos brasileiros, sem impostos pois a crise energética e o custos que estamos pagamos pela nossa "luz" é simplesmente absurdo. Energia limpa e renovável a um preço sustentável. Pena que não temos gestores públicos honestos, justos, competentes que adotem uma política mais clara que a existente.


Endereço francês em Balneário Camboriú

PERNAMBUCO EM SANTOS


Com o intuito de potencializar a divulgação dos atrativos turísticos local, no Estado de São Paulo. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, participa de duas ações no principal destino emissor de turistas nacionais. As atividades começam com a participação na Padi Davi Festival que acontece até o próximo dia 6 de outubro, no Transamérica Expo Center. É o maior evento da América Latina quando se trata da indústria do mergulho. Pernambuco estará com espaço onde mostrará as novidades para o público adepto à pratica no fundo do mar e simpatizantes.


Seguindo para a cidade de Santos, no litoral paulista, a Empetur participa do Hiper Feirão de Viagens Flytour, promovido pela Operadora Flytour, ayé o dia 4 de outubro. Pernambuco divulgará os destinos indutores (Recife-Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha) com um stand de 21m², que contará com um totem, onde o público será convidado a participar do quiz “Descubra Pernambuco”, que identificará o perfil da pessoa, gerando um roteiro turístico. Este será impresso e entregue na hora. Os participantes ganham brindes típicos do Estado. O espaço contará também com um vendedor exclusivo da operadora, que comercializará pacotes para Pernambuco.  O Hiper Feirão de Viagens Flytour é voltado para o público final e espera receber nos três dias de evento cerca de 10 mil pessoas.

DESTINOS INTERNACIONAIS



Apesar da alta do dólar, viajar para o exterior ainda é mais barato justamente por conta dos preços das passagens aéreas. Um levantamento inédito realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), apontou elevação de 27% na oferta de voos internacionais diretos partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos entre 2014 e 2015.



No ano passado, a média foi de 1.029 voos semanais e, agora, chega a 1.367. Os dados são do mês de agosto. O estudo ainda revelou que o crescimento de voos internacionais foi alavancado especialmente pelo aumento de oferta para a América do Norte (+210,5%), principalmente para os Estados Unidos. As frequências para a África também cresceram 192,5%.

KUROTEL & TEREZA PEREZ TOUR



O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA iniciou em setembro uma parceria de negócio com a agência de turismo personalizado Teresa Perez Tours, com o objetivo de proporcionar opções de experiência em saúde e bem-estar para os viajantes do Brasil. O Kurotel é um Centro Médico de Longevidade e SPA, destinado a promover e estimular seus clientes a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas.



Cada cliente tem à disposição uma gama de atividades e tratamentos, orientados por uma equipe transdisciplinar composta por Médicos, Dermatologistas, Cirurgião Dentista, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Enfermeiros, Esteticistas, Técnicos e Instrutores de Meditação e Yoga que unidos aos seus principais pilares: nutrição funcional, exercícios físicos, hidroterapia, fitoterapia e equilíbrio emocional, estimulam a longevidade física e o bem-estar. Os apartamentos e suítes são totalmente integrados com a natureza ao redor, com cenários cinematográficos que fazem a fama de Gramado, onde está localizado.



A Teresa Perez Tours é especialista em criar e reinventar roteiros personalizados. Sua atuação pioneira inclui um trabalho consistente de consultoria em viagens em destinos mundo afora. Com um time de consultores apaixonados por viagens, a agência identifica os interesses, desejos e necessidades de cada cliente, com o objetivo de transformar sonhos intangíveis em experiências reais. Com esta parceria, ambas as empresas pretendem suprir e superar as necessidades e expectativas de seus clientes, proporcionando grandes experiências com o carinho e cuidado que a saúde merece.



Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).



RECONHECIMENTO


O diretor Marcus Rossi recebeu o reconhecimento como um dos 25 Inovadores & Empreendedores 2015 da Panrotas, durante a Abav, em São Paulo. O levantamento destaca os profissionais mais inovadores e empreendedores do Turismo Nacional. Recentemente Marcus Rossi, juntamente com Maurício Perucci, Bruno Coletto, André Garcia e Bruno Monte, lançou o Honey Dreams um canal de distribuição de pacotes de viagens para casais que estará em operação a partir de 5 de outubro. “Inovação tem que ser considerada pré-requisito de qualquer empresa nos dias de hoje. Tecnologia, intuitividade e simplicidade são a base do nosso trabalho”, analisa Marcus Rossi.


Outro reconhecimento importante recebido pelo executivo foi a inclusão ao Programa Alpha da melhor conferência de tecnologia do planeta: a WebSummit. A conferência ocorre de 3 a 5 de novembro em Dublin, na Irlanda, e reúne as maiores empresas de tecnologia e fundos de investimentos do mundo. O Honey Dreams, foi selecionado como startup promissor. Já a diretora Marta Rossi recebeu no último dia 28 o título de Embaixadora do Turismo de Garibalde – RS. Criado em 2014, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi é entregue para personalidade que se destaca promovendo a cidade no setor turístico no ano.  “Se pensarmos que a indústria turística representa 10% da economia mundial, esta indústria tem um poder de reerguer e trazer benefícios diretos para a população. O Turismo pode salvar uma safra!”, finalizou a diretora do FESTURIS.


GREVE EM ITAIPU


A greve dos eletricitários de Itaipu, iniciada no dia 16 de setembro, está causando muitos prejuízos ao Turismo. Com a paralisação, os passeios à hidrelétrica estão suspensos e os agentes de viagens já estão precisando realizar reembolsos e cancelamento de pacotes para a cidade. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Felipe Gonzalez, a situação também pode culminar em um retrocesso, pois os passeios pelo Complexo de Itaipu passaram a ser incluídos nos pacotes para o Destino Foz do Iguaçu em 2009 e esse tipo de situação promove insegurança nas operadoras de Turismo. “Se as operadoras não tiverem garantias de que os passeios têm condições de ocorrer, vão retirar Itaipu dos pacotes. Seria uma pena, um retrocesso. Nós, da ABAV-PR, trabalhamos pela união do trade turístico e pela melhor composição de produtos para os visitantes. Situações como essa causam transtornos imensos e fazem com que o destino perca credibilidade”. 


Desde o início da paralisação, estima-se que 14 mil visitantes deixaram de fazer os passeios pela usina. Dados do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) mostram que os turistas gastam, em média, US$ 80 por dia na cidade. “Já são mais de dez dias de paralisação. A greve começa a afetar vários segmentos dentro da cadeia do Turismo, como as empresas de transportes, a hotelaria. Quem perde não é só o Complexo de Itaipu, mas o Turismo como um todo e o município”, alerta o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, manifestando muita preocupação com o caso. 


Apesar da direção da Itaipu informar por meio de nota que está aberta ao diálogo e à negociação, as lideranças do Turismo na região não sentem que as negociações estão evoluindo. “Os agentes de viagens estão buscando alternativas para essa situação, como promover as visitas com entrada pelo lado paraguaio da Usina ou realizando reembolsos, mas precisamos que a situação seja resolvida com mais agilidade”, finaliza Gonzalez.


FIT PANTANAL


O Governo de Mato Grosso lançou nesta quinta-feira (01.10) em Cuiabá a Feira Internacional do Turismo do Pantanal, que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016. Durante o evento o governador Pedro Taques disse que há expectativa de que até lá a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon seja concretizada.  Taques não tem medido esforços junto a órgãos como Infraero e Receita Federal para viabilizar a retomada da obras de ampliação e reforma do terminal e, consequentemente, do retorno do voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, o que possibilitará a conexão de Mato Grosso com vários países. A FIT Pantanal vem com o propósito de se inserir no calendário internacional de turismo de negócios, de projetar novos roteiros no Estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul. 


Além disso, visa ainda valorizar a gastronomia e a cultura local e os micro e pequenos empresários dos destinos turísticos, por meio da realização de rodadas de negócios e disseminar os casos de sucesso e as boas práticas em turismo. Para o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, o momento é extremamente positivo, pois o setor realmente está tendo prioridade dentro da atual gestão. “Este evento vai movimentar o turismo de todas as regiões do Estado. Temos um governo que acredita no turismo e quer potencializar os recursos naturais que temos”. Opinião que também foi compartilhada pelo secretário de Turismo de Cuiabá, Alberto Machado. “Essa feira vai potencializar Mato Grosso em toda América do Sul”.

ALIMENTANDO SONHOS


Esportes, brincadeiras, dança, e um cardápio especial para celebrar antecipadamente o Dia das Crianças. Com essas atrações, o IGK reuniu 600 educandos para comemorar a data ao lado do tricampeão de Roland Garros. Guga participou do evento com a família completa e se divertiu com as crianças no 12º Encontro da Integração, na Astel, clube onde ele começou a jogar tênis, em Florianópolis. Durante todo o dia, os educandos dos seis Núcleos de esporte e educação do IGK na Grande Florianópolis (Palhoça, São José, Biguaçu, Itacorubi, Saco Grande e Canasvieiras), aproveitaram a festa, juntamente com as pessoas com deficiência que integram o Núcleo Inclusivo. “Aqui nós colocamos em prática os conceitos de educação que trabalhamos durante todo o ano”, explicou D. Alice Kuerten, há quinze anos à frente da instituição que atende 720 educandos anualmente, contando com o Núcleo de Campos Novos, município do Meio-Oeste catarinense.


“Hoje é um dia para comemorarmos. Acredito que o Encontrão e o Prêmio IGK são grandes âncoras de apoio para o nosso trabalho. É nesses momentos que podemos observar o impacto do IGK na vida dessas crianças”, revelou Guga. Líder do Ranking Mundial do tênis, em 2000, Guga declarou que teve o privilégio de contar com uma base familiar muito consistente. “Esse foi o diferencial na minha vida. Hoje o nosso maior desejo é estimular o sonho dessas crianças e manter o entusiasmo”, disse no final do Encontrão.