quarta-feira, 7 de outubro de 2015

ECOTURISMO EM URUBICI

ECOTURISMO EM URUBICI


Dois imensos paredões de 90 metros de altura formam a “garganta”, ponto atrativo na Serra do Corvo Branco, em Grão Pará. O local é considerado o maior corte em rocha arenítica do Brasil. De lá você parte para Urubici, que cresce turisticamente a olhos vistos devido a diversidade de opções, começando pelo ecoturismo e terminando em gastronomia serrana. E com esse feriadão tem muita gente subindo a serra em busca de um contato mais íntimo com a natureza. O trekking é o primeiro esporte de quem se inicia no ecoturismo. Consiste em jornadas a pé por trilhas na mata, nos campos, montanhas e costões das praias, podendo levar de uma hora de caminhada até vários dias, com pernoites em acampamentos. O rapel é a descida por corda em paredões ou cachoeiras utilizando equipamentos como mosquetão, freio, cadeirinha e capacete. Quando essa descida é por dentro da água, recebe o nome de cascading. Urubici realmente é o destino certo. 


Minhas dicas são escolher pelo menos um desses destinos: Morro da Igreja e Pedra Furada. O Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto de toda a região sul do Brasil (1.822 m de altitude), onde são registradas as temperaturas mais frias do país (17,8 graus negativos, em 1996). Serra do Corvo Branco, situada a 30 quilômetros do Centro de Urubici, tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. Cachoeira do Corvo Branco com rapel de 85 m em uma das mais belas cachoeiras da região, próxima à estrada que leva à Serra do Corvo Branco. Nascente do Rio Pelotas, um trekking de média dificuldade, atravessando a borda da Serra do Corvo Branco até a nascente do Rio Pelotas. O roteiro é belíssimo e no trajeto é possível avistar a Pedra Furada, cartão postal de Urubici. Paredão de Arenito, rapel em paredão de 35 m de altura, próximo ao Rio do Bispo. Cânion do Rio Canoas, uma mistura de trekking, canyoning e rapel em um paredão de 60 m de altura, localizado no vale do Rio Canoas. O percurso é de rara beleza.


Cachoeira do Avencal: trekking e rapel em uma das maiores quedas d'água da região, com 100 m de altura. Na parte superior da cachoeira, pratica-se a tirolesa. Localizada a poucos minutos do Centro de Urubici, tem acesso tanto pelo alto da cachoeira (de carro) quanto pela parte inferior (trilha).Morro do Campestre/Morro da Cruz. Uma Formação de arenito com 1.380 m de altitude. Do topo dos morros, tem-se uma linda vista panorâmica do Vale do Rio Canoas. Localizado em propriedade particular, é indicado para trekking. Pedra da Águia, formação de arenito, cujo formato lembra a cabeça de uma águia. Localizada a cerca de 30 km do Centro de Urubici, próximo à Serra do Corvo Branco, é uma boa opção para os praticantes de rapel (120 m). Vale do Rio Canoas. Cotia, pra gente grande mesmo. Cerca de cinco horas de canyoning, passando por três cascatas boas para o rapel (25, 35 e 45 m), todas elas localizadas no Arroio da Cotia.

Onde ficar confortavelmente? Minha dica é o Urubici Park Hotel, bem no centro da cidade. 

Vale lembrar que o ecoturismo e turismo de aventura brasileiros ganharam uma nova certificação de peso esse ano. Referência para o mercado internacional, a Norma ABNT NBR 15285 (Turismo de Aventura – Líderes – Competência de pessoal) está a partir de 2015 alinhada à ISO (Organização Internacional de Normalização). Com a certificação, o consumidor passa a ter mais um requisito de exigência na hora de escolher uma empresa para praticar turismo de aventura. Pode buscar condições de segurança, cobrar por serviços de qualidade e desfrutar apenas do prazer e diversão que a natureza propicia, sem percalços. 



Empresas certificadas avaliam os perigos e riscos das atividades e buscam implementar um plano de atendimento a emergências, caso seja necessária sua aplicação, por exemplo. Ou seja, elas andam à frente das demais. Atualmente, são 32 Normas Técnicas em Turismo de Aventura nacionais. Sendo assim, a ABNT é a entidade representativa do país, por meio da Delegação Brasileira de especialistas. O órgão é composto pelo Subcomitê Turismo de Aventura, sob gestão da ABETA. Esta parceria foi estabelecida em conjunto com a BSI (British Standards Institution), criando o Grupo de Trabalho no Comitê de Turismo da ISO/TC 228 WG7 – Adventure Tourism.



CÍRIO DE NAZARÉ


Belém do Pará se prepara para o Círio de Nazaré, uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.


Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.


Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena. A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.


Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz. Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.


CATARATAS DO IGUAÇU


Cerca de 25 mil pessoas poderão visitar o Parque Nacional do Iguaçu no feriadão do Dia das Crianças, de 10 a 12 de outubro. Diante dessa expectativa, a unidade abrirá uma hora mais cedo, às 8 horas, no sábado e no domingo. Para agilizar o atendimento ao visitante, o parque aumentará sua frota de ônibus de 18 para 28 veículos, que farão o transporte dos turistas. A expectativa é que no domingo, 11 de outubro, o parque receba o maior fluxo de visitantes de todo o feriadão. 


Os visitantes que quiserem poupar tempo e organizar melhor o passeio têm a opção de adquirir o ingresso on-line para visitar o atrativo no sábado ou na segunda-feira. A compra pela internet é segura, simples e rápida. Toda a área de visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu estará com reforço nas equipes de atendimento. O visitante contará com infraestrutura especial que garantirá qualidade e segurança ao passeio. A operação do feriado de Dia das Crianças é coordenada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Cataratas do Iguaçu S.A.


TOCHA OLÍMPICA


João Pessoa recebeu uma comitiva do governo federal para debater a logística e a estratégia de promoção do revezamento da tocha olímpica na Paraíba. O percurso tem início em maio de 2016 e passará por cerca de 300 destinos brasileiros até chegar ao Rio de Janeiro, em agosto, para a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A chama pernoitará em duas cidades do estado: Campina Grande e João Pessoa.


A reunião do revezamento faz parte da estratégia do governo federal de percorrer as capitais brasileiras para discutir o revezamento da tocha. Participam, entre outros, representantes dos ministérios do Turismo, do Esporte e de secretarias da Presidência da República, como a Secretaria de Relações Institucionais. Dados do Ministério do Turismo mostram que João Pessoa é a décima cidade mais competitiva do Brasil. A capital é também a 12ª no ranking de realização de eventos internacionais elaborado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Desde 2003, o MTur destinou mais de R$ 255 milhões em obras de infraestrutura turística ao estado, com destaque para a conclusão do Centro de Convenções da Paraíba.


A data do revezamento na Paraíba ainda não está definida, mas os patrocinadores dos jogos já estão selecionando em todo o país atletas, personalidades e pessoas comuns que conduzirão a tocha pelas cidades.


UMA BELLA LAGEANA


Ela tem apenas 21 anos, mas já fez muita coisa desde que se tornou modelo. Atualmente musa do time de futebol de Lages (SC), Dieimi já trabalhou como assistente de palco, participou de seletiva para o concurso da Rede Globo ‘Menina Fantástica’, participou do ‘Miss Lages’ e do concurso que elege rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão.


DIA DAS CRIANÇAS


O feriadão de Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para um passeio inesquecível na Serra Gaúcha. As já reconhecidas cidades de Canela e Gramado contam com diversas atrações que irão entreter e encantar a criançada. Além disso, as temperaturas agradáveis da primavera são um convite para as atividades ao ar livre, realizadas tanto nos parques, quanto nas estruturas oferecidas pelos hotéis da região. Com dezenas de atrações, a Serra Gaúcha conta com um transporte que facilita o deslocamento em Gramado e Canela. O BusTour conta com ônibus panorâmicos e double-decks que contemplam mais de 30 atrativos com uma vista diferenciada da região. Com o sistema hop on/hop off, o transporte coletivo turístico permite o embarque e desembarque ilimitados durante o trajeto, proporcionando ao passageiro a liberdade para visitar as atrações por quanto tempo desejar. 


Além disso, até o dia 20 de outubro, está acontecendo o BusTour Kids, no qual as crianças menores de 12 anos acompanhadas de um adulto pagante terão entrada gratuita. A ação também é uma oportunidade para a solidariedade. O BusTour arrecadará brinquedos que serão doados para crianças de comunidades carentes dos dois municípios. Para isso, basta entregar os brinquedos no embarque nos ônibus ou nas lojas da Brocker Turismo em Canela (Rua Borges de Medeiros, 851 - Centro) e Gramado (Avenida das Hortênsias, 1845 - Centro). Um dos pontos de parada do BusTour é o Alpen Park, em Canela. O tradicional complexo de entretenimento da Serra é a opção ideal para quem busca diversão em um belo cenário. 


O trenó com trajeto de 900 metros de descida cercada para mata nativa da região é um dos destaques do empreendimento. Outras atrações que possibilitam o contato com a natureza são o rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo e tirolesas. Além disso, o empreendimento conta com a Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul. Com estrutura semelhante a um playground, o Alpen Kids conta com obstáculos, escorregadores, túneis e diferentes passagens para crianças, que ainda não tem idade ou altura para curtir os outros brinquedos do parque.


Outro atrativo que não pode faltar no roteiro de quem visitará a Serra no feriadão é o Mundo de Chocolate. Inaugurado neste ano, o parque temático de Gramado (RS) conta com mais de 200 peças confeccionadas inteiramente com chocolate meio amargo e que estão distribuídas em um espaço de três mil metros quadrados. O parque é dividido em países e cada espaço conta com monumentos e detalhes que remetem ao local. Entre os destaques do empreendimento estão a Casa Branca, Estátua da Liberdade, Monte Rushmore, Torre Eiffel, Esfinge, Taj Mahal, Cristo Redentor e Pirâmide do Egito. Peças como Buda, animais, bolsas, sapatos, objetos de decoração e um rio de chocolate também integram os cenários e impressionam pela riqueza de detalhes.


TURMA DA MÔNICA NA AVIANCA

Tarcicio Gargioni - Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Maurício e a Turma da Mônica

A melhor companhia aérea do Brasil, a Avianca, continua inovando. A história em quadrinhos mais famosa do Brasil, a Turma da Mônica, está sendo homenageada pela companhia aérea Avianca. A empresa apresentou uma aeronave A320 ilustrada com personagens da série para celebrar o mês das crianças. A campanha também celebra os 80 anos de Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica. A estampa da fuselagem do avião, um adesivo de alta resistência, dá a impressão de que a Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão, Bidu, entre outros personagem, estão a bordo da aeronave. Uma caricatura do autor da série aparece como o piloto do jato.


O interior da aeronave também foi customizado. Os compartimentos de bagagem de mão, carrinhos de distribuição de serviço de bordo (troleys), espelhos dos banheiros, portas do toaletes, mesas e assentos têm referências a história em quadrinhos. Além disso, passageiros da companhia serão presenteados com gibis e poderão conferir episódios da Turma da Mônica no sistema de entretenimento individual da aeronave.


O avião, de matrícula PR-OCN, realizará voos regulares nas mais diversas rotas brasileiras onde a companhia opera. Sobre a Avianca “É um imenso prazer receber uma homenagem como essa! Ter um avião com o universo da ‘Turminha’ por todo o Brasil será um presente não só para mim, mas para todos os fãs da Turma da Mônica!”, comemorou Maurício de Souza. A parceria da Avianca com a Turma da Mônica vai até o segundo semestre de 2016.


KUR COSMÉTICOS


A Kur Cosméticos e Bem-Estar troca de endereço e abre um espaço conceito para que todos os consumidores possam ter uma experiência com a essência da marca – a busca pelo estilo de vida saudável. A semana de abertura acontece entre os dias oito e quatorze de outubro, quando os clientes e visitantes serão recebidos com canapés saudáveis e Gaseificado Kur, semelhante a um espumante, porém sem álcool. “Convidamos a comunidade para conhecer nosso novo espaço. A empresa nasceu em Gramado e nos orgulhamos muito disso”, diz Rochele Silveira, diretora da Kur Cosméticos e Bem-Estar.


A indústria é especializada na concepção e fabricação de produtos para corpo, rosto, cabelos e aromatizadores. Iniciou suas atividades elaborando produtos para atender as demandas em relação aos amenities do Kurotel – Centro de Saúde e SPA. Através do desejo dos clientes de levarem um pouco do que vivenciaram para casa, nasceu a loja Kur. Atualmente a Kur Cosméticos ampliou sua base de clientes, atendendo diversas empresas e pessoas interessadas em adquirir produtos da marca ou de forma terceirizada/marcas próprias. Atende tanto hotéis que desejam ter amenities, como outras lojas que almejam revender os produtos. Apresenta, além dos cosméticos, acessórios, roupas fitness, chás, gaseificado e também o livro de gastronomia ‘Kur Sabor e Saúde à sua mesa’, eleito como o melhor livro de culinária do Brasil pelo Gourmand Cookbook Awards 2014, entre outros. Com o conceito de ‘sentir-se bem’ o novo espaço oferece produtos com este propósito, bem como decoração e ambientação pensada no bem-estar dos clientes.


ROTAS DE LAZER


Porto Alegre entrou no mapa dos roteiros turísticos de lazer que a empresa Hammock Tours, agência de viagem com sede no Cairo, capital do Egito, distribui aos mercados do norte da África e países do Oriente Médio como Emirados Árabes, Arábia Saudita e Omã. A agência organiza pacotes de viagem para a América Latina, em especial para destinos na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil. A confirmação da capital gaúcha em pacotes turísticos da empresa foi feita nesta terça-feira, 6, ao secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, pelo proprietário e diretor de marketing da Hammock Tours, Omar Souelim, após três dias de visita a Porto Alegre onde teve o apoio da Secretaria Municipal de Turismo.  “Esse é um primeiro passo de aproximação com o mercado internacional, assim como já estamos realizando com agências, operadores e receptivos nacionais para apresentar Porto Alegre como destino de lazer”, avaliou Moraes.


COZINHA GOIÁS



A Goiás Turismo é uma das participantes do Cozinha Goiás, evento que será realizado de 15 a 25 de outubro, em Goiânia. O órgão fará a abertura do evento, e realizará o Festival Gastronômico de Goiânia, entre 15 e 18 de outubro, na Vila Cultural, no Centro da Capital. A ideia é fomentar a qualificação do setor e fortalecer a culinária goiana, preservando a cultura, os sabores e o modo de fazer de nosso povo, aliados a técnicas modernas de preparo e apresentação dos alimentos, e atrair visitantes para nosso estado.



O Cozinha Goiás agrega vários festivais de gastronomia em um só, alguns acontecendo ao mesmo tempo. O Festival Gastronômico de Goiânia, de 15 a 18; 11º Festival Gastronômico do IFG, de 19 a 22, na sede do Instituto, em frente ao Parque Mutirama; Cerrado, Tradições e Sabores, da PUC, nas dependências da universidade, no dia 23; o IBU, festival de cerveja, café especial e música, entre os dias 23 e 25, no Centro Cultural Oscar Niemeyer; e o evento Bar em Bar, que estende-se entre 20 de outubro a 20 de novembro, fazem parte do Cozinha Goiás. A abertura oficial do Cozinha Goiás ficou na responsabilidade da Goiás Turismo. A solenidade será realizada no Teatro Goiânia, no dia 15, às 20h, com a presença de autoridades, entidades parceiras, chefs de cozinha, participantes em geral. No dia 16, as atividades serão iniciadas a partir das 18h, com aulas-show e degustações.



Chefs renomados do Brasil virão ao Festival Gastronômico de Goiânia. Quem participar poderá experimentar delícias feitas pelas mãos dos conhecidos e reverenciados Jimmy Ogro, Don Fabrizio, Paulo Machado, dentre vários outros. Quem encerra o Festival no domingo, 18, será a Dadá, chef baiana reconhecida por seu sorrisão e tempero especial. Na feira que será instalada no local, 25 restaurantes goianienses e parceiros locais terão a oportunidade de mostrar seu trabalho e as novidades que tem movimentado a culinária na Capital. Haverá espaços dedicados à saúde, à boa alimentação, e às bebidas. O vinho e a cerveja ganham destaque e poderão ser degustados.



Enquanto degustam, aprendem a cozinhar e ganham dicas valiosas, os participantes serão embalados por diversos shows de artistas regionais. Fazem parte do momento, bandas e cantores como Liga Joe (15/10), Maíra, Rollin Chamas, Móveis Coloniais de Acaju (16/10), Pádua, Pedra 70, TNY (17/10) e Patocan, Cláudia Vieira, Boogarins, Discotecagem, Dj André Barros e Dj Múcio Guimarães (18/10).

GUIAS DE TURISMO


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) está veiculando um áudio no Aeroporto Marechal Rondon orientando os visitantes a procurarem guias de turismo, meios de hospedagem, transportadores e agências devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa é inédita e servirá de modelo para outros estados da federação, conforme anunciou o MTur essa semana, após tomar conhecimento da ação. A iniciativa deve-se ao fato de muitos guias estarem atuando na informalidade. No áudio, gravado em três idiomas, (português, inglês e espanhol), a Sedec orienta os visitantes a exigirem identificação dos prestadores de serviço como meio de garantirem a própria segurança e a qualidade do serviço prestado. O titular da Sedec, Seneri Paludo, lembra que essa medida simples é uma das maneiras de ajudar a coibir a ilegalidade no setor e dar segurança aos turistas, além de fomentar a economia em alguns municípios. Mato Grosso tem hoje 230 guias de turismo cadastrados no Cadastur e mais 70 terminando qualificação até o fim do ano. Para se tornar um guia é necessário fazer curso técnico de 930 horas/aula.

VOOS CANCELADOS



Nesta semana, a American Airlines comunicou o cancelamento de seu voo direto Curitiba – Miami, algo que foi amplamente comemorado pelo trade turístico local na época de seu lançamento, em 2013. Os voos estão mantidos até 11 de fevereiro de 2016 e, depois desse prazo, saem de Porto Alegre. O corte da rota foi justificado pela companhia como decisão estratégica, baseada em uma análise de mercado. Mesmo sem prejudicar diretamente passageiros que já compraram suas passagens com antecedência, o fato preocupa e novamente remete aos problemas de infraestrutura do Afonso Pena. O cumprimento da pista do aeroporto não traz condições para pousos e decolagens de aeronaves com carga e tanque cheio. O Afonso Pena já perdeu operações da TAP e da Copa Airlines, que já manifestaram interesse em operar com voos diretos de lá e, "pra variar" o consumidor acaba sendo prejudicado com o fim de um voo direto para um destino muito procurado pelo passageiro do Paraná.

PARA LER OUTROS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI