quarta-feira, 18 de novembro de 2015

URUBICI - SERRA CATARINENSE

URUBICI - SERRA CATARINENSE


Estive passando este último final de semana em Uribici-SC e fiquei realmente encantado, não com as belezas naturais que já conheço e já são notórias nacionalmente, mas pela quantidade de empreendimentos que estão surgindo. Desde às pousadas que já somam 103 segundo o Corpo de Bombeiros à exuberante via gastronômica. Gente de fora, que tem visão e que vê imensas potencialidades turísticas na região estão investindo, e muito. Falta realmente o poder público  tomar consciência e responsabilidade, olhando com carinho e muitas ações para esta fenomenal realidade.  


Wirto Schaeffer é um desses visionários que acreditou e acredita na cidade. Desde 2002 fixou residência, construiu o Urubici Park Hotel e vem movimentando o trade da região. 

Clique na imagem para ampliá-la

Quando chegou a cidade eram apenas 12 pousadas. Existem estradas ainda inacabadas que dariam um impulso gigantesco a toda região serrana, todavia se arrastam a exemplo da Serra do corvo Branco, onde além de fechada esta sem qualquer obra e com pedras imensas na pista. Fui até lá pedalando. Até quase lá a estrada é um tapete, mas um pouco antes vira estrada para quem anda bem a cavalo. A federalização da Rodovia entre Santa Clara Bom Retiro até Bom Jesus no Rio Grande do Sul, segundo Wirto, já foi aprovada pela comissão de Obras da Câmara Federal, permitindo a ligação entre o nosso litoral, passando por Bom Retiro, Urubici, São Joaquim e Terminando em Gramado. No mínimo iremos dobrar o nº de turistas em nossa região, além de diminuir o trajeto em mais de 100 km. Urubici é a bola da vez, afirma. 


DUAS TEMPORADAS


Segundo ele, e eu acredito absolutamente na afirmação, com as ligações de diversas regiões, que passam obrigatoriamente por Urubici: "Vejo com muito otimismo. Vai crescer muito nos primeiros cinco anos. Hoje já temos duas altas temporadas, porém depois iremos ter ocupação permanentemente". 

ROTA GASTRONÔMICA


Clique na imagem para ampliá-la

Não pude visitar todas as novidades de sexta a domingo, impossível, mas aqui vão algumas dicas. Vou começar a subir mais a essa fenomenal região para poder divulgar as suas potencialidades. A primeira delas, onde almocei, foi no Parador Santo Antonio, um excelente restaurante. Você vai se surpreender com o atendimento, com a qualidade da carne e da truta. Pratos típicos da região. O ambiente não poderia ser melhor. Rustido, aconchegante, romântico, quer para o almoço ou na janta. No jantar é mais lindo ainda por conta da iluminação interna que dá um tom mais intimista, mais romântico, mais acolhedor, mais tudo. Você vai realmente se surpreender pela qualidade da carne (entrecot) e pela truta com amêndoas. Eu estive primeiro no jantar e voltei no dia seguinte para o almoço de tanto que gostei. Fica ha uns seis quilômetros do centro da cidade, em direção a quem vai ao Morro da Igreja, ponto mais alto de Santa Catarina e onde neva todo o inverno.

FUNDUE, TRUTA E FRESCAL


Clique na imagem para ampliá-la

O Restaurante la Fondue Muller é mais um bistrôt. Bem no centro, pode-se ir a pé do seu hotel, de extremo bom gosto é para quem aprecia uma comida de altíssima qualidade. A especialidade da casa são as sopas (buffet de sopas - capeletti, de frescal, canja de galinha caipira, vegetariana....) Um escândalo! Isso sem contar o Frescal ao ponto (uma carne preparada e temperada por dias, extremamente típica. Se isso for pouco, ainda tem Truta e sequência de fundue. A casa é acolhedora, bem decorada, exclusiva. Se você conhece os restaurantes de Gramado, irá se sentir em Gramado, pois os donos saíram de Gramada e montaram o La Fundue em Urubici que ao meu ver já é pelo menos 10% de Gramado. Você que conhece Gramado entenderá perfeitamente que eu digo. RECOMENDADÍSSIMO ! Nota 10 !

CHÂTEAU DO VALE


Clique na imagem para ampliá-la

Estou realmente surpreendido com o crescimento da gastronomia em Urubici. Pois é, se você quiser massas artesanais e até mesmo fundue, não precisa procurar, é só subir um pouco mais, em direção a São Joaquim que você encontrará e se encantará com o Château Du Vale. Mas lembre-se sempre de fazer a tua reserva. Ambiente charmoso, chique, extremo bom gosto e a comida melhor ainda. Peça o que a casa tem de melhor, os raviolis os fondues, acompanhados com um ótimo vinha da tua escolha. O Atendimento é familiar e feito por quem realmente entende e ama aquilo que faz. A acolhida é perfeita assim como o atendimento.

CASARÃO


Clique na imagem para ampliá-la

Acredito ser o principal ponto de encontro de Urubici, pois estava lotado. O ambiente é muito festivo e servem inúmeros petiscos. O ambiente é ótimo, bem decorado como se fosse um casarão velho, muito bem estruturado, bom atendimento, com mezanino e mais outro mezanino com vista para o rio. O ambiente realmente é muito festivo. É para curtir entre amigos e é sempre bom fazer a tua reserva.

SAFE NA LAGOA DA CONCEIÇÃO



Novo club catarinense nasce em Florianópolis para aliar música eletrônica e serviços de padrão internacional. Com inauguração agendada para esta sexta-feira, 20, a casa apresentará como primeira atração o alemão Phonique. Uma agenda de alta temporada recheada de figuras conhecidas e de novos – e promissores – nomes da música eletrônica farão parte das atrações da casa que tem pista de led inédita no Brasil e um cardápio eclético e requintado.



O club nasceu do sucesso da Safe House, festa itinerante que teve três edições em Florianópolis e revolucionou a noite da Ilha. A casa oficial  da Safe House terá capacidade para até mil pessoas e a vertente underground da música eletrônica como DNA. A essência de seus serviços é de padrão internacional inspirada em points badalados pelo mundo.  Parte do complexo multicultural Vila dos Araçás,  – que terá restaurante, lounge, espaços pra shows e eventos,  – a Safe vem pra provar que menos é mais e abusar da tecnologia. Desde o acesso à casa com check in via biometria, até uma pista de led de 36 metros quadrados exclusiva no Brasil, a Safe promete aliar a realização dos desejos mais comuns do público da noite.



O cardápio foi formatado para ser um show à parte, repleto de exclusividades, como o gin Hendricks comercializado pela primeira vez em um club no Brasil. Um bar de drinks, com cinco deles desenvolvidos por um mixologista especialmente para a Safe, também será uma opção inovadora. Já a carta de cervejas terá oito rótulos artesanais da cervejaria catarinense Saint Beer, com destaque para a Lay Back, que pertence ao campeão mundial de skate Pedrinho Barros  que participou pessoalmente da concepção do bar dedicado à sua cerveja.



1º FOOD SPRING FESTIVAL


Jurerê Internacional promoverá nos dias 21 e 22 de novembro o 1º Food Truck Spring Festival, evento que reunirá cerca de 15 opções gastronômicas sobre rodas (inclusive food bikes), além de atrações musicais, artísticas e para as crianças. O festival será realizado no Jurerê Open Shopping, na plataforma zero (ao lado do hotel IL Campanario), das 11h às 19h. A entrada e praticamente todas as atividades serão gratuitas (exceto alimentação e brinquedos). Como o evento é ao ar livre, em caso de chuva poderá ser transferido. Nos cardápios haverá delícias variadas como: hot dog e hambúrguer gourmet, culinária contemporânea, mexicana, alemã e italiana; risotos, panquecas, padaria artesanal, doces, cafés especiais e cervejas artesanais. 


Além dos trucks, todos os restaurantes e bares do Jurerê Open Shopping estarão abertos oferecendo suas deliciosas opções de refeições, sempre com muitas novidades e preços atrativos. Além de boa comida, o evento terá ainda uma vasta programação cultural. A Escola de Samba Imperadores de Jurerê garantirá muita animação nos dois dias com ensaios da bateria, apresentações musicais, de passistas, mestre sala e porta bandeira. Até a corte do Carnaval de Florianópolis já garantiu presença.
No sábado, às 16h30min, tem show musical com Leleco Lemos e Zé Catarina. No repertório muita bossa nova, samba e forró interpretados na voz e violão. No domingo, o destaque é o show com a jovem cantora Laura Padaratz (voz e violão), filha do surfista Teco Padaratz e da super Gabriela.


O BENEDITO RISTOBARETTO


Comidinhas de boteco preparadas com alimentos frescos do dia, exposição de arte e repertório musical vão embalar as noites de quinta-feira no Benedito Ristobaretto. O restaurante comandado pelo chef Helton Costa, anexo ao Shoppping Casa & Design, ganha seu Happy Hour versão Jazz, no dia 19 de novembro, a partir das 18h30, na SC-401. "Unir gastronomia, arte e música é um projeto antigo que agora ponho em prática no Beneditto”, revela Helton. Na noite será lançado o cardápio especial com receitas de boteco. O espaço recebe a exposição de Alcides Genésio Coelho, mais conhecido como Tchid. O artista plástico produz esculturas utilizando elementos como o bronze, terracota e pedra sabão. A trilha musical das noites será conduzida pelo compositor e instrumentalista Felipe Coelho. 


Formado com bacharelado e mestrado em Jazz nos Estados Unidos, Coelho possui um currículo extenso com passagem por mais mais de trinta festivais de música do mundo. É conhecido por transitar entre estilos diferentes e acaba de lançar seu quinto disco autoral, no qual mostra sua habilidade na linguagem flamenca, jazzística, o choro, além de compor luxuosos arranjos orquestrais o que o levou a receber convites como compositor e solista pelas orquestras UDESC, Filarmonia e Camerata em Santa Catarina, e mais recentemente em 2015 o convite internacional pela KSU String Orchestra nos EUA. 


CONVENTIONS & MERCADO INTERNACIONAL


A FCVB SC – Federação Catarinense dos Conventions & Visitors Bureaux realizará na próxima sexta, dia 20 de novembro, às 10 horas, uma reunião com Vinícius Lummertz, Presidente da EMBRATUR, no Centro de Convenções do Norte da Ilha, em Florianópolis - SC. O encontro é voltado para os gestores dos Conventions & Visitors Bureaux de Santa Catarina, com a vantagem de contar com o know how e a experiência de Lummertz, que é catarinense, e conhece bem o cenário do turismo no Estado. A proposta do encontro é apresentar as ações da FCVB SC para o Mercado MICE (sigla internacional que significa Encontro, Incentivos, Conferências e Feiras), e verificar as atividades que poderão ser realizadas em conjunto com a EMBRATUR. O foco é o turismo de eventos e negócios, extremamente exigente, o que significa alto nível de profissionalização por parte das empresas que trabalham na área e uma grande concorrência entre os destinos. 


EXPERIÊNCIA BRAZTOA 


Nesta quinta-feira, 19, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo -Braztoa realiza em Porto Alegre o evento Experiência Braztoa – Volta ao Mundo Em Um Dia, gratuito e inédito no setor turístico nacional com a proposta de oferecer aos agentes de viagens, em um único dia, experiências de volta ao mundo, capacitações, espaços de relacionamento, parcerias e negócios entre operadores, destinos turísticos e os próprios agentes. O evento, que tem o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, será no Hotel Plaza São Rafael, a partir das 8h30, com a presença da presidente da Braztoa, Magda Nassar, e a CEO da entidade, Monica Samia.  O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, participa da abertura, às 8h30.


Esta edição é dirigida aos agentes de viagem da região Sul do país, que terão um dia inteiro dedicado a ações completamente sensoriais, com a ideia de aguçar os sentidos para que o profissional possa conhecer o melhor de cada região do Brasil e do mundo. Além disso, os presentes terão a oportunidade de manter contato direto com as operadoras, empresas de cartões de assistência e representantes de cruzeiros de diversos estados brasileiros, todos associados Braztoa. A inciativa conta com a ajuda de alguns patronos como Equador, Nova Zelândia e a European Tours. São esperados cerca de 200  profissionais no evento em Porto Alegre. As inscrições gratuitas estão em andamento e podem ser feitas no site www.braztoa.com.br. 


Experiência Braztoa se encerrará no final do dia com a nomeação e premiação do agente da região Sul ganhador do Passaporte Braztoa, campanha de marketing, incentivo e relacionamento criada em abril para promover uma interação diferenciada entre agentes de viagens, associados Braztoa e destinos. O grande vencedor, que será contemplado com uma viagem de volta ao mundo de 30 dias, por ter acumulado mais pontos durante a campanha, será anunciado durante a Convenção Braztoa 2015, no Rio de Janeiro. 

BUSTOUR


Um dos grandes sucessos do Natal Luz em Gramado/Canela é "VISTA DE CIMA, A SERRA E MAIS BONITA" por conta dos confortáveis e bem iluminados BUSTOUR da Brocker Turismo que tem encantado a todos, circulando entre as duas cidades e os principais pontos turísticos. Uma grande sacada: "Identifiquei a necessidade e imaginei trazer essa modalidade para à nossa região, explica a diretora do BusTour, Adriane Brocker Boeira.


O transporte apresentou um crescimento de 149% no número de passageiros no segundo ano de operação. Com o embarque e desembarque livre em qualquer ponto de parada do roteiro, o BusTour faz um trabalho que liga os atrativos, lojas, restaurantes, eventos, hotéis e pousadas. Esta praticidade no deslocamento é um diferencial para que as pessoas utilizem o serviço para circular pela região?, destaca Adriane. Outros benefícios estão na mobilidade urbana e sustentabilidade, pois os quatro ônibus transportam cerca de 300 pessoas (ao mesmo tempo), diminuindo a circulação de carros nas duas cidades e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera.


Os resultados positivos motivaram a aquisição de um novo ônibus que entrará em circulação até o final do ano. Além de aumentarmos o número de passageiros transportados, contarmos com o quinto ônibus significa melhorar a operação, passando com mais frequência pelas paradas e dando maior flexibilidade ao turista durante o passeio, ressalta Adriane.


BELLA DA SEMANA


Estreia nesta segunda-feira, 16 de novembro, o ensaio da modelo Emanuela Albino no Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Aos 21 anos e natural da cidade de Londrina (PR), Emanuela diz ter se sentido à vontade para fotografar nua, mesmo sendo a primeira vez que faz fotos mais ousadas. ‘Não vejo a parte difícil porque amo fotografar, então deixo a vergonha em casa e dou tudo de mim.




WISH SERRANO RESORT


Segunda-feira a noite, 16, foi uma noite memorável para o Wish Serrano. O resort foi contemplado com dois grandes prêmios concedidos pela Revista Sabores do Sul: O MELHOR HOTEL DE GRAMADO e o MELHOR CHEF DE COZINHA DE GRAMADO. A cerimônia de condecoração ocorreu no NH Hall, em Novo Hamburgo e contou com representantes de 16 municípios da Região Sul. 


O Serrano foi representado pelo Gerente Geral Carlos Marín, pelo Chef de Cozinha Facione Biasi eleito pelo segundo ano consecutivo, pelo Chef de cozinha Marcelo Hartmann e pelo Gerente de A&B Ricardo Moura. Merecidamente. Há anos não tenho a menor dúvida quanto a minha casa em Gramado. 


CLUBE TURISMO


A franquia Clube Turismo, Rede de agências de viagens, anunciou nesta terça-feira (17), a criação do Conselho de Franqueados da marca, composto por doze franqueados de diferentes regiões do Brasil. A iniciativa de criar o conselho partiu da franqueadora e busca aproximar os franqueados das decisões estratégicas da empresa. A Clube Turismo iniciou sua expansão em 2009 e hoje conta com mais de 60 lojas em todo o País e mais de 400 franquias home based. Para assegurar o funcionamento do conselho de franqueados a marca elaborou um estatuto, com critérios para participação e as competências entre as partes: “A implementação do conselho está diretamente ligada a nossa compreensão de que transparência, prática alinhada ao discurso e foco na cooperação entre franqueadora e franqueados, são princípios fundamentais para o crescimento contínuo da empresa.”, afirma Ana Virgínia Falcão, Diretora Executiva da Rede de agências Clube Turismo. Para saber mais informações, acesse www.franquiaclubeturismo.com.br.


SAUDADES DE USHUAIA


A cidade já sem neve, pronta para começar a receber os grandes navios de cruzeiro para a altíssima temporada de verão. Ushuaia supera-se a cada temporada. Esta última invernal foi simplesmente espetacular. 


Clique na imagem para amplia-la 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI