sábado, 5 de dezembro de 2015

SEBRAE - TURISMO DE EXPERIÊNCIA

SEBRAE - TURISMO DE EXPERIÊNCIA


O SEBRAE, sempre na vanguarda e suprindo o trabalho de uma Secretaria de Turismo inoperante, trouxe a Santa Catarina, 17 jornalistas dos estados do Espírito Santo, São paulo e Rio de janeiro para conhecerem a Grande Florianópolis. Um fantástico FANPRESS, extremamente organizado demonstrou que nosso estado não é só serra e mar. Mostrou que o objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, com a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim envolver o turista em uma atividade em que ele é om personagem principal. Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando-se oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos e costumes experiências únicas. A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado. Para ler a matéria completa CLIQUE AQUI.  

HOMENAGEM


João Batista Sérgio Murad (In memoriam), o Beto Carrero, recebeu homenagem em sua cidade natal, São José do Rio Preto (SP), no último dia 19 de novembro. A solenidade aconteceu no teatro Paulo Moura, em um evento que reuniu público estimado em mil pessoas. A homenagem a Beto Carrero foi uma iniciativa do projeto social Mundo Novo, que atende cerca de 700 crianças de baixa renda. Ao longo de 2015, a trajetória do idealizador do Parque Beto Carrero World foi tema do projeto, que tem por o objetivo levar mais cidadania para crianças com idade entre 06 e 15 anos, que vivem em comunidades atingidas pela vulnerabilidade social. 


O projeto Mundo Novo oferece diversas atividades para os alunos, entre elas estão: futebol, vôlei, handebol, basquete, atletismo, natação, capoeira, karatê, judô, boxe, recreação, jogos populares, violão, dança, teatro, cordas duplas, apoio a tarefa, xadrez, etc. No encerramento do projeto neste ano, Beto Carrero foi tema também da apresentação final dos alunos. Para isso, um dos coreógrafos, que atua no projeto Mundo Novo, esteve no Parque para assistir o espetáculo O Sonho do Cowboy e levar referências para produzir o espetáculo com as crianças.



CEIA DE NATAL


Traga a família para celebrar este Natal no Infinity Blue Resort & Spa. Vamos oferecer uma deliciosa ceia, além de espetáculo musical natalino e música ao vivo, tudo aberto ao público, isto é, você não precisa estar hospedado para ter uma experiência incrível. Saiba mais AQUI

NATAL EM URUBICI


Outra ótima opção para quem que fugir do corre-corre em nosso litoral é subir a Serra Catarinense. O Urubici Park Hotel antem tem algumas vagas para o natal e réveillon, mas é bom correr para efetivar tua reserva.

FLORIPA AMANHÃ


Associados da FloripAmanhã participaram de Assembleia Geral no Sapiens Parque para eleger a diretoria da Associação para o período de janeiro de 2016 à dezembro de 2017. Anita Pires foi a presidente reeleita, com Thiago Schutz na vice-presidência.  Na Assembleia, Anita apresentou aos associados três importantes iniciativas que a FloripAmanhã vai trabalhar nos próximos anos: o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia; a articulação com instituições do judiciário e órgãos ambientais para a criação de um espaço de diálogo com a sociedade e uma ação nova que está começando a ser desenhada para envolver os empresários na gestão da cidade.


NATAL EM PIRATUBA


Muitas famílias de Piratuba e turistas estiveram na Praça do Ferroviário na noite da última quinta-feira, para o acendimento das luzes de Natal. Os participantes também receberam o Papai Noel, que chegou acompanhado da Banda Municipal. O bom velhinho recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Claudirlei Dorini, que ao receber o Papai Noel, destacou a importância e o significado do Natal. Em seguida, Noel atendeu todas as crianças no Trem da Praça. Um vagão foi preparado especialmente para acomodar o Papai Noel e para que ele pudesse atender a toda a criançada. Além de conversar com ele, as crianças ainda aproveitaram os brinquedos instalados na Praça.


ARTESANATO & GASTRONOMIA


Depois de exatamente um ano de capacitações e experiências, os participantes do projeto “Piratuba, Artes, Cores e Sabores”, que trabalha com gastronomia e artesanato, apresentaram os resultados. Na noite de quarta-feira, os novos produtos elaborados foram expostos na “Vila do Artesão”, montada no Centro de Eventos. O projeto foi desenvolvido entre a Prefeitura e o Sebrae, com o objetivo de capacitar os artesãos de Piratuba, para que produtos com características do município fossem criados. “Temos muitos talentos no nosso município, tanto no artesanato, como na culinária e nossa intenção era criar pratos e peças com a identidade de Piratuba, com características que lembrem o município. Isso era um pedido dos turistas”, explica a diretora de Cultura, Solange Hachmann.


Além de capacitar os 40 participantes, os consultores do Sebrae também fizeram pesquisas locais para identificar as características de Piratuba. Baseados neste estudo, que valorizou a história, a cultura, o campo a água e o lazer, seis pratos de gastronomia artesanal foram criados a partir da culinária alemã, italiana e cabocla. As peças artesanais, confeccionadas com madeira, pedras, água, palha, cipó e outros, também valorizam estes elementos e, feitos com o padrão exigido pelo projeto, vão levar o selo de identificação, com a “Marca Piratuba”. “O resultado do projeto foram estas coleções lançadas, que identificam Piratuba. Os pratos ficaram realmente com os sabores daqui, da nossa terra.  Já as peças artesanais apresentam brinquedos, fontes de água, toalhas, bordados, crochês, luminárias, cestos, chaveiros, tapetes e muitos outros, mas todos com as características de Piratuba”, relata Solange, empolgada.


BISTRÔ D'ACAMPORA


Falando em gastronomia, no último sábado rolou um grande jantar com a super Duda D'Acampora, filha do meu grande e saudoso amigo Zeca D'Acampora. Foi o Jantar dos Chefes. 

Clique na imagem para ampliá-la

Os pratos foram de lamber os dedos: Amuse bouche, ostra com creme de morcilla branca e vinagrete, chantilly de champignon e peito de pato com mel e especiarias, carpaccio de vieiras com sancho, garoupa na manteiga de açafrão com polenta amoquecada, paleta de cordeiro com mil folhas de batata baroa, mini cenoura glaceada e demi glace de rapadura, pré dessert, gateau de coco, biscuit de chocolate e coulis de goiaba e manga. Dois chefes super premiados que encantaram gregos e troianos. 

PORTAL GRAMADO


A Gestour Brasil nesta última sexta-feira (4), entregou o portal turístico da cidade de Gramado (RS) - www.gestour.com.br/gramado -, integrado à Rede Brasil de Municípios Interativos. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Turismo e do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortências (SHRBS). A secretária de Turismo Rosa Helena Volk e representantes do trade turístico local participaram do encontro. A entrega do portal não acarretou  nenhum custo ao poder público, e teve a presença do multicampeão da seleção brasileira de vôlei Gilberto Godoy, o Giba, que após deixar as quadras passou a empreender no setor e tornou-se o “Embaixador do Turismo Brasileiro”. O eMarketplace do Turismo Nacional foi concebido durante 15 anos de estudos, pesquisas e desenvolvimento de sistemas e investimentos de mais de R$ 10,8 milhões. 


Por meio dele, empresas que atuam nos segmentos de meios de hospedagens, passeios, parques aquáticos e temáticos, traslados e eventos podem integrar-se e ativar gratuitamente seus respectivos portais de comércio eletrônico e tornarem-se, além de produtores, também varejistas de toda a oferta do turismo brasileiro. Atualmente, a Gestour Brasil engloba 5.981 portais, compreendendo todos os municípios brasileiros, os estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. Segundo Silva, até as Olimpíadas de 2016, todos os destinos brasileiros e as empresas do setor estarão acessíveis em 11 idiomas, colocando o “Produto Brasil” em um novo patamar de competitividade no mercado do turismo internacional. O Gestour eMarketplace pode ser utilizada pelas empresas do setor, de qualquer porte, dos seis segmentos, localizadas em qualquer cidade dos 26 estados e do Distrito Federal. Para integrar-se, sem custo algum, basta acessar o endereço www.gestour.com.br/queromeintegrar.


SERRA GAÚCHA


O clima de Natal já invadiu a Serra Gaúcha. As programações do Natal Luz de Gramado e do Sonho de Natal de Canela já estão em andamento e têm atraído milhares de turistas para os espetáculos e apresentações. Mas além dos eventos natalinos, a região conta com diversos atrativos para todos os gostos que não podem ficar de fora do roteiro.


Para facilitar o deslocamento em Gramado e Canela, a Serra Gaúcha conta com um transporte diferenciado. Com ônibus panorâmicos e double-decks, o BusTour possui no roteiro mais de 30 atrativos com uma vista diferenciada e funciona de quinta à terça das 8h15 às 19h. O transporte coletivo turístico conta com o sistema hop on/hop off que permite o embarque e desembarque ilimitados durante o todo trajeto, proporcionando ao passageiro a liberdade para visitar as atrações por quanto tempo desejar. Durante a temporada de Natal, de quinta a domingo, o Illumination BusTour percorre a região central das duas cidades durante a noite para os passageiros apreciarem as luzes e decorações natalinas.


Um dos pontos de parada do BusTour é o Alpen Park, em Canela. O tradicional complexo de entretenimento da Serra é a opção ideal para quem busca diversão em um belo cenário. O trenó com trajeto de 900 metros de descida cercada para mata nativa da região é um dos destaques do empreendimento. Outras atrações que possibilitam o contato com a natureza são o rapel, muro de escalada, bungee trampolim, arvorismo e tirolesas. Além disso, o empreendimento conta com a Alpen Blizzard, a maior montanha russa de aço do Rio Grande do Sul. Com estrutura semelhante a um playground, o Alpen Kids conta com obstáculos, escorregadores, túneis e diferentes passagens para crianças, que ainda não tem idade ou altura para curtir os outros brinquedos do parque.


A Cascata do Caracol, uma das belezas naturais mais visitadas do Rio Grande do Sul, pode ser vista de um ângulo privilegiado no Bondinhos Aéreos Parques da Serra, em Canela, que também é ponto de parada do BusTour. Os doze bondinhos fazem percurso de ida e volta, totalizando 840 metros, com uma vista diferenciada da Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais reconhecidos do Brasil. O parque ainda conta com o espaço Esculturas que Falam, com 85 peças talhadas em madeira que reproduzem a aparência de diversos animais e emitem o som feito por cada um, ambientado um cenário de floresta, com esculturas de árvores e plantas nativas.


TURISMO ILUMINADO


O passeio noturno Linha Turismo Iluminado retorna neste mês de festas natalinas e de fim de ano para levar mais animação e emoção às ruas de Porto Alegre. Em sua quarta edição consecutiva, a atração é uma opção de lazer para curtir a noite da capital gaúcha de um jeito super diferente, a quatro metros de altura, e uma forma de as pessoas interagirem com os espaços da cidade especialmente decorados para o Natal dentro do projeto Brilha Porto Alegre, realizado por entidades da hotelaria, gastronomia e do comércio, com o apoio da prefeitura, para colocar a cidade na rota do turismo do final de ano, e dos turistas que se deslocam para o Natal Luz, em Gramado, e para as praias gaúchas e de Santa Catarina. O Linha Turismo Iluminado é um city tour especial oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) que se tornou o circuito oficial do Brilha Porto Alegre por incluir, em seu itinerário, locais públicos e privados iluminados para o Natal como parceiros do projeto neste ano.  Durante os 90 minutos o passeio passa pela maior parte dos atrativos do tradicional roteiro Centro Histórico, mas as estrelas da noite, contudo, são o Parque Moinhos de Vento (Parcão), a Praça Júlio de Castilhos, o Shopping Total, o Santander Cultural e o BarraShoppingSul com sua iluminação natalina especial.


DESTINO ILHABELA


Na última quarta-feira, 02, a Secretaria de Turismo de Ilhabela apresentou o resultado do workshop ILHABELA: Destino MICE com o posicionamento da cidade como infra-estrutura para eventos, viagens corporativas e incentivo. Maior ilha marítima do Brasil, Ilhabela é famosa pela prática de esportes náuticos, em especial a vela – os ventos constantes que sopram no Canal de São Sebastião tornam as praias da costa Norte perfeitas para a atividade. O charme também é característica marcante da região, reunindo aconchegantes pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e cafés nas ruas no entorno da Vila, como é chamado o badalado centrinho, ponto de encontro de todas as tribos depois da praia. 


Os ares paradisíacos da ilha ficam por conta dos cenários emoldurados por mar azul, montanhas cobertas com vegetação nativa de Mata Atlântica, cachoeiras - são mais de 300 – e praias de areias douradas e águas cristalinas como as badaladas do Curral e de Perequê.  Os atrativos de Ilhabela, entretanto, vão além da natureza: concorridos eventos atraem profissionais e turistas que chegam no inverno para curtir a Semana Internacional da Vela, a maior do gênero realizada na América Latina e que acontece em julho; e o Festival do Camarão, em agosto.


Glamourosa, Ilhabela começa a apresentar, aos pouquinhos, uma outra faceta bastante diferente da sofisticação da Vila, porém, não menos fascinante. Na costa voltada para o mar aberto, frequentada pelos surfistas, mergulhadores e aventureiros, ficam as praias mais selvagens da ilha, com acessos nada fáceis – e por isso, garantia de paisagens praticamente intocadas.  Na praia do Bonete, uma vila de pescadores sem luz elétrica ou sinal de celular, chega-se depois de quatro horas de caminhada. Já para aportar na Baía de Castelhanos é preciso enfrentar os 22 quilômetros de uma estrada de terra ruim, chacoalhando dentro de veículos com tração nas quatro rodas. No caminho, porém, surgem cachoeiras de até 70 metros de queda com tobogãs e poços cristalinos capazes de fazer esquecer qualquer perrengue.

ABRACORP EM COMANDATUBA


Na última sexta-feira, 4, representantes das 29 associadas Abracorp se reuniram no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, no município de Una, ao Sul da Bahia, para definir os rumos da entidade e buscar antever as perspectivas do mercado de viagens para 2016.  O evento contará com a participação do sócio de Consultoria da Deloitte Touche Tohmatsu, Henry Vahdat. 


“Diferentemente de muitos setores da economia que apresentaram retração em 2015, fecharemos o ano com crescimento, mas isso não reflete de forma alguma que estamos tranquilos em nossa posição. Vários fatores colaboraram para essa performance, como o aumento do dólar e o fraco desempenho do setor no ano anterior. Precisamos seguir com cautela e agir alicerçados nas melhores práticas de gestão aliadas a investimentos em tecnologias e capacitação profissional”, explicou o presidente da ABRACORP, Gervazio Tanabi. 

CONVENTION & VISITORS BUREAL


Durante a Assembleia Geral ocorrida em Belo Horizonte, foi lançada pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau-CBC&VB, o programa Events In Brazil para captação de eventos internacionais. O projeto consiste na utilização da marca Brasil Convention & Visitors Bureau (que é de propriedade intelectual e exclusiva da CBC&VB) para divulgar as empresas afiliadas à rede de C&VBx para receberem eventos internacionais. Um sistema de divulgação já foi enviado para os principais players internacionais e as propostas recebidas serão encaminhadas para as Federações Estaduais de C&VBx que se encarregarão de filtrar a distribuição dentre os C&VBx associados à rede. “Atualmente o câmbio favorável no Brasil, desperta interesses de empresas e entidades internacionais que  pretendam conhecer ou promover seus eventos no Brasil. Com a captação de novos eventos, espera-se a reversão do ciclo de queda do Brasil no ranking da ICCA”, diz Márcio Santiago-Presidente da CBC&VB e da FCVB-SP.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

BELLA DA SEMANA


O site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) está decidido a provar que Papai Noel existe, sim! Prova de que ele aparece até para os marmanjos é a segunda parte do ensaio especial de Natal, que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 7. Pensando no público masculino, o bom velhinho não apenas trouxe a modelo Liziane Soares na semana passada, como agora decidiu entregar um outro pacote: a mineira Ellen Sapori. Aos 22 anos e natural de Belo Horizonte (MG), ela diz que o Natal é sinônimo de amor e união, e tempo para investir na companhia de família e amigos. Esta é a segunda parte do ensaio especial de Natal do Bella da Semana. Todos os anos o site fotografa duas das modelos que já passaram pelo site anteriormente e fizeram sucesso entre os assinantes, dividindo o ensaio em três partes: cada uma das modelos fotografando sozinhas, e a última, que mostra as duas juntas.


Endereço francês em Balneário Camboriú

TRANSPANTANEIRA


Já estão prontas três das 31 novas pontes de concreto da MT-060 (Transpantaneira) e até o final deste mês outras cinco serão finalizadas. As estruturas terminadas só poderão começar a ser usadas pelos turistas e visitantes em 28 dias, tempo que levará para secar o concreto. No total, as obras somam R$ 12,6 milhões e fazem parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodeustur), cujos projetos são elaborados e geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Além da troca de 31 pontes de madeiras por estruturas de concreto e aço também serão entregues este ano mais 60 km de asfalto restaurados na MT-060. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, com a finalização dos trabalhos a Transpantaneira oferecerá maior trafegabilidade e segurança aos turistas e redução dos custos com manutenção.


A Transpantaneira tem hoje um total de 130 pontes de madeira. Esse trecho foi priorizado por ser o mais movimentado turisticamente. Nele se encontram 32 empreendimentos, entre hotéis e pousadas. MT-060- Outra obra que impactará no desenvolvimento do turismo na região é a restauração de cerca 60 km na MT-060, entre a BR -070 e a cidade de Poconé. O recapeamento do asfalto já foi concluso e estão sendo finalizadas as sinalizações vertical e horizontal. Essa rodovia é porta de entrada para o Pantanal da região de Poconé. No total foram investidos ali R$ 17,8 milhões. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, que somam R$ 123 milhões, sendo que desse total R$ 35 milhões são no Pantanal. A da troca de pontes na Transpantaneira e da restauração da MT-060 estão sendo executadas por meio de convênios com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra).



TURISMO EM TRANSFORMAÇÃO


Com o objetivo de inserir a população local no processo de gestão do turismo e integrar a comunidade com o Memorial Rondon que está sendo construído no local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou em Mimoso (120 km de Cuiabá), distrito de Santo Antônio de Leverger, o evento Turismo e Cidadania em Transformação na Terra de Rondon. Em reunião realizada nesta segunda-feira (30) com o governador Pedro Taques, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, explicou ao chefe do Executivo que a intenção da pasta é realizar esse evento em todas as localidades onde estão sendo executadas obras de infraestrutura turística do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur).


O Prodestur é um programa estratégico da cadeia produtiva do turismo voltado a investimentos em infraestrutura turística desenvolvido pela Sedec. Seu principal foco é o desenvolvimento com a geração de emprego e renda na cadeia do turismo. Atualmente a secretaria tem 11 obras em andamento, incluindo a do Memorial Rondon. “Nossa intenção é inserir a população nesse processo, porque muitas vezes o turista chega à uma localidade e os próprios moradores não sabem dar informações sobre seus atrativos”, destaca. O Turismo e Cidadania em Transformação busca por meio da mobilização, sensibilização e motivação inserir a comunidade para que ela contribua com o processo de desenvolvimento do turismo no Estado.


Está sendo edificado em Mimoso o Memorial Rondon, um espaço multiuso em homenagem ao Marechal Cândido Rondon, que nasceu na localidade. O espaço abrigará um museu, uma biblioteca e um espaço onde serão ministrados cursos e oficinas para a população local.

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI