sábado, 30 de julho de 2016

TURISMO DE AVENTURA - ECOTURISMO SÃO DESTAQUES NA DEMANDA NACIONAL

TURISMO DE AVENTURA



Fazenda Boqueirão - Lages - SC - Resort de Campo

A procura pelo Brasil como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8%, em 2014, para 15,7%, no ano passado. Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, o percentual reforça a posição do País como um dos principais destinos para os estrangeiros. Durante a pesquisa, foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo. Também houve entrevistas em dez fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.



Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visitação às unidades de conservação federais aumentou significativamente na última década. Se forem considerados somente os parques nacionais, o número de visitantes subiu 238%, passando de 2,99 milhões, em 2007, para 7,14 milhões, em 2015. No campo do turismo de aventura, o Brasil também é referência internacional. No primeiro semestre de 2016, dois estabelecimentos brasileiros obtiveram a certificação internacional para atividades desse segmento. Eles figuram entre os primeiros a conquistarem esse tipo de certificação no mundo.


SURF EM BOAS COMPANHIAS


Falando em turismo de aventura e ecoturismo, elas voltaram e em grande quantidade na Praia do Rosa - Imbituba - SC, verdadeiro santuário das Baleias Francas, aos cuidados do Instituto Baleia Franca, cujo presidente é o Enrique Litman, CEO do Vida, Sol e Mar Eco Resort e Beach Village. Elas são tão mansas e ao mesmo tempo tão curiosas que mantem a harmonia na praia e são companhia constantes dos surfistas que também já se acostumaram com essas gigantes do mar. Os turistas é que chegam não acreditar, tanto embarcados como da areia, naquilo que estão vendo, tamanho o espetáculo. A Praia do Rosa com o resort e com as demais pousadas, uma delas a melhor do Brasil, a Quinta do Bucanero, bem como a alta gastronomia no local convidam o turista a estar por lá em qualquer época do ano.


DEL VINO PRAIA DO ROSA


Para Aquecer o nosso inverno, a cinematográfica Praia do Rosa com suas pousadas charmosas e resorts, está aliando seu charme com a Chandon. Vem aí o DEL VINO PRAIA DO ROSA, que acontece entre os dias 5 e 14 de agosto. 


Com uma programação intensa, recebe em sua abertura o consagrado enólogo francês François Hautekeur, enólogo LVMH - Louis Vuitton - Hennessy - Möet Chandon. Some-se a este evento muita espumante, vinhos, alta gastronomia, frio, belas paisagens e as fantásticas Baleias Francas, espetáculo a parte. 


No dia 6 de agosto, vai ser difícil escolher onde jantar. Às 20:30hs no famoso restaurante Refúgio do Pescador da amiga Fernanda Kalil, tem jantar harmonizado, tendo como entrada mini bacalhau Gomes de Sá e bolinho de bacalhau harmonizados com Champagne Veuve Cliquot. O prato principal é a espetacular Paella Marinera harmonizada com vinho tinto Casillero Del Diablo Reserva Pinot Noir e pra finalizar a sobremesa: Gelado de Amêndoas com Ganasch, harmonizada com Vinho do Porto. Mesa de Café com Mini Alfajor. 


No mesmo horário, no restaurante Sapore di Pasta, na Morada dos Bougainvilles, da querida Bebela, um super jantar harmonizado e preparado pelo chef Alex Floyd. Para quem não sabe, o chef escocês Alex Floyd começo a cozinhar em seu pais de origem nos anos 80. Estagiou em hotéis e restaurantes na França, Espanha e Tailândia e é um dos ícones mundiais.. 


Já no dia 13, às 11:00 horas, acontece o Work Shop: Vinhos e Terroir do Novo Mundo, com o sommelier Eduardo Lopes, da Vinícola Concha Y Toro, no restaurante Engenho do Mar, anexo ao Vida Sol e Mar Eco Resort e Beach Village


BNT MERCOSUL

Geninho Goes (E) e Jair Pasquini - Diretores do Meeting Brasil

Nos dias 25 e 30 de agosto e 1º de setembro, acontece em Buenos Aires (AR), Santiago (CHL) e Lima (PE), mais uma edição do Meeting Brasil, no qual empresários brasileiros visitam os três países latinos para sentar frente a frente com agentes de viagens, operadores e jornalistas internacionais. O evento, consagrado pelo formato ‘rodadas de negócios’ tem como objetivo expor os destinos turísticos brasileiros e empresários para venderem seus serviços em outros países da América do Sul. Em apenas quatro horas os expositores fazem contato com cerca de 200 agentes de viagens em cada cidade para apresentar seus produtos, detalhar pacotes, e trabalhar ofertas a um consumidor focado.


O Meeting Brasil é realizado em uma época do ano que os agentes escolhem e estruturam seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão. A Argentina aparece na lista como o principal emissor de turistas para o Brasil – quase um milhão de argentinos visitaram o estado de Santa Catarina durante o veraneio 2015/16. O Chile, segunda parada, é responsável por 250 mil turistas visitando o Brasil todo ano, enquanto a quantidade de visitantes peruanos sobe em média 7% ao ano. Os mais diversos setores do ramo participam, transformando o Meeting Brasil em uma versão internacional da própria BNT Mercosul, tradicional evento da cadeia turística brasileira. 


Entre os expositores estão grandes marcas como o Parque Unipraias e o Beto Carrero World, de Santa Catarina; Governo do Rio Grande Do Norte; e tradicionais Redes de Hotéis como Slaviero; Promenade e BHG LA Hotels; além de receptivos, locadoras de veículos, cartões de assistência ao viajante, parques temáticos, e atrações. Presentes também destinos turísticos, órgãos oficiais, secretarias de turismo, entidades e associações de classes, entidades responsáveis pela maior parte do capital gerado na indústria em todo o Mercosul.


Anote as datas: a edição 2016 do Meeting Brasil acontece em 25 de agosto em Buenos Aires na Argentina, 30 de agosto em Santiago no Chile, e 01 de setembro em Lima no Peru. Para fazer a inscrição basta acessar o site oficial do evento, www.bntmercosul.com.br, clicar no link “Meeting Brasil” e seguir as instruções; ou ainda pelos e-mails:  bnt@bntmercosul.com.brcomercial@bntmercosul.com.br ou jair@bntmercosul.com.br.
O Meeting Brasil conta com o apoio do Governo de Santa Catarina, Santur, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú; e as participações especiais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e do Rio Convention & Visitors Bureau.


DIA DOS PAIS NO INFINITY BLUE


Restam pouquíssimas unidades para o final de semana do dia dos pais no Infinity Blue Resort & Spa, com direito a show intimista e exclusivo com a banda Roupa Nova. Clique no baner e faça sua reserva urgente. 

video
Clique acima e conheça o Infinity Blue Resort & Spa

23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


Já tem data o 23º Salão Paranaense de Turismo. O evento, promovido e organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) acontecerá de 16 a 18 de março de 2017. A diretoria da entidade, agora presidida por Pedro Kempe, prevê para o evento algumas mudanças. “O nosso foco deve ser as agências de viagens. Ao tornar o evento atrativo especialmente para essa categoria de empresas e profissionais desta área, também teremos mais atratividade para os nossos expositores”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. 


As propostas diferenciadas para o evento estão em fase de planejamento, mas a expectativa da diretoria da entidade é que elas sejam divulgadas ainda em agosto. Por ora, a entidade já criou uma fanpage no Facebook para o evento e, por lá, também vai divulgar as novidades do Salão - @SalaoParanaensedeTurismo. O evento vai ocorrer novamente no Expo Unimed Curitiba e contará com inscrições online gratuitas para profissionais de agências de viagens e com as tradicionais caravanas de agentes de viagens associados à entidade, além da programação básica do evento: Feira de Negócios, capacitação e eventos paralelos.


OLIMPÍADAS DO PAPAI


Já para quer quer curtir o final de semana do dia dos país e as olimpíadas no Caribe brasileiro, a dica é o Salinas de Maragogi. O CEO Ricardo Almeida informa que o resort espera todos com muitas atividades de esportes e lazer para pais e filhos. O Salinas do Maragogi All Inclusive Resort dispõe de mais de 25 opções que garantem o lazer de adultos e crianças, durante o dia e à noite. A diversão é comandada por uma equipe de monitores especializados, que orientam os hóspedes em esportes, passeios e atividades que tornam os dias ainda mais inesquecíveis. Vale lembrar que crianças de até 12 anos de idade, acompanhadas por dois adultos pagantes na mesma acomodação, não pagam diária!

video
Confira o vídeo do Salinas

As belezas naturais de Maragogi está localizada na maior Área de Proteção Ambiental marinha do Brasil. A Costa dos Corais compreende mais de 120 km de um litoral de praias limpas, mornas e calmas, ideais para quem busca sossego à beira-mar. A partir do Salinas do Maragogi, é possível usufruir de algumas das melhores praias da região. Além das que estão localizadas ali mesmo, em frente ao resort, é possível contratar passeios opcionais, por terra ou pelo mar, para conhecer paisagens de tirar o fôlego, de Porto de Galinhas a Maceió. O passeio às piscinas naturais de Maragogi é um espetáculo à parte. Elas se formam entre as barreiras de corais no período da maré baixa, quando é possível observar de perto a vida marinha da região. 


HOTELARIA & EMBRATUR

O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz  (a esquerda), e representantes do setor, durante reunião

Em reunião em São Paulo realizada nesta última sexta-feira (29), o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e representantes da hotelaria brasileira definiram detalhes do encontro “Conheça o Brasil e sua hotelaria”, que será realizado no dia 07 de agosto, no Rio de Janeiro, dentre outras ações conjuntas de promoção do País que serão implementadas visando aumentar a demanda pela infraestrutura turística nacional. Esta agenda é liderada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e a Associação Brasileira de Resorts (ABR). A proposta das entidades com o evento é realizar uma série de anúncios de agendas positivas conjuntas e mostrar que o setor pretende contribuir com a divulgação do Brasil a nível internacional. No 1º dia do evento, o Brasil irá oficializar sua candidatura à Associação Mundial de Hotéis, sediada na Suíça, para receber Congresso Mundial de Hotéis em 2017 e 2018. 

www.hotelrenar.com.br

EMBRATUR & PARQUES TEMÁTICOS

Diretores do Instituto Gilson Lira e Sérgio Flores durante reunião com Alain Baldacci (Sindepat) e Vinícius Lummertz (Embratur)

A divulgação dos parques temáticos junto ao mercado internacional foi o principal assunto tratado na reunião entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas). Dentre as estratégias para potencializar a atração de turistas aos parques e, consequentemente, aos destinos brasileiros, está o lançamento, no mês de setembro, do site “Parques Temáticos do Brasil”. A página, que tem o objetivo de promover os parques de atrações turísticas e parques temáticos brasileiros, estará na estrutura do novo Visitbrasil.com. Essa nova ferramenta de promoção, permitirá ao turista conhecer em um único espaço todos os parques brasileiros, com informações detalhadas sobre estrutura de cada parque, localização, calendários operacionais, dentre outras.

LIDIO CARRARO NA ITÁLIA



A Lidio Carraro Vinícola Boutique comemora mais um grande feito neste ano. Depois de conquistar a licença exclusiva para a elaboração dos vinhos e espumantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a vinícola gaúcha – situada no Vale dos Vinhedos – celebra agora a chegada de seus vinhos a um dos mais reservados mercados da Europa: a Itália. Para comercializar seus vinhos no mercado italiano, a vinícola fechou parceria com a Cantina Castrocielo, de Roma que abriu um espaço exclusivo em sua adega para os produtos da Lidio Carraro. Os primeiros rótulos a figurarem no mercado italiano são os vinhos das linhas Agnus, Dádivas, Elos e Grande Vindima.



Para celebrar a parceria, foi realizado na Embaixada do Brasil em Roma, um grande evento de degustação conduzido pela enóloga e diretora técnica da Lidio Carraro, Monica Rossetti. O encontro contou com a presença do embaixador Ricardo Neiva Tavares e com os sócios-proprietários da Castrocielo. Um público especializado, composto por jornalistas, clientes e representantes de entidades vitivinícolas da Itália, prestigiou o evento.  Uma vinícola familiar com apenas 12 anos de mercado, mas com um currículo respeitável tanto no Brasil como no exterior. Assim pode ser definida a Lidio Carraro Vinícola Boutique. Localizada no Vale dos Vinhedos, município de Bento Gonçalves, a Lidio Carraro segue a filosofia purista na elaboração de seus vinhos.



O conceito, que prega o mínimo de interferência para a máxima expressão natural da uva e do seu terroir de origem, vem conquistando o paladar de brasileiros e de consumidores em mais de 20 países. Sem utilizar madeira e sem fazer correções enológicas, destaca-se por oferecer uma linha de vinhos emblemáticos que vem alcançando importantes reconhecimentos em todo o mundo. Quem visita a Lidio Carraro - além de conhecer a história e trajetória da vinícola - surpreende-se também com o atendimento diferenciado. Com uma recepção personalizada, algumas vezes feita por alguém da própria família, os visitantes têm o privilégio de conhecer os detalhes do processo de elaboração e degustar alguns dos seus famosos rótulos Premium e Top Premium.

No Festival de Cinema de Gramado o tapete vermelho começa no Cercano

FESTIVAL DE TURISMO JPA



Até o momento as inscrições do Festival JPA somam profissionais do turismo de 19 estados. Os maiores números de inscritos são de PE (15,63%), RN (5,90%) e BA (4,17%). O percentual de inscrições mostra, até o momento, profissionais vindos de 19 estados do Brasil, e este ano, o público do Festival contará com uma presença especial do trade do Norte do país. A expectativa é que o número de estados participantes aumente, em resposta a ações que estão sendo desenvolvidas pela organização do evento. As inscrições para a 6ª edição do Festival estão abertas e poderão ser realizadas através do site oficial do evento (www.festivaljpa.com.br). São gratuitas até o dia 20 de outubro, após essa data custará R$ 150,00. O Festival JPA acontecerá durante os dias 21 e 22 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CHAPADA DOS GUIMARÃES



Ponto turístico mais visitado de Mato Grosso,  o Mirante de Chapada dos Guimarães  (a 64km de Cuiabá), se tornará nos próximos dias uma área de interesse turístico do Governo do Estado. O decreto de desapropriação em alguns dias deverá ser publicado em Diário Oficial e será o "start" para o processo.



A afirmativa é do secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luiz Carlos Nigro,  durante  I Encontro Comercial - Hotéis e Negócios, em Cuiabá. O Mirante de Chapada dos Guimarães está interditado para visitação desde novembro de 2015 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A interdição foi realizada por uma equipe da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Obras da Chapada dos Guimarães.


Falando nisso, os bordados de Chapada dos Guimarães vão conquistar o Brasil. Renato Imbroisi, renomado designer têxtil e de artesanato, tecelão e consultor do Sebrae, afirma que o estilo de bordado feito na cidade é diferenciado e vai divulgar a Chapada dos Guimarães para todo o país. A coleção Assunto de Cozinha foi nomeada pelo designer têxtil e de artesanato, tecelão e consultor do Sebrae, Renato Imbroisi, que trabalhou com o grupo Bordadeiras da Chapada Guimarães, ao longo de oito meses. Ele atua, há décadas, em todo o país, junto a comunidades resgatando, valorizando e promovendo o conhecimento e artes manuais tradicionais de diversas regiões brasileiras.  Entre março e novembro, ele e as consultoras Liana Bloisi (SP), Liu Lu Pumo (SP) e Débora Lapinski (MT) auxiliaram as artesãs a aprimorar técnicas de bordado, desenho, riscos, precificação, mercado, empreendedorismo e gestão.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI