domingo, 27 de novembro de 2016

CASTELFRANCO EM VENETO NA ITÁLIA ABRE AS PORTAS PARA O FIACULT


Neste último dia 19 de novembro, aconteceu em Castelfranco - Veneto, a Noite de Gala do FIACULT, Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo que ocorre anualmente no Brasil, sendo presidido pela empresária Marta Mara Lobo e coordenado por uma Comissão Executiva e com apoio da marca CIBOUR. Juízes vindos dos quatro cantos do mundo (Brasil, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, Canada, Croácia...tiveram a árdua tarefa de julgar os melhores audiovisuais do mundo e nesta noite os premiados foram revelados. 

Clique na imagem para ampliá-la

Antes porém, coquetel oferecido pela FIACULT e pela comuna de Castelfranco para os convidados, produtores de cinema inscritos no FIACULT e jornalistas, trade local e internacional além de autoridades políticas de toda a região do Veneto. 

Clique na imagem para ampliá-la

Durante o dia houve palestra sobre a importância dos audiovisuais, filmes de turismo e debates com o produtor e cineasta premiado pela UNESCO, vencedor de diversos prêmios, o inglês David C. Cooper. 


Já a noite outro coquetel e jantar oferecido pela FIACULT e pela CIBOUR, através do seu presidente Stefano Gorati. A Mestre de Cerimônia do grande evento de gala foi a atriz Stefânia Barca. Na abertura um vídeo com os nove séculos de história de Castelranco. Diga-se de passagem, espetacular. 


Antes porem a abertura com o Steffani Jazz Quintet, Del Concervatorio di Castelfranco. Uma tremenda Boça Nova brasileira que arrancou aplausos da plateia. Após teve a palavra Il Sindaco Stefano Marcon e L'assessore alla Cultura e al Turismo Maria Grazia Lizza. 


Marta Lobo retorna ao palco para apresentar os vencedores. A primeira categoria premiada foi "DESTINOS" e quem levou o troféu foi o cineasta David C. Cooper. Quem levou o prêmio de melhor audiovisual na categoria "Resort", foi o majestoso Infinity Blue Resort & Spa de Balneário Camboriú, tendo como Diretor Executivo Alberto Cestrone. 

Quem recebeu o prêmio representando o Resort foi este jornalista e fotógrafo

Clique na imagem para ampliá-la

 Na categoria "Natureza e Ecologia", o vencedor foi "A Escalada do Cânion do Fuzil, da fantástica Serra Catarinense". Na categoria Paixão, Cultura e Tradição o audiovisual canadense "The Black Hmong and a Different Way on Life. Já na categoria Publicidade Diversa, foi para a Thailandia "Thailand Remember". Na categoria Turismo Rural "When the Villagers Left e na categoria Video Musical "Two Mirrors. "Ricchezza Della Tavola Italiana ganhou na categoria Turismo Gastronômico. Quem recebeu o prêmio foi Stefano Goracci. Na categoria Esporte mais uma vez o Brasil fez a diferença com os "Jogos Indígenas do Parecis". Por sua vez, na categoria Náutica o audiovisual "Come to Feel Patagônia. Na categoria "Parques Temáticos", o vencedor foi "From Terrace to Table. 


Na categoria "selecionados pelo juri, "Setubal è un Mundo" ficou com o terceiro lugar, o cineasta David Cooper ganhou o segundo lugar com "Cities the Love Unesco". 


E em primeiríssimo lugar, mais uma vez o Brasil fez a diferença. O audiovisual do Infinity Bue Resort & Spa levou o premio máximo como o melhor do festival. Merecidamente! 


Para encerrar o "Premio Giovani Carlo Sartori, destinado a Scuola di Castelfranco Veneto, que recordou Carlo Sartori Nato a Castel del Piano (Grosseto). Foi um grande festival que terminou com uma grande festa e inúmeros convites para o FIACULT do ano que vem que poderá ser em Roma, Castelfranco, ... tamanho o entusiasmo daqueles que participaram quer como produtores, cineastas, espectadores, políticos. 

Clique na imagem para ampliá-la

O sucesso foi simplesmente inacreditável e a promessa tanto da organização como do trade local é que em 2017 o evento seja maior ainda. A importância deste evento ficou caracterizada pela fala de cada participante e o Brasil inquestionavelmente tem muita história e belezas para mostrar e coube ao audiovisual vencedor mostrar em menos de dois minutos toda a sua grandeza, desde a música escolhida ao que realmente o turista quer ver e precisa saber. 


Parabéns a toda a organização através da empresária Marta Mara Lobo por não apenas ter sonhado, mas realizado este grande evento. Como foi dito diversas vezes durante o evento, uma grande visionária.