quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ISENÇÃO DE VISTOS

ISENÇÃO DE VISTOS


A experiência com a política de isenção de vistos para determinados países, defendida pela Embratur e pelo Ministério do Turismo (MTur) e aplicada no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio (de 1º de junho a 18 de setembro de 2016), foi um sucesso. Levantamento feito pelo MTur em conjunto com o Departamento de Polícia Federal concluiu que no total de turistas estrangeiros com origem nos países beneficiados (Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália) houve variação positiva média de 55,31% em relação ao mesmo período de 2015.


Em 2016, foram 163.104 mil turistas das quatro nacionalidades, contra 105.017 mil do ano anterior. O número de chegadas de norte-americanos variou 47%; o de japoneses 61%; o de canadenses, 84% e o de australianos, 107%. Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, reforça a defesa do Instituto para que a política de isenção de vistos se torne permanente para esses países, o que traria um grande incremento ao setor, como também contribuiria para fortalecer a economia brasileira. Uma prova concreta de que o estudo da organização pode estar correto é dada a partir da análise do caso da Argentina, que optou pela isenção do visto para os norte-americanos em dezembro de 2015. O fluxo de cidadãos dos Estados Unidos que entrou no País nos três primeiros de 2016 comparado com a do ano anterior, teve um incremento da ordem de 10%. 


OPERADORA CHILENA 


O foco do momento é o verão e os destinos de sol e praia brasileiros. No entanto, a operadora chilena Brazil Reps decidiu mostrar muito mais do que o País tem a oferecer para 25 profissionais do turismo no mês de novembro. No evento “Brasil, mucho más por descubrir”, ganharam destaque cultura, ecoturismo, gastronomia e a variedade de programas para viagens com a família, amigos e casais. Membro do Comitê Descubra Brasil no Chile, a Brazil Reps promoveu as ações com apoio da Embratur e da Embaixada do Brasil em Santiago. O encontro aconteceu em Concepción, cidade que fica a 500 km de distância da capital, Santiago. Minas Gerais – principalmente como destino para a terceira idade – e alternativas para quem se interessa pela cultura brasileira e por patrimônios da humanidade, além das opções para os amantes de ecoturismo foram apresentados no encontro. A proposta da iniciativa é que, a longo prazo, o Brasil seja o destino preferido pelos chilenos e um dos principais de cultura e ecoturismo do mundo.


SC SEM INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

SC tem tratamento desigual em relação à contribuição que dá ao País, diz Côrte (foto: Marcus Quint)

Conforme minha coluna anterior, enquanto o por enquanto Ministro do Turismo comenta que "serão liberados R$ 16,5 para o turismo no BRASIL, a FISC vem em meu socorro e informa que 60% DAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM SC ESTÃO ATRASADAS. Percentual é relativo a 58 obras estaduais e federais acompanhadas pela FIESC, que totalizam R$ 6,8 BILHÕES, em áreas como portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. Dados integram a Agenda da Indústria para Infraestrutura. Leia a matéria completa aqui. Como nosso desgoverno sequer tem Secretário de Turismo e nem representatividade no congresso, continuaremos a padecer no paraíso. O que o governo federal nos dá é uma mera esmola. 


PRESS TRIP


Com foco total na divulgação e promoção do destino, o projeto Visite Balneário Camboriú e Região, organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e que tem a participação de 40 parceiros, articulou na última semana a vinda de sete jornalistas entre os mais importantes veículos da América do Sul, que puderam conhecer os principais atrativos de Balneário Camboriú, Blumenau e Penha. Durante a viagem, os profissionais da imprensa puderam conhecer os atrativos do Parque Unipraias, o Barco Pirata, o Cristo Luz, a Interpraias, o Bairro da Barra e sua passarela e ainda visitaram as instalações do Centro de Eventos. Já em Blumenau, passaram por diversas cervejarias, além da tradicional Vila Germânica e, em Penha, tiveram um dia de muita adrenalina no Parque Beto Carrero World. 


A gastronomia também foi destaque no roteiro através do Kombina Felice, Dom Alberto, Chopp Brahma Street, Guacamole Cocina Mexicana, entre outros. Participaram da ação os jornalistas Andrés López Reilly, do uruguaio El País, Diana Pazos, do argentino Clarín, Felipe Cuadras Campos, da revista chilena GAO, Jorge Armando Pajares Figueroa, da revista peruana iVamos! El Comercio, Jorge Luis Alvarado Carpio, do portal online do Peru Peruinsine.com, Julia Candellero, do jornal argentino La Voz del Interior e Viviana Sciuto, também da Argentina, do impresso Ladevi. Nenhum deles conhecia a região e para muitos era a primeira vez no Brasil.


EMBRAED LONGBOARD E SUP


A Praia Central de Balneário Camboriú receberá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro atletas de todo país para a 3ª Etapa do Circuito EMBRAED de Longboard e Stand Up Padle. São esperados cerca de 150 atletas para as disputas que valerão para o circuito catarinense além de definir o campeão brasileiro deste ano. Essa também é a última etapa nacional de SUP Wave. As provas começam a partir das 7h e contam com o patrocínio da construtora EMBRAED. As provas do Circuito Embraed acontecerão entre as ruas 1000 a 1200 a partir das 7h com previsão de encerramento entre 17h e 18h, de acordo com as condições climáticas e do mar. Dependendo do número de inscritos, poderão somar até 125 baterias.


A competição deve reunir atletas de renome internacional como o atual campeão mundial Caio Vaz e outras revelações do ano como Luiz Diniz, Alef Araujo e o caçula Kauan Terra. Outro destaque é o atual líder do ranking brasileiro Leco Salazar. Ele que já foi campeão mundial de SUP Wave, irá competir nessa categoria e também no Open de Longboard ao lado de outra lenda do esporte Carlos Bahia. O atleta local Adriano Trinca Ferro é mais um nome confirmado para a disputa pelo pódio da categoria SUP Wave que deverá ser decidida somente na última etapa. Além dele também competem em casa os surfistas Kainoa Teixeira e Carlos Eduardo.


O circuito é realizado pela Associação de Surf, Stand Up Padle e Longboard de Balneário Camboriú juntamente com a Fundação Municipal de Esportes e conta com o patrocínio da EMBRAED Empreendimentos. Ao competir os atletas somam pontos e são classificados em um ranking que dá acesso às disputas finais onde serão conhecidos os campeões das categorias Open Longboard e Open Pro SUP Wave. Todas as etapas pontuam para o Circuito Catarinense – competição voltada apenas aos atletas que residem no estado.


ABIH-SC & DIA DO HOTELEIRO 


Hoteleiros do Estado de Santa Catarina associados à ABIH-SC reuniram-se no Hotel Faial Prime, no Centro de Florianópolis para comemorar mais um Dia do Hoteleiro. O evento apresentou as últimas novidades do setor, assinou novas parcerias e fez homenagem às pessoas que fazem a diferença na atividade hoteleira. No discurso de abertura, o presidente da ABIH-SC, Samuel Koch reiterou a importância do profissional hoteleiro para economia e destacou a importância da entidade seguir unida frente aos desafios do setor no cenário econômico. “Estamos encerrando a nossa gestão e queremos agradecer e retribuir à todos presentes a confiança e apoio nesses últimos anos.”


Na ocasião foi entregue o troféu Maria Helena Petry Makoviecky para a sócia proprietária do Hotel Renar, Gerda Maria Frey Ziolkowski pela sua história á frente do empreendimento na cidade de Fraiburgo. “Foi uma sensação muito boa receber este reconhecimento neste ambiente de comemoração”, afirmou. 


PILATES E AS DORES LOMBARES 


Alow ciclistas. Aqui vai uma dica minha e de mais alguns caveiras que fazem comigo para manter a forma antes, durante e depois dos nossos pedais. No Kobrasol tem uma clínica/academia especializada em esportistas. Trata-se de Fisio Sports. Preciso lembrar alguém das nossas dores lombares? Segundo o fisioterapeuta Rafael Schafff, elas surgem pelos mais variados motivos. Segundo  e ele e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somos afetados pelas temidas dores lombares. Ele explica que, em sua maioria, as dores lombares são um sintoma e não necessariamente uma doença ou uma patologia da coluna e afirma mais: a prática do Pilates é uma excelente forma de tratar ou mesmo prevenir este problema tão incômodo. 


Já o o fisioterapeuta Bruno de Sá Carneiro afirma que, além da prática no estúdio, a atividade física ensina movimentos e ações cotidianas corretas que evitam o aparecimento da dor lombar. “Procuramos ensinar os alunos a praticarem o Pilates no dia a dia, educando-os a executar movimentos como levantar, pegar objetos, sentar corretamente e ainda a respirar”, destaca. O principal objetivo do Pilates é trabalhar as limitações e as disfunções corporais que geram as sobrecargas na coluna. Por ser um método muito completo, possui uma composição muito grande de exercícios que trabalham a mobilidade, fortalecem, alongam e proporcionam além de uma ótima consciência corporal, uma sensação de bem estar por completo. 


Rafael afirma que ao contrário do que pensamos, os estudos mais recentes vêm comprovando que a prioridade para o tratamento das dores na coluna é o movimento. “Quando há a presença de dor lombar não devemos deixar de nos exercitar”, frisa, ao argumentar que no caso de uma dor aguda na coluna, ou algum problema grave, é preciso atenção e  busca de outras alternativas de tratamento. Afirma que após uma minuciosa avaliação física que será possível determinar quais os exercícios de Pilates que serão feitos para prevenir ou mesmo tratar a dor. “A maioria das dores lombares são originárias por uma sobrecarga e não por uma patologia. Recuperando o equilíbrio corporal por meio do Pilates essa dor poderá desaparecer”, finaliza, ao citar ainda, que na maioria dos casos, as melhoras são sentidas no primeiro mês da prática da atividade física. Mais informações clique aqui


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta quarta-feira, 30, a primeira parte do ensaio especial de Natal do site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). O Natal do Bella este ano tem como primeira musa a catarinense Monique Helena, que se vestiu à caráter para provocar todos aqueles que se comportaram direitinho durante o ano (presente adiantado do Papai Noel a todos os bons meninos espalhados por aí). As fotos e foram feitas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC).



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI