segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

BOAS NOTÍCIAS PARA O TURISMO

BOAS NOTÍCIAS


2016 já começa com boas notícias na área do turismo. Com passagens a R$ 99, nova aérea brasileira faz voo inaugural entre Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A partir de hoje, 4 de janeiro, quatro linhas estarão disponíveis. Trata-se da Flyways Linhas Aéreas, a mais nova companhia aérea do Brasil, que realizou seu voo inaugural no último dia 28 ligando o Rio de Janeiro a Belo Horizonte. O voo 9700, operado com um turbo-hélice ATR-72-500, com capacidade para 68 passageiros, decolou às 6h15 do aeroporto do Galeão e aterrizou às 7h30 na pista de Pampulha. Estão programados mais 12 voos nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, com ida e volta para os dois destinos. A partir do dia 4 de janeiro começam, efetivamente, as quatro linhas já liberadas pela Anac. Além dos voos para o Rio e Belo Horizonte, estão previstos embarques para as cidades mineiras de Ipatinga e Uberaba. As passagens da Flyways custam a partir de R$ 99,00.


Criada em 2014, a empresa aguardava a certificação da Anac para dar início às operações, o que ocorreu no mês passado. A empresa, que tem como presidente o empresário Pedro Paulo Valverde Pedrosa, já pediu autorização para voar também para Patos de Minas e Araxá. O uniforme da Flyways foi desenhado pelo estilista mineiro Victor Dzenke. Até o final de 2016, a Flyways espera contar com seis aeronaves na frota (hoje são apenas duas). Em seu DNA: conforto, pontualidade, segurança, serviço de bordo, voos diretos e a exclusiva Tarifa Jovem, que dará desconto para passageiros de 12 a 21 anos. Que venha aqui para o sul que padece com apenas uma cia área, a GOL, cobrando 5 vezes mais do que isso pelo trecho FLORIPA-POA-FLORIPA, com as bênçãos do Ministério do Turismo, Embratur, Anac...


ACORDA FLORIPA


A recém-inaugurada ciclovia da avenida Paulista ainda nem completou uma semana de existência, mas já vem provando sua importância para uma quebra de paradigma na cidade de São Paulo. Dados oficiais da CET apontam um aumento de 379% no número de ciclistas numa comparação que leva em conta as terças-feiras anterior (23 de junho) e seguinte (30 de junho) à inauguração da via exclusiva para bicicletas, patins, skates e cadeirantes.No período da manhã, o número de bicicletas saltou de 85 para 349. Já à tarde, a quantidade de ciclistas subiu de 169 para 614.  Vale lembrar que o método de contagens usado pela prefeitura não registra o número de ciclistas ao longo do dia inteiro, mas apenas em dois intervalos mais curtos. Na última contagem oficial da Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), feita também na semana passada e pré-ciclovia, 977 passaram pedalando num só dia pelo cartão postal paulistano. 


Além do saldo positivo em relação ao uso da ciclovia, o encontro também discutiu a retirada de carros na avenida Paulista (aos domingos) e no Minhocão (aos sábados). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), abrir estes espaços de lazer para a população nos finais de semana não causa impactos no trânsito da capital paulista. O estudo apresentado mostra que as vias adjacentes suportam o fluxo nestes horários sem mais problemas. Se quanto à avenida Paulista ainda não há planos concretos para levar a ideia à frente, o Elevado Costa e Silva, por outro lado, vai passar por novo teste no próximo sábado (04). O Minhocão estará aberto às pessoas desde as 15h.


TURISMO EM SANTA CATARINA


Turismo cresce mesmo longe do litoral em Santa Catarina. A imensa maioria dos hotéis e pousadas de Santa Catarina estão lotadas até depois do carnaval. Evidentemente que os brasileiros, além dos argentinos, invadiram nossa Santa e Bela Catarina.  Urubici, distante 130 km de Florianópolis teve superada suas expectativas, segundo o hoteleiro, Wirto Schaeffer, proprietário do mais bem estruturado hotel de Urubici, o URUBICI PARK HOTEL. 


Vale informar que a cidade conta com 103 pousadas devidamente registradas e certificadas e um roteiro gastronômico invejável, isso sem contar as belezas naturais fenomenais. 

Pedra Furada - Morro da Igreja - Urubici - SC

Bom Jardim da Serra, com a majestosa Serra do Rio do Rastro que está interrompida momentaneamente por queda de barreira, o que não impossibilita o turista a chegar lá por outras estradas e o espetacular Eco Resort Rio do Rastro também tiveram lotação esgotada neste natal e ano novo. 


São destinos que estão além da correria, dos engarrafamentos, do calor, enfim, é para quem busca tranquilidade, descanso & lazer. Segundo Wirto Schaeffer, nossos turistas nos procuram para fugir desse fluxo louco das praias. É um refúgio, uma alternativa de verão. Não estranhe encontrar entre os turistas, além dos brasileiros, italianos, ingleses e alemães, mas, os principais polos emissores vem de Blumenau, Florianópolis, Brasília, Curitiba e São Paulo. 


A Capital paranaense é uma das principais indutoras de turistas para o Estado nessa época do ano, mesmo se o local estiver a mais de 300 km de distância a exemplo de Fraiburgo, a capital da maçã com seu espetacular Hotel Renar. Segundo Natália Latrechia, comercial do hotel, nos anos anteriores, em novembro já tínhamos a 60%, 70% de ocupação. Nesse ano foi diferente, no final de novembro já tínhamos 100% de reservas efetivadas, isto é, 100% de ocupação. 


A previsão é muito boa mesmo para quem está longe das praias. Na Serra, a ocupação média que eles estão prevendo é superior a 70% comemora Rogério Silveira, executivo do Hotel Fazenda Boqueirão, ícone nacional do Turismo Rural. Parte do bom momento para o turismo, de acordo com o presidente da SANTUR, responsável por promover os atrativos de Santa Catarina com propagandas no Brasil, pode ser atribuído à alta do dólar. "Muita gente que planejava viajar teve que mudar de destino ao ver que as férias custariam quase o dobro do previsto". 


As agências de viagem tiveram uma procura bem maior por parte do mercado nacional, garantindo um espetacular final de ano para o turismo brasileiro. Já na beira da praia, pé na areia realmente, o Infinity Blue Resort & Spa é o carro chefe por ser o melhor resort de famílias do Brasil, segundo os turistas que o elegeram através do conceituado TripAdvisor, onde é o próprio turista que da as dicas. O Resort esteve com 100% de ocupação nas festas de final de ano e a festa de réveillon "AS MIL E UMA NOITES" deixou saudades. O Infinity Blue Resort & Spa está localizado em Balneário Camboriú - SC, à beira da Praia dos Amores e a menos de cinco minutos do centro da cidade mais badalada do litoral catarinense. Todavia, em uma praia praticamente particular. 


É muito mais do que um centro de hospedagem. O Infinity Blue é um complexo que reúne uma série de opções em entretenimento, aventura, gastronomia, lazer e descanso tanto para hóspedes quanto para o público em geral. Em frente ao mar e cercado de natureza exuberante, proporciona uma experiência única e diferente para quem busca viver momentos inesquecíveis com amigos, a dois ou com a família. São quatro opções de suítes amplamente equipadas, produtos e atendimento de alto padrão, dentro de uma área de 800 mil m2. 


Além de hospedar com requinte e conforto, seus restaurantes e SPA estão abertos ao público diariamente tornando-se o lugar ideal para encontros ou - através da opção de Day Use para um dia de descanso usufruindo das piscinas, quadras, salas de jogos, recreação e praia. Para a tranqüilidade dos hóspedes e visitantes, o lugar possui segurança 24 horas por dia e amplo estacionamento. 


Conta ainda com o maior e mais bem estruturado centro de eventos do município oferecendo 13 espaços de diversos tamanhos para realização de congressos, convenções, feiras, reuniões e encontros de negócios dos mais variados portes. Pela sua posição privilegiada, serviços de alta qualidade e elegante decoração, também é bastante procurado para a realização de eventos sociais como casamentos que vão desde a preparação da noiva no SPA Infinity Blue, a cerimônia, e a lua de mel. Foi neste espaço que aconteceu o melhor réveillon do Sul do Brasil. Confira as fotos aqui. 


Um lugar que realmente surpreende seus hóspedes que costumeiramente costumam, ao fazer o check out, efetivar suas reservas para o réveillon ou natal do ano seguinte e, se você quiser conseguir ainda alguma vaga para o carnaval em alguns dos hotéis mencionados acima, os melhores de Santa Catarina, é bom correr, pois alguns já estão lotados. 


VALE DO CONTESTADO


Com espumantes, música, queima de fogos e alegria, muitas famílias se despediram de 2015 e receberam o ano novo na terra das águas termais. Piratuba, no nosso belíssimo Vale do Contestado, foi, novamente o destino de um grande público para o show da “virada” que teve a programação realizada de graça para os piratubenses e visitantes. De acordo com os dados da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas iniciaram 2016 no município. A festa aconteceu na Avenida 18 de Fevereiro e o palco foi montado na Arena de Eventos, próximo ao Parque Termal. 


Às 22hs a dupla Lucas e Willian já animava os presentes. A meia noite, a multidão que se aglomerou na Avenida, acompanhou a queima de fogos e em seguida o Musical San Francisco assumiu a festa no palco. Hotéis, pousadas, casas e apartamentos de veraneio foram ocupados desde quarta-feira. As áreas de camping também receberam muitos turistas, que se acomodaram em barracas e motor homes. 


MERCADO DE TURISMO


Na última temporada, 60% dos clientes das agências optaram por viagens nacionais. Agora, sete de cada 10 vão viajar dentro do país. As incertezas na economia e a alta do dólar mudaram o mercado de turismo brasileiro. As viagens estão mais curtas e menos gente se atreve a ir para o exterior. Dados da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) mostram que os brasileiros que normalmente viajam nos feriadões não vão mudar o costume, mas vão viajar com algumas adaptações, como reduzindo o número de dias e evitando cruzar as fronteiras. Segundo Eduardo Loch,Presidente da ABAV-SC, essa é a maneira mais lógica que os turistas encontraram para driblar a alta do dólar e a crise para não deixar de viajar. É a hora hora perfeita para às agências de viagens, hotelaria e empresas aéreas reverem seus custos/pacotes, para baixo, para não perderem esse fantástico mercado, já que a temporada neste ano, por conta do carnaval já no mês que vem, é extremamente curta. 


VILLA FRANCIONI


A vinícola catarinense Villa Francioni, lança neste início de 2016, o novo espumante produzido pelo método tradicional, é o Villa Francioni Nature Branco. O  rótulo foi elaborado pelo enólogo Orgalindo Bettú, que utilizou 100% de uvas Chardonnay produzidas nos vinhedos próprios, localizados na serra catarinense, em São Joaquim, à 1.260 metros acima do nível do mar. A produção é limitada: são 3.500 garrafas.  Um dos destaques do espumante é que ele permaneceu sobre as leveduras da segunda fermentação, por 24 meses. E devido ao rigoroso controle de temperatura durante a refermentação, "a perlage (borbulha) é fina, abundante e persistente", exalta o enólogo Bettú. Este é o segundo espumante produzido pela vinícola pelo método tradicional, o primeiro: Villa Francioni Brut Rosé Lote I,  foi lançado em 2013. A Villa Francioni também produz outros dois espumantes pelo método Charmat: Espumante Joaquim Branco Brut e Joaquim Rosé Brut. 


CONVENTION JOÃO PESSOA


Em Assembleia Geral do Convention & Visitor Bureau ocorrida neste dia (28) de dezembro, Camilo Juliani foi reeleito presidente da entidade. Em uma eleição com a presença maciça dos associados, Juliani foi reconduzido ao cargo e será responsável pela Gestão do CVB para o biênio 2016/2017. Na eleição também foram escolhidos mais nove empresários da cadeia produtiva de eventos para compor os novos Conselhos de Administração e Fiscal. 


O Convention Bureau cumpriu também o objetivo de manter a cidade de João Pessoa entre os principais destinos brasileiros do ranking de eventos internacionais da ICCA – International Congress and Convention Association, projetou a entidade nacionalmente e conquistou por duas vezes o prêmio CAIO – o Oscar do setor de eventos brasileiro. Fazem parte da nova diretoria, Fernando Souza, Diretor Geral do Tropical tambaú Resort e o Diretor do maior Festival de turismo do Norte/Nordeste do pais, o Festival JPA, Claudio Jr. 


CENTRO DE CONVENÇÕES JPA



O Centro de Convenções (CECON) fechou o ano de 2015 com 143% de aumento na receita em relação a registrada em 2014. Ao todo, foram realizados 30 eventos entre técnicos-científicos, associativos e corporativos durante este ano, o que representou um crescimento de 100% no comparativo com o número de eventos realizados em 2014. Dentre os principais eventos realizados neste ano, ressalta-se o IGF - Internet Governance Forum, Congresso Brasileiro de Enfermagem, Congresso Brasileiro de AIDS, Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Congresso Brasileiro de Secretários Municipais de Saúde, onde reuniu 20 mil visitantes e gerou cerca de R$ 50 milhões de impacto na economia do destino. “Se não fosse o Centro de Convenções, a Paraíba não teria como receber convenções, congressos, feiras comerciais de grande porte além de grandes espetáculos” afirmou Ferdinando Lucena, Gestor do Centro de Convenções. Em 2015, além de congressos e feiras, o Centro de Convenções também recebeu grandes shows como os de Maria Bethânia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto, além de espetáculos nacionais.


Conforme Lucena, o complexo mudou o perfil do turismo da capital paraibana, que antes era mais sazonal. “Ele permitiu que houvesse boa ocupação hoteleira durante o período de baixa demanda e em relação aos anos anteriores”. O gestor avaliou ainda, que o Centro de Convenções conseguiu manter boa receita, mesmo em um ano de cortes. “Apesar das adversidades de 2015, conseguimos manter bons números”, completou frisando que ao longo do ano, o equipamento recebeu público de mais de 70 mil pessoas. Para o ano que vem, já estão agendados grandes eventos captados em parceria com o Convention Bureau entre eles, os Congressos Brasileiros de Meteorologia, Engenharia de Produção, Colposcopia e Radioterapia, que serão realizados pela primeira vez na Paraíba. — com Waldson Souza, Camilo Juliani, Ana Valéria Endres Acadêmico e outras 96 pessoas.



VERÃO NA TERRA DO FOGO


Ushuaia, Terra do Fogo, na Patagônia Argentina vive também uma explosão de turismo, além dos brasileiros, gente de tudo mundo chegam para curtir em grande estilo as maravilhas do fim do mundo. Chega haver congestionamento de navios de cruzeiros, navios que permanecem em fila no Canal de Beagle para os devidos desembarques. Estão previstos mais de 400 cruzeiros só para esta temporada de verão. 


O turismo na Terra do Fogo sem dúvidas é um show a parte e possui as mais diversas opções de lazer. As excursões de turismo em Ushuaia são sempre acompanhandas da beleza da natureza. Existem outras opções de turismo aventura como: trekking e mountain bike durante o verão. As excursões lacustres de turismo em Ushuaia percorrem o Canal de Beagle até El Faro, Ilha dos Lobos, La Pinguinera e Estância Harberton.


Já o Parque Nacional Terra do Fogo é a principal atração turística de Ushuaia. Lá se tem um contato direto com a flora e fauna local, tudo aliado à belíssima paisagem austral. Bahia Lapataia é um do sítios favoritos de visita dentro do Parque, a opção preferida de quem já fez turismo em Ushuaia. O Trem do Fim do Mundo é outra excursão extremamente procurada atraindo grande quantidade de pessoas de todo o mundo. 


Nada como uma boa caminhada pelo calçadão à beira-mar e pelo centro da cidade, observando o movimento dos navios e as antigas casas construídas com madeira recoberta com chapas de zinco. Estas são atividades indispensáveis para quem visita a capital argentina da Terra do Fogo, uma opção com certeza indispensável do turismo de Ushuaia. A viagem à Antártida realiza-se partindo do porto de Ushuaia durante o verão. Os barcos cobrem 1.200 km em meio a geleiras, ilhas de abundantes pinguins, leões marinhos, elefantes e aves marinhas. 

Clique na imagem para ampliá-la