quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

BALNEÁRIO SABOROSO

BALNEÁRIO SABOROSO


E os preparativos para mais uma edição do Balneário Saboroso já começaram e evidentemente o primeiro a confirmar presença foi o melhor Bistrôt de Balneário Camboriú, o Acqualina Bistrô, do Infinity Blue Resort & Spa. Alguma dúvida que este ano o festival irá repetir o sucesso? Podemos nos preparar para o que vem por aí!


CICLOVIAS


QUANDO É, PELO AMOR DE DEUS, QUE TEREMOS UMA CICLOVIA LIGANDO A PALHOÇA ATÉ A ILHA? Até quando nossos "para"lamentares aqui da Grande Florianópolis irão legislar de costas para o mar e contra as nossas potencialidades turísticas? Chega de seguir tantos maus exemplos. Chega de tanto desgoverno e incompetência generalizada. Chega de tantas mortes de ciclistas no trânsito ! Que tal copiarem a tendencia mundial? Já pensaram em poder ir para a praia de bike sem enfrentar este trânsito absurdo e caótico? Pois a prefeita de Paris (França), Anne Hidalgo, estabeleceu que até 2020 o centro da cidade estará livre de carros. A proposta é transformar os quatro distritos centrais em uma grande área onde pedestres, ciclistas, táxis e ônibus terão liberdade de circulação. Os únicos veículos que terão permissão para circular na região serão os de moradores e de entregas (com horário restrito para circular). O projeto vai começar a restrição aos fins de semana e será aumentado gradualmente até se tornar permanente.


A medida é uma estratégia para diminuir a poluição na cidade, que frequentemente tem atingido níveis intoleráveis para a saúde humana. A constante poluição tem feito com que autoridades tenham que banir a circulação de veículos em determinados dias (a título de comparação, em São Paulo a mídia pede que as pessoas não saiam a pé ou se exercitem em dias de intensa poluição, incentivando ainda mais o uso de carros). Em março deste ano Paris alcançou picos de emissão de poluentes. Para incentivar as pessoas a não usarem seus carros, a prefeitura ofereceu transporte público, bicicletas e compartilhamento de carros elétricos de maneira gratuita para toda a cidade por um final de semana inteiro. Além disso, após 20 anos a cidade voltou a ter rodízio de veículos por placa.


Hidalgo anunciou também um ambicioso plano de investir €$ 100 milhões para duplicar a quilometragem de ciclovias até 2020. A cidade também vai incentivar o aumento do uso de bicicletas e carros elétricos compartilhados. As bikes seguirão o modelo de sucesso do Vélib, sistema de compartilhamento referência no mundo, com 10 mil unidades espalhadas em 1800 estações em Paris e mais 30 cidades na região metropolitana. Já o Autolib é um sistema de compartilhamento de veículos elétricos que começou em 2011 e tem se expandido pela cidade. Atualmente, 60% dos moradores de Paris não possuem carros. O assunto ainda será discutido em um conselho municipal antes da decisão final.

Paris Bike Tour

Na Espanha, a Câmara de Madri anunciou que vai proibir a circulação de veículos no centro da cidade a partir de janeiro de 2015. A medida visa reduzir o nível de poluição da cidade, melhorar a locomoção e segurança de pedestres e ciclistas e diminuir acidentes de trânsito. 

A prefeita Ana Botella na inauguração do sistema bike-share que ajudou a implementar em Madri

A restrição vai valer em uma área de 352 hectares e integra o Plano de Mobilidade de Madri, que pretende diminuir o uso do carro na cidade até 2020. A fiscalização será feita por 22 câmeras de segurança. Quem for pego descumprindo a norma receberá multa de €$ 90. Outra estratégia é o crescimento do BiciMad, sistema público de aluguel de bicicletas elétricas, o uso de transporte público e mais caminhadas. Por fim, o limite de velocidade nas vias da área central da cidade foi reduzido para 21 km/h e o valor pago para estacionar nas ruas sofrerá aumento.

O melhor endereço francês em Balneário Camboriú - SC

AUTOESTRADAS PARA BICICLETAS


Já à Alemanha acaba de abrir o primeiro trecho da sua “autoestrada para ciclistas”. Esta ideia, que nasceu na Holanda e na Dinamarca, significa que se pode viajar de bicicleta sem partilhar a estrada com carros ou caminhões durante vários quilômetros – neste caso, a ciclovia vai ter mais de 100 quilômetros, juntando dez cidades e quatro universidades. A Agence France Presse noticia que acaba de abrir o primeiro trecho desta “Autobahn” tem apenas cinco quilômetros, mas já permite aos ciclistas experimentarem a ciclovia, que tem sido louvada como uma alternativa à deslocação por automóvel e uma boa forma de aumentar a atividade física nas pessoas que trabalham em escritórios.

Na capital alemã, para cada mil habitantes há 720 bicicletas e apenas 320 carros. Todos os anos são investidos 5,5 milhões de euros na segurança das ciclovias

O porta-voz do grupo de desenvolvimento regional RVR, Martin Toennes, disse à Agence France Presse que mais de dois milhões de pessoas vivem a menos de dois quilômetros de distância desta autoestrada para bicicletas, e poderão usar parte dela nas suas deslocações diárias. Um estudo do RVR indica que, quando a estrada estiver concluída, poderá tirar das estradas até 50 mil carros todos os dias. A estrada liga as cidades de Duisburg, Bochum e Hamm, e grande parte dela foi construída no trajeto dos carros de uma linha de comboio que foi desativada, na região industrial de Ruhr.


KERB PIRATUBA


Depois do Réveillon a terra das águas termais entra no clima da festa típica alemã. O Kerb do município inicia nesta sexta-feira, dia 08, com a escolha da Rainha e Princesas e segue até o dia 17. A abertura oficial será realizada no Centro de Eventos, a partir das 21h. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 10 mil pessoas participem do Kerb entre os 10 dias de programação. “A procura por ingressos é grande e não temos dúvidas que a festa será uma das maiores”, afirma o presidente da Comunidade Evangélica, Hércio Gauer. “Os camarotes para os bailes estão praticamente esgotados”, conta ele.


A programação tem os tradicionais bailes, desfiles, brincadeiras alusivas, encontros de confraternização e os momentos religiosos. O evento é realizado através da parceria entre a Prefeitura, Associação de Hotéis e Associação Atlética Riopeixense. “O comércio já está se mobilizando e os meios de hospedagem já recebendo turistas que estarão aqui especialmente para o Kerb. Temos a programação bem organizada e esperamos receber um grande público novamente”, destaca a secretária de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza. A escolha: Três candidatas vão desfilar e se apresentar nesta sexta-feira, na disputa da faixa de Rainha do Kerb. Simone Raquel Prestes é a representante da Associação de Hotéis. Marília Marinoski Gongoleski representa a Prefeitura e Flávia Caroline Eggers é a candidata da Comunidade Evangélica.



NADA AZUL


Aliás, muito nublado. Somente a partir da segunda quinzena de março, somente após a temporada de verão, a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, terá voos semanais dedicados aos sábados que ligarão São Paulo (Congonhas) a Salvador, Porto Seguro, Recife, Maceió e Natal, assim como de Guarulhos a Fortaleza. Todas as operações foram solicitadas à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e poderão passar por ajustes de horários – as ligações para a capital cearense estreiam dia 19, e para a capital baiana, dia 26. Os demais voos decolam a partir de 2 de abril. Para o paraíso João Pessoa absolutamente nada. A capital paraibana não deve constar no mapa do Brasil que a Azul tem. Fico só imaginando os preços. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Devem desconhecer que João Pessoa é um destino fenomenal, onde acontece o maior festival de turismo do norte e nordeste do país, o Festival JPA. A cidade é matéria da Revista Viagem, que destaca os principais pontos turísticos da Paraíba em uma série de fotos, com pequenas legendas de cada um deles. Os destaques são as praias do litoral sul e norte, em especial, João Pessoa e a Costa do Conde, do lado sul, e Cabedelo, com o tradicional pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, executado pelo músico Jurandy do Sax. 


De acordo com as legendas, uma das fotos mostra a Praia do Seixas, que “é a preferida dos moradores de João Pessoa, com mar calmo e bom número de barracas”. Na praia do Jacaré, “um programa imperdível é assistir ao pôr do sol na Praia do Jacaré ao som de Bolero de Ravel. Todo santo dia ele se despede do sol em sua canoa sobre o Rio Paraíba”. 


Os monumentos do Centro Histórico da capital paraibana merecem menções elogiosas também. “Durante um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa, terceira cidade mais antiga do país, é possível ver um casario colonial tombado pelo Patrimônio Histórico e construções dos séculos 19 e 20”, aponta o site. O modernismo também entra no elenco de atrativos, como a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, projetada por Oscar Niemeyer. 


GRUTA AZUL


O competente  secretário-adjunto de Turismo de Mato Grosso Luis Carlos Nigro, fez visita técnica a Gruta da Lagoa Azul em Nobres e quer sua reabertura o mais rápido possível. Fechada há 22 anos, a Gruta da Lagoa Azul, deve ser reaberta em 2016, esta é a expectativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O secretário explicou que acompanhado de duas servidoras da Secretaria de Patrimônio da União e técnicos da secretaria de Desenvolvimento Econômico, o secretário municipal de Turismo, Kléber Oliveira, fizeram levantamento do local. Nigro relatou que a área onde está situada a caverna da Lagoa Azul, será transferida oficialmente para a prefeitura de Nobres, o próximo passo será o licenciamento ambiental e a construção da obra para liberação do atrativo turístico. “Ainda temos três etapas até a reabertura da gruta, vamos buscar junto aos órgãos competentes dar celeridade aos trâmites e garantir que os turistas logo contem com mais um atrativo”.


A destruição fez o Ibama impedir o turismo no local. A medida foi necessária para preservar um patrimônio nacional. As cavernas da região de Nobres guardam belezas e histórias ainda pouco conhecidas. Para desvendar estes segredos, é preciso vencer a escuridão. Só a chama dos capacetes não basta.
Formações de todos os tipos, de todos os tamanhos. Peças de calcário caprichosamente esculpidas pela natureza. Com características semelhantes à Lagoa Azul de Bonito (MS), a gruta localizada em Nobres e outras cavernas existentes no Estado são consideradas referência nacional em dimensão e belezas naturais. Mas, por falta de planejamento e definição de regras que garantam a integridade ambiental dos atrativos e a segurança dos turistas, não estão sendo utilizadas.


No Brasil existem 3,6 mil cavernas catalogadas pelo Centro de Estudo de Cavernas (CECAV), do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), como aptas a receberem turistas. Destas, apenas 100 estão sendo utilizadas. Em Mato Grosso, apenas a Caverna do Francês, em Chapada dos Guimarães, tem permissão para receber visitas, mesmo assim seguindo critérios determinados pelo Ibama, órgão responsável pelo patrimônio espeleológico nacional.  A Gruta da Lagoa Azul é um complexo de cavernas localizadas dentro do Parque e foi fechada à visitação em 1994, em função da degradação que vinha sofrendo pela utilização desordenada. “As grutas são consideradas patrimônio da União então a Sema, num trabalho conjunto com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), determinou a interdição da unidade para visitação até que o Plano de Manejo da Gruta fosse concluído”.


12 CHEFS


Se os jantares do Wish Serrano Resort, (Chef por um dia), minha casa em Gramado, na Serra Gaúcha, já são espetaculares, imagine agora um jantar com 12 chefs. É  exatamente isso que acontecerá em maio. Agende a data e faça a tua reserva desde já. Já fiz a minha. Imperdível ! O melhor resort de montanha do Brasil está sempre, mas sempre se superando.


VIAGEM AO EXTERIOR MAIS CARAS


A partir do próximo dia 11 os pagamentos de serviços turísticos (cruzeiros, hotéis, aluguel de carros, passeios, traslados, parques, etc.) no exterior serão passíveis de Imposto de Renda. Todos os recursos enviados para exterior por qualquer empresa ligada ao turismo (bilhetes aéreos, pacotes, hospedagem e locações através de fornecedores) terão uma taxa extra de 6,38% como Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). A alíquota será de 6,38%, o mesmo valor do IOF, porém, não se engane: esse imposto é um IRRF, também conhecido como imposto de renda. Teoricamente, a alíquota seria de 33%, mas a inviabilidade e o impacto nos negócios seria tanta que foi negociado 6,38%. nossos "aplausos" ao ministro do turismo, que costurou esse abuso com seu colega da Fazenda, Joaquim Levy. A alíquota a ser aplicada será de 6,38%, a mesma cobrada em operações de cartões de crédito. Não sei se é sorte ou azar, mas isso ainda depende da da aprovação no Congresso Nacional, que na verdade é casa de ninguém, verdadeira casa da mãe joana.  


CANADÁ SEM VISTO


O governo canadense vai, a partir de março de 2016, facilitar a viagem para os brasileiros que querem visitar o país. Quem já passou pelo Canadá nos últimos dez anos, ou teve um visto norte-americano válido nesse período, poderá apenas fazer uma pré-autorização online antes de viajar. A decisão exclui a necessidade do visitante brasileiro ter um visto no passaporte. A medida só é válida para via aérea e, além do Brasil, abrange outros países como Bulgária, México e Romênia. O objetivo da mudança é expandir o programa ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) e trazer benefícios para o visitante que terá acesso ao serviço de forma online, de forma rápida e sem custo.   Para fazer o cadastro é só acessar o site oficial do governo canadense: www.cic.gc.ca/english/visit/eta-start.asp.


CANADÁ PARA BRASILEIROS


Falando nisso, representantes da província de Quebec, no Canadá, estarão no Brasil no mês de março para divulgar oportunidades de trabalho a brasileiros que desejam imigrar para o país norte-americano. O Canadá tem uma população de cerca de 35 milhões de pessoas e é um dos países que mais investem em divulgação de vagas de emprego para estrangeiros. As palestras acontecerão em sete cidades e apresentarão oportunidades de trabalho em áreas consideradas prioritárias pelo governo de Quebec, como engenharias, tecnologia da informação, marketing, contabilidade e saúde. Estão na programação as cidades de Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).


Segundo Gilles Mascle, representante do setor de imigração de Quebec, o objetivo das palestras é explicar o passo a passo para a obtenção do visto permanente de imigração. "Os profissionais com diploma de ensino superior nas áreas prioritárias terão mais facilidade para obter o documento", explica. Mascle afirma também que pessoas vinculadas a todas as áreas podem se inscrever para participar gratuitamente das palestras, mesmo que não sejam das carreiras consideradas prioritárias. Além do diploma de ensino superior, contam pontos a fluência no francês, idioma oficial de Quebec. Confira no site da imigração de Quebec para obter maiores informações.


AMANHECER EM USHUAIA


Os brasileiros que lotam Ushuaia, a exemplo dos argentinos que lotam às praias catarinenses, se encantam com as belezas da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. Cada amanhecer (foto de hoje) ou anoitecer, são verdadeiros quadros de pura poesia. 

Clique na imagem para ampliá-la

AEROLÍNEAS ARGENTINAS


A brasileira Isela Constantini é a nova presidente da Aerolineas Argentinas. Nascida em 1971 no Brasil, Isela é filha de pais argentinos. Formou-se em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Brasil e obteve um MBA na Loyola University of Chicago, EUA, com especialização em Marketing e Negócios Internacionais. Em seu primeiro dia formal como presidente e gerente-geral da Aerolineas Argentinas e Austral, enviou uma mensagem conciliadora aos funcionários, com repetidas menções de união. A nova executiva também deparou-se com as previsões de receitas para este ano quase 30% mais baixas em termos de dólares.


A nova gestão da companhia área de Recursos Humanos será realizada por Daniel Maggi; Diego Garcia, gestão comercial; Paul Miedziak, no Espaço Econômico Financeiro; e Diego Sanguinetti, em Operações de Planejamento Estratégico. Isele quer contratar um advogado de confiança para gerir seus passos futuros. Ao nível da empresa, ela está em busca de dois contadores que ajudam no monitoramento dos saldos. Os primeiros passos seriam detalhar as atuais despesas no valor de US$ 2.500 bilhões, dos quais os principais itens são o combustível (US$ 600 milhões), pessoal (US$ 600 milhões) e pagamento de novas aeronaves (US$ 100 milhões). O restante dos custos (US$ 1,200 bilhão) corresponde a arrendamento de aeronaves (a maior parte da frota é alugada Aerolíneas), pagamento de taxas Embraer, manutenção, seguro, alojamento e taxas.


BELLA DA SEMANA


Estreou nesta quarta-feira, 6, o primeiro ensaio do ano do site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). A modelo, Suelen Castro, é gaúcha de Porto Alegre e tem 23 anos. A morena atualmente cursa o primeiro ano da faculdade de Nutrição.