quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

OCUPAÇÃO HOTELEIRA EM SANTA CATARINA

OCUPAÇÃO HOTELEIRA



Diferente do que apontavam as expectativas para o início da temporada, a taxa de ocupação hoteleira em Santa Catarina manteve o mesmo resultado de 2014, sendo menor no Litoral e maior em algumas regiões do interior. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC com hotéis associados ou não, a taxa de ocupação no Estado foi de 79% no Réveillon, igual ao número apresentado em 2014. Na Grande Florianópolis, os números até diminuíram de 88% para 85%, porém, entre os associados, o resultado foi extremamente positivo, chegando a 97% na data da virada. A região Costa Verde Mar, onde fica uma das cidades mais procuradas do Estado, Balneário Camboriú, caiu de 95% para 89%.


Infinity Blue Resort e Spa desde as festas de final de ano até agora com 100% de ocupação

“Os números apresentados são bons, porém, abaixo do esperado. Que nosso litoral está lotado, isso é perceptível. Porém, muitos turistas ficaram em casas de parentes ou alugaram imóveis. E o grande agravante para esse resultado na hotelaria são os aluguéis informais, que superlotam de gente, agravando a situação do consumo de água e luz nas praias”, destaca o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.


Urubici Park Hotel com 100% de ocupação nas festas de final de ano

Por outro lado, a Serra Catarinense surpreendeu mais uma vez, apresentando o maior aumento de turistas no Réveillon. De 72% em 2014, o número da taxa de ocupação foi para 85%. O Vale Europeu também merece destaque, com um aumento de 55% para 66%. Mas quem teve a maior taxa de ocupação do Estado, foram as Estâncias Termais, com 91% de lotação na hotelaria. No Natal, os números chegam a 59% no Estado e a 58% na Grande Florianópolis. As Estâncias Termais também atraíram o maior número de turistas de Santa Catarina, chegando a 83% de reservas efetuadas.



O mês de dezembro também foi abaixo do esperado, com 56% contra os 60% de 2014. A única região que apresentou um aumento significativo foi a Serra Catarinense, que de 41% foi para 51% de lotação no último mês do ano. “Para o mês de janeiro, a expectativa é que a os hotéis da Capital cheguem a 80%. E no Carnaval, os números apontam lotação de 79% no Estado e de até 93% em Florianópolis”, enfatiza o diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.



E se você tem intenção de passar o carnaval na beira da praia ou fugir da folia para os hotéis na serra é melhor fazer tua reserva urgente. Ainda existem algumas vagas.




FESTA POMERANA


Começa nesta nesta quinta-feira, 14, e só termina dia 24, a 33ª Festa Pomerana. Entre as novidades anunciadas estão o hino Pomerode Wir Lieben Dich (Pomerode Amamos Você), da recém-formada banda Herr Schmitt; o lançamento de uma cerveja da Schornstein criada especialmente para o evento, a Schornstein Pomerana; um espaço maior para a comida e bebida, o Snackweg, e as duas novas competições típicas, o carrinho de mão em dupla e o cabo de guerra trio, além do Concurso de Delícias da Tradição Alemã. Um prato cheio para quem gosta de boas tradições.  

O melhor endereço italiano em São José. Clique no baner. 

PIRATUBA EM FESTA


Não só Piratuba com suas águas termais e sua rede hoteleira esteve com 100 100% de ocupação, como segue até agora. A cidade está em festa e assim segue até o próximo dia 17. Até o Centro de Eventos ficou lotado na noite da última sexta-feira, 08, na abertura oficial do Kerb de Piratuba. Com a escolha da Rainha e das Princesas, a sangria do primeiro barril de chopp, apresentações culturais e baile, o município iniciou a festa que dura 10 dias. Antes do desfile das candidatas, um culto foi realizado na Comunidade Evangélica. Mais tarde as três candidatas inscritas desfilaram e se apresentaram para o público e para os jurados no Centro de Eventos. Simone Prestes, que representa a Associação de Hotéis foi eleita a Rainha do Kerb 2016. Flávia Eggers que desfilou representando a Comunidade Evangélica e Marília, candidata da Prefeitura, são as Princesas.


Depois da escolha, autoridades e representantes das entidades organizadoras fizeram a sangria do primeiro barril de chopp. Apresentações culturais com a Banda Municipal e grupos de dança de Piratuba também marcaram a noite de abertura. “Este primeiro momento já mostrou como está nosso Kerb deste ano. O evento tem animação e grande público, que são características da festa alemã de Piratuba”, comenta o presidente da Comunidade Evangélica, Hércio Gauer. No sábado a Associação Atlética Riopeixense (AARP) realizou, em sua sede, o encontro de ex-atletas e dirigentes, com homenagens, jogos e almoço. À tarde o tradicional desfile de carros alegóricos é que chamou a atenção do público. Ao som dos alto falantes os participantes desfilaram pela Avenida 18 de Fevereiro, entre o Centro Histórico e a Arena de Eventos da Companhia Hidromineral. 


A festa seguiu na Rua dos Hotéis e mais tarde, no Centro de Eventos com o segundo baile de Kerb. “A cidade está movimentada, os piratubenses e turistas estão no clima da festa alemã e como já esperávamos, a participação é numerosa e com a animação de sempre”, observou a secretária de Turismo de Piratuba, Gelci de Souza. Já neste domingo a festa foi marcada pelo almoço típico germânico na Igreja Evangélica e pela escolha do rei e rainha infantis do Kerb 2016. A Rua dos Hotéis foi tomada pelos turistas que acompanharam as brincadeiras alusivas e no Centro de Eventos o terceiro baile foi realizado. A programação da festa germânica segue até o próximo dia 17. 


PEDAL EM BOM RETIRO


Vem aí o aniversário de 93 anos de Bom Retiro e a comemoração vai ser no “pedal”. Trata-se do 4º Pedal Bom Retiro, cujo percurso será de será de 45,03 km. Partindo do centro da cidade, se deslocando pela estrada do Matador, local que recebe esse nome por haver sido no passado encontrado duas antas mortas dentro do “Rio Matador”, neste belo vale a frente está à bela Serra da Barraca que recebe esse nome por ter formato semelhante a uma barraca de campanha. Do Emboque o destino será Laranjeiras e Papuã (nome de uma espécie de capim), local que possui belas cachoeiras. Segue-se pela estrada até a comunidade de Rio Frederido, descendo até o Barbaquá (nome dado a um método antigo de produção de erva-mate que consistia em triturar num pilão as folhas e “sapeca-las” em alta temperatura), onde será feito uma pit stop mais do que obrigatório.


Seguindo em frente os ciclistas verão o majestoso Morro do Costão do Frade que possui uma pedra que lembra a silhueta de um frade jesuíta. Do Costão do Frade o percurso é até o Emboque retornando pela mesma estrada do Matador até o centro da cidade. VAGAS LIMITADAS! O link para inscrição é esse: https://form.jotformz.com/53513002820642. A dica para se hospedar dias antes do percurso e dar pedaladas fenomenais e no www.urubiciparkhotel.com.br, ali do lado.


BETO CARRERO WORLD


Nos meses de janeiro e fevereiro os moradores de Brusque e Blumenau terão mais um estímulo para vir ao Beto Carrero World. Nos domingos será disponibilizado transporte gratuito para o Parque. Em janeiro, o serviço irá acontecer nos dias 17, 24 e 31 e em fevereiro, dias 07, 14, 21 e 28. Em Blumenau, o embarque está marcado para às 8 horas da manhã, no parque Vila Germânica. Já o retorno, está previsto para depois do espetáculo O Sonho do Cowboy, por volta das 19 horas. Em Brusque, o embarque será no Terminal Rodoviário, nos mesmos horários da cidade vizinha. Para garantir o transporte, será necessário adquirir o passaporte do Parque no site: http://www.betocarrero.com.br/loja, apresentar o e-ticket com a data da visita e ainda, um documento oficial com foto.  Nos casos dos aniversariantes do dia, que têm acesso livre ao Parque, a taxa pelo transporte será de R$30. Vale lembrar, que o Beto Carrero funciona todos os dias até 06 de março.


GALERIA VECCHIETTI


A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes está com edital aberto para ocupação da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti em 2016. Pessoas que atuam na cena das artes visuais interessadas em promover exposições temporárias no espaço têm até o dia 25 de janeiro para enviar propostas. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da Fundação (www.pmf.sc.gov.br/entidadades/franklincascaes).


Podem participar do processo de seleção artistas, coletivos ou curadores maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros em situação legal no país. O edital é aberto a propostas de todo território nacional, entretanto os artistas residentes em Florianópolis devem estar cadastrados no IDCult Floripa / Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais (www.cultura.sc/floripa). Serão selecionados cinco projetos artísticos para mostras individuais ou coletivas. A seletiva tem como objetivo compor um calendário de exposições anual para a galeria, focado na arte contemporânea. Atendendo às metas do programa de difusão das artes visuais desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa visa a dinamizar e qualificar espaços expositivos em Florianópolis, além de proporcionar ao público acesso a essa produção e suas diferentes linguagens.


Atualmente, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti apresenta a exposição Vorkurs, que reúne obras de 25 artistas que trabalham com diferentes técnicas. Com curadoria de Jociele Lampert de Oliveira, idealizadora do Estúdio de Pintura Apotheke, a mostra pode ser visitada gratuitamente até 22 de janeiro de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, e aos sábados, das 12 às 17 horas. A exposição Vorkurs abrange trabalhos de pintura, encáustica, colagem, cianotipia, antotipia, desenho e escultura. O nome da mostra é inspirado no curso ministrado pela Bauhaus – uma das principais escolas de vanguarda em design, artes e arquitetura do mundo. Realizado à margem do currículo, o curso configurava-se como um laboratório experimental permanente onde eram feitos estudos e oficinas de iniciação de arte e design. 


GESTOUR BRASIL


O Brasil é o primeiro país do mundo a ter estruturada uma plataforma que organiza e integra todos os seus destinos turísticos. Em um investimento de R$ 10,8 milhões e mais de 15 anos de estudos e desenvolvimento de sistemas, a Gestour Brasil desenvolveu e disponibiliza atualmente no mercado a plataforma tecnológica Gestour eMarketplace. Para este ano, a empresa iniciará seu processo de internacionalização. Para isso, contará com um aporte de mais de R$ 2 milhões para a inclusão de mais três segmentos. A Gestour Brasil (www.gestourbrasil.com.br) é a sétima empresa da história a implantar essa avançada tecnologia, somente atrás da Amazon, eBay, Mercado Livre, Google, Facebook e Alibaba, respectivamente.  Até as Olimpíadas, os portais estarão disponíveis em 11 idiomas e poderão ser comercializados em 135 moedas.


A Gestour Brasil engloba 5.993 portais, compreendendo todos os municípios brasileiros, os estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. No total, são 5.915 destinos integrados. Conforme o cofundador da plataforma e CEO, Vadis Luiz da Silva, essa estruturação permite que os destinos e o trade turístico tenham o seu portal na web no conceito de e-commerce. A empresa tem como um dos sócios o multicampeão pela seleção brasileira de vôlei Gilberto Godoy, o Giba, que é considerado pelo trade nacional como o "Embaixador do Turismo Brasileiro".


SOUTH AFRICAN NO FESTIVAL JPA


Este ano, investindo no turismo brasileiro e nordestino, a South Africa Airways (SAA) participará pela primeira vez do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do país, o Festival do Turismo de João Pessoa, que engloba as maiores empresas do ramo, além de uma grande quantidade de agentes e operadores da região.


A SAA é membro da maior aliança global de empresas aéreas, a Star Alliance. O core business da SAA é o transporte aéreo de passageiros e cargas, juntamente com outros serviços e produtos fornecidos pela SAA e suas subsidiárias: a SAA Technical; a Mango, sua subsidiária low cost; e a Air Chefs, a empresa de catering da SAA. A SAA tem sido a vencedora do prêmio de "Melhor Empresa Aérea na África" por treze anos consecutivos e vencedora do prêmio "Excelência de Serviço na África” por três anos consecutivos. A Mango e a SAA detêm as posições 1 e 2 no ranking de pontualidade na África do Sul.


A South African Airways é a principal empresa aérea da África, servindo 56 destinos em parceria com a SA Express, SA Airlink e sua low cost, Mango, entre a África do Sul e em todo o continente, e nove rotas internacionais a partir do seu hub em Johannesburg. O Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações. 

Tropical Tambau Resort - João Pessoa - PB

Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureau e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo. Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN. Chegando ao quinto ano do evento, o Festival JPA 2015 superou todas as expectativas dos próprios organizadores, reunindo mais uma vez no Centro de Convenções de João Pessoa, 188 stands, 3.200 profissionais do turismo e 560 expositores. Também contou pela segunda vez consecutiva com a participação do Ministério do Turismo, além de grandes personalidades, que elogiaram a organização e estruturação desta edição do Festival.



BELLA DA SEMANA



Ja está no ar a segunda parte do belíssimo ensaio fotográfico da modelo Claudia Helena no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que já participou dos programas de televisão do Gugu e de Rodrigo Faro, mostra que leva jeito para fotos sensuais. Com 1,70 m de altura, Claudia é natural de São Paulo (SP). Além de modelo profissional, é bailarina e cursa faculdade de Administração. Depois que terminar a graduação, pretende se especializar no exterior. Durante a sessão de fotos, Claudia ficou nervosa – “talvez por ter sido minha primeira vez.” 


BNTM 2016



Os secretários de Turismo dos nove estados do Nordeste se reuniram, nesta terça-feira (12), em Pernambuco, para planejar as próximas ações que serão realizadas para alavancar o setor na região. Destaque para a confirmação da BNTM, Bolsa de Turismo que é promovida anualmente. O evento será realizado no início do mês de maio e contará com um novo formato. Os detalhes estão sendo finalizados nos próximos dias para divulgação junto ao trade turístico e à imprensa. 




O fórum de secretários do Nordeste decidiu ainda iniciar a discussão de um novo modelo com vistas à reestruturação da entidade. A intenção é se reinventar de forma conjunta e inovadora à luz de experiências exitosas. Envolver mais o setor privado, diferenciar a região e colocar o melhor do talento de seu povo e daqueles que trabalham no turismo é o desejo do grupo. Continuamos com a convicção de que o Nordeste é uma região que se destaca no cenário do turismo brasileiro, com forte identidade, diversidade de produtos disponíveis e, ao mesmo tempo, avanços substanciais de mercado. 

LEIA DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES AQUI