sábado, 16 de janeiro de 2016

AVALIAÇÃO SOBRE HOTELARIA

AVALIAÇÃO SOBRE HOTELARIA


As avaliações online de viajantes foram citadas por 93% dos hoteleiros entrevistados pelo TripAdvisor como o elemento mais importante para o futuro de seus negócios. Isso faz com que não seja uma surpresa que a gestão da reputação online continue sendo a maior área de investimentos previstos para 2016: 59% dos entrevistados afirmam que irão investir mais neste segmento no próximo ano. A grande maioria dos hoteleiros enxerga o aumento das reservas diretas (91%) como fator-chave para o futuro dos negócios. Isso explica porque pouco menos da metade dos entrevistados planeja investir mais em marketing e publicidade (48%) e aquisição de tráfego (47%) em 2016. No Brasil, os hoteleiros pretendem investir mais em gestão de reputação online (76%) e menos em reformas de grande escala (18%).


Um bom exemplo disso é o Infinity Blue Resort & Spa que já conquistou três vezes consecutivas o Prêmio Excelência concedido pelo TripAdvisor. O empreendimento manteve a média positiva de qualificação dos viajantes acima de 4,5 (em um ranking de 0 a 5) por um ano ininterrupto.


“Este prêmio é o reconhecimento público da qualidade dos serviços oferecidos pelo Infinity Blue”, diz o diretor geral do resort, Alberto Cestrone. Os critérios utilizados pelo serviço de avaliação colaborativa são determinados com base nos milhões de comentários e opiniões dos usuários, que são coletados e compilados anualmente. O resort de Balneário Camboriú também conquistou em janeiro de 2015 o Prêmio Trip Advisor Traveler`s Choice 2015, na categoria Hotéis para Famílias, ficando entre os 25 melhores hotéis da América do Sul, segundo a votação dos viajantes.


REDE MARRIOTT


A compra da Starwood Hotels pela Marriott criou o maior grupo hoteleiro do mundo. Assim, ambas as cadeias encabeçam hoje o ranking internacional por número de habitações elaborado pela HotelNewsNow. O número de UHs supera um milhão. Precisamente, são 1.071.096 em 5.456 hotéis - algo difícil de se conseguir por meio de crescimento orgânico, mas não com a maior fusão recente da história da indústria hoteleira. Era a InterContinental Hotels Group (IHG) que liderava o ranking até o primeiro trimestre de 2015. Contudo, no final do ano, a rede caiu para a terceira posição com 726.876 UHs em 4.963 hotéis, tendo sido superada pela Hilton Worldwide, a segunda colocada com 737.922 em 4.480 hotéis.

Melhor endereço francês em Balneário Camboriú

PISTA INTERNACIONAL


Em nossa pista de pouso internacional Hercílio Luz, que bate recordes de voos e de usuários, absurdamente é complicado achar um lugar para se sentar. Uma verdadeira disputa para quem embarca ou desembarca. Desde o fim do ano passado, parte dos bancos e cadeiras distribuídas na área de espera para os passageiros no principal aeroporto do estado, deram lugar a stands de publicidade. A estimativa é de que pelo menos seis áreas como essa tenham sido removidos pela gerência local da Infraero. No local um carro zero em exposição. Para essa canalhice foram cortados no mínimo 30 bancos, com as bênçãos do gigantesco cabide de empregos chamado INFRAERO e dos demais órgãos "in"competentes. Essa é a politica de turismo da atual secretaria de turismo, completamente desatenta a tudo e a todos. 


PRAÇA XV DE NOVEMBRO


Muitas pessoas que passam pela Praça XV de Novembro, no Centro Histórico, de Florianópolis, a capital dos catarinenses, nem imaginam que o local já foi cercado com grades de ferro e teve acesso restrito ao público, com horários controlados para visitação. Essa e outras curiosidades são apresentadas em uma exposição fotográfica com imagens que retratam transformações ocorridas no entorno da praça entre os séculos 19 e 20. A mostra pode ser visitada na Casa da Memória até 29 de janeiro, com entrada franca. Ao todo estão expostas 30 imagens que integram o acervo municipal ou foram cedidas para a exposição. Entre elas, destacam-se a reprodução de uma pintura de Vicente Pietro, artista que acompanhou o imperador Dom Pedro II  e a comitiva imperial em sua visita à Ilha de Santa Catarina, em 1845. 


A mostra proporciona ao visitante a oportunidade de observar o desenvolvimento da região central e as mudanças na paisagem local ao longo do tempo, a partir do olhar de artistas e fotógrafos em diferentes épocas. A exposição fotográfica sobre a Praça XV de Novembro pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A atividade visa a divulgar o trabalho feito pela Casa da Memória,  que funciona como um centro de documentação da vida social e cultural do município, dispondo de um rico acervo para consulta. Gerido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade.


Além de apreciar a exposição, os visitantes podem conhecer o espaço e consultar outros acervos disponíveis no local, parte deles compostos por doações feitas pela população. Entre as coleções, destacam-se o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com fotografias de caráter biográfico, histórico e geográfico, e o Arquivo Zininho, que guarda registros sonoros e visuais, organizados pelo saudoso poeta, compositor e radialista Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), autor do hino de Florianópolis. Em 2015, a Casa da Memória registrou a visita de cerca de 6 mil pessoas, entre turistas, pesquisadores e público em geral.


BIKE NAS DUNAS


O fera Pereira Normando é capa da próxima Edição da Revista mais vista no Brasil no segmento bicicleta "Bike Action", com sua Specialized FatBoy nas dunas da Joaquina em Florianópolis. "Da-lhe caveira" !


MELHORES VINHOS


Se você está em Urubici, bem hospedado e adora vinho, que tal conhecer as vinícolas e provar os melhores do Brasil? Fique Sabendo que três vinhos catarinenses dominam a lista dos melhores brancos brasileiros em termos de custo-benefício feita por Jorge Lucki para o jornal Valor Econômico. No ranking elaborado por ele, que é um dos mais renomados especialistas em vinho do país, figuram os rótulos de Sauvignon Blanc das vinícolas  Suzin, Sanjo e Pericó. Já o Villa Francioni Sauvignon Blanc está na lista do melhor degustado do país. Parece que a uva originária de Bordeaux se adaptou muito bem ao terroir da serra catarinense.


LAGES-CAMPINAS-LAGES


Será ??? Representantes da AZUL Linhas Aéreas estiveram em Lages, a Princesa de Serra, capital do Turismo Rural, cujo aeroporto costumeiramente recebe ventos de "través", nesta última quinta-feira (14) e, juntamente com o prefeito Elizeu Mattos, conheceram a cidade e o Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, para verificar as condições técnicas e confirmar os voos entre Lages e Campinas (Aeroporto Internacional de Viracopos). 


A expectativa é iniciar a operação dentro de 60 dias se os ajustes como a pintura da pista e a aquisição do caminhão de bombeiros, que por baixo, terá um custo de R$ 1,8 milhão. Elizeu disse que para isso, vai pedir ajuda do Governo do Estado. Aí é que mora o perigo. O prefeito ainda informou que recebeu ligação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, confirmando a doação do equipamento. Agora é ver pra crer. Só não se sabe que tipos de aeronaves irão operar naquele aeroporto. 


GOL & FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA


A Gol Linhas Inteligentes deverá reforçar a parceria com o Festival do Turismo de João Pessoa já a partir deste ano, quando o evento chega à sua sexta edição, em outubro. Na noite desta última terça-feira (12), o gerente Comercial e Operadoras e Agências, Roberto Wagner, e a coordenadora Comercial Norte, Adriana Motta, da companhia aérea, estiveram com Cláudio Junior, Breno e Bruno Mesquita, diretores do Festival, para iniciar alguns entendimentos. 

Bruno Mesquita, Claudio Jr. e Breno Mesquita

A Gol deverá levar para o evento algumas caravanas de agentes de viagens. De acordo com Breno Mesquita, uma das ideias discutidas durante o encontro foi a promoção de uma campanha de vendas com a participação de todos os agentes de viagens do Brasil. 


Que vender mais os destinos a serem indicados pela Gol ganhariam o aéreo de graça para o Festival. A companhia aérea, destacou Adriana Motta, seria responsável pelas passagens aéreas, enquanto que alimentação e transporte ficariam aos cuidados de outros parceiros. A parceria, segundo a executiva, tem tudo para dar certo. 


A executiva da Gol disse que ficou impressionada com a grande repercussão do Festival do Turismo em todo o País. “Onde passo tem alguma pessoa comentando, e bem, sobre o Festival”, disse. O evento é realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, um equipamento que também mereceu elogios por parte dos executivos da Gol. Segundo Adriana Motta, o equipamento coloca a Paraíba entre os principais mercados em crescimento no segmento de turismo de eventos. 


“O lazer já tem atraído muitos turistas para João Pessoa, principalmente, mas a realização de eventos de grande porte, a partir do Centro de Convenções, deve alavancar ainda mais o setor”, avalia Adriana Motta. Porém, ela disse que é preciso massificar ainda mais a divulgação da Paraíba como um destino de lazer e eventos.


DE CONGONHAS A JOÃO PESSOA



Falando nisso, finalmente o cabide de empregos da  Agência Nacional de Aviação Civil, depois de "apenas" nove anos, João pessoa e as principais capitais do nordeste voltarão a ter voos  a partir do Aeroporto de Congonhas, o terceiro maior do país em número de passageiros. Assim que a decisão saiu, Gol, Azul e AVIANCA pediram os primeiros voos. A Gol começa em 28 de janeiro 26 frequências semanais (ida e volta) de Congonhas para o Recife. Planeja, também, voar para Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió ainda neste semestre, diz Alberto Fajerman, diretor de relações institucionais da Gol. O objetivo é dar conta da demanda por turismo interno, aquecido pela alta do dólar, ao mesmo tempo em que compensa a perda de passageiros corporativos. 



A AVIANCA fará um voo para Fortaleza aos sábados, com volta aos domingos, com início em 20 de fevereiro. Já a Azul voará a partir de 2 de abril para Recife, Maceió e Natal, com um voo semanal cada um, aos sábados. A empresa anunciou voos também para Salvador e Porto Seguro, para onde os voos já podiam ocorrer antes de a restrição ser revogada. O foco também é o turismo. Não houve acréscimo ao movimento do aeroporto, limitado a 34 movimentos de pouso e decolagem por hora. Na Gol, a substituição foi por um voo diário da ponte aérea. A Avianca usará o horário de um voo a Salvador. Na Azul, serão usados slots (autorizações para pouso ou decolagem) que a empresa tinha disponíveis.



ABAV NACIONAL


A ABAV Nacional anuncia mais um reforço em sua equipe para 2016 com a contratação de Jerusa Hara como supervisora de eventos. A profissional traz para a entidade sua experiência na área, e terá o foco concentrado nas atividades envolvidas na  realização da ABAV – Expo Internacional de Turismo.


“Com a supervisão de Jerusa Hara, poderemos assegurar um atendimento mais assertivo às necessidades dos nossos expositores. Esse é um mercado que ela conhece muito bem, até porque é egressa da Promo Inteligência Turística, nossa empresa parceira na organização, promoção e comercialização da ABAV Expo, onde atuou por quatro anos, e com a qual trabalhará em estreita colaboração”, afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. Além da própria ABAV Expo, Jerusa Hara reúne experiência profissional adquirida em outras grandes feiras do setor, como Fispal Food Service, ABF Franchising Expo e Salão do Turismo. “Acredito que 2016 será um ano de muitos desafios para o turismo, para a economia e para o fortalecimento do país. Sinto-me muito estimulada para sugerir soluções, estratégias e oportunidades para que a ABAV Expo cresça e se fortaleça, mantendo seu lugar de destaque no mercado nacional e internacional e seguindo como a referência que é no segmento de eventos”, ressalta Jerusa. 


Melhor endereço gastronômico italiano no Centro Histórico de São José

SEGURO VIAGEM 


Pra mim um seguro viagem é fundamental. Imprevistos acontecem.  A Travel Ace, líder em seguro viagem da América Latina, teve cerca de 502 mil vidas protegidas por meio de seus serviços ao redor do mundo no ano passado. Em três anos, a companhia totalizou aproximadamente 3 milhões de vidas protegidas no segmento dos cartões de seguro aos viajantes. Um dos principais benefícios oferecidos pela empresa é a cobertura em atendimentos eventuais do turista no exterior durante seu período de férias. Em casos nos quais o viajante não disponha de um cartão de assistência integral, ele poderá desembolsar verdadeiras fortunas com auxílio médico. Segundo dados de 2015, uma visita ao hospital tem em média o custo de U$ 3.941; uma lesão no pulso pode sair por U$ 12.620; uma perna fraturada U$ 82.000; e um nariz quebrado U$ 21.383. Caso o turista precise de internação, as despesas são igualmente elevadas: U$ 205.902, no caso de cirurgia do coração; U$ 23.755 gastroenterite e U$ 21.400 apendicite. Já, o cliente precavido, possuidor de um cartão assistência Travel Ace, paga apenas U$ 44 pelo período de cinco dias de cobertura.


Além da facilidade que os planos de assistência integral da Travel Ace oferecem, os viajantes têm a segurança de estarem amparados em diferentes situações, com produtos e atendimentos diferenciados e desenvolvidos para cada particularidade do indivíduo. A empresa disponibiliza comodidades como o Pet Assistance, orientação em caso de perdas de documentos e cartões, reposição de passaporte, assistência jurídica e financeira, extravio de bagagem, translado de corpo e médico, compra protegida, entre outros serviços e seguros. “A Travel Ace apresenta eficiência em seus produtos e serviços para atender às necessidades específicas de cada cliente, além de auxiliar durante todo o percurso. O objetivo é que o indivíduo aproveite da melhor maneira sua viagem e reforça, além de tudo sua posição de vanguarda frente ao seguro convencional e demonstra-se rigorosa com produtos e serviços mais adequados ao setor de turismo de lazer e corporativo" , comenta Roberto Roman, da Travel Ace. 


FESTURIS GRAMADO

Clique na imagem para ampliá-la

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do maior e mais charmoso Festival de Turismo de Gramado, o FESTURIS, estão sempre em ação. Semana intensa de reuniões em São Paulo. Primeiro se reuniram com Diana e Alejandra, do Conselho de Promoção Turística do MÉXICO, que garantiram a renovação da participação no Festival de Turismo. Depois com o grande amigo, atleta e presidente da ABRACORP, Gervázio Tanabe, em reunião produtiva de negócios e aprendizado. Segundo Marta: "Estar com o Tanabe, vale o dia. Aprende-se muito e ainda trazemos na bagagem boas idéias". Logo em seguida, reunião com Cibele Narazaki que confirmou a presença da UNITED no FESTURIS 2016. 



A TAM também confirma a participação do grupo LATAM no 28º Festuris! Na foto com os competentes Igor e Marcia. A TAM é a transportadora aérea oficial do evento há mais de 15 anos. 


BRASIL & FEIRAS INTERNACIONAIS


O Brasil inicia sua participação em feiras internacionais na Holanda e na Espanha, ainda neste mês de janeiro. Nesses eventos, segundo Vinicius Lumertz: "Estamos promovendo diversos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura, cultura e esportes". Em conjunto com a Embaixada do Brasil, o Instituto leva produtos e destinos brasileiros à 1ª feira de turismo do ano, a Vakantiebeurs 2016. Os atrativos brasileiros serão apresentados no evento Vakantiebeurs, por meio da Embaixada do Brasil na Holanda, em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Realizada na cidade de Utrecht, de 12 a 17 de janeiro, esta será a primeira grande feira internacional do ano.


“A Vakantiebeurs se tornou uma plataforma estratégica de trabalho para o Brasil estabelecer e fortalecer o contato com o trade turístico. A feira internacional é importante para ampliar a promoção do País e facilitar a chegada do turista europeu”, destaca o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. A feira, que é visitada anualmente por mais de 100 mil holandeses e belgas, contará com mais de 1.200 expositores em 2016. Além de ser uma exposição para o público final, haverá espaço para profissionais de turismo tratarem de parcerias e negócios com outros empresários, oferecendo maior interação e promoção de destinos junto ao trade e aos visitantes da feira.


A Holanda é o 18º mercado emissor de turistas para o Brasil e o sétimo entre os países do continente europeu, somando 81.655 visitantes em 2014, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo, do Ministério do Turismo. Atualmente, existem 13 voos com frequências semanais que saem de Amsterdam com destino ao Brasil. Outra ação da Embratur para incrementar a ida de holandeses ao Brasil foi a abertura do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) no país para aproximar os agentes de turismo do mercado.


"LAGUNA ESMERALDA"


Um dos locais mais visitados e que mais encantam os brasileiros em Ushuaia, na Terra do Fogo, é a famosa "Laguna Esmeralda". Uma caminhada simplesmente fantástica de apenas 4,5 Kms e você vislumbra esse paraíso. O Brasileiro Mario barros é o responsável por receber, organizar e atender todos os brasileiros que lá chegam. Aí vai o link dele: https://www.facebook.com/groups/848773538533729/.

Clique na imagem para ampliá-la

Endereço brasileiro em Ushuaia