sábado, 5 de março de 2016

PROMOÇÃO DAS ILHAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS

ILHAS TURÍSTICAS BRASILEIRAS



O presidente interino da Embratur, Tufi Michreff, esteve reunido com representantes da Abitur (Associação Brasileira das Ilhas Turísticas) para debater uma parceria estratégica para promover um novo e atrativo produto de divulgação dos destinos que integram a entidade: Ilha do Mel (PR), Ilha Bela (SP), Ilha Grande (RJ), Ilha de Marajó (PA) e a Ilha Fernando de Noronha (PE). 


À direita, o presidente interino da Embratur, Tufi Michreff Neto, lidera reunião com a Abitur, em Brasília

A ideia é criar um produto único com integração entre os destinos. Em vista de iniciar o contato com o trade internacional específico dos destinos, a Embratur abrirá espaço para apresentação das ilhas pela Abitur na WTM Latin America – evento focado em negócios de turismo –, com ênfase em programas de Ecoturismo e Aventura, melhores locais para visitação e sustentabilidade. A feira acontecerá de 29 a 31 de março em São Paulo.



TURISMO BRASILEIRO & COMPETITIVIDADE


O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, reconheceu na última quarta-feira, (02), em Lisboa, que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para crescer dentro do cenário turístico mundial, apesar de suas imensas potencialidades. A afirmação foi feita durante palestra no VIII Fórum do Turismo Portugal - América Latina, enquanto Lummertz debatia com ministros e embaixadores dos países da América Latina estratégias de venda do turismo de cada um dos países para compradores europeus. “Precisamos internacionalizar nossas cadeias produtivas e ampliar o fluxo turístico. O Brasil evoluiu muito no setor, acelerado pelos grandes eventos, mas ainda nos esforçamos para apontar o turismo como uma solução para ganhar competitividade e impulsionar a economia nacional”, destacou Lummertz. 

PORTUGAL & BRASIL


A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que termina neste dia 06, deu a nítida impressão ao trade brasileiro de que a Europa está de olho no Brasil e que pretendem conhecer as novidades e vender mais. No estande coordenado pela Embratur o movimento foi intenso durante todos os dias e executivos de várias operadoras de turismo estiveram também no espaço reservado para a Paraíba na intenção de obter mais informações sobre o destino.


A representante da Paraíba no evento, Cecília Barbosa,  disse que o espaço ocupado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) atendeu vários operadores de turismo da Europa, entre eles, Charlotte Nicolau, do grupo francês Trave Team, que se mostrou interessada em levar grupos de turistas para João Pessoa futuramente, e Adelino Sales, executivo da JM Vacantions, do Canadá. Na quinta-feira (03), houve uma reunião com uma operadora da Grécia.


Durante todo o dia, o estande brasileiro na Bolsa de Lisboa esteve movimentado também por diversas autoridades, entre elas o primeiro ministro de Portugal, Passos Coelho, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. O dirigente da Embratur disse que a Paraíba será um dos destinos em alta na próxima temporada e enfatizou que mais de 400 profissionais do turismo da Europa têm agenda com empresas brasileiras para comercializar pacotes.


A TAP  (Transporte Portugal) informou, por meio de sua assessoria, que está investindo no mercado brasileiro, revelando que está disponibilizando reuniões com mais de 200 profissionais do Brasil para agendar reuniões com representantes da companhia aérea em vários países da Europa. A empresa é a que tem um dos maiores número de voos para o Brasil, em especial, para o Nordeste, onde está nos mercados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. 


Bruno Mesquita, (Festival JPA), Cecília Avelino (Pbtur), Paula Floriano (Festival JPA) e Claudio J S Junior (Festival JPA).

Segundo Claudio Jr; Diretor do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil que está na feira concluindo grandes negócios, a 28ª edição da BTL: "Foi extremamente positiva e concretizamos bons negócios. O evento contou com a presença de mais de 1.000 expositores. Os três primeiros dias foram dedicados a profissionais do trade turístico e os dois últimos dias as portas foram abertas ao público em geral". 


Clique na imagem para ampliada. Nas fotos Francisco Guarisa (Diretor de Marketing da TAP no Brasil), Claudio Junior (Diretor Festival JPA) e Mário Carvalho (Diretor geral da TAP no Brasil), Paula Floriano e Bruno Mesquita.

"Sem dúvidas a BTL foi mais uma oportunidade para o trade encontrar compradores profissionais, conhecer melhor o mercado nacional e internacional, analisar a tendência dos mesmos e posicionar as ofertas dos profissionais ligados ao setor do turismo. Já o público, pode conhecer novos destinos, comparar propostas e comprar a preços competitivos. A programação incluiu conferências, workshops, encontros empresariais, entre outras atividades,"  concluiu. 


DESTINO PARAÍBA


o espetacular destino Paraíba vai participar de mais feiras de turismo pela Europa. Nessa quinta-feira (3), a embaixada de Portugal em Lisboa reuniu diversos representantes de estatais do Turismo do Brasil para discutir estratégias de ampliar a divulgação do país. O encontro foi coordenado pela chefe da Secretaria de Comunicação da embaixada, Daniella Xavier, que convidou a todos para participar da 3ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), que será realizada de 5 a 8 de maio na cidade de Guarda, e terá o Brasil como país convidado. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, disse que todos os eventos na Europa em que a Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo estiver atuando contará com a participação da Paraíba, em especial, em Portugal, Espanha e França. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

A Paraíba, de acordo com Cecília Barbosa, representante da PBTur, já está convidada para estar no estande do Brasil da FIT. Cecília Barbosa disse que empresas de vários países, como a França, Canadá, Grécia e Espanha já mantiveram contato e receberam todo o material informativo sobre o destino. Cecília Barbosa também manteve encontro com Paula Ribeiro, diretora da revista UP, e Deia Ballario, gerente comercial da TAP, companhia aérea de Portugal que promoveu o Destino Paraíba em sua revista de bordo, sendo a capa da edição de outubro do ano passado, com 60 páginas. A edição fez uma apresentação de seus principais pontos turísticos, do litoral ao sertão, e toda a infraestrutura da rede hoteleira e serviços para os clientes da companhia aérea em todos os seus voos para a Europa.


GRUPO DE TRABALHO


Brasil e Portugal vão criar um grupo de trabalho para incrementar o fluxo turístico entre os dois países. A decisão dessa estratégia foi realizada nesta quinta-feira (03) em Lisboa, entre o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, e a secretária de Estado de Turismo daquele país, Ana Mendes Godinho. Uma das principais diretrizes será a intensificação de programas de capacitação profissional para diversas áreas turísticas. 


A ideia é aumentar o fluxo de brasileiros buscando aprimoramento profissional em Portugal, com forte apoio do governo brasileiro. Em áreas específicas onde o Brasil tem muito a oferecer aos lusitanos, deve ocorrer uma capacitação no sentido inverso. Uma das iniciativas é que portugueses, apoiados por seu governo, passarão a frequentar cursos de culinária brasileira.


EXECUTIVOS & PROFISSIONAIS COMEMORAM NA BTL

Diretores do FESTURIS, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi falam em alívio para o setor com a publicação de MP no Diário Oficial da União

A notícia da Medida Provisória que reduz de 25% para 6,38% a alíquota do IRRF sobre remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do trade no Brasil e no exterior esta semana. As manifestações foram muitas e, a MP, foi considerada uma vitória para o setor e para presidentes e representantes de entidades como a ABAV Nacional, Edmar Bull. Agora a luta é para transformar a MP em Lei. Em Lisboa, participando da BTL, a diretora do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi, encontrou-se com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e com o ministro do Turismo do Brasil Henrique Alves no dia da publicação da MP, dia 2 de março. “A redução dos impostos foi uma luta dos últimos meses do trade. Estamos todos comemorando”, comentou Marta Rossi durante a passagem das autoridades pelo stand do Brasil na feira que é um dos mais concorridos.


No Brasil, Eduardo Zorzanello, também diretor da feira internacional que ocorre em Gramado de 3 a 6 de novembro de 2016, salienta que para o mercado brasileiro a MP trata-se, sim, de uma grande notícia. “Se a cobrança de 25% se mantivesse inviabilizaria o crescimento do setor e acarretaria no fechamento de muitas empresas ligadas ao turismo. O ideal é imposto zero mas, esta redução para 6% é um alívio e as empresas podem voltar a fomentar o setor”, destacou. “Ganham todos: as empresas, o consumidor final e o setor turístico que, a partir desta MP, voltam a ficar otimistas e a geração de negócios crescerá”, disse o diretor do FESTURIS Marcus Rossi.

Na foto Marta Rossi, com Horácio Neves Diretor do Brasilturis e o empresário português, Humberto Pedrosa, líder do Consórcio Gateway, atual dono da TAP. É o FESTURIS na BTL. 


PARÁ NA BTL

Clique na imagem para ampliá-la

O Pará, mais uma vez, foi o principal destino turístico da Amazônia com produtos turísticos apresentados ao mercado europeu em Portugal, na BTL. A Secretária de Estado de Turismo do Pará (Setur) compartilhou com a EMBRATUR a promoção e divulgação principalmente de Belém, Marajó e Tapajós. A comercialização também foi realizada pela Amazon Star Turismo, empresa que tem sede no Pará e na França. A representante da empresa, Yani Barbier e Fabiola Ramos, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos, da SETUR, afirmaram que operadores internacionais, imprensa especializada, e o público em geral demonstraram grande interesse pelo Pará, e que o presidente da Embratur, Vinícius Lumertz, descreveu como o destino mais completo da Amazônia, com todos os segmentos turísticos. O ministro festejou com o Pará a decisão da TAP de manter um vôo direto conectando três vezes por semana Belém com Lisboa.


FIT PANTANAL NA EUROPA


A Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), que será realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016, em Cuiabá, vem sendo promovida dentro e fora do país. A FIT também é presença na BTL Portugal. Neste mês de março ela será divulgada em Portugal e na Alemanha, além do Brasil. Além da BTL, o secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, irá ao Fórum Panrotas-Tendências do Turismo 2016 entre os dias 15 e 16 deste mês, em São Paulo, para divulgar a FIT Pantanal. Segundo ele, "Essas serão oportunidades para Mato Grosso encontrar compradores profissionais e analisar a tendência dos mercados, além de posicionar sua oferta de uma forma competitiva". No ano passado, a Sedec lançou a FIT Pantanal na World Travel Market London 2015, em Londres, na Feira de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul e na 43ª EXPO Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Viagens (ABAV).


A FIT vem com o objetivo de promover e divulgar os produtos turísticos do Estado em âmbito nacional e internacional. A organização do evento espera reunir mais de 100 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 10 milhões. Serão cerca de 200 expositores, 50 municípios, 27 estados e 44 estados subnacionais de seis países da América do Sul participando da FIT. São eles Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Brasil. Com o tema “Turismo, um grande negócio”, o evento será dividido em duas etapas. A primeira acontece no Centro de Eventos Pantanal entre os dias 20 e 22 com rodadas de negócios e vários eventos paralelos como a reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur); os fóruns nacionais de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e de Dirigentes Estaduais de  Turismo da Amazônia Legal (CNtur); os encontros da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), de Negócios na Expotur (Salão do Turismo), de Guias de Turismo e dos Clubes da Melhor Idade, além de painéis temáticos e exposição.

HOMENAGEM À ABAV


No segundo dia da BTL, além de reuniões, visitas e fechamentos de negócios o dia ainda contou com uma homenagem da Tap para a ABAV. Segundo Luiz Mór, a ABAV foi uma das principais instituições que ajudou à TAP a crescer no Brasil. O VP de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, representou a entidade na homenagem prestada pela TAP, na pessoa do seu vice-presidente, Luiz da Gama Mor.


6º PEDAL ANGELINA


Vem aí mais um super pedal pra quem gosta de muita aventura, animação, camaradagem e muito alto astral. A equipe CicloVil Bike e o Grupo Pedal Continente convidam para o 6º Pedal de Angelina. As inscrições já podem ser feitas na loja CicloVil Bike ao valor de R$ 89,00. A Bike Ciclo Vil está inovando. O foco segurança é prioridade e por isso bos ciclistas teremos o auxilio da Policia Militar durante todo o trajeto, alem de 20 capitães, todos com radio de comunicação e duas motos auxiliando os capitães de bike durante o trajeto. Bora girar galera !!!! Vai ficar de fora ? Já estou inscrito. Primeiro da lista.


Para quem não sabe, Angelina é conhecida como Vale das Graças e possui alguns dos mais belos pontos de peregrinação do país, como o Santuário Nossa Senhora de Angelina, composto pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e pela Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição. Desde a instalação desse santuário mariano, em 1988, Angelina passou a ser considerada – segundo definição da Igreja Católica – local privilegiado para obtenção de graças e favores. A cidade possui ainda outras atrações religiosas, como a Colina da Louvação, e belíssimas paisagens rurais, especialmente na Serra do Tabuleiro. Não deixe de visitar a Usina Hidrelétrica Garcia, a 3 km do Centro, que possui uma bela vista panorâmica da região.


FRANQUIA CLUBE TURISMO


Viajar para o exterior é algo que muitos brasileiros desejam experimentar, mas, poucos sabem como podem ser complicados os processos burocráticos para conseguir a entrada em alguns países. Por esta razão, algumas empresas oferecem consultoria especializada para auxiliar os viajantes na obtenção de vistos para os mais variados destinos, indicando o passo a passo para conseguir a autorização, toda a documentação necessária e até orientando-os como se comportar durante as entrevistas realizadas nos consulados.


A Rede de agências de viagens Clube Turismo oferece gratuitamente, através da Uniclube, setor da empresa direcionado exclusivamente à capacitação dos franqueados, o suporte necessário para que estes orientem os clientes que buscam ajuda para obter a autorização para viajar ao exterior. Além deste suporte, as franquias também podem solicitar materiais promocionais para promover o serviço através de impressos e marketing digital. Para saber mais sobre a franquia Clube Turismo, acesse www.franquiaclubeturismo.com.br.


E a tua Páscoa? Já fez a reserva? Fazenda Boqueirão Resort é uma ótima opção !



APRIL NO FESTURIS


Eduardo Zorzanello confirma a participação da APRIL - Seguro de Viagem, na 28º FESTURIS em Gramado-RS. A confirmação foi dada pelo diretor Agnaldo Abrahao e do gerente comercial Celso Andrade. Do jeito que caminham as coisas, vai faltar espaço no maior e mais charmoso Festival de turismo do Brasil.


E não ficou só nisso, nas reuniões realizadas com o Grupo HRS Corporate, da manager marketing, Katia Bernini e do diretor de vendas, Eduardo Murad e, 


com o o gerente regional sul americano, Emerson Sanglard, da COPA AIRLINES! Ambas as marcas estarão em Gramado este ano!


DINAMARCA, ILHAS SEYCHELLES, BARBADOS, MÔNACO e NORUEGA também garantiram presença no FESTURIS. Estes cinco destinos internacionais, representados pela GVA, da competente Gisele Abraão e sua equipe estarão com força total em Gramado!



AEROPORTO AMIGO

Minha transportado oficial, a AVIANCA acabou de lançar o "Aeroporto AMIGO", um catálogo de produtos selecionados para você ganhar pontos ainda mais rápido. São diversas opções de produtos para você escolher, dos mais variados segmentos: calçados, moda e acessórios, esporte e lazer, eletrodomésticos, gastronomia e muito mais. Clique no baner e conheça.



COMPETITIVIDADE


Entidades do turismo nacional celebram a publicação no Diário Oficial desta última quarta-feira (02), da Medida Provisória nº 713 que oficializa a alíquota de 6% para o Imposto de Renda retido na fonte (IRRF) sobre as remessas para o exterior referentes a gastos com turismo, conforme acordado com o Governo Federal. Essa conquista foi possível graças à união do setor turístico brasileiro e à articulação do Ministro do Turismo, Henrique Alves, junto ao Ministério da Fazenda, Receita Federal e ao Poder Executivo, para demonstrar que um imposto de 25% poderia comprometer a saúde financeira de todo segmento, gerando perda de empregos, receitas e o cancelamento de cruzeiros marítimos e rotas de companhias aéreas internacionais. À frente dessa negociação direta com o governo, os presidentes da ABAV Nacional, Edmar Bull;  Braztoa, Magda Nassar; e da CLIA Abremar Brasil, Marco Ferraz,  ressaltaram a importância do ajuste, na medida em que  com o tributo reduzido, o mercado volta a se tornar competitivo proporcionando vantagens que nenhum outro canal oferece.

ABAV COMUNIQUE-SE


Agende-se e faça sua inscrição !

WHATSAPP MARKETING NO TURISMO


A Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) continua inovando em sua grade de cursos em 2016. Depois de inaugurar o ambiente AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), a entidade lança no mês de março o curso “WhatsApp Marketing no Turismo”, que se realizará no dia 15 de março, na sede da entidade. O curso é inédito e inovador no Brasil para o setor de viagens e turismo. Ele busca, por meio da vanguarda tecnológica, elementos para auxiliar os profissionais do setor no melhor desempenho de suas atividades. O objetivo da capacitação, com quatro horas de duração, é proporcionar aos participantes uma visão estratégica na utilização do app mobile (aplicativo para dispositivos móveis) mais utilizado na atualidade e transformá-lo em uma ferramenta para negócios. O curso integra técnicas de marketing, vendas e CRM por meio do WhatsApp.


A capacitação será ministrado por Fred Perillo e tem como público-alvo agentes de viagens e demais profissionais do turismo. Para inscrever-se nos cursos presenciais da Abav-SP, basta acessar o site da entidade www.abavsp.com.br e clicar sobre o “Calendário de Cursos”; entrar em contato pelo telefone (11) 2626-8389 ou pelo e-mail: jaqueline@abavsp.com.br. A Abav-SP oferece ainda o Programa de Capacitação. Por meio dele, será concedida uma estrela às agências de viagens que registrarem a participação de, no mínimo, 50% do efetivo das equipes que atuam nos seus departamentos em, pelo menos, 25% da oferta de cursos programados a cada semestre. Para os seis primeiros meses de 2016, a Abav-SP programou realizar 22 cursos, contemplando interesses diversos.



USHUAIA NO BRASIL

Clique na imagem para ampliá-la

O Ministério do Turismo da Câmara Municipal de Ushuaia está prestes a começar a sua promoção, recrutamento e posicionamento no mercado brasileiro em 2016. As divulgações e reuniões comecam por Porto Alegre no dia 29/03 às 09hs na sede da ABAV. No mesmo dia seguem para São Paulo para participarem da Travel Market WTM e 45°Braztoa. A intenção é unir forças e divulgar aquele fantástico destino. O trade argentino para participar deve usar o código FCT00 no link:http://www.aerolineas.com.ar/Congresos. Validade da viagem: A partir de 24 de março a 05 de abril de 2016. 

Cilene del Faro, o hotel & spa dos brasileiros em Ushuaia