sábado, 14 de maio de 2016

FESTIVAL DO CAMARÃO NA BNT MERCOSUL

FESTIVAL DO CAMARÃO



A BNT Mercosul realiza nos dias 20 e 21 de maio em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero, a 22ª edição de sua tradicional Feira de Negócios Turísticos. Durante o evento, na sala de imprensa, ocorre o lançamento da 4ª edição do Festival do Camarão de Porto Belo. O Petit Comité está marcado para às 17h, nos dois dias de feira. Trata-se de um momento exclusivo para a imprensa. O Festival ocorre entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, em Porto Belo, cidade do Litoral Catarinense que fica a 50 km de Florianópolis.




O Festival do Camarão de Porto Belo reúne cerca de 40 mil pessoas todos os anos. Em 2016 o evento terá ampliação em sua sede e show nacional; a entrada e as atrações são gratuitas, bem como a caldeirada de frutos do mar. A BNT Mercosul conta com o apoio da, Santur, Município de Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero, e as participações especiais de Balneário Camboriú Convention Visitors Bureau, Governo da República Dominicana, Porto Belo, FUNDTUR, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Costa Verde e Mar, Parque Unipraias, Infinity Blue Resort e Spa, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Clique na imagem para amplia-la

Já no dia 19, que antecede a abertura da BNT, o Infinity Blue Resort & Spa, o melhor resort do Sul do Brasil para famílias, bem pé na areia, recebe 400 convidados especiais do trade de turismo para o tradicional Feijão Amigo. 



E no próximo feriadão, homenageia todos seus hospedes com a dupla Vitor & Leo que passarão o feriadão todo por lá, fazendo um show muito particular, exclusivo para os hóspedes, que poderão curtir todo o feriado com seus ídolos. Não sei se ainda tem vagas, em todo caso clique no baner para tentar a reserva. 


Infinity Blue Resort & Spa

GASTRONOMIA BRASILEIRA EM LONDRES


Com o intuito de fortalecer a gastronomia brasileira como atrativo para incrementar o interesse dos turistas britânicos e importante ferramenta educativa sobre o destino Brasil para o trade turístico, a Embratur, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) do Reino Unido, apoiou através de parceria com a Embaixada do Brasil em Londres a realização da 1ª edição do festival Brazilian Taste Gastroshow, que aconteceu nos dias 9 e 10 de maio. Agentes de viagens e operadores de turismo do trade britânico tiveram a oportunidade de conhecer os destinos: Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina através dos sabores e experiência com a culinária regional. Além disso, visitaram a exposição “UNESCO World Heritage Cities in Brazil”, que ficou disponível na Embaixada de 19 de abril a 11 de maio.


Estiveram no festival os profissionais radicados em Londres. São eles: Luciana Berry (Bahia), Julio Ketteley (Bahia), Lucianne Fraga (Minas Gerais) e Aline Quina (Mato Grosso). Do Brasil, foram: Fred Tibau (Rio de Janeiro), Eudes Assis (Estado de São Paulo), e o mestre cervejeiro José Honorato (Rio de Janeiro). Os workshops regionais apresentaram as cozinhas mineira, paraense, baiana, gaúcha, carioca, cearense e paulista. Além disso, foram apresentadas sobremesas brasileiras, como brigadeiro, bolo de rolo, bolo de mandioca com coco, beiju de tapioca com baba de moça, mousse de maracujá com calda de fava de baunilha e cravo. Também fizeram parte do cardápio espumantes e vinhos brasileiros, cerveja artesanal e cachaças.


MINISTÉRIO DO TURISMO


Henrique Eduardo Alves, reassumiu o posto de Ministro do Turismo a menos de 90 dias da Olimpíada. O ministro vai retomar agendas estratégicas que defendeu na sua primeira gestão à frente da pasta, como a criação de áreas especiais de interesse turístico, locais com licenciamento diferenciado e crédito facilitado para o investidor. A primeira gestão de Henrique Eduardo Alves no Ministério do Turismo começou em 16 de abril de 2015. Em pouco menos de um ano no comando da pasta ministerial empenhou R$ 425,8 milhões para 678 projetos de infraestrutura turística em todas as regiões do Brasil. Outros R$ 554,6 milhões foram pagos para quase 4 mil obras em execução. No mesmo período, outros R$ 11 milhões foram destinados para apoiar eventos geradores de fluxos turísticos. Na divulgação dos destinos domésticos, foram investidos R$ 17,8 milhões. 


Agora só está faltando retornar a EMBRATUR o ex-presidente Vinicius Lummertz, a fim de que a máquina do turismo venha funcionar "redondinha". 


ABRAJET NACIONAL


Falando em mudanças, à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET, já se movimenta para sua próxima eleição. Ao contrário do governo brasileiro, onde a presidente teve que ser "deletada", os confrade já se mobilizam em prol da candidatura dos jornalistas Luiz Pires do Tocantins e do confrade Evando Novak, de Santa Catarina. Presidente e vice. São profissionais extremamente competentes e que têm legitimidade, credibilidade e capacidade para fazer as transformações que a entidade necessita, em especial, no compromisso de que terão uma gestão plena com a participação de todos para todos, retomando o espírito de equipe e de gestão compartilhada. 


FESTIVAL JPA & PANROTAS NEXT


Como sempre, o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, vem com mais novidades. Desta vez a sexta edição do Festival apresentará algumas novidades para o trade. Uma delas é a realização do PANROTAS Next, que estará integrado a programação do segundo dia do evento. O PANROTAS Next são eventos inspirados no Fórum PANROTAS, mas com foco na praticidade, em dicas e ferramentas para o dia a dia dos profissionais da indústria de Viagens e Turismo, como agentes de viagens, operadores e hoteleiros. 


"Este ano, mais do que nunca, profissionais da indústria de viagens e turismo precisam inovar sob vários aspectos. Então, ter uma edição do PANROTAS Next dentro do Festival do Turismo de João Pessoa contribuirá muito com o conteúdo que iremos oferecer aos visitantes", afirmou o diretor comercial do Festival, Claudio Junior.


"É um prazer levar o PANROTAS Next para João Pessoa, ainda mais em parceria com um dos principais eventos do turismo na região. Estamos preparando uma programação bem especial. Pedimos que os interessados em participar fiquem ligados em nosso site, pois abriremos em breve as inscrições e o número de vagas é limitado”, disse o diretor da PANROTAS, Guilherme Alcorta.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB



FESTURIS NO PANAMÁ



Diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello está no Panamá realizando reuniões de prospecção e segue para o Peru nesta sexta-feira, acompanhado da sua Juliana Zorzanello. Nesta quarta-feira, Eduardo reuniu-se com representantes do governo daquele país visando a participação do destino como expositor na feira de negócios para o Turismo. Eduardo foi recebido na ATP - Autoridade de Turismo do Panamá, por Delia Moore, gerente de congressos e convenções, e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais.


Delia Moore, gerente de congressos e convenções, Eduardo Zorzanello e Nicole Marciac, coordenadora de feiras internacionais

"O trabalho aqui no Panamá está bem produtivo, o FESTURIS tem muito a crescer no mercado de Centro América, possibilitando a divulgação dos destinos e fomentando a realização de novos negócios", analisa o executivo. Na agenda são dez reuniões com entidades, hotéis e Tour Operators. Nesta sexta-feira, Eduardo viaja para Lima, onde no sábado participa da feira Peru TRAVEL Mart.


Melhor endereço gastronômico italiano em Gramado

GIGANTE DE PORTUGAL NO FESTURIS



Na quinta geração e uma das marcas mais importantes do turismo mundial, a Abreutur Operadora, fundada na cidade de Porto (Portugal), em 1840, está confirmada como marca expositora do FESTURIS 2016 em Gramado. Uma marca tão tradicional para o mercado turístico mundial não poderia estar fora da feira de negócios que ocorre em novembro deste ano. A Abreu está intimamente ligada ao Brasil,desde a sua fundação, e é hoje a mais antiga operadora do mundo, e também a maior rede de lojas de viagens em Portugal com mais de 130 unidades.



TURISMO EM DEBATE



Grupo Brocker Turismo, com 21 anos de atuação no mercado turístico da região participou no último dia 28 de abril do projeto “Turismo em Debate” para alunos do curso de Turismo da Universidade Feevale em Novo Hamburgo. A palestra foi ministrada pela diretora geral da empresa, Adriane Brocker Boeira e abordou assuntos como histórico, produtos, estratégias, planos futuros e a implantação do BusTour – ônibus turístico oficial de Gramado e Canela.



A atividade contou ainda com a participação de Lívia Fortes, ex-aluna da universidade e que desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sobre o tema: ÔNIBUS TURÍSTICOS: UM ESTUDO SOBRE AS VANTAGENS PARA O TURISTA E CONTRIBUIÇÕES PARA O TURISMO DE GRAMADO E CANELA/RS com o BusTour como fonte de pesquisa.



“Ficamos honrados com o convite para a participação desta atividade acadêmica da universidade Feevale: apresentar nossa empresa para alunos do curso de turismo foi muito importante, pois muitos estudantes serão profissionais do futuro com muito a agregar para o crescimento e desenvolvimento do mercado e região como um todo.” Destaca Adriane Brocker Boeira, diretora geral do Grupo Brocker Turismo.

PEREGRINA DE APARECIDA 


Em 2017 o Brasil deve ter uma grande celebração pelos 300 anos de Aparecida do Norte em São Paulo. A festa reunirá fiéis de todo o mundo no interior de São Paulo. O Santuário Nacional, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, é o maior centro de peregrinação da América Latina. Existe a possibilidade da visita do Papa Francisco para as comemorações. O complexo possui Basílica com um grande centro comercial, um auditório, parque de diversões, estacionamento, hotel e centro de ventos.


Nesta semana o Pe. Jorge Paulo da Silva Sampaio, junto com as representantes Patrícia Garcia e Aline Costa estão em Gramado e aproveitaram para uma visita ao escritório da empresa que criou e organiza o Festival Internacional de Turismo, a Rossi & Zorzanello. Em reunião com a gerente Comercial do FESTURIS, Rose Ott, ficou definida a participação do complexo de Aparecida na feira deste ano. Aparecida estará nos espaços Mice e de Turismo Religioso, em destaque. "A minha presença em Gramado foi para estreitar laços com a cidade de Gramado e o Rio Grande do Sul, falando dos nossos projetos e comemorações dos 300 anos do encontro da imagem. Nosso desejo é estar no FESTURIS falando da nossa estrutura, centro de ventos, hotel, e marcar este momento importante inclusive trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora para a feira", destacou o padre Jorge Paulo.


A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Hotel Cercano, o melhor e mais central endereço em Gramado

CAFÉ COLONIAL



Você que está em Gramado ou vai curtir o próximo feriadão em Gramado, aqui vai uma ótima dica. Eu não deixo de bater meu ponto no Café Colonial Bela Vista. Só para você ter uma ideia do que é tradição, o café colonial começou a temperar a história da cidade há 43 anos, quando foi fundada a primeira sede do Bela Vista. Mais de 80 delícias servidas à mesa. No Bela Vista, você encontra a paisagem ideal para quem quer mais água na boca. Receitas selecionadas especialmente para comer com os olhos e encher o paladar de sabor.



16 CHEFES NO MESA AO VIVO 



O menu de chefs que conduzirão as 14 aulas do Mesa ao Vivo na ExpoBento 2016, de 3 a 5 de junho, já está completo. Além dos nacionais Dalton Rangel, Flávia Quaresma, Juarez Campos, Marcos Livi e Mônica Rangel, também estão confirmados os regionais Adriano Farina, Altemir Pessali, César Brandelli, Charlie Tecchio, Felipe Reginato Biondo, Jamur Bettoni, Laércio Vesterlund, Luis Yagui, Odete Bettu, Rodrigo Bellora e Vicente Lovera. O time tem o desafio de interagir com o público, levando os participantes a fazer uma viagem pelos sentidos. Alguns atuarão em dobradinha em aulas temperadas. As aulas práticas serão realizadas numa cozinha aberta montada na área das vinícolas, permitindo ao público interagir com os chefs.



Como numa arena, o Mesa ao Vivo será abraçado por estandes da indústria, comércio e serviços por todos os lados, dividindo espaço com vinícolas da Serra Gaúcha, valorizando os vinhos do Brasil e a gastronomia regional. Também faz parte do ambiente uma ampla sala para cursos de degustação de vinhos e espumantes, experiência que este ano poderá ser vivida por 50 apreciadores, praticamente dobrando as vagas oferecidas em 2015, que eram 28. Enólogos das vinícolas expositoras conduzirão os cursos, além do editor chefe da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho. A edição do Mesa ao Vivo em Bento Gonçalves é uma realização conjunta entre a ExpoBento 2016, o CIC/BG e a Revista Prazeres da Mesa. As inscrições poderão ser feitas pelo site da feira (www.expobento.com.br) a partir do dia 16 de maio.



QUEIJOS, SALAMES & DOCE DE LEITE


E olha que aqui mesmo em Florianópolis, na fiscalização no aeroporto, de madrugada, quando retornava de Ushuaia, "meteram a mão" em meus dois potes de doce de leite Ilolay e um queijo grande, também da Ilolay, especialmente para ralar, alegando que poderia trazer mal ao país (????). Os produtos estavam devidamente lacrados e certificados pelos órgãos argentinos. Perguntei se os fabricantes argentinos costumavam colocar seus produtos na prateleira, lacrados e impróprios para o consumo? O sujeito não sabia responder. Apenas seguia regras. Era uma regra pra lá de estúpida. Pra garantir que os produtos seriam incinerados, os abri e coloquei o dedo dentro, quanto ao queijo, nem precisei fazer, ele mesmo passou a faca no produto. Se estava infectado, por que fez aquilo ao ar livre?


Finalmente essa sandice acabou. Agora nos brasileiros que estamos chegando do exterior e os turistas estrangeiros que estão vindo nos visitar já podem trazer na bagagem itens como queijo, salame, doce de leite e pescado. Nova norma federal instituída nesta terça-feira (10) passou a autorizar ao ingresso no Brasil de produtos de origem animal. Antes, apenas os produtos processados de origem vegetal tinham autorização de ingressar no país com os viajantes. Somente agora, pasmem, depois de imensuráveis anos, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a nova normativa cria classificação de "risco insignificante" para esses produtos e traz melhorias no processo de fiscalização do trânsito internacional, que terá foco em produtos de maior risco.


Para burlar o raio x, eu comprava queijo ralado em saquinhos e espalhava pelas malas. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luis Rangel, a falta de regulamentação era o que impedia o ingresso dos produtos no país. “Fizemos o alinhamento aos procedimentos internacionais de trânsito de bagagens. Isso não trará nenhum prejuízo para a defesa agropecuária.” Para entrar no território nacional os produtos precisam estar acondicionados em sua embalagem original, com rotulagem que permita sua identificação e origem. A entrada destes produtos está limitada, no entanto, de 5 quilos a 10 quilos por pessoa, dependendo do produto.



MATO GROSSO É AZUL



A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quinta-feira (12) que a partir do próximo mês começa a operar voos para a cidade de Sorriso três vezes por semana e no segundo semestre para Barra do Garças diariamente. A decisão da companhia veio 20 dias após o governador do Estado, Pedro Taques, ter sancionado a Lei do Voe MT (Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional),que visa estimulara implantação e a expansão de linhas aéreas no Estado. Pelo Voe MT as companhias aéreas podem obter redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de querosene de aviação. O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os novos voos da Azul serão operados em duas grandes regiões polos do Estado, uma do agronegócio e outra do turismo, o que significa geração de emprego e renda para esses municípios e para o Estado.



O secretário-adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, destacou o desenvolvimento do turismo para a região de Barra do Garças. “Com esses voos diários encurtaremos distâncias. Isso significa desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população da região”.
O diretor de expansão da Azul, Ronaldo Veras, disse que sem o Voe MT, a empresa não teria tomado a decisão de operar esses dois destinos. “O programa significa a sustentabilidade desses voos. Hoje o combustível representa mais de 40% nos custos de operação. Esses incentivos vieram para abrir as portas para as companhias que desejavam operar novas linhas”, disse. O programa Voe MT visa fomentar e democratizar o modal de transporte aéreo e diversificar as cidades a serem atendidas com voos regulares.


Cilene Del Faro, o hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia