terça-feira, 21 de junho de 2016

NOVO CONSUL ARGENTINO EM FLORIANÓPOLIS

CONSUL ARGENTINO



Nomeado pelo novo Presidente da Argentina, Mauricio Macri, assumiu o Consulado da Argentina em Florianópolis, o ex-cônsul-adjunto em Porto Alegre, Gustavo Coppa, que conhece muito bem os brasileiros, tanto que já possui um filho brasileiro de nove anos de idade. Coppa, com 49 anos de idade e que já atua na diplomacia ha longos anos, passando por diversos países e capitais do Brasil, costumava tirar férias ou finais de semana prolongados, quando possível, em nossa Ilha da Magia e nutria um forte desejo que aqui residir. Sonho realizado e, segundo ele: "Por cinco anos serei com muita honra mais um "Manezinho da Ilha" cheio de orgulho em servir meu país e morando onde meus conterrâneos costumam passar suas férias. Isso é fantástico"! afirmou. 



Ainda segundo o Consul, 1.043 argentinos moravam em Florianópolis em 2010. Hoje esse número mais do que dobrou. Florianópolis está tão acostumada com a gente, principalmente nas praias do norte, onde as placas são escritas em português e espanhol. Nos anos 1980 e 1990, os argentinos fixaram residência e investiam aqui. Tornaram-se donos de super­mercados, hotéis, restaurantes e casas noturnas. No verão nos sentimos literalmente em casa, conclui. Assume como Consul Adjunto Octavio La Croce, que já trabalhava no consulado argentino em Florianópolis. 



ACQUALINA BISTRÔT


A partir de 1º de julho, o Acqualina Bistrô, do Infinity Blue Resort & Spa, mais exclusivo e requintado restaurante de Balneário Camboriú, Santa Catarina, participa da 7ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso. O evento mais esperado pelos apreciadores da boa gastronomia oferece, até 31 de julho, um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$ 49,90 por pessoa. Durante o festival, o Acqualina Bistrô, que também é aberto ao público, traz para esta edição o Ravióli de pera cozida em espumante como entrada, Entrêcote com batatas laminadas, aspargos frescos, tomate cereja, mini cebolas e cogumelos confit como principal e, para finalizar, Fondant au chocolat crocante de avelã. O festival ainda traz grandes nomes da gastronomia nacional em uma programação paralela que pode ser verificada no site (www.balneariosaboroso.com.br) do evento.


O Infinity Blue está localizado em meio a um complexo de 800 mil m² cercado por espécies da fauna e da flora, à beira da semiprivativa Praia dos Amores e a poucos minutos do Morro do Careca, um dos cartões postais da cidade – do alto do morro é possível ter uma vista panorâmica de Balneário Camboriú e arredores. O resort ainda oferece três piscinas, sauna, deck com serviço de praia, espaço kids, sala de jogos, lan house, spa com tratamentos estéticos e terapêuticos, além de estar a dez minutos do centro urbano do município catarinense. 


MOUNTAIN DO NO SANTINHO


O Mountain Do, evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, chega ao Costão do Santinho entre os dias 24 e 26. Trata-se da 9ª edição da etapa que é considerada a mais técnica de todo o circuito. Neste ano, o evento contará com a presença do maratonista  e medalhista olímpico Vanderley Cordeiro de Lima. Inspirada  na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses na década de 90, a competição se dá entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras, Ushuaia no Fim do Mundo e no Deserto do Atacama, no Chile. O percurso é individual e conta com três categorias: 8 km, 21 km e 42 km. 


O Mountain Do Costão do Santinho reúne as belas paisagens do Norte da Ilha de Santa Catarina com a majestosa estrutura de um dos principais resorts de praia do país. Isso graças à estrutura do Costão do Santinho Resort, que abriga uma área com trilhas, bosques, praias e montanhas, ideal para uma corrida em contato com a natureza. Na corrida individual, cuja principal distância é a maratona (42 km), a trilha é cercada por registros rupestres e Mata Atlântica preservada, permitindo uma sintonia com a natureza e com a história de Florianópolis como em poucos lugares. O Costão tem pacote especial para o evento.  Mais informações e reservas acesse www.costao.com.br ou 0800.645.092. 


VISTO AMERICANO


A ABAV-SC em parceria com o Consulado Americano em São Paulo, promove na cidade de Joinville-sc, a palestra "Saiba Tudo sobre Visto Americano". As inscrições são gratuitas e limitadas a 40 lugares, destinada preferencialmente aos associados da ABAV-SC. Mais informações e inscrição via e-mail: contato@abavsc.com.br. Capacite-se, é bom para você e ótimo para sua empresa !


TURISMO NO PANTANAL


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou uma Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico Estadual do Turismo de Mato Grosso com o objetivo de traçar um plano para o setor até 2027. A medida foi publicada no Diário Oficial. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, a ideia é pensar o turismo em curto, médio e longo prazo. “Queremos com esse plano criar um norte para que durante esse período não tenhamos interrupção ou mudanças nas políticas públicas de turismo traçadas pela atual gestão”, reforça o gestor. 


Nigro cita como exemplo o corredor do Ecoturismo, que compreende Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, criado pela atual gestão para fomentar o destino Mato Grosso. “Queremos, por exemplo, fazer com que, independente da gestão, esse corredor seja mantido. Na verdade estamos criando um plano estratégico que deverá ser seguido, independente da troca de gestores”, destaca. A medida deve-se também ao fato da atividade ser sistêmica e depender de vários outros setores. O plano será composto de programas e projetos a serem desenvolvidos em curto, médio e longo prazo.


Primeiro serão identificadas informações primárias e secundárias na própria SEDEC e em outras secretarias como a de Planejamento e Meio Ambiente, além dos municípios turísticos do Estado. Depois será realizado um diagnóstico e um prognóstico desses dados e por último, baseado nesses levantamentos, elaborado o plano estratégico, que deverá ficar pronto até novembro de 2016. A comissão será composta por servidores de carreira da pasta e de várias áreas, como infraestrutura, marketing, pesquisa e planejamento e qualificação. 



O Governo do Estado quer transformar o turismo em Mato Grosso em um dos principais pilares da economia. Pensando nisso criou o Programa de Fomento ao Turismo (Pro-turismo) dividido em três frentes de trabalho: Infraestrutura, treinamento e qualificação e promoção e divulgação. Infraestrutura: é viabilizada por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). Hoje são 19 obras turísticas em andamento e mais quatro aguardando aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora do programa.


A secretaria também tem promovido, em parceria com o Sistema S, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Universidade do Estado de Mato Grosso e prefeituras, cursos de qualificação para estruturar equipamentos turísticos, melhorando o atendimento e a oferta de serviços e tornando esses destinos mais competitivos. Já foram realizados cursos de qualificação para guias de turismo, para profissionais de empreendimentos ligados ao setor como bares, hotéis e restaurantes e formação de guias em roteiros históricos, folclóricos e culturais. 



Além disso está sendo implantado pela SEDEC o projeto Qualitur-MT que consiste em qualificar profissionais de turismo diretos e indiretos, nos municípios do Corredor do Ecoturismo que compreende localidades do Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres.  Para promover e divulgar o estado, a secretaria tem participado ativamente de feiras e eventos nacionais e internacionais e ainda retomou, após oito anos, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que recebeu cerca de 60 mil pessoas em sua primeira edição este ano.



KC-390


A maior aeronave já construída pela Embraer, o KC-390, está na Base Aérea de Campo Grande, onde faz uma série de testes como parte do seu processo de certificação para ser entregue à Força Aérea Brasileira e posteriormente colocada à venda. Até o momento, apenas dois modelos do cargueiro já foram fabricados. Segundo informa a assessoria de comunicação da empresa, Campo Grande foi escolhida para receber a aeronave por oferecer as condições adequadas para esta etapa de testes. É a primeira vez que o cargueiro deixa a fábrica onde foi construída, localizada em São José dos Campos (SP). O avião deve permanecer na Capital Morena cerca de um mês. A certificação do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2017, com as primeiras entregas no primeiro semestre de 2018. O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de operar em diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.



FESTIVAL JPA


Claudio Jr; diretor no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, me informa direto de Orlando, EUA que o Camila`s Restaurante, de Orlando e Miami, estará novamente como expositor em parceria com a operadora American Travel e Westgate Resorts, no FESTIVAL JPA. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

SEGREDOS DO PANTANAL


A rotina em um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil, o Pantanal, foi narrada por quem que já viajou para mais de 45 países em busca de aventura. A jornalista norte-americana Avery Stonich, da revista National Geographic, que possui circulação mundial em 33 idiomas e tiragem de 50 milhões de exemplares mensais visitou a Reserva da Biosfera e chegou à conclusão de que quando se trata de animais selvagens, a maior estrela da biodiversidade da América do Sul é o Pantanal. 



Avery voltou para casa com uma certeza: “No Pantanal tem um coração pulsando que dá vida ao planeta”. Extasiada com a experiência, a jornalista publicou reportagem rica em detalhes, como o cheiro das plantas, a cor da paisagem e a particularidade das espécies animais. “As cortinas tropicais de calor pairavam sobre mim como um cobertor de lã. O ar espesso transporta os aromas em matérias da natureza, como se fossem uma mistura de terra e azedo”, poetisa a jornalista. O Ecoturismo e do Turismo de Aventura movimentam US$ 265 milhões no mundo anualmente.  O potencial do Brasil para o segmento é reconhecimento mundialmente, uma vez que o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF).

JORNALISTAS EM ITAIPU



Jornalistas dos principais países emissores de turistas ao Brasil participarão de press trip, entre os meses de agosto e setembro, com o intuito de conhecer o potencial turístico de Foz do Iguaçu. Argentina, Estados Unidos, Chile e França serão algumas das nações convidadas pela Embratur e pela Itaipu Binacional para visitar a região e poder repercutir o destino na mídia de seus países de origem. A press trip ocorrerá no período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, ocasião em que o Brasil receberá um grande número de jornalistas estrangeiros, dentre os 25 mil cadastrados e aguardados para o Jogos, de acordo com a previsão do Comitê Olímpico Internacional (COI). 


O interesse de Itaipu nessa parceria, além de divulgar o destino Foz do Iguaçu, se deve à visitação de turistas internacionais à Usina. Somente em 2015, 129.903 turistas estrangeiros participaram de visitas guiadas. Destes, 49.016 eram argentinos, 9.554 uruguaios e 6.883 alemães, conforme Relatório 2015 da Itaipu. “Essa parceria irá fortalecer a marca Foz do Iguaçu no mercado global. A exemplo do que já fazemos nas feiras de turismo dos cinco continentes, vamos trabalhando juntos para aproveitar os Jogos Olímpicos e maximizar a divulgação do destino Iguaçu no exterior”, destacou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. 

INVERNO NO RENAR


Desde sua fundação, em 1981, o Hotel Renar vem encantando turistas de todas as regiões do país. Seja por sua arquitetura, estilo alpino-germânico; pela localização, no alto de um morro ou seus jardins deslumbrantes, mais de 150 mil metros quadrados. A melhor opção no Vale do Contestado

BELLA DA SEMANA




Quarta-feira é o melhor dia para os fãs do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). É dia de publicação de ensaios novos, de fotos inéditas, de apresentação de modelos recém-descobertas! Já está no ar a segunda parte do ensaio de Monique Helena, 21 anos. A primeira vez que ele apareceu no Bella foi em abril. Agora, ela volta para mostrar que o fato de nunca ter feito um ensaio nu antes deste não significa que ela não saiba o que está fazendo. Uma mistura de uma menina doce com uma mulher atrevida.


CURAÇAO & FESTURIS


A ilha caribenha de Curaçao tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil. Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e  Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. Rossi contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. "Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o FESTURIS e chegamos ao formato que estamos apresentando", cita 
Rossi.

Hotel Cercano - Gramado - RS



O secretário de turismo do Estado de SP, Romildo Campello, também confirma participação deste destino no evento!



ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA 


O plano estratégico da Embratur para reforçar sua inteligência comercial nos mercados internacionais foi tema de uma palestra ministrada na última sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu (PR), um dos principais destinos turísticos do País. A apresentação foi parte da programação do Festival de Turismo das Cataratas, evento que visa fomentar a geração de negócios no campo do turismo. No encontro, a Embratur apresentou o seu planejamento estratégico, que passa pela coleta de dados realizada pelos seus 13 executivos em 20 países, seguida de análise do conteúdo e definição da estratégia de promoção do destino Brasil, bem como os mecanismos de comercialização dos destinos. Foram igualmente divulgadas as tendências e oportunidades em termos de turismo. Como exemplo, destaca-se a aposta no Ecoturismo para os mercados da França e dos EUA.  


OPERADORES ESPANHÓIS



A diversidade cultural e de paisagens do Brasil chama a atenção dos turistas espanhóis, que procuram o País principalmente com o intuito de conhecer praias, natureza e cultura. A fim de potencializar esse mercado, que é o 11º maior emissivo do mundo para o Brasil, a Embratur, realizou um Famtour com oito operadores espanhóis entre os dias 14 e 21 de junho, em parceria com a TAP Portugal, a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e Rio Convention Bureau. O programa de aprimoramento profissional é direcionado a um grupo formado por importantes representantes do trade da Espanha, seguindo roteiro de viagem focado em apresentar os aspectos culturais em Minas Gerais, como Belo Horizonte, Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes. Os operadores fizeram passeios de trem, visitas a museus e centros históricos.



DEGUSTAÇÃO DE VINHOS


A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 24ª safra com um histórico de já ter reunido mais de 14 mil apreciadores em torno de 5.433 amostras. Este ano, serão mais de 15 mil, reforçando o título de maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. A primeira etapa do evento já começou. As vinícolas brasileiras interessadas em participar podem inscrever suas amostras junto a Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora, pelo link  http://www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-de-amostras . O prazo para esta fase encerra dia 24 de junho.


A 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 terá seu momento maior no dia 24 de setembro, quando cerca de 850 apreciadores da bebida conhecerão a representatividade da safra. Até lá, o caminho passa pela inscrição e avaliação das amostras. Os apreciadores poderão se inscrever a partir do dia 30 de agosto, pelo site da entidade. No ano passado, o evento reuniu 312 amostras de 56 vinícolas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br ou por meio dos telefones (54) 3452.6289 ou 3451.2277.


TEMPORADA DE INVERNO EM USHUAIA



Começou a temporada de inverno 2016 na cidade mais austral do mundo, Ushuaia, Terra do fogo, na Patagônia Argentina. Primeiro foi a "Fiesta Nacional de la Noche más Larga" (noite mais longa) que aconteceu na Casa Beban, Paseo de las Rosas e na pista de patinação no gelo. Quem animou a noite da festa da noite mais longa foi o Electroarte, que trouxe a cidade apresentações ligadas as novas tecnologias de entretenimento hi-tech. 

Mario Cornejo (Centro Invernal Ushuaia Blanca), Tere e eu. Prontos para o esqui nórdico. 

É um fantástico circo de música eletrônica que faz sucesso ha mais de 10 anos. Não deixam ninguém com frio ou parado. É simplesmente eletrizante. São inúmeras atrações e a melhor estação de esqui das Américas, o Cerro Castor, já está funcionando. 


Clique na imagem para ampliá-la



E você me pergunta por que Tierra del Fuego? Responde esse amanhecer? 


Conheça o fantástico Corredor Patagônico - Ushuaia 2016

ONDE FICAR



Na casa dos brasileiros ! O Cilene del Faro Suites & Spa combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordilheira dos Andes, a meia quadra da Av. Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suítes, oito apartamentos, sendo dois master (todas com living e kitinete equipadas). Cilene del Faro Suites & Spa se converte na melhor opção para quem visita esta cidade no Fim do Mundo. Mas é bom fazer tua reserva com muita antecedência. Nós brasileiros costumamos ocupa-lo a temporada toda. Vale lembrar que a temporada só termina no final de outubro no Cerro Castor, todavia enquanto houver neve, os demais centros invenais seguem funcionando normalmente. 



O super mush (piloto de trenós) Hugo Flores e seus "siberianos del fuego". 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI



NOVO CONSUL ARGENTINO EM FLORIANÓPOLIS

CONSUL ARGENTINO



Nomeado pelo novo Presidente da Argentina, Mauricio Macri, assumiu o Consulado da Argentina em Florianópolis, o ex-cônsul-adjunto em Porto Alegre, Gustavo Coppa, que conhece muito bem os brasileiros, tanto que já possui um filho brasileiro de nove anos de idade. Coppa, com 49 anos de idade e que já atua na diplomacia ha longos anos, passando por diversos países e capitais do Brasil, costumava tirar férias ou finais de semana prolongados, quando possível, em nossa Ilha da Magia e nutria um forte desejo que aqui residir. Sonho realizado e, segundo ele: "Por cinco anos serei com muita honra mais um "Manezinho da Ilha" cheio de orgulho em servir meu país e morando onde meus conterrâneos costumam passar suas férias. Isso é fantástico"! afirmou. 



Ainda segundo o Consul, 1.043 argentinos moravam em Florianópolis em 2010. Hoje esse número mais do que dobrou. Florianópolis está tão acostumada com a gente, principalmente nas praias do norte, onde as placas são escritas em português e espanhol. Nos anos 1980 e 1990, os argentinos fixaram residência e investiam aqui. Tornaram-se donos de super­mercados, hotéis, restaurantes e casas noturnas. No verão nos sentimos literalmente em casa, conclui. Assume como Consul Adjunto Octavio La Croce, que já trabalhava no consulado argentino em Florianópolis. 



ACQUALINA BISTRÔT


A partir de 1º de julho, o Acqualina Bistrô, do Infinity Blue Resort & Spa, mais exclusivo e requintado restaurante de Balneário Camboriú, Santa Catarina, participa da 7ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso. O evento mais esperado pelos apreciadores da boa gastronomia oferece, até 31 de julho, um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor de R$ 49,90 por pessoa. Durante o festival, o Acqualina Bistrô, que também é aberto ao público, traz para esta edição o Ravióli de pera cozida em espumante como entrada, Entrêcote com batatas laminadas, aspargos frescos, tomate cereja, mini cebolas e cogumelos confit como principal e, para finalizar, Fondant au chocolat crocante de avelã. O festival ainda traz grandes nomes da gastronomia nacional em uma programação paralela que pode ser verificada no site (www.balneariosaboroso.com.br) do evento.


O Infinity Blue está localizado em meio a um complexo de 800 mil m² cercado por espécies da fauna e da flora, à beira da semiprivativa Praia dos Amores e a poucos minutos do Morro do Careca, um dos cartões postais da cidade – do alto do morro é possível ter uma vista panorâmica de Balneário Camboriú e arredores. O resort ainda oferece três piscinas, sauna, deck com serviço de praia, espaço kids, sala de jogos, lan house, spa com tratamentos estéticos e terapêuticos, além de estar a dez minutos do centro urbano do município catarinense. 


MOUNTAIN DO NO SANTINHO


O Mountain Do, evento de corrida de montanha pioneiro no Brasil, chega ao Costão do Santinho entre os dias 24 e 26. Trata-se da 9ª edição da etapa que é considerada a mais técnica de todo o circuito. Neste ano, o evento contará com a presença do maratonista  e medalhista olímpico Vanderley Cordeiro de Lima. Inspirada  na fusão das corridas populares de rua com as tradicionais corridas europeias da região dos Alpes suíços, italianos e franceses na década de 90, a competição se dá entre trilhas e montanhas, integrando natureza, desafios e superação, nas modalidades individual e de revezamento, cujas distâncias variam entre 4 e 42 km e acontecem nas principais cidades turísticas brasileiras, Ushuaia no Fim do Mundo e no Deserto do Atacama, no Chile. O percurso é individual e conta com três categorias: 8 km, 21 km e 42 km. 


O Mountain Do Costão do Santinho reúne as belas paisagens do Norte da Ilha de Santa Catarina com a majestosa estrutura de um dos principais resorts de praia do país. Isso graças à estrutura do Costão do Santinho Resort, que abriga uma área com trilhas, bosques, praias e montanhas, ideal para uma corrida em contato com a natureza. Na corrida individual, cuja principal distância é a maratona (42 km), a trilha é cercada por registros rupestres e Mata Atlântica preservada, permitindo uma sintonia com a natureza e com a história de Florianópolis como em poucos lugares. O Costão tem pacote especial para o evento.  Mais informações e reservas acesse www.costao.com.br ou 0800.645.092. 


VISTO AMERICANO


A ABAV-SC em parceria com o Consulado Americano em São Paulo, promove na cidade de Joinville-sc, a palestra "Saiba Tudo sobre Visto Americano". As inscrições são gratuitas e limitadas a 40 lugares, destinada preferencialmente aos associados da ABAV-SC. Mais informações e inscrição via e-mail: contato@abavsc.com.br. Capacite-se, é bom para você e ótimo para sua empresa !


TURISMO NO PANTANAL


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou uma Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico Estadual do Turismo de Mato Grosso com o objetivo de traçar um plano para o setor até 2027. A medida foi publicada no Diário Oficial. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, a ideia é pensar o turismo em curto, médio e longo prazo. “Queremos com esse plano criar um norte para que durante esse período não tenhamos interrupção ou mudanças nas políticas públicas de turismo traçadas pela atual gestão”, reforça o gestor. 


Nigro cita como exemplo o corredor do Ecoturismo, que compreende Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, criado pela atual gestão para fomentar o destino Mato Grosso. “Queremos, por exemplo, fazer com que, independente da gestão, esse corredor seja mantido. Na verdade estamos criando um plano estratégico que deverá ser seguido, independente da troca de gestores”, destaca. A medida deve-se também ao fato da atividade ser sistêmica e depender de vários outros setores. O plano será composto de programas e projetos a serem desenvolvidos em curto, médio e longo prazo.


Primeiro serão identificadas informações primárias e secundárias na própria SEDEC e em outras secretarias como a de Planejamento e Meio Ambiente, além dos municípios turísticos do Estado. Depois será realizado um diagnóstico e um prognóstico desses dados e por último, baseado nesses levantamentos, elaborado o plano estratégico, que deverá ficar pronto até novembro de 2016. A comissão será composta por servidores de carreira da pasta e de várias áreas, como infraestrutura, marketing, pesquisa e planejamento e qualificação. 



O Governo do Estado quer transformar o turismo em Mato Grosso em um dos principais pilares da economia. Pensando nisso criou o Programa de Fomento ao Turismo (Pro-turismo) dividido em três frentes de trabalho: Infraestrutura, treinamento e qualificação e promoção e divulgação. Infraestrutura: é viabilizada por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). Hoje são 19 obras turísticas em andamento e mais quatro aguardando aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição financiadora do programa.


A secretaria também tem promovido, em parceria com o Sistema S, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Universidade do Estado de Mato Grosso e prefeituras, cursos de qualificação para estruturar equipamentos turísticos, melhorando o atendimento e a oferta de serviços e tornando esses destinos mais competitivos. Já foram realizados cursos de qualificação para guias de turismo, para profissionais de empreendimentos ligados ao setor como bares, hotéis e restaurantes e formação de guias em roteiros históricos, folclóricos e culturais. 



Além disso está sendo implantado pela SEDEC o projeto Qualitur-MT que consiste em qualificar profissionais de turismo diretos e indiretos, nos municípios do Corredor do Ecoturismo que compreende localidades do Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres.  Para promover e divulgar o estado, a secretaria tem participado ativamente de feiras e eventos nacionais e internacionais e ainda retomou, após oito anos, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que recebeu cerca de 60 mil pessoas em sua primeira edição este ano.



KC-390


A maior aeronave já construída pela Embraer, o KC-390, está na Base Aérea de Campo Grande, onde faz uma série de testes como parte do seu processo de certificação para ser entregue à Força Aérea Brasileira e posteriormente colocada à venda. Até o momento, apenas dois modelos do cargueiro já foram fabricados. Segundo informa a assessoria de comunicação da empresa, Campo Grande foi escolhida para receber a aeronave por oferecer as condições adequadas para esta etapa de testes. É a primeira vez que o cargueiro deixa a fábrica onde foi construída, localizada em São José dos Campos (SP). O avião deve permanecer na Capital Morena cerca de um mês. A certificação do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2017, com as primeiras entregas no primeiro semestre de 2018. O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de operar em diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.



FESTIVAL JPA


Claudio Jr; diretor no maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, me informa direto de Orlando, EUA que o Camila`s Restaurante, de Orlando e Miami, estará novamente como expositor em parceria com a operadora American Travel e Westgate Resorts, no FESTIVAL JPA. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

SEGREDOS DO PANTANAL


A rotina em um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil, o Pantanal, foi narrada por quem que já viajou para mais de 45 países em busca de aventura. A jornalista norte-americana Avery Stonich, da revista National Geographic, que possui circulação mundial em 33 idiomas e tiragem de 50 milhões de exemplares mensais visitou a Reserva da Biosfera e chegou à conclusão de que quando se trata de animais selvagens, a maior estrela da biodiversidade da América do Sul é o Pantanal. 



Avery voltou para casa com uma certeza: “No Pantanal tem um coração pulsando que dá vida ao planeta”. Extasiada com a experiência, a jornalista publicou reportagem rica em detalhes, como o cheiro das plantas, a cor da paisagem e a particularidade das espécies animais. “As cortinas tropicais de calor pairavam sobre mim como um cobertor de lã. O ar espesso transporta os aromas em matérias da natureza, como se fossem uma mistura de terra e azedo”, poetisa a jornalista. O Ecoturismo e do Turismo de Aventura movimentam US$ 265 milhões no mundo anualmente.  O potencial do Brasil para o segmento é reconhecimento mundialmente, uma vez que o País ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF).

JORNALISTAS EM ITAIPU



Jornalistas dos principais países emissores de turistas ao Brasil participarão de press trip, entre os meses de agosto e setembro, com o intuito de conhecer o potencial turístico de Foz do Iguaçu. Argentina, Estados Unidos, Chile e França serão algumas das nações convidadas pela Embratur e pela Itaipu Binacional para visitar a região e poder repercutir o destino na mídia de seus países de origem. A press trip ocorrerá no período da Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, ocasião em que o Brasil receberá um grande número de jornalistas estrangeiros, dentre os 25 mil cadastrados e aguardados para o Jogos, de acordo com a previsão do Comitê Olímpico Internacional (COI). 


O interesse de Itaipu nessa parceria, além de divulgar o destino Foz do Iguaçu, se deve à visitação de turistas internacionais à Usina. Somente em 2015, 129.903 turistas estrangeiros participaram de visitas guiadas. Destes, 49.016 eram argentinos, 9.554 uruguaios e 6.883 alemães, conforme Relatório 2015 da Itaipu. “Essa parceria irá fortalecer a marca Foz do Iguaçu no mercado global. A exemplo do que já fazemos nas feiras de turismo dos cinco continentes, vamos trabalhando juntos para aproveitar os Jogos Olímpicos e maximizar a divulgação do destino Iguaçu no exterior”, destacou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e vice-presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu. 

INVERNO NO RENAR


Desde sua fundação, em 1981, o Hotel Renar vem encantando turistas de todas as regiões do país. Seja por sua arquitetura, estilo alpino-germânico; pela localização, no alto de um morro ou seus jardins deslumbrantes, mais de 150 mil metros quadrados. A melhor opção no Vale do Contestado

BELLA DA SEMANA



Quarta-feira é o melhor dia para os fãs do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). É dia de publicação de ensaios novos, de fotos inéditas, de apresentação de modelos recém-descobertas! Já está no ar a segunda parte do ensaio de Monique Helena, 21 anos. A primeira vez que ele apareceu no Bella foi em abril. Agora, ela volta para mostrar que o fato de nunca ter feito um ensaio nu antes deste não significa que ela não saiba o que está fazendo. Uma mistura de uma menina doce com uma mulher atrevida.


CURAÇAO & FESTURIS


A ilha caribenha de Curaçao tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil. Na última quarta-feira, dia 15, visitaram o escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e  Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista. Rossi contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. "Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o FESTURIS e chegamos ao formato que estamos apresentando", cita 
Rossi.

Hotel Cercano - Gramado - RS



O secretário de turismo do Estado de SP, Romildo Campello, também confirma participação deste destino no evento!



ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA 


O plano estratégico da Embratur para reforçar sua inteligência comercial nos mercados internacionais foi tema de uma palestra ministrada na última sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu (PR), um dos principais destinos turísticos do País. A apresentação foi parte da programação do Festival de Turismo das Cataratas, evento que visa fomentar a geração de negócios no campo do turismo. No encontro, a Embratur apresentou o seu planejamento estratégico, que passa pela coleta de dados realizada pelos seus 13 executivos em 20 países, seguida de análise do conteúdo e definição da estratégia de promoção do destino Brasil, bem como os mecanismos de comercialização dos destinos. Foram igualmente divulgadas as tendências e oportunidades em termos de turismo. Como exemplo, destaca-se a aposta no Ecoturismo para os mercados da França e dos EUA.  


OPERADORES ESPANHÓIS



A diversidade cultural e de paisagens do Brasil chama a atenção dos turistas espanhóis, que procuram o País principalmente com o intuito de conhecer praias, natureza e cultura. A fim de potencializar esse mercado, que é o 11º maior emissivo do mundo para o Brasil, a Embratur, realizou um Famtour com oito operadores espanhóis entre os dias 14 e 21 de junho, em parceria com a TAP Portugal, a Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais e Rio Convention Bureau. O programa de aprimoramento profissional é direcionado a um grupo formado por importantes representantes do trade da Espanha, seguindo roteiro de viagem focado em apresentar os aspectos culturais em Minas Gerais, como Belo Horizonte, Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes. Os operadores fizeram passeios de trem, visitas a museus e centros históricos.



DEGUSTAÇÃO DE VINHOS


A Avaliação Nacional de Vinhos chega a sua 24ª safra com um histórico de já ter reunido mais de 14 mil apreciadores em torno de 5.433 amostras. Este ano, serão mais de 15 mil, reforçando o título de maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. A primeira etapa do evento já começou. As vinícolas brasileiras interessadas em participar podem inscrever suas amostras junto a Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora, pelo link  http://www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/avaliacao-nacional-de-vinhos/inscricao-de-amostras . O prazo para esta fase encerra dia 24 de junho.


A 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 terá seu momento maior no dia 24 de setembro, quando cerca de 850 apreciadores da bebida conhecerão a representatividade da safra. Até lá, o caminho passa pela inscrição e avaliação das amostras. Os apreciadores poderão se inscrever a partir do dia 30 de agosto, pelo site da entidade. No ano passado, o evento reuniu 312 amostras de 56 vinícolas. Informações podem ser obtidas pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br ou por meio dos telefones (54) 3452.6289 ou 3451.2277.


TEMPORADA DE INVERNO EM USHUAIA



Começou a temporada de inverno 2016 na cidade mais austral do mundo, Ushuaia, Terra do fogo, na Patagônia Argentina. Primeiro foi a "Fiesta Nacional de la Noche más Larga" (noite mais longa) que aconteceu na Casa Beban, Paseo de las Rosas e na pista de patinação no gelo. Quem animou a noite da festa da noite mais longa foi o Electroarte, que trouxe a cidade apresentações ligadas as novas tecnologias de entretenimento hi-tech. 

Mario Cornejo (Centro Invernal Ushuaia Blanca), Tere e eu. Prontos para o esqui nórdico. 

É um fantástico circo de música eletrônica que faz sucesso ha mais de 10 anos. Não deixam ninguém com frio ou parado. É simplesmente eletrizante. São inúmeras atrações e a melhor estação de esqui das Américas, o Cerro Castor, já está funcionando. 


Clique na imagem para ampliá-la



E você me pergunta por que Tierra del Fuego? Responde esse amanhecer? 


Conheça o fantástico Corredor Patagônico - Ushuaia 2016

ONDE FICAR



Na casa dos brasileiros ! O Cilene del Faro Suites & Spa combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordilheira dos Andes, a meia quadra da Av. Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suítes, oito apartamentos, sendo dois master (todas com living e kitinete equipadas). Cilene del Faro Suites & Spa se converte na melhor opção para quem visita esta cidade no Fim do Mundo. Mas é bom fazer tua reserva com muita antecedência. Nós brasileiros costumamos ocupa-lo a temporada toda. Vale lembrar que a temporada só termina no final de outubro no Cerro Castor, todavia enquanto houver neve, os demais centros invenais seguem funcionando normalmente. 



O super mush (piloto de trenós) Hugo Flores e seus "siberianos del fuego". 

PARA VER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI