sábado, 6 de agosto de 2016

COMISSÃO DE TURISMO TRATA DE AÇÕES CONJUNTAS

COMISSÃO DE TURISMO


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Vinícius Lummertz, acompanhado do diretor de Gestão Interna do Instituto, Tufi Michreff Neto, se reuniu com o presidente da Comissão de Turismo, Herculano Passos, para tratar de diversos eventos que serão promovidos conjuntamente. Audiências públicas previstas para outubro vão abordar os temas: parques temáticos e parques naturais. Em 16 de novembro acontecerá um seminário sobre o tema e ainda no dia 17 do mesmo mês, a sessão solene dos 50 anos da Embratur.

Tufi Neto (Embratur), Vinícius Lummertz (Embratur), deputado Herculano Passos, Marcelo Costa (Embratur) e Bob Santos (chefe de gabinete do deputado) - Foto: Jane Santin

“Estamos buscando aumentar a competitividade internacional dos parques temáticos e naturais brasileiros”, afirmou Vinícius Lummertz. Segundo ele, o Brasil tem hoje o maior potencial do mundo nesse segmento. “No entanto, é um potencial não realizado, uma vez que os parques brasileiros ainda não possuem infraestrutura e serviços adequados, sendo que podem significar não só acréscimos das receitas, mas também a melhora da imagem do Brasil. Isso ajuda a formar uma nova consciência para desenvolver estes importantes segmentos”, destacou. Em novembro, a Embratur completa 50 anos. Para comemorar a data, serão realizados um seminário e um sessão solene na Câmara dos Deputados, além de agenda envolvendo o trade e principais agentes do setor e ações internas.



VIETNÃ & SAN MARINO


O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto Brasileiro de Turismo, Gilson Lira, participou, juntamente com o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, de encontros com os embaixadores e representantes do Vietnã e de San Marino. O objetivo da agenda foi estreitar as relações entre os países. As autoridades trocaram experiências sobre a promoção e as ações turísticas para atrair novos visitantes em cada país. O ministro brasileiro e o embaixador da República Socialista do Vietnã no Brasil, Nguyen Van Kien, assinaram um Memorando Internacional de Entendimento, que aumenta a confiança entre os governos e motiva novos acordos entre Brasil e Vietnã, como a liberação do visto para trânsito e maior fluxo de turistas estrangeiros no Brasil. Estiveram presentes também ministros da Cultura, Esporte e Turismo do Vietnã.Gilson.


ROUBANDO BIKES


Desculpem meus caríssimos confrades do pedal, mas continuo afirmando que pedalar pela SC 401 não é só risco de assalto, mas de morte principalmente pelos impunes assassinos embriagados. Não me aventuro e pedalar pela SC 401, a SC da morte para nós, os ciclistas. Tanto que se fixou na passarela da Avenida da Saudade, mesma via que em seguida vira SC-401, no acesso ao Norte da Ilha de Santa Catarina, fazendo um alerta aos ciclistas que por lá circulam: sobre o risco de furto das bicicletas na região. Vale lembrar que a passarela fica a poucos quilômetros do Centro Administrativo e serve para ligação entre os que pretendem ir da Beira-Mar Norte à Lagoa da Conceição. Polícia e Guarda Municipal? Pra que? Só pra multar mesmo e se bobear, quem toma a multa é o ciclista roubado.


BALNEÁRIO SABOROSO


Acqualina Bistrôt - Infinity Blue Resort & Spa

Chegou ao fim mais uma edição do Balneário Saboroso, maior Festival Gastronômico do segmento no estado. Mais uma vez o evento bateu recordes de vendas: foram 14.183 menus comercializados nos 38 restaurantes participantes desta 7ª edição, um aumento de 13% em relação ao ano passado. Neste ano, os estabelecimentos gastronômicos investiram na criação de receitas exclusivas e na utilização de ingredientes regionais na elaboração dos pratos. O 7º Festival Gastronômico é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e contou com o patrocínio da Embraed Empreendimentos, da Importadora Decanter e da Cachaça 51, além dos seguintes apoiadores: a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú – através da Secretaria de Turismo, o SEBRAE Santa Catarina, a UNIVALI – através do Curso de Gastronomia, o Infinity Blue Resort & Spa e a Cristal Blumenau. 



Falando nisso, ainda restam algumas unidades para o próximo final de semana do Dia dos Pais. De presente o Infinity preparou um final de semana exclusivo e intimista com a banda Roupa Nova. 


TURISMO DE BEM ESTAR 


Quem também confirma presença no maior e mais charmoso festival de turismo do Brasil, o FESTURIS GRAMADO é o Vale do Paranhana, que investe no TURISMO DE BEM ESTAR. É o Rio Grande do Sul se consolidado cada vez mais como destino turístico.


AEROPORTO DE FOZ DO IGUAÇU



O novo Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, elaborado pelo Fundo Iguaçu, foi aprovado pela Infraero, Cindacta II e Agencia Nacional de Aviação Civil - Anac. Ele prevê três horizontes de expansão para o aeroporto: 2019, 2029 e 2039. Agora, é torcer para que isso saia de fato do papel e torne-se realidade. Vale lembrar que aguarda-se ainda os projetos de engenharia do novo sistema de pistas do aeroporto, que estão sendo finalizados e revisados, para que possa, depois de tudo, ir-se atrás dos recursos necessários. Sonhar não custa nada. 



PARAÍBA - POTENCIAL TURÍSTICO


A PBTur divulgou o potencial turístico da Paraíba na Feira AVIRRP, em Ribeirão Preto - SP, um dos polos mais importantes nos mais variados setores da economia brasileira. A feira contou com a presença de uma comitiva da Paraíba, que divulgou o potencial turístico no estande coordenado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). A Feira AVIRRP inseriu a cidade como uma das maiores emissoras nacionais de turistas para diversos destinos, em especial, o Nordeste. A Paraíba desenvolveu uma ação de divulgação, apostando no material institucional, como revistas, CDs e vídeos, além de contar com a presença de vários gerentes comerciais do setor hoteleiro de João Pessoa e Costa do Conde. 

Claudio Jr e a grande amiga e parceira Adriane Boeira, da Brocker Turismo de Gramado - RS

Segundo Claudio Junior, Diretor do maior festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA que acontece na capital paraibana afirmou que estar neste evento é fundamental para que possamos divulgar nossos produtos e fazer novas parcerias pois o turismo é a principal industria do Brasil, limpa e renovável, sendo que este evento movimenta toda a estrutura turística e econômica da cidade, mas seu avanço vai além, pois gera inúmeras oportunidades de negócios entre expositores e agentes de viagem e profissionais diretos e indiretos do turismo nacional e internacional.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB


ÁREA BRAZTOA


A menos de dois meses do início da na 44ª ABAV Expo & 46º Encontro Comercial Braztoa, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte (SP), a Braztoa já conta com 90% da sua área ocupada. Os mil metros quadrados localizados na área central da feira, destinados aos associados e projetos da Braztoa, serão como um polo de negócios, oportunidades e tendências do setor turístico. O local terá layout projetado para que todos tenham excelente visibilidade, além de lounges de descanso e um café de 60m2. O trabalho da Braztoa vai além de possibilitar negócios e foca em um trabalho em conjunto com a ABAV para que, a quatro mãos, possam oferecer as mais eficientes caravanas aéreas e rodoviárias e uma grade completa vanguardista de capacitações e palestras na Vila do Saber.


CREDENCIAMENTO


Vale lembrar que o credenciamento para a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa já supera 2,5 mil profissionais previamente inscritos.  "Os números nos deixam otimistas em relação à expectativa de superar a movimentação  da edição passada e os bons resultados para o nosso público - expositores e visitantes", comemora o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo site www.abavexpo.com.br até o dia 15 de agosto. Após essa data o credenciamento só poderá ser feito no local do evento, ao custo de R$ 60. Associados ABAV têm gratuidade permanente e os localizados fora da capital paulista ainda podem emitir até cinco ADs 90 por CNPJ.


VOANDO DE GRAÇA


Essa é para quem acredita. Se já é complicadíssimo fazer valer a lei em viagens de ônibus, imaginem de avião. Pois agora, de acordo com o Projeto de Lei 482/2011, as companhias aéreas terão a obrigação de reservar nas aeronaves duas poltronas gratuitas para idosos com renda de até dois salários mínimos.
O Projeto que explicita esta obrigação foi aprovado nesta últimas quinta-feira, 8 de março, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O texto segue para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (CDH), onde será votado terminativamente.

Salinas de Maragogi - o Caribe brasileiro

CAFÉ DA MANHÃ


Minha casa na Praia do Rosa, a Quinta do Bucanero, a melhor pousada do Brasil e orgulhosamente pertencente aos Roteiros de Charme na Praia, atualizou o café da manhã e afina o paladar aos novos hábitos de consumo que apontam para produtos sem glúten, lactose, veganos e orgânicos. Sem perder a personalidade, o novo café da manhã foca na produção regional e reforça a proposta sustentável do hotel.


Para operacionalizar as mudanças, a proprietária, Jaqueline Biazus, buscou a consultoria de uma profissional tarimbada, capaz de ampliar com qualidade e sofisticação a oferta de produtos. “Acabei conhecendo o belo trabalho da Ilana Nogueira, uma gaúcha de nascimento que reside atualmente em Garopaba”, introduz a hoteleira. Formada em gastronomia em San Sebastian (Espanha), Ilana cursou confeitaria criativa em Barcelona, já foi chef de cozinha e acabou se especializando em produção orgânica e design de bolos nos Estados Unidos. 


Andou o mundo todo, mas vê a produção regional com grande interesse. “O primeiro passo para uma economia mais sustentável é o fomento do mercado regional e aqui em Santa Catarina temos produtos de excelente qualidade”, garante a consultora. “Essa disposição estratégica da Quinta do Bucanero, além de criar um entorno sustentável, possibilita trabalharmos com produtos orgânicos, menos industrializados, que é a grande tendência atual”, complementa. 


Nessa busca por fornecedores da região, Ilana descobriu, por exemplo, o Queijo com Sotaque – empresa da Serra do Tabuleiro que fornece queijos artesanais, trabalhados com técnicas francesas, e que hoje atende até chefs consagrados, como o Atala, em São Paulo. “O mel que oferecemos também é orgânico, de produção local, assim como o yogurt, produzido na casa, sem conservantes, e com a alternativa de dois tipos de caldas: frutas vermelhas e maracujá, ”destaca.


O novo café da manhã da Quinta do Bucanero também é decorrente da forte mudança nos hábitos de consumo nos últimos cinco anos, do crescimento nas restrições alimentares e da consciência sobre a questão dos produtos industrializados. Nesta diversidade de paladares, as receitas foram adaptadas para atender aos intolerantes à lactose, glúten e veganos, por exemplo, ou àqueles que aderiram às dietas restritivas por questões pessoais.


Bolo de cenoura com gengibre e laranja (sem lactose), muffin de maçã e canela (sem glúten), trança de batata doce e ricota, brioche de abóbora, espinafre e nozes, biscoito de aveia, gateaux de chocolate, tapioca doce e salgada são algumas das novidades. Mas tem mais e, por isso, todas devidamente identificadas. Para quem era fã dos itens clássicos, Ilana adianta: “mantivemos a geléia de bergamota, os waffles, o pão da saúde, o pão francês e todos os produtos consagrados. A atualização do café ampliou a oferta, sem perder a personalidade da Quinta do Bucanero”.