sábado, 24 de setembro de 2016

TURISMO EM SANTA CATARINA EM ALTA MAIS UMA VEZ NA PRÓXIMA TEMPORADA

TURISMO EM SANTA CATARINA



O verão no litoral catarinense promete ser mais cheio que no ano passado. A previsão da SANTUR é que SC bata novo recorde de turistas e receba 20% visitantes a mais que em 2015. A estimativa, feita com base em dados da movimentação registrada até agora e repassada por empresas aéreas e outras companhias do setor, foi apresentada nesta quarta-feira em uma reunião com representantes de 20 entidades. Até agora, os dados da Infraero confirmam a tendência de uma temporada movimentada. Isso se deve especialmente aos latinos. Foram aprovados pela Infraero 472 voos charter vindos da América Latina, sendo 396 da Argentina, 65 do Chile e 11 do Paraguai. O câmbio favorece o turismo na região, que faz do Brasil um destino barato para os vizinhos.



Se o câmbio continuar favorável, os argentinos devem  ser ainda mais numerosos que no ano passado, quando o Estado bateu recorde ao receber 1,1 milhão de turistas do país vizinho. Para dar conta do movimento maior, a empresa argentina Flecha Bus adquiriu recentemente 80 ônibus para ampliar a oferta do serviço com destino ao litoral catarinense, de acordo com a Secretaria de Estado do Turismo.   Paralelamente, a Santur está em tratativas com as Aerolineas Argentinas para que a empresa ofereça voos partindo especialmente do Norte e Nordeste argentino com destino ao aeroporto de Navegantes. Contudo, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) não recebeu ainda nenhuma consulta para o novo trecho.



Mas nem só de latinos vive o verão catarinense. Os visitantes brasileiros também devem vir em maior número nesta temporada. De janeiro a junho de 2016, a CVC, maior operadora do país, embarcou 14% mais turistas para Santa Catarina na comparação com o mesmo período de 2015. A maioria deles saiu de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o principal destino foi Balneário Camboriú, seguido por Florianópolis. O aumento deve ser ainda maior no segundo semestre, época mais movimentada entre turistas brasileiros que procuram destinos nacionais.
Os grandes desafios continuam os mesmos sem que nada seja feito, entre eles a mobilidade permanece como o maior gargalo para o turismo catarinense, tanto no modal rodoviário quanto aéreo. Não tem os governos municipal e nem estadual para isso. Essa foi a principal reclamação por parte da iniciativa privada.




PLANEJAMENTO TURÍSTICO


O planejamento estratégico do turismo de Santa Catarina até 2022 será apresentado nesta segunda-feira (26), às 12 horas, no SESC Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), FECOMÉRCIO-SC e SEBRAE-SC, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). O trabalho é resultado de um processo de construção coletiva, com a participação do trade turístico, governo em suas esferas municipal, estadual e federal, terceiro setor, academia e indústria. Para a construção do planejamento foi avaliada a experiência internacional na área, como o Plano Portugal 2020 e o Plano 2020 de Turismo da Austrália. Pela sua transversalidade entre os setores da economia, é essencial que as ações para o turismo sejam pensadas também de forma transversal, potencializando a expertise dos vários agentes políticos e sociais, de maneira que possam auxiliar na superação dos gargalos históricos da esfera produtiva catarinense. 


FLORIPA AMANHÃ


Entre cinco de julho e 14 de agosto, 541 pessoas participaram da pesquisa através de questionário autoaplicável, pela internet, com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados serão apresentados aos candidatos à prefeitura de Florianópolis em debate promovido pelo ForTur após o primeiro turno da eleição, em data e local a ser definido. 94% dos entrevistados acha que as campanhas eleitorais não têm conseguido provocar o debate necessário sobre o futuro da cidade. E eu afirmo que os candidatos irão prometer tudo, resolver tudo, antes das eleições, como sempre, e depois irão continuar governando de costas para o mar. Tratamento de esgoto, poluição das praias, mobilidade e falta de planejamento urbano são as questões mais importantes para Florianópolis.


TURISMO BRASILEIRO NA FRANÇA


O Instituto Brasileiro de Turismo marcou presença  no principal evento de turismo da França e um dos mais importantes da Europa, apresentando uma série de inovações, desde o novo layout do estande até a apresentação de novos destinos e produtos brasileiros. A 38ª edição da French Travel Market Top Resa (IFTM Top Resa), que aconteceu em Porte de Versailles, Paris, entre os dias 20 e 23 de setembro,  ofereceu um panorama bastante atual do setor turístico brasileiro, nas áreas de lazer, negócios e eventos, com foco no marketing business-to-business a centenas de profissionais de escritórios, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.  


EMBRATUR EM FLORIPA


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, participa nesta segunda-feira, 26, do evento "Pensando as Cidades: Ciclo internacional de palestras sobre mobilidade urbana e planejamento das cidades", que acontece  em Florianópolis (SC) das 19h30 às 21h30. Lummertz ministrará palestra sobre o “Turismo sustentável e a economia limpa pelo futuro de Florianópolis” e, após a sua fala, será aberto um debate com especialistas do turismo. O presidente da Santa Catarina Turismo S/A (Santur), Valdir Walendowscky, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Sanderlucio de Mira, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Fernando Welrich e o presidente do Floripa Convention & Bureau, Marco Aurélio Floriani farão o contraponto das questões apresentadas pelo presidente do Instituto. O moderador do debate será Hamilton Lyra Adriano. 


CIAS AÉREAS E EVENTOS DE TURISMO


Um dos grandes entraves das maiores e melhores feiras e festivais de turismo do Brasil são as companhias aéreas que estão limitando o números de passagens cortesias para jornalistas especialistas em turismo, agentes de turismo de peso e demais divulgadores e incentivadores do trade. Um verdadeiro tiro no pé pois afinal de contas quem indica, motiva, gera curiosidade e desejo afim de que o turista siga viagem para este ou aquele destino nesta ou naquela cia aérea? Fico analisando cá com meus botões: parece que essa gente faz tudo para andar em marcha ré sem voltar os olhos para o futuro. Alegam "crise". Procure no dicionário e veja o significado da desta palavra. Significa mudança e, ao que tudo indica as cias aéreas resolveram mudar, todavia, para pior, escolhendo o pior plano de voo. É certo que neste meio tem muito oportunistas que adoram fazer turismo. Cabe aos diretores dos festivais de turismo separarem o joio do trigo.



DESTINO ANFITRIÃO


A poucos dias do início da 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, o estado da Bahia terá sua marca no pórtico de entrada como ícone de boas-vindas de Destino Anfitrião do evento aos participantes. Na última edição da ABAV Expo, a Bahia foi muito elogiada pela apresentação da réplica da Igreja do Senhor do Bonfim, que caracterizou o layout do seu estande. Também fez sucesso o mini trio elétrico que percorreu as dependências da feira nos três dias do evento. A Secretaria de Turismo da Bahia programou, para este ano, várias ações dedicadas à promoção e ao aumento da visibilidade das 13 zonas turísticas do destino.

TRAVEL ACE


A Travel Ace Assistance inaugura a sua mais nova filial no país, à Avenida Carlos Gomes, 700 – sala 815, Porto Alegre. A empresa, que já contava com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, terá agora o seu braço na capital do Rio Grande do Sul. A nova unidade vai oferecer atendimento exclusivo aos clientes da Região Sul do País. “Com essa nova filial, teremos condições de expandir nossa operação e conquistar a liderança no segmento de vendas de seguro viagem. É um importante passo na estratégia global de crescimento da nossa empresa”, ressalta Roberto Roman, da Travel Ace. A seguradora atua também nas seguintes cidades: Curitiba, Florianópolis, Campinas e região, Fortaleza, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Natal e Salvador.


EMBRATUR & ABAV



Enquanto isso uma parceria entre a Embratur e o MRE (Ministério das Relações Exteriores) resultou na presença inédita de assistentes técnicos dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) de nove países em uma feira internacional. Junto com a Embratur, os assistentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela participarão de pautas importantes para o turismo durante a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Estarão presentes ainda representantes dos EBTs (Escritório Brasileiro de Turismo) dos países participantes.



Durante o evento, os assistentes dos SECOMs participarão de reunião sobre os Comitês Descubra/Visite Brasil, que tem o intuito de compartilhar as experiências de cada Comitê e potencializar a atuação de cada país; e do III Seminário de Inteligência Competitiva, realizado pela Embratur, em que terão a oportunidade de conhecer mais de perto a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) nos países ao redor do mundo. Os comitês têm como missão promover e divulgar o destino Brasil, ação que favorece a vinda de turistas para o País. Os comitês contam, atualmente, com mais de 150 membros na América Latina.



No dia que antecede a 44ª ABAV Expo, a Embratur realizará uma reunião de alinhamento com os executivos de mercado dos EBTs. Na oportunidade, o presidente da SP Convention e Visitors Bureau dará as boas-vindas e fará uma breve apresentação. Participam do encontro, o presidente Vinicius Lummertz, o diretor Gilson Lira e o coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, além de analistas, executivos de mercado e gerentes de empresas. O evento contará ainda com o espaço Vila do Saber, onde haverá palestras de diversos especialistas do setor. Dentre elas, Bruno Reis irá discorrer, no dia 30, sobre “Inteligência Competitiva para Mercados Internacionais”. Convidem as companhias aéreas. Elas precisam ouvir bem sobre o significado de parceria.



TAM & LAN




A TAM cada vez mais LAN. A família Amaro, fundadora da TAM e hoje uma das principais controladoras da Latam Airlines, decidiu vender 6,47% de sua participação na companhia aérea. O percentual foi negociado hoje na Bolsa de Santiago (Chile) por cerca de US$ 296 milhões. A movimentação foi um acordo com a família Cueto, fundadora da Lan, que comprou as ações para garantir o controle da companhia antes da entrada da Qatar Airways na composição acionária da empresa. Vale lembrar que, em junho deste ano, o conglomerado sul-americano aceitou negociar até 10% da Latam com a grupo dos Emirados Árabes, por meio de investimentos para aumento de capital. O acordo é de cerca de US$ 613,1 milhões.

VOOS DOMÉSTICOS



Vale lembrar que por conta dos preços abusivos praticados aqui no Brasil, continua sendo mais barato viajar para o exterior. É só conferir as promoções que diariamente chegam via e-mails. Outo fato que comprova isso é que a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 6,1% em agosto de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, enquanto a oferta registrou redução de 6,3% no mesmo período. Com o resultado de agosto de 2016, a demanda doméstica completou o 13º mês consecutivo de retração. Já a oferta doméstica apresentou a décima segunda baixa sucessiva do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a AVIANCA, a melhor companhia aéreas por anos consecutivos, apresentou crescimento na demanda doméstica em agosto de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 14,7%. 




A GOL, abusiva como sempre, prefere viajar com seus bancos dianteiros, até a fila oito, que "eles acreditam ser assentos confortos", vazios, do que vende-los normalmente a preços normais e ainda vendem os lanches horríveis a bordo. Evidente que além de péssima administração, as aeronaves continuarão levantando voo vazias. A TAM já cancelou diversos destinos e uma viagem de cinco horas para o nordeste acaba se transformando em 18 horas ou mais. É evidente que é preferível voar pata o exterior. 



CAPACITAÇÕES



A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba) retomaram na última sexta-feira (23), as capacitações e treinamentos de agentes de viagem das principais operadoras de São Paulo. A expectativa é capacitar mais de 400 agentes de viagem das operadoras Submarino (Santo André), E-HTL, CVC 900 e TREND na capital paulista. Durante os treinamentos, técnicos da PBTur e representantes da hotelaria vão apresentar os principais roteiros, gastronomia, artesanato e os equipamentos turísticos da Paraíba. A primeira cidade a ser visitada será em Santo André, na região do ABCD.




A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que o contato direto com os profissionais tem demonstrado muita eficácia nos resultados para o turismo paraibano. “Com o treinamento, o agente estará mais preparado e motivado a vender o Destino Paraíba, com forte impacto no aumento da competitividade no mercado”, afirmou. A agenda de treinamentos dos agentes de viagem para 2016 segue até novembro. A previsão é de que mais de 800 agentes participem dessas capacitações.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

MERCADO & EVENTOS




É sério a baixaria que o PANROTAS fez? Registrou o domínio do www.mercadoeeventos.com. Os incautos que buscam esse domínio são direcionados para o site do Panrotas (?!). A coisa é tão baixa, tão tosca, tão medíocre, tão covarde e "esperta" que foge a minha compreensão. Seria a mesma coisa se o sério Mercado & Eventos tomasse essa atitude tresloucada de registrar o domínio www.panrotas.com, no desejo de capturar para deles internautas desavisados que estivessem à busca do site do seu concorrente. 



Não acredito que tal iniciativa possa ter o endosso do Sr. Guillermo Alcorta, cuja postura ética se conhece de longa data. Não acredito que o Panrotas necessite de uma estratégia tão deplorável como essa para agregar internautas ao seu inventário comercial. Vejam o que diz o editorial do Mercado & Eventos



SABORES DE CANELA


A primavera chegou à Serra Gaúcha trazendo muito mais do que cor e aromas de flores. Os visitantes encontrarão em Canela um evento dedicado a especiaria que dá nome ao município. O Sabores de Canela é um roteiro saboroso que reúne restaurantes e hotéis da cidade em torno de receitas que levam em seu preparo a especiaria canela. Mas não se engane, não pense que apenas sobremesas estarão em destaque. Pratos salgados também se integram ao cardápio criado com exclusividade para o Sabores de Canela. 


Afinal, o melhor da gastronomia de Canela está envolvido no projeto. E os participantes já estão em processo de escolha dos pratos que farão parte do evento. Em breve serão divulgados os restaurantes, hotéis e pousadas que se integraram ao projeto e suas receitas preparadas especialmente para o roteiro gastronômico 2016. A ideia de juntar a gastronomia com a especiaria que está presente na história da cidade vem sendo um sucesso desde a primeira edição. A promoção do Sabores de Canela é da Associação Comercial e Industrial de Canela/Fundo de Turismo.