quarta-feira, 5 de outubro de 2016

CÚPULA MUNDIAL DE TURISMO

CÚPULA MUNDIAL DE TURISMO



Dentre os mais de 40 parceiros da ATTA (Adventure Travel Trade Association), a Embratur Esteve presente na Cúpula Mundial de Turismo de Aventura (Adventure Travel World Summit – ATWS), o maior evento do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo. A cidade de Anchorage, no Alasca, recebeu mais de 700 profissionais do setor de 19 a 22 de setembro.



Durante coquetel realizado pela Embratur para esse público, o assessor de gestão estratégica da entidade, Alexandre Nakagawa, apresentou o potencial de Ecoturismo brasileiro, através do vídeo produzido após a Adventure Week Bonito e Pantanal, que aconteceu nas cidades de Bonito e Corumbá (MS) no 1º semestre deste ano. 



O Brasil é o 1º colocado no ranking do World Travel and Tourism Council (WTTC) em recursos naturais e considerado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) como o destino ideal para aventura segura, segundo o Programa de qualificação e certificação em normas de segurança da Associação. 




Segundo o estudo da Demanda Turística Internacional 2006-2012, realizado pelo Ministério do Turismo, considerando que 46,1 % das viagens de turistas estrangeiros ao Brasil são motivadas pelo lazer, o Ecoturismo e Turismo de Aventura representam mais de 20% dessa motivação. É o 2º maior segmento, atrás apenas do Sol e Praia. Para a ATTA, o Brasil é um dos principais destinos de Ecoturismo e Turismo de Aventura do mundo. A ATTA foi fundada em 1990 e possui mais de mil membros em 95 países em todo o mundo. Os membros são, predominantemente, operadores, conselhos de turismo, órgãos governamentais, agentes de turismo do segmento e meios de hospedagem ligados à atividade, com interesse no desenvolvimento sustentável.



EMBRATUR & ARGENTINA

Vinicius Lummertz e o ministro Gustavo Santos durante assinatura do documento, em Buenos Aires

Vinicius Lummertz, e o ministro do Turismo argentino, Gustavo Santos, assinaram nesta terça-feira (4), no estande do governo vizinho na FIT (Feira Internacional de Turismo), uma carta de intenções com ações conjuntas visando melhorar o intercâmbio turístico bilateral e oferecer oportunidades para turistas de países distantes. O documento representa mais um passo adiante na política de aproximação entre os dois dirigentes de escritórios de turismo do Brasil e Argentina, já que Santos preside também a Inprotur, o instituto que promove o turismo daquele País.

Hotel Posada Los Alamos presente na FIT, hotel dos brasileiros em El Calafate

No capítulo da facilitação no intercâmbio de turistas entre os dois países, o destaque fica por conta do entusiasmo dos dirigentes quanto à hipótese de o governo brasileiro permitir que turistas norte-americanos que podem visitar a Argentina sem a necessidade de obter visto de entrada, estenderem sua viagem até Foz do Iguaçu. A ideia está sendo debatida pelos órgãos governamentais e tem o apoio do ministro Santos: “Para nós seria ótimo, pois aumentaria ainda mais a procura dos norte-americanos pela Argentina além de, claro, trazer um ganho para o Brasil”. 


Gustavo Santos e Vinicius Lummertz iniciaram conversações para tentar montar uma estratégica conjunta de venda de um produto turístico comum aos dois países, o chamado cruzeiro náutico fluvial, com roteiros por rios navegáveis que passam pelos dois países. “Sempre fui um entusiasta dessa modalidade. Não devemos esquecer que é possível entrar em navios a partir de Buenos Aires e ir até o Pantanal, no Mato Grosso”, emendou o presidente da Embratur.


A proposta seria montar um estande único de promoção na Sea Trade, em Miami, em março de 2017. O coordenador-geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur, Bruno Reis, acompanhou o presidente Lummertz na assinatura da carta de intenções. Representando o setor privado, assinaram como testemunhas do documento o vice-presidente da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Guilherme Paulus, e o presidente da Câmara Empresarial Argentina de Turismo, Oscar Guesser.

Clique na imagem para ampliá-la

FIT

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda sobre a FIT, El Calafate foi a grande sensação da feira a exemplo do que aconteceu na última ABAV EXPO e o que será na 6ª edição do maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA. Representando a Patagônia Fantástica os grandes amigos Alexis Simunovic, Secretário de Turismo de El Calafate e Mario Guatti, CEO do cinematográfico Hotel Posada Los Alamos. 

Cilene del Faro - Hotel & Spa dos brasileiros em Ushuaia

ABAV - REUNIÃO ORDINÁRIA


Na fotos, (esq.) a diretoria da ABAV Nacional e (dir.) Edmar Bull, presidente da ABAV Nacional, com Kassilene Cardadeiro, presidente da ABAV-MS, ladeados por Cristine Soares, secretária da ABAV-MS, Sebastião Rosa, conselheiro da ABAV-MS, e Ney Gonçalves, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV Nacional.

A ABAV Nacional reuniu os presidentes das 27 ABAVs estaduais e seus conselheiros para sua reunião Ordinária do Conselho Nacional de 2016. Na ocasião, o presidente da entidade, Edmar Bull, apresentou a prestação de contas de seus primeiros meses de gestão, com a análise financeira, jurídica e as ações administrativas e estratégicas (pilares/metas/ações da sua gestão), além de antecipar algumas das novidades que marcaram a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, realizada de 28 a 30 de setembro no Expo Center Norte (SP).



"Nesta ocasião, com a presença de nossos conselheiros nacionais, pudemos apresentar um panorama das atividades realizadas desde a posse desta diretoria, em dezembro de 2015. Temos trabalhado em prol da unificação e trabalho conjunto do Sistema Federativo ABAV e os resultados têm sido significativos, com a mobilização de associados, conquistas junto a órgãos governamentais e reconhecimento da importância do segmento para o mercado de turismo", afirmou o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.



Um momento especial da reunião foi a entrega do prêmio ABAV Engajada, criado como forma de valorizar e reconhecer o trabalho, apoio e empenho das ABAVs estaduais no desenvolvimento de ações e iniciativas que reforçam os pilares Gestão Participativa, ABAV Profissional e Agente Empreendedor. Oito ABAVs inscreveram seus cases e a vencedora foi a ABAV-MS –, presidida por Kassilene Vieira Carneiro Cardadeiro –,  e premiada com um desktop. O encontro contou, ainda, com a participação inédita das secretárias das 27 ABAVs estaduais e a presença de representantes de empresas parceiras da entidade, como Ifaseg, Localiza e Gol.



VINHO DILOR FREITAS


O empreendedor e fundador da vinícola catarinense Villa Francioni, Dilor Freitas, ganhou seu próprio vinho. Como não poderia deixar de ser, de altíssima qualidade e de uma safra fenomenal. O lançamento desse espetacular vinho aconteceu na última terça-feira, (4), no Toro Steak House, com toda a pompa. Esse espetacular vinho, sem precedentes, que leva seu nome, tem apenas 1500 garrafas do mais puro sabor. Uma belíssima forma de prestar homenagem além de reconhecimento e agradecimento pela trajetória do empresário, que não poupou investimentos para incentivar a vitivinícola no início da década passada.  Por acreditar que a serra poderia se tornar um importante pólo na atividade. Ele construiu em tempo recorde uma das mais belas e modernas vinícolas do país, além de ter impulsionado o enoturismo. Hoje milhares de visitantes durante todo ano visitam o local para conhecer de perto  a produção dos vinhos premiados da Villa Francioni.  


Dilor Freitas era natural de Criciúma, formou-se em Direito em Santos - São Paulo, na década de 60, ao mesmo tempo que dirigia uma empresa de navegação da família. No retorno para Criciúma, assumiu direção da Carbonífera Criciúma, também de propriedade da família.  Fundou a Cecrisa em 1971, tendo conduzido o processo de profissionalização da empresa nos anos 90 e na qual ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração. E após a bem sucedida carreira no ramo da cerâmica, Dilor Freitas idealizou o projeto da vinícola Villa Francioni O empresário faleceu em agosto de 2004. A filha do empresário,  Daniela Borges de Freitas - presidente do conselho da Villa Francioni,  emocionada, fez a apresentação do vinho que leva o nome do seu saudoso pai. 

Clique na imagem para ampliá-la

A empresa é administrada pelos filhos Daniela, Adriana e André Freitas. A família, aguardou o momento ideal para celebrar a trajetória do fundador, lançando um vinho de notável superioridade.  A safra escolhida foi a de 2009, considerada a melhor desde 2004. Foram selecionadas 6 uvas para o elegante corte, formado pelas variedades: Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot. O vinho permaneceu por 30 meses em barricas novas de carvalho francês e passou por guarda de 2 anos de garrafa antes de ser comercializado. O enólogo Orgalindo Bettú, responsável pela elaboração do vinho, destaca um dos diferenciais: "As notáveis características conferidas pela altitude, proporcionam ao vinho um extraordinário período de amadurecimento e evolução". Parabéns Villa Francioni pela justa homenagem e por reunir grandes amigos numa ocasião tão especial. 


DESAFIO DE CICLISMO



Para quem gosta de ciclismo, aventura e turismo, aqui vai uma dica perfeita. Vem aí a 10ª edição do Desafio Márcio May em  Rio do Sul – SC, no próximo dia 27 de Novembro nas categorias: SPEED – 84 km, MOUNTAIN BIKE – 60 km
- SPEED e MOUNTAIN BIKE LIGHT – 45 km. Mais informações direto no link: http://www.marciomay.com.br/desafiomarciomay/.



CORPO AFINADO


Clique na imagem para ampliá-la

E pra antes ou depois do desafio, para colocar tudo em ordem, a Fran, especialista na área e que está presente sempre nos grandes eventos e auxiliando os grandes atletas e mais outra dica.


LÍDER DA RANKING UCI


Falando nisso, após conquistar 13 vitórias na temporada, sendo que 10 em provas World Tour, Peter Sagan atingiu uma liderança insuperável no Ranking da UCI. A liderança dele já era insuperável mesmo antes do Il Lombardia, no final se semana passado, que foi a última prova do calendário (além do mundial, claro). Mas depois da prova, o seu número 1 no Ranking foi totalmente sacramentado. Como isso, o ciclista Eslovaco somou, esse ano, os títulos de Campeão Mundial, Campeão Europeu e Líder do rankin final da temporada. “Terminar a temporada no topo do Ranking da UCI WorldTour é, obviamente, uma grande honra e gratificação para qualquer ciclista.” Declarou Sagan. Uma pena eu ter atingido essa topo no final da existência da Tinkoff.” O ciclista lamentou o fim da equipe que ele integrava.



ESCALA DE CRUZEIROS


O Porto de Cabedelo, no litoral Norte da Paraíba, pode ser transformado em escala dos cruzeiros marítimos vindos da Europa para o Brasil. A informação é do presidente da Associação Brasileira das Empresas Marítimas, Marco Ferraz, que estará em João Pessoa em outubro onde participará ao Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado no Centro de Convenções. O porto paraibano já teve seus momentos de grande movimentação de cruzeiros, quando a armadora MSC Cruzeiros atracou 14 navios na temporada 2009/2010. A operadora CVC também já utilizou o porto para atracar seus navios, que saiam em direção ao porto do Recife.


A temporada 2016/2017, que começa no dia 21 de novembro e segue até abril, terá 10 navios - uma redução de 30% em relação à temporada do ano passado -, o que irá impactar também na perda de força de trabalho, de cerca de 9 mil empregos. Para tentar tornar os cruzeiros mais atrativos, Marco Ferraz disse que a Abremar tem buscado informações de novos destinos, como Camboriú, Florianópolis, Guarapari, Vitória, Porto Seguro, Morro de São Paulo e Barra Grande, locais onde os navios ficariam fundeados e os passageiros sendo desembarcados por meio de barcos menores.


TROPICAL TAMBAÚ


Minha casa em João Pessoa, o Tropical Tambaú Resort, é um dos finalistas do Prêmio Caio Regional 2016, na categoria Melhor Hotel com Espaço para Eventos de Médio Porte da Região Nordeste.  Como finalista da categoria, o Tropical Tambaú já é vencedor do Prêmio Caio em suas respectivas regiões, segundo Sérgio Junqueira Filho, diretor do Prêmio. 


“Os três finalistas de cada categoria estão automaticamente classificados para disputarem com os finalistas das outras regiões os Jacarés de Ouro, Prata e Bronze como melhores empreendimentos do Brasil em suas respectivas categorias”. A votação na etapa nacional já começou e vai até a próxima sexta-feira (30), e o resultado final será divulgado no site do Prêmio Caio no próximo dia 05 de outubro.


PREMIO CAIO


Fortalecer o turismo de negócios e eventos tem sido um dos trabalhos mais intensos do Centro de Convenções, Convention Bureau de João Pessoa e órgãos oficiais de turismo. O reconhecimento destas ações se consolida com a classificação do complexo do Centro de Convenções como finalista no Prêmio Caio 2016, na categoria melhor Centro de Convenções de grande porte do Brasil. O Prêmio Caio tem o objetivo de incentivar as instituições ligadas ao turismo de eventos - empresas de serviços e eventos do mercado nacional, bem como hotéis e centros de convenções. 


O Gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, frisou que “é a segunda vez que a cidade figura entre as demais do nordeste e ressalta que a premiação é resultado de um somatório de esforços e de uma política de estado adotada pelo Governador Ricardo Coutinho incentivando a atração de novos eventos para o destino em parceria com as entidades empresariais do trade turístico, a partir da construção do complexo.”


AVIANCA VOANDO ALTO


Falando em João Pessoa, o Vice-Presidente de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, afirmou durante a ABAV EXPO, que o mercado da Paraíba para a companhia aérea é um “oásis” no mercado nacional da aviação nesse período de instabilidade econômica, e que tem passado a crise de forma exemplar, se mantendo com dados de movimentação e ocupação das aeronaves de maneira estável. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) apontam que a movimentação de passageiros no Aeroporto de João Pessoa/Castro Pinto teve um crescimento pelo segundo mês consecutivo, em 2016. Em julho, o aumento foi de 12,22%, enquanto agosto registrou uma alta de 0,48%, em relação ao mesmo período do ano passado.


Para Gargioni, o mercado paraibano sempre teve uma atenção especial por parte da companhia aérea, e ele entende que ainda deverá ser um mercado com excelentes oportunidades futuras. “Temos um pensamento que seremos um grande fornecedor de transporte aéreo para as pessoas viajarem ainda mais para a Paraíba”. No entanto, o executivo afirmou que a companhia aérea não pretende, no momento, ampliar o número de voos para João Pessoa, nem mesmo no período de alta estação. O mercado, segundo ele, ainda está muito retraído e até o final de outubro serão anunciados alguns voos extras para o Nordeste.


FESTIVAL DE GASTRONOMIA


A Chef Patissier Chocolatier Mirian Rocha estará apresentando pratos salgados com chocolate e ainda harmonizando-os com vinhos. A profissional, além de chef é apaixonada por ministrar aulas e transmitir seus conhecimento Brasil a fora. Para Mirian, poder compartilhar técnicas e receitas é a realização de um sonho que começou quase que por acaso, em 2001. Quando se mudou para a Alemanha, acompanhando o marido, Mirian deixava para trás uma vida de executiva em uma grande multinacional. Levando na mala o amor pelo chocolate e no sangue, o cacau brasileiro, decidiu se dedicar ao estudo da arte da patisserie em Paris, numa tradicional escola de especialização de chef’s, a Ecole Escoffier. 


Desde então, não parou mais. Abriu um atelier nos arredores de Frankfurt, Alemanha, começou a ministrar cursos e seminários, e concluiu uma pós-graduação em pedagogia aplicada à gastronomia. Criando e realizando experiências, uniu o chocolate a especiarias e ingredientes como temperos, azeites, queijos e vinhos. Atualmente Miriam tem seu atelier de chocolateria fina, com cursos de capacitação e serviços para empresas e eventos, no Rio de Janeiro e vem a Gramado, a convite da Caracol Chocolates. A especialista tem, pelo menos, 15 preparações que integram o chocolate ao prato salgado. 


Segundo o gerente de marketing da Caracol Chocolates, Rafael Sager, a ideia de trazer Miriam para cá “é para oportunizar aos chefs da região, mais conhecimento para usarem o chocolate em suas receitas salgadas. Uma tendência na culinária da atualidade”. O Workshop Chocolate na Gastronomia é direcionado a chefs de cozinha e as inscrições, sem custo, devem ser feitas através do e-mail abrasel@abrasel.com.br ou pelo fone 54.3286.5118. Como as vagas são limitadas, os interessados devem logo realizar sua inscrição.

Melhor hotel, melhor localização em Gramado. Hotel Cercano. 

BELLA DA SEMANA



Conhecida nas redes sociais como ‘Barbie Morena’ e representante de Goiás no Miss Bumbum, a morena Priscila Rocha resolveu ousar e mostra tudo o que tem de melhor em um ensaio nu feito especialmente para o Bella da Semana. Além disso, no carnaval deste ano, Priscila fez parte do quadro de musas da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. Confira todo o samba no pé, o bumbum que representa o Brasil e as demais curvas cuidadosamente esculpidas da Barbie Morena no ensaio disponível no site: www.belladasemana.com.br.

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI