quinta-feira, 27 de outubro de 2016

TURISMO & POLÍTICA DE ESTADO

TURISMO & POLÍTICA DE ESTADO

Debatedores convidados da audiência na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

Em debate na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o presidente da Embratur Vinicius Lummertz, pregou uma união entre o Executivo e o Legislativo em torno da ideia de tratar o turismo como uma política de estado. A proposta é gerar um ambiente de desenvolvimento do setor capaz de trazer mais estrangeiros para o Brasil e, principalmente, gerar mais empregos e renda no País. A alta carga tributária na importação de equipamentos e a legislação vigente são alguns desses entraves apontados por Lummertz. 


ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

Gestores da Embratur e líderes do turismo reunidos para debater o planejamento estratégico institucional

Falando nisso, a Embratur reuniu líderes do turismo nacional, seus diretores e servidores para debater o planejamento estratégico institucional para os próximos anos. O evento, que teve sua primeira etapa realizada nos dias 20 e 21 de outubro, visa preparar o Instituto para os desafios atuais e do futuro, reconhecendo a importância da gestão estratégica para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. A convite da Embratur, participaram do Seminário Paulo Senise, presidente da TurisRio; Toni Sando, presidente do São Paulo & Visitors Bureau; Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT; Mônica Samia, diretora executiva da BRAZTOA; Marco Ferraz, presidente da CLIA ABREMAR Brasil; Douglas Simões, diretor executivo da ABETA; e Gilmar Piolla, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.ento continuará a ser construído nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.


BETO CARRERO WORLD SOB NOVA DIREÇÃO


O turismólogo Roberto Leandro Vertemati acaba de assumir a área Comercial do Beto Carrero World. O executivo possui 22 anos de experiência em operadora de turismo, passando por todos os estágios de operação e de vendas. O executivo conta que, além de impulsionar vendas, trabalhará também para a fidelização de clientes. Para isso, destaca que é preciso dar atenção aos detalhes, desde o primeiro contato com a marca até a experiência durante o passeio no complexo. Vertemati atuou até 2015 como diretor da Rede de Varejo da CVC, maior operadora da América Latina, onde foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do plano de expansão da rede. Também assumiu posições em entidades do setor. Foi diretor de Turismo Receptivo da regional São Paulo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e representante por mais de 10 anos na Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). 


Entre 2007 e 2008 foi conselheiro suplente do Conselho Nacional do Turismo e em 2012 representou o Brasil participando como palestrante no 1º Fórum Mundial de Turismo em Andorra. O Beto Carrero World está entre os centros de entretenimento mais completos do mundo, com brinquedos, shows, zoológico e um kartódromo internacional anexado ao empreendimento. Por três anos consecutivos é considerado o melhor parque de diversões da América do Sul e está entre os 10 melhores do mundo, de acordo com levantamento realizado pelo respeitado site de viagens TripAdvisor. Em 2015, o Beto Carrero World recebeu mais de 2 milhões de visitantes. No mesmo ano, foi o lugar mais comentado do Brasil segundo a tradicional retrospectiva do Facebook, sendo o preferido do público conforme conteúdo gerado pelos próprios usuários da rede social.



ABAV PORTAS ABERTAS


Edmar Bull e Eduardo Loch

Organizado pela ABAV-SC no Costão do Santinho Resort, terminou na manhã desta quarta-feira, 26, o evento ABAV PORTAS ABERTAS, com a palestra do Presidente Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Edmar Bul, que reuniu agentes de viagens de Santa Catarina. Edmar foi acompanhado pelo Presidente da ABAV-SC, Eduardo Loch e demais membros da diretoria. Essa ação faz parte de uma gestão participativa, voltada à integração do Sistema Federativo e seus milhares de agentes de viagens distribuídos pelo Brasil. Além de apresentar o Projeto, Bull revelou números interessantes sobre a geração de empregos do turismo, citando como exemplo que, a cada 11 pessoas empregadas no mundo, 01 é agente de viagem.



“Quando assumi a presidência da ABAV Nacional, estabeleci a meta pessoal de construir uma agenda periódica de visita à sede das nossas 27 Abavs. O ‘Portas Abertas’ transformou este objetivo em uma ação efetiva e mais ampla, que queremos ver multiplicada em todo o Brasil, com a participação massiva dos nossos agentes de viagens associados”, destacou o presidente, Edmar Bull.


Clique na imagem para ampliá-la

“Iniciei a gestão da ABAV Nacional com 50 projetos e hoje estamos com 81, sendo que o nosso principal foco das Abav’s estaduais. Temos um time bom, cobro e acredito que conseguiremos entregar aos agentes de viagem do Brasil o que nos é solicitado. Conseguimos uma vitória com a medida provisória que reduziu de 25% para 6% sobre os pacotes de viagens internacionais comercializados pelas empresas. Não somente afiliadas à ABAV mas para todos os agentes de viagem."



FÓRUM DE TURISMO


Aconteceu em Piçarras-SC, o 2º Fórum de Turismo de Piçarras.  O encontro, reuniu especialistas da região no Museu Oceanográfico Univali, o maior da América Latina e o 3º maior do mundo. O representante da Embratur, André Netto, da Coordenação Geral de Segmentos Turísticos, abriu o evento com o painel “Inovação no Turismo”, ao lado de Valdir Walendowsky, presidente da Santur. Na oportunidade, os convidados abordaram conceitos e iniciativas inovadoras que têm contribuído para o desenvolvimento do turismo na região e no País. Após explicar a atuação das diretorias e programas da Embratur para promover o Brasil no exterior, André Netto mencionou os investimentos do Instituto ao ambiente digital, com o recente lançamento do portal Visit Brasil e integração com redes sociais.


Outra ferramenta ressaltada foi a atuação dos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), responsáveis por promover o Brasil como destino turístico internacional nos principais mercados de interesse da Embratur. Com base neste trabalho, o Instituto desenvolve a inteligência competitiva do País, garantindo a excelência na promoção do turismo brasileiro, além de disponibilizar informações estratégicas para o trade, como o Boletim de Inteligência Competitiva e Diagnóstico dos Produtos Turísticos.


ROTA ESTRATÉGICA


A Fecomércio de Santa Catarina e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado promoveram na manhã de ontem, 25, em Balneário Camboriú, painel sobre a Rota Setorial do Turismo de SC, que apresentou o planejamento para o setor até 2022. O evento, que está rodando o estado, contou com o apoio do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que mobilizou o trade local. O documento da Rota Estratégica foi traçado pela Fecomércio SC, juntamente com a Fiesc e o Sebrae e tem como objetivo buscar a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. São 59 ações propostas no plano estratégico, que deverão ser executadas em até seis anos. O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses, categorizadas da seguinte forma: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar (que inclui Balneário Camboriú), Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.


VILLA FRANCIONI & EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


A Exposição de Fotografias - Experiência e Movimento, assinada por Rodrigo Nunes, fotógrafo joaquinense, foi aberta neste último sábado pela manhã, 22 de outubro, na Galeria de Arte da Villa Francioni em São Joaquim. As fotos foram captadas durante as três primeiras etapas do Circuito dos Vinhedos, realizadas no terroir da Villa Francioni em São Joaquim. Os organizadores do evento irão promoveram uma caminhada pela vinícola, antes da abertura da Exposição. O embaixador da prova, o atleta Lisandro Costa de São Joaquim, fez o reconhecimento do novo percurso dos 10 Km.  Este será o quarto ano consecutivo que a prova será realizada  na propriedade da vinícola. O evento acontece no dia 5 de novembro. O destaque fica por conta das competições de corrida de 5 e 10 km nas categorias masculino e feminino, além da tradicional caminhada.  


Estão sendo aguardados mais de 500 competidores de várias cidades catarinenses, bem como de outros estados. A modalidade Inclua-se, que atende à autistas e pessoas com deficiência intelectual, está mantida.  As provas passarão por entre os vinhedos, localizados à 1.260 metros acima do nível do mar. O principal objetivo dos organizadores é estimular a criação de um polo turístico e esportivo agregando as riquezas da região serrana, fomentando as atividades com consciência e sustentabilidade.  As inscrições podem ser feitas no site:  www.circuitodosvinhedos.com.br.


TROFÉU INFINITO


A Brocker Turismo, indiscutivelmente a melhor do Sul do Brasil e uma das melhores do país, fazendo sempre a diferença promove mais uma vez o tradicional reconhecimento as 10 operadoras de turismo que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha ao longo do último ano, consolidando os esforços comerciais da empresa, que entre outras iniciativas, dedica-se incansavelmente na prospecção de novas parcerias e na construção do destino como preferência nacional. 


“Podemos afirmar que somos especialistas no destino Serra Gaúcha, mas para alcançarmos este patamar contamos com grandes e fiéis parceiros e este é o momento de agradecer e tornar pública nossa gratidão pelo que construímos juntos”, diz a diretora da Brocker Turismo, Adriane Brocker Boeira. Além das operadoras, também serão homenageadas um integrante de destaque da equipe da empresa, com o troféu “Amigo Colaborador” e uma personalidade de relevância para as realizações da Brocker Turismo no trade turístico, com o troféu “Amigo Parceiro”. Os ganhadores serão anunciados em cerimônia durante o 28º Festival do Turismo de Gramado, no Bill Bar, em Gramado. Como o próprio nome diz, o Troféu Infinito remete ao símbolo dos laços eternos e desde 2005 gera grande expectativa entre as empresas parceiras da Brocker. 


A cada ano o troféu ganha um novo formato. Em 2016, o resgate ao artesanato em madeira foi a inspiração para o artista Rui Dummer que concebeu com preciosismo a escultura. “Por se tratar de um trabalho artesanal, desenvolvimento em madeira, cada peça terá texturas e cores diferentes e assim também são nossas relações comerciais, cada uma com a sua particularidade, mas todas muito especiais”, comenta a diretora de marketing, Carlise Bianchi. Em 2016 a Brocker Turismo, uma das empresas do Grupo BRK, comemora 21 anos de atividade e ao longo dos anos conquistou respeito e credibilidade no trade turístico graças à excelência dos serviços, o compromisso com a qualidade e envolvimento permanente na promoção do destino.


CERCANO, BIKE & VERÃO


Verão chegando e além da nossa localização possibilitar aos hospedes curtirem Gramado a pé o Cercano conta com uma novidade para deixar seu passeio mais interessante, essas bicicletas lindas. Elas ficam disponíveis aos hospedes por um pequeno valor de locação, são super confortáveis e possuem todos os itens necessários para garantir a segurança dos ciclistas. Já fez sua reserva conosco? www.hotelcercano.com.br/reservas.


PROGRAMA FITNESS & SPA KUROTEL


Pesquisas apontam a crescente preocupação em relação aos cuidados com o corpo e a mente e a busca por wellness. As novas gerações, Y e Z, estão ainda mais atentas às tendências de saúde e bem-estar e, a cada dia mais, buscam orientações profissionais para o auxílio da construção de um corpo em equilíbrio, com saúde, beleza e muita disposição. Acompanhando o comportamento deste público, o Kurotel – Centro Médico de Longevidade e SPA lança mais um programa chamado Fitness & Spa, direcionado para pessoas ativas, que gostam de praticar atividade física, valorizam a alimentação saudável saborosa e os cuidados estéticos. 


Desenvolvido a partir da expertise da equipe transdisciplinar do Kurotel, o novo programa conta com prescrição de exercícios físicos personalizados, com segurança e embasamento científico, para a obtenção dos objetivos desejados. Desta forma também é possível fortalecer o corpo e melhorar o rendimento individual respeitando as limitações de cada um. O acompanhamento físico é realizado por médicos do esporte e do exercício, fisioterapeutas e educadores físicos que orientam cada pessoa durante sua estada para potencializar seus resultados. Estes profissionais também indicam as opções mais adequadas em termos de atividades físicas e terapias. Um dos pilares do Kurotel é a alimentação saudável e equilibrada. Por isso, o menu foi elaborado em conjunto com nutrólogos e nutricionistas Kur e com o chef francês relais gourmand Jean Paul Bondoux, proprietário do renomado restaurante La Bourgone de Punta del Este e de Buenos Aires. A proposta é uma alimentação funcional e gourmet.


O Fitness & Spa é um programa para potencializar o condicionamento cardiovascular, desempenho físico, ganho muscular, redução de medidas, celulites e estrias, além de contribuir para a melhora do humor e sono, bem como diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, entre outros possíveis benefícios. É uma oportunidade para cuidar do corpo, relaxar a mente e realizar uma reeducação do estilo de vida.  Um momento para revigorar e promover a restauração das energias vitais. Tudo isto, na encantadora cidade de Gramado, em meio à natureza, com acomodações e serviços de luxo e qualidade reconhecida nacional e internacionalmente.


Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar).


BELLA DA SEMANA


No final de setembro o site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) publicou a primeira parte de um ensaio bem diferente: o da modelo Jessamine Bonacorso. Quando tinha 21 anos, a hairstylist deixou a família no Rio Grande do Sul e partiu em busca de aperfeiçoamento pessoal e crescimento profissional rumo à Santa Catarina. Ela, que muda a cor dos cabelos toda semana, faz questão de se manter a par sobre todas as tendências do mercado para o bem de seus clientes. Agora, a estilosa Jessamine retorna ao site para comemorar o Halloween vestida como uma bruxinha.