quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

INVESTIMENTO NO TURISMO

INVESTIMENTO NO TURISMO 


A imprensa internacional de países como Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália deram amplo destaque, nos últimos dias, à mais nova campanha de verão da Embratur. O portal norte-americano Travel and Tour World foi categórico ao destacar que “O investimento do Brasil no turismo estrangeiro finalmente valeu a pena” e o site italiano Sport and Web reforçou o sucesso da Rio 2016 para divulgar um “atraente comercial que será encaminhado para os mais importantes canais de televisão do mundo”. Para o verão em todo o Brasil, a estimativa, de acordo com o Ministério do Turismo, é que 2,4 milhões de estrangeiros cheguem ao País, o que representa aumento de 11% no fluxo de estrangeiros em relação ao verão passado. Pode até parecer muita, mas não é. Estamos muito, mais muito longe sequer do ideal. 


Todavia contra fatos não existem argumentos. De fato o mundo está viajando cada vez mais, mas de acordo com o relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC) de 2016, o turismo cresce há cinco anos consecutivos mais do que a economia global, principalmente nos países em desenvolvimento. Mas o Brasil não está nesse bonde: estamos na casa dos 5 milhões de turistas internacionais desde 1998. Ou seja, se a nossa economia vive uma recessão nos últimos dois anos, o turismo já está assim há 18 anos.


TURISMO NA ESPANHA


Só para dar mais um pequeno exemplo do turismo no Brasil ser "meia boca", somente à Espanha recebeu até novembro de 2016 mais de 70 milhões de turistas de todo o mundo, segundo dados da agência Publituris de Portugal. O acumulado do ano deve totalizar 74 milhões de turistas internacionais com uma receita anual de 67 bilhões de euros. O maior número de visitantes vieram do Reino Unido que trouxe cerca de 17 milhões de viajantes. Franceses registram cerca de 10,76 milhões de visitantes e alemães 10,73 milhões de pessoas, fechando o top 3 dos países que tiveram o maior número de estrangeiros que passaram por terras espanholas. As "otoridades" no Brasil tratam com muito amadorismo e politicagem o nosso turismo. 


TURISMO DE FRONTEIRA

Cruzeiro fluvial no Pantanal (Foto: Eco Adventures)

A Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), prepara ações conjuntas para potencializar o turismo nas regiões de fronteira em 2017. Além do investimento na campanha de verão para divulgar os destinos brasileiros, que já está no ar, também concentra esforços no turismo de aventura e de pesca, natureza e ecoturismo, que tem encontrado nos cruzeiros fluviais um forte motivador para os visitantes internacionais. Esses destinos receberam parte dos 51,3% dos 6,3 milhões de estrangeiros que visitaram o Brasil, em 2015, em busca do segmento de Lazer, conforme o Anuário Estatístico de Turismo 2015/2016.


TURISTA ARGENTINO


Com o aumento do número de turistas estrangeiros nesse verão, a Embratur,  a Embaixada do Brasil na Argentina e a Polícia Federal firmaram acordo para facilitar a entrada de argentinos que viajam de automóvel para o Brasil. Entre as principais medidas está o aumento do efetivo de policiais federais de três para 80 (divididos em turnos) na fronteira entre os dois países e campanha informativa que inclui a produção de um guia digital com os procedimentos para os turistas, disponibilizado no portal internacional da Embratur, o Visit Brasil.  A parceria foi articulada no mês de dezembro, quando o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danese.


RÉVEILLON 2017 INFINITY BLUE


Sem dúvidas o Infinity Blue Resort & Spa promoveu o melhor réveillon do sul do Brasil a beira mar. Mais de 600 hóspedes curtiram toda a festa e a altíssima gastronomia do resort, cuja festa teve como tema nossa Santa e Bela Catarina. Brasileiros, argentinos, paraguaios, koreranos, italianos ... se confraternizaram no centro de eventos, nas areias da praia para os tradicionais fogos e novamente retornando ao centro de eventos cuja noite não teve hora para acabar. Para ler mais e ver todas as fotos clique aqui.


CARNAVAL NA BEIRA DA PRAIA


Falando nisso, já pensou onde vai ser o seu carnaval? É bom se apressar pois já estão abertas as reservas para esse feriadão no melhor resort para famílias do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa, com praia praticamente deserta e privada, toda a tranquilidade e segurança possível, além de uma gastronomia espetacular.

RÉVEILLON NO RENAR

Clique na foto para ampliá-la

Já para quem subiu a serra e passou o final de ano no Vale do Contestado, mais propriamente em Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã, não teve porque reclamar, muito pelo contrário. Os finais de ano no Majestoso Hotel Renar são extremamente disputados, e semanas antes já estava com 100% de ocupação. As reservas para o carnaval também já estão abertas. 


VIDA SOL E MAR

Clique na imagem para ampliá-la

Outra grande vedete desse verão, no nosso litoral Sul, é o Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, localizado na paradisíaca Praia do Rosa em Imbituba, que também promoveu um grande réveillon. Mas os hóspedes se encantam mesmo é com os passeios e pescarias mar a dentro, com paradas para banho em diversas ilhas da região. É só agendar o passeio que pode durar o dia todo, na recepção do hotel. 


TURISMO SUSTENTÁVEL

Rio do Rastro Eco Resort - Aparados da Serra

A Organização Mundial do Turismo (OMT) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância do turismo para a distribuição da riqueza proporcionada pelas viagens. O potencial do turismo para o desenvolvimento sustentável é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos principais setores de geração de emprego do mundo. A atividade oferece oportunidade de subsistência, ajuda a reduzir a pobreza e direciona as atividades produtivas para o desenvolvimento e inclusão social. A sustentabilidade tem como base a economia, o social e o ambiental. O turismo, se bem concebido e gerido, proporciona emprego e renda em harmonia com a natureza, a cultura e a economia dos destinos.

Fazenda Boqueirão Resort

O consumo responsável dos serviços turísticos também minimiza impactos negativos ambientais e socioculturais e, ao mesmo tempo, promove benefícios econômicos para as comunidades locais e no entorno dos destinos. Na adoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, o turismo foi inserido em três deles: 8º) Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; 12º) Consumo e produção sustentável; e 14º) Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Pousada Kiriri-Ete - Urubici - SC

TRANSPARÊNCIA


Publicada em 13 de dezembro último, a Resolução 401 do imenso cabide de empregos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) veio contemplar reivindicação antiga da Abracorp. Mas só Deus sabe o porquê, isso só irá valer a partir do meio de março em diante, quando a medida entrará em vigor, nos cartões de embarque emitidos pela companhia aérea no momento de check-in deverá constar o valor da passagem. Esta informação estará impressa na via que permanecerá em poder do passageiro após o desembarque. A medida permitirá que o cliente possa saber e ver quanto está pagando pela passagem aérea. Outra vantagem adicional da Resolução 401 está nos casos de bilhetes provenientes de programas de milhas, os quais não trazem valor de tarifa. A coibição das más práticas é muito bem-vinda para clientes e passageiros. Nada mais justo que estes não sejam enganados pelas pretensamente milagrosas tarifas promocionais, que, infelizmente, são oferecidas todos os dias no mercado. 


FESTIVAL DA CERVEJA


Com entrada gratuita, as atrações do Festival da Cerveja da Grande Florianópolis irão além dos mais de 30 rótulos, de oito microcervejarias que fazem parte da rota turística Caminho Cervejeiro, criada em 2016. De 5 a 7 de janeiro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, na capital catarinense, o evento terá shows com as bandas Palikas Forever (quinta-feira, com sucessos dos anos 80), Swing Maneiro (sexta-feira, com samba) e iTonels Beach Band (sábado, com rock e pop nacional), todos com início às 20 horas. 


Uma praça de alimentação completa terá hamburgueria, pizzaria, creperia, calzones, hot-dogs, enroladinhos e sorvetes. A realização é da Ampe Metropolitana, União Cervejeira e Sebrae.


Turistas e moradores da Grande Florianópolis poderão conhecer em um só local a produção das cervejarias Faixa Preta, Badenia, Cozalinda, Da Ilha, Jester, Kairós, The Liffey, Unika e Weinmann, que integram o Caminho Cervejeiro. A recém-criada rota turística tem como objetivo estimular a visita às unidades de produção e microcervejarias, com apreciação das cervejas locais, integração com gastronomia e outros atrativos da região. O Caminho Cervejeiro é uma iniciativa da União Cervejeira e Ampe Metropolitana, com apoio do Sebrae. Cada microcervejaria participante do Festival da Cerveja possui suas receitas próprias. 


CENTRO DE CONVENÇÕES DE JPA


O complexo do Centro de Convenções de João Pessoa fechou o ano de 2016 com um aumento de 20% no número de congressos e eventos em relação ao registrado no ano passado. Ao todo, foram realizados cerca de 40 eventos entre associativos, técnicos-científicos, feiras comerciais e corporativos. Dentre os principais eventos realizados em 2016, destacaram-se o Congresso Brasileiro de Radioterapia, Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, Congresso Brasileiro de Colposcopia, Jogos Escolares da Juventude, Brasil Mostra Brasil, Consuper, Expotec, entre outros, que reuniram 30 mil participantes e geraram cerca de R$ 70 milhões de impacto na economia do destino. “Se não fosse a engrenagem do Centro de Convenções, a Paraíba não teria como receber convenções, congressos, feiras comerciais de grande porte, além de grandes espetáculos nacionais”, afirmou Ferdinando Lucena, gestor do Centro de Convenções.


O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Lindolfo Pires, reiterou que o complexo mudou o perfil do turismo da Capital paraibana. “O equipamento permitiu que houvesse injeção de receitas externas, arrecadação de tributos, movimentação da economia e importante ocupação hoteleira durante o ano e em relação aos anos anteriores”, ressaltou. Lindolfo avaliou ainda que o Centro de Convenções conseguiu manter boa receita mesmo em um ano de contingenciamento. “Apesar das adversidades de 2016, conseguimos atingir bons indicadores”, destacou. 


Para o próximo ano já estão confirmados grandes eventos que irão movimentar a economia da Paraíba, entre eles, o Congresso Mundial de Luminicência, Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia, Congresso Norte Nordeste de Terapia Intensiva, Congresso Brasileiro de Ciências Jurídicas, Congresso Brasileiro de Sindicatos Patronais, Simpósio Nacional de Enfermagem, Congresso Brasileiro de Inovação e Tecnologia em Energia Elétrica, que serão realizados pela primeira vez na Paraíba, além do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do país, o Festival de João Pessoa. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Clique na imagem para ampliá-la

QUATRO CIAS AÉREAS PARA À PATAGÔNIA FANTÁSTICA


Agora está mais fácil ainda voar pela Patagônia Argentina. Voos para Viedma, Puerto Madryn, Trelew, Comodoro, Calafate, Rio Gallegos, Ushuaia, Mendoza, Neuquen, Bahia Blanca, Bariloche, San Martin de los Andes. A AVIANCA começará a operar a partir de 15 de Março para Puerto Madryn. A Alas Sul, uma companhia aérea de baixo custo, ira ligar as principais cidades da costa e as montanhas da Patagônia, incluindo Puerto Madryn, com base em Córdoba, todavia todos os voos se conectam com Buenos Aires. Enquanto isso Andes Airlines  ja iniciou sua conexão com Córdoba e, em seguida, chegar a Comodoro seguindo para El Calafate e Ushuaia. Também estão sendo abertas rotas para o Noroeste argentino, sempre com base em Buenos Aires.

Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate

HARD ROCK CAFÉ USHUAIA


O famoso Hard Rock Café é a mais nova e grande atração da cidade mais astral do planeta. Com instalações em 74 países, incluindo 175 cafés, 24 hotéis e 11 cassinos, o Hard Rock International é uma das companhias mais reconhecidas mundialmente. A companhia possui e opera franquias em cidades ícones incluindo Londres, Nova York, São Francisco, Sidney e Dubai e agora também Ushuaia a cidade mais astral do planeta.  Ao visitar o extremo Sul da Argentina, o local é parada obrigatória. Fiel às suas tradições, oferece um extenso cardápio de favoritos locais e americanos num ambiente informal e divertido com apresentações de música ao vivo. 


Localizado na rua principal da cidade, a Avenida San Martín esquina com a rua 25 de Maio, encontra-se no lugar mais central e privilegiado da cidade a duas quadras do Ponto de Informação da Secretaria de Turismo e a apenas 15 minutos do aeroporto. Detalhes que fazem a diferença! A casa possui 2800m² para receber pessoas e eventos especiais em um moderníssimo e luxuoso bar com um cenário em escala internacional para shows ao vivo. 


Hard Rock Café Ushuaia conta com três andares que podem acomodar até 300 pessoas e foi construído na medida para o entretenimento, com uma grande sala de eventos especiais, dois bares e é o ÚNICO no mundo que conta com quatro pistas de boliche profissionais. E claro, também conta com o espaço Rock Shop ®. E ainda mais! Também conta com um equipado e grande cenário móvel ÚNICO NO MUNDO que pode elevar-se entre os dois andares dos salões e é onde já estão se apresentando as as melhores bandas de música para tornar mais divertidas e inesquecíveis as noites no Fim do Mundo!

Cilene del Faro, nossa casa em Ushuaia

BELLA DA SEMANA


Essa morena já é um sucesso! No último ensaio ao vivo transmitido em dezembro passado, por onde ela passava deixava um rastro de elogios. Os seguidores do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nas redes sociais viram vídeos transmitidos ao vivo e se apaixonaram no mesmo segundo. Agora, já em 2017, a modelo Hailana Santos aparece no site de ensaios sensuais e de nu como protagonista. 


ALUGUEL DE MALAS


Eis uma ótima e barata ideia. Quem já não teve suas malas detonadas literalmente após "aquele super bem cuidado" serviço de despacho nos aeroportos sem que até hoje haja uma solução? Trata-se do aluguel de malas da empresa Rent a Bag que desenvolveu um sistema de aluguel de malas, em que o interessado tem acesso a malas de altíssima qualidade e higienizadas. Este conceito, baseado na economia compartilhada, já conta com lojas em São Paulo e em Salvador, acaba de chegar ao Rio de Janeiro. Com a proposta de expandir o serviço por todo o país, a empresa trabalha com malas rígidas de marcas internacionalmente reconhecidas. Nós, os clientes recebemos as malas em casa com data e hora marcada para facilitar a comodidade. 

Hotel Cercano - Gramado - SC