sábado, 11 de fevereiro de 2017

ARTE SOBRE RODAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ARTE SOBRE RODAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Transformar a paisagem urbana, promover o diálogo da cultura com a cidade, trazer mais ludicidade ao cotidiano e democratizar a arte. Essa é a proposta do artista plástico Luciano Martins, gaúcho radicado em Florianópolis, SC, ao produzir obra de arte replicada no ônibus panorâmico que circula em Balneário Camboriú, no litoral norte catarinense, desde o final do ano passado. “Gosto muito de viajar e sou um frequentador de ônibus. Para mim é uma experiência fantástica conhecer a cidade dessa forma, porque você acaba tendo uma visão diferente. Por isso ao receber o convite da By Bus Turismo para produzir a arte do ônibus de Balneário Camboriú fiquei bastante satisfeito. É com certeza uma oportunidade de sair do ateliê e da galeria e trazer a arte para o cenário urbano onde irá impactar um número maior de pessoas”, conta Luciano Martins.



“A By Bus Turismo valoriza os artistas locais e busca contribuir  em manifestações culturais. Aliar a esse movimento algo que contribua para o desenvolvimento do turismo tem sido um dos nossos objetivos. Por isso fizemos esse convite ao Luciano justamente por trazer uma obra alegre, acessível e que agrada diversas faixas etárias”, explica a diretora da By Bus Turismo Rosana Munhoz. 



O BC by Bus, city tour oficial de Balneário Camboriú, está em funcionamento há mais de 3 meses e conta com o apoio da construtora EMBRAED. Por onde passa chama a atenção e permite a interação dos passageiros com quem está na rua e vice-versa. Com dois pavimentos, possui capacidade para transportar 73 pessoas e conta com rampa para facilitar o acesso de cadeirantes ao veículo. No pavimento superior não possui janelas, apenas teto retrátil que permite com que circule totalmente aberto ou com utilização da cobertura. Em dias de chuva são distribuídas capas para os passageiros.



Durante o passeio, que tem duração de 3 horas e meia, é possível tirar fotos e ouvir áudios disponíveis em inglês e espanhol com informações sobre os locais visitados. Também acompanha o trajeto um guia de turismo credenciado pela Aguitur (Associação de Guias de Turismo de Balneário Camboriú). O ônibus, que tem como ponto de embarque e desembarque o Atlântico Shopping, passa pelos principais atrativos turísticos de Balneário Camboriú e Itajaí. São previstas três paradas durante o itinerário fixo, são elas: na Barra Sul, na Praia do Atalaia e na Igreja Matriz de Itajaí.



INSTÂNCIA DE GOVERNÂNCIA


A IGR – Instância de Governança Regional de Turismo do Vale do Contestado, fará a primeira reunião de 2017, com o objetivo de reunir todo trade turístico da Região do Vale do Contestado, Gerentes das ADR’S, Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários e Diretores de Turismo de mais de 32 municípios, além dos três Conventions: Rota da Amizade, Águas do Oeste e Caminhos do Contestado. Representando a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, estará presente o Diretor de Políticas Integradas do Lazer Carlos Cappelini, que fará uma explanação sobre a nova equipe da SOL (Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte) que hoje está sob o comando do Secretário Leonel Pavan. A Reunião acontecerá nesta segunda-feira, 13, em Treze Tílias no Hotel Tirol, com início às 14h00 e término as 17h00, aberta a todos os representantes do Turismo de todos os municípios da Região do Vale do Contestado e aos empresários da região.


O intenção do encontro, é reunir a Região Turística do Vale do Contestado, para explanar aos novos dirigentes municipais sobre a estrutura do Turismo no Estado, sobre o cadastramento dos municípios para recebimento de recursos a nível estadual e federal, reivindicações  da região, além de ser uma ótima oportunidade para estabelecimento de novas parcerias, afirma a Presidente do Conselho Regional de Turismo – Vale do Contestado, Sra. Marivanda Bortoloso Pigatto. Na parte da manhã acontecerá uma reunião da diretoria do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau com a participação dos novos representantes do Turismo das cidades que compõe o Roteiro: Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba com o intuito de aproximar as cidades, melhorar a integração do Roteiro e planejar as ações de 2017.


23º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO


O 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece de 16 a 18 de março de 2017, vai ser prestigiado pelos diretores e presidentes de todas as ABAVs estaduais. Isso porque o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, aceitou o convite do presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, para realizar a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria em Curitiba, durante o Salão Paranaense, evento anual organizado e promovido pela entidade regional. “Sempre convidamos os presidentes de todas as ABAVs, mas nem todos podem estar presentes. Com a reunião ocorrendo em nossa cidade, conseguimos conciliar os compromissos e reforçamos a importância do Turismo no Paraná para essas autoridades de todo o país”, comenta Kempe.


Os presidentes chegam na quinta-feira, dia 16 de março, a tempo de participar da abertura solene do 23º Salão Paranaense de Turismo, que acontece às 19h, no Expo Unimed Curitiba. A reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV é fechada e acontece no dia 17, no Hotel Mabu. Após a reunião, os presidentes são convidados a participar do Salão. Para o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, a iniciativa contribui com uma das metas prioritárias da sua gestão, que é a integração do Sistema Federativo ABAV. 


“O objetivo passa também por nos apoiarmos mutuamente, tanto em ações da Nacional quanto nas individuais de nossas estaduais, caso do Salão Paranaense organizado pela ABAV-PR”, diz Bull. O Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV reúne-se pelo menos duas vezes ao ano, uma delas sempre às vésperas da ABAV Expo. A ABAV representa uma extensa rede de distribuição, formada por cerca de 3 mil agências de viagens de todo o país, que são responsáveis por 80% do movimento do mercado nacional com emissão de passagens aéreas, reservas de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos, seguros de viagem, entre outros serviços e produtos turísticos, que impactam 52 setores econômicos.



EMBRATUR & FORNATUR


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, adiantou nesta quinta-feira (9) aos secretários de Turismo de todo o Brasil, o calendário de feiras as quais vai participar este ano e abrir para que estados, municípios e destinos participem de maneira cooperada. Ele garantiu que nos próximos dias o calendário será publicado no portal do Instituto. Ele participava da primeira reunião anual do Fornatur, o fórum que reúne os secretários de turismo de todos os estados do país. Depois de mostrar o calendário de feiras, o presidente afirmou que até o dia 21 será publicado o chamamento à participação. No encontro a Embratur apresentou ainda seu plano estratégico, bem como detalhou os avanços que está fazendo em seu site internacional, o Visit Brasil. Também foi apresentado um projeto, o Brasil Junino, em que serão mostradas, em capitais europeias, atrações ligadas às festas juninas, como dança, folclore e gastronomia de sete cidades do Nordeste onde essas celebrações são mais desenvolvidas. A programação tem apoio da Embratur.



Falando nisso, o Instituto Brasileiro de Turismo marcou presença em uma das feiras mais importantes da Costa Leste dos Estados Unidos na área de viagens e turismo. A feira New York Travel Show que reuniu mais de 500 expositores e representantes de empresas de diversos países do mundo para divulgarem seus produtos para o trade e público final. Os países participantes, incluindo o Brasil, realizaram durante os três dias de feira diversas ações culturais com grupos de música e dança, com ambientação de cada local, ainda cultura e culinária. Estima-se que mais de 29 mil pessoas, entre representantes de órgãos oficiais do turismo, companhias aéreas, operadores de cruzeiros e hotéis, entre outros, compareceram nos três dias de evento.


FERIADÕES


Esse é um ano para se viajar muito. 2017 tem nove finais de semanas prolongados no calendário oficial, fora aqueles da tua cidade ou estado. em nosso calendário. Isso porque dois feriados cairão na sexta-feira e poderão ser emendados como Tiradentes e Paixão de Cristo. Outros quatro feriados serão na quinta-feira, um na quarta, um na terça-feira e dois na segunda. Aproveite esses feriados e venha conhecer e se apaixonar por Gramado. Para quem já conhece, venha visitar outros pontos turísticos, caminhar pelas ruas e aproveitar o ar fresco da Serra Gaúcha. 

Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

SERRA CATARINENSE


Já na Serra Catarinense ainda restam alguns apartamentos para o feriadão de carnaval no Urubici Park Hotel, meu destino neste ano, longe da folia e muto baixo de cachoeiras e pedaladas junto a natureza. 

TEMPORADA DE CRUZEIROS


E a temporada de cruzeiros continua altíssima na Terra do Fogo, Ushuaia, na Patagônia Fantástica. Em média 8 mil pessoas circulando pela cidade mais astral do mundo a cada ancorada de quatro navios...

Clique na imagem para ampliá-la. 

 e outros esperando no Canal de Beagle para ancorar. Os pilotos da Heliushuaia sempre fazem as boas vidas e registram tudo de cima e a Secretaria de Turismo faz a recepção no porto.. 


Nesta sexta chegaram o  CELEBRITY INFINITY e CROW PRINCES. Uma cidade de apenas 80 mil habitantes, com uma super infraestrutura em qualquer temporada e que, na de cruzeiros costuma receber aproximadamente 420 cruzeiros. 

Clique na imagem para ampliá-la

PATAGÔNIA FANTÁSTICA


E o Corredor Patagônico juntamente com o Corredor Atlântico, que irá conectar via aérea o norte ao sul da Argentina, sem ter que passar por Buenos Aires, já se preparam, para a temporada de inverno, logo após a temporada de cruzeiros que termina em abril. 


A Argentina foi a maior sensação da última FITUR em Madri na Espanha. O evento foi tão grande que em plena Plena Plaza Mayor, no centro de Madri o Chef Lino Adilon, do Restaurante Volver de Ushuaia, preparou uma tonelada de alimentos, pratos especiais da cozinha argentina. Do cordeiro patagônico aos camarões da costa de Chubut. Foram preparados pratos com as Trutas do Muster, Vieiras do Canal de Beagle, a fenomenal Centolla e Cordero Fueguina. Na esquipe de chefes estavam também Federico Dominguez Fontan, novo chef do hotel Llao Llao em Bariloche e pelo comodorense Pablo Soto. Desnecessário para dizer Pablo Soto é um ponto de referência na gastronomia de Chubut, na Penínsila Valdés. 



El Calafate também participou e se prepara para receber turistas do mundo todo, começando pelos brasileiros. Caminhar pelas geleiras de Perito Moreno é realmente algo inesquecível, isso sem contar as atrações como 4x4, estação de esqui, museus, navegações, alta gastronomia, cassino,... e uma hotelaria invejável. 

Hotel Posada Los Alamos - A casa dos brasileiros em El Calafate

COCAL 2017


O XXXIV Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2017) está chegando. O evento será realizado em Punta del Este (Uruguay), entre os dias 8 e 10 de março. Faça a sua inscrição e participe do congresso que reúne participantes de 16 países e é uma ótima oportunidade para fazer networking e ampliar a integração comercial, por meio das rodadas de negócios e os contatos realizados com pessoas de diferentes mercados. Confira a programação completa da COCAL 2017 !