quarta-feira, 8 de março de 2017

TURISMO EM QUEDA EM SANTA CATARINA QUE JÁ FOI O MELHOR DESTINO DO BRASIL

TURISMO EM QUEDA EM SANTA CATARINA



É duro escrever isso ! O que se poderia esperar der um um um Estado que somente depois de praticamente cinco anos volta a ter um Secretário de Turismo que entende da pasta? O que se poderia esperar de um Estado em que o próprio governador não se interessa pelo turismo, apenas promete a exemplo do que prometeu quando em eleição a duplicação da BR 282 e o fechamento da Serra do Corvo Branco por um ano, ao custo de dezenas de milhões para conserto e nada foi feito? O governo é amador e a pasta do turismo esta sem dinheiro em caixa.  Sequer SC participou de uma das maiores feiras de Turismo do Brasil, o Festival de Turismo de Gramado. 



Diante disso e muito mais, o balanço aponta queda no turismo em Santa Catarina. Essa foi a conclusão obvia da reunião promovida pela SANTUR, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Embratur, que revelou as principais causas das frustrações com este verão e os problemas que, se repetidos, deixarão de atrair turistas os de melhor poder aquisitivo. Os de alto poder nem vieram para o Brasil. A primeira constatação: o mercado mudou substancialmente em função da Internet. Hoje em dia, quem viaja tem à disposição no celular informações instantâneas sobre os melhores destinos, os preços dos hotéis e restaurantes, as atrações principais, enfim, tudo contabilizado, ilustrado com fotos coloridas e filmagens. As pessoas consultam e fazem o comparativo. Por exemplo: uma diária em hotel quatro estrelas em Orlando, cadeias internacionais, custa mais barato do que hospedagem em Florianópolis




Outro problema: houve reajuste abusivo nos cardápios de restaurantes. Eu que o diga. Enlouqueceram e se deram muito, mas muito mal. No comparativo, os visitantes buscam outras opções. Hoje, sai mais barato para os argentinos ir de avião para o Nordeste a vir para Santa Catarina. A média de queda de faturamento dos agentes comerciais do turismo em Florianópolis foi de 30%. Até na badalada Jurerê Internacional viu-se mais farofeiros do que os endinheirados. Outro ponto fraco: o mercado turístico catarinense não inova, continua o mesmo, oferecendo apenas praias e praias. 


Isso é lazer? Chego mais rápido na Serra Catarinense

"Mais grave, ilha sem marinas, parques temáticos aeroporto que se prese e outras atrações. Aqui, tudo é proibido. Ou o mercado muda ou o turismo de massa vai liquidar Florianópolis, ferido mortalmente pelo viés ideológico. Some-se a isso "a capital nacional da imobilidade". Precisa fazer mais levantamentos? 



FIACULT 2017



Já estão abertas as inscrições para o maior festival audiovisual de turismo do mundo, o FIACULT 2017, cuja premiação final acontecerá na Itália, numa grande festa. Mas detalhes e inscrição, clique aqui


Audiovisual campeão no ano passado. Inspire-se !


SANTA CATARINA SE PREPARA PARA O FERIADÃO DA PÁSCOA


O Infinity Blue Resort & Spa, maior e melhor resort para famílias do Sul do Brasil já abriu o pacote para o grande feriadão da Páscoa e consequente um super pacotão com muito lazer e chocolate. Cortesia para até até duas crianças de cinco de acordo com a capacidade do apartamento, incluído café-da-manhã, almoço e jantar. Para a criançada, caça ao Coelho da Páscoa, oficina de ovinhos, entrega dos ovos com Coelho de Páscoa, oficina culinária infantil e almoço especial de páscoa. Além disso arco & flecha, escalada, cinema, slackline, mini golf, hidro animação, academia, feijoada de sábado, espaço baby (atividades para crianças de 0 à 3 anos). 


Programação especial para dias chuvosos, o Infinity Play! O resort, por ser pé na areia e com praia praticamente privada costuma operar com 100% de ocupação e fila de espera. Não fique na fila e faça tua reserva já. O estado do Paraná e São Paulo costumam lotar o hotel rapidinho. 


TERRA DA MAÇÃ


Quem também já está pronto e com mais de 505 de reservas efetivadas é o majestoso Hotel Renar em Fraiburgo, a nossa Terra da Maça. O Hotel e a região bem como todos os seus atrativos, inclusive a colheita da maçã, dispensam maiores apresentações. O negócio e correr e não perder a vaga. 


500 TRILHEIROS

Clique na imagem para ampliá-la

Aproximadamente 500 "trilheiros", participaram neste último domingo dia 05, do 13º Trilhão de Piratuba. O evento encerrou a programação de aniversário de 68 anos de Piratuba. Organizado pelo Piratuba Moto Clube, teve sua largada no Centro de Eventos e chegada no Parque de Eventos, em um percurso de 70 km percorridos com muita adrenalina e emoção, explorando novos lugares e desfrutando das belezas naturais do município de Piratuba. Após o percurso os participantes participaram de um almoço de confraternização no Centro de Eventos.


DESAFIO SERRA DO RIO DO RASTRO


Vindos de 17 estados do país, cerca de 600 ciclistas voltaram a desafiar a Serra do Rio do Rastro na manhã deste último domingo (05), em mais um evento organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo – FCC. A prova com aproximadamente 24 quilômetros de percurso iniciou no Centreventos Nelson Righetto, centro de Lauro Müller e finalizou no Mirante da Serra, em Bom Jardim da Serra. A sétima edição contou com 23 categorias e foi restrita a modalidade speed (ciclismo de estrada). O trânsito da SC-390, ficou interditado entre 6h e 10h.


Atletas amadores, profissionais e alguns atletas irreverentes, como um padre, um prefeito e idosos com mais de 70 anos. No geral, o ciclista profissional Gabriel Machado da Silva, de Chapecó foi o primeiro a completar a prova.  “Somos capazes de tudo e podemos ser melhores, inclusive dos homens, é só ter força de vontade”, completa ressaltando o Dia Internacional das Mulheres
Vencedora da Categoria Elite Ana Paula Polegatch (D) – Foto: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco.

Padre Ricardo (E) e o senhor Dito (D), com 70 anos de idade – Foto: Adriano Ghellere/Portal Sul In Foco
.
Um padre que começou a competir após ser motivado por um fiel, na cidade de São João do Ivaí, no interior do Paraná. “Comecei a dois anos. Precisava emagrecer e colocar a saúde em dia. Motivado pelo amigo e fiel da igreja onde trabalho, o senhor Benedito da Silva, entrei na competição”, conta o pároco da cidade, Padre Ricardo Roberto de Souza, de 37 anos. Já o senhor Benedito, popularmente conhecido por Dito, tem 70 anos completou o desafio e foi o primeiro na categoria, masculino, acima de 70. “ O importante é começar cedo e não parar nunca. Tenho 40 anos de bike e vou parar quando morrer”. 


Acompanharam o 7º Desafio de Ciclismo da Serra do Rastro, os prefeitos municipais das duas cidades que sediaram o evento, além do secretário do Estado de Turismo, Cultura e Esporte Leonel Pavan. “Quero agradecer a todos os atletas e organizadores pelo grande evento realizado aqui em nossa cidade. Estamos sempre de portas abertas”, enalteceu o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto. As pousadas e hotéis da nossa cidade ficaram lotadas. Esses eventos têm que continuar acontecendo. É fenomenal ver o turismo agregado ao esporte. “ Ocorreu tudo dentro do esperado e com um grande número de competidores. Agora, vamos nos preparar para o desafio de montain bike que acontece em novembro, em breve estaremos liberando as inscrições afirmou o presidente da Federação Catarinense de Ciclismo – FCC, João Carlos Andrade. 


Todo o trajeto da competição recebeu o apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, além de órgãos da Prefeitura Municipal de Lauro Muller.


FESTIVAL JPA


O turismo é a salvação desse nosso imenso país, que um dia permitirá que menores de idade possam trabalhar, saírem das ruas e também estudarem. Vivemos atualmente em um país de governantes cegos. O turismo está carente de mão de obra e não é à toa que o Trade de Turismo cobra cada vez mais respostas do governo e das entidades "responsáveis" que realmente tomem atitudes favoráveis a essa gigantesca indústria que cresce a olhos vistos. Prova disso são os grandes festivais de turismo que acontecem de norte a sul do Brasil e grandes empreendimentos apostam neles. 


Tanto que o Grupo Rio Quente Resorts renova mais uma vez com o maior Festival de Turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA, que acontece na capital da Paraíba. Trata-se da 7ª edição do evento, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro deste ano. O Rio Quente, vem hospedando turistas desde 1964 e os hotéis e resorts da rede hoje estão no topo do turismo brasileiro. 


ROAMING INTERNACIONAL


Quem também, estará no Festival do Turismo de João Pessoa, é a My Sim Travel, uma empresa de tecnologia, que fornece roaming internacional válido em mais de 200 países. Se você está com sua viagem internacional programada e não sabe ainda como ficar conectado durante todo o tempo que estiver fora, acesse www.mysimtravel.com.br e saiba todas as informações. 


CAPACITAÇÃO


Enquanto isso uma parceria entre a Embratur e a Embaixada do Brasil em Quito, o Comitê Descubra Brasil e a Avianca resultou na realização de capacitações nas cidades de Guayaquil e Quito, no Equador, nos dias 15 e 16 de fevereiro. Mas recebemos a informação somente agora. Alguns temas abordados nos workshops, realizados para 50 agentes de viagem, foram a apresentação das rotas e conexões disponíveis para os destinos brasileiros dando enfoque à integração da Avianca internacional com a Avianca Brasil e todas rotas nacionais disponíveis para mais de 20 destinos. A série de treinamentos no Equador faz parte da estratégia de inteligência de mercado e comercialização da Embratur nos países Sul-americanos, que tem o intuito de aumentar o conhecimento de Brasil no mercado e capacitar os profissionais do trade na venda de Brasil.


Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil. Vale informar que nem a metade dos turistas informados que deveriam chegar a Santa Catarina chegaram. O Estado amargou a pior temporada dos últimos 20 anos. 


Falando nisso, a AVIANCA deu inicio a operações regulares em Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 06, com voos diários, diretos, ida e volta, para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O novo voo, de numeração 6184, sai de Guarulhos às 12h20, e chega ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas, às 14h10. No sentido inverso, a decolagem do voo 6185 será às 14h43, com aterrissagem em São Paulo, às 16h30. A operação será feita pela aeronave Airbus A320. 


No pouso, a aeronave recebeu um jato d’água do Corpo de Bombeiros. O batismo durou 15 minutos. Tarcisio Gargione, Vice-Presidente falou a imprensa no Belmond Hotel Cataratas. 


Segundo Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, o potencial turístico de Foz é muito grande e o voo foi uma necessidade de atender a demanda reprimida do internacional gerado pelos voos das companhias parceiras da Star Alliance. “Somos a representante da aliança no Brasil e precisávamos de voo para atender essa demanda para se chegar a um dos principais polos de turismo do país”, disse. Durante o voo, foi exibido um filme especial sobre o Destino Iguaçu, elaborado pela Comunicação Social da Itaipu Binacional, que faz parte da Gestão Integrada do Turismo. A nova operação foi desenhada para aumentar as opções de conectividade dos passageiros locais com os demais estados e, principalmente, com as partidas internacionais das nossas parceiras na Star Alliance. A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. 


O início das operações em Foz do Iguaçu tem um grande significado. A companhia irá basicamente ligar a cidade a mais de 1.300 destinos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parcerias internacionais. Segundo o secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kurten, a chegada do voo da Avianca para a cidade foi um trabalho conjunto das entidades locais. “A cidade vive um novo momento, onde conseguimos aumento de fluxo turístico nas atrações e na hotelaria. Este voo comprova nosso bom momento”, comentou. Para o secretário, o voo da Avianca ainda ajudará a promover o destino no Brasil e em todo mundo por meio de seus parceiros Star Alliance.


EXPANSÃO HOTELEIRA EM CANELA


Uma das cidades que integra a fenomenal Serra Gaúcha, a linda Canela da Any Brocker, Lu Zanata, Diego, Nanda Chies e tantos amigos, deve experimentar significante aumento em sua oferta hoteleira nos próximos anos. A reboque do crescimento turístico da vizinha Gramado, a cidade, que fica a sete quilômetros, tem cinco projetos hoteleiros em fase avançada de desenvolvimento e com aberturas previstas para os próximos dois anos. Esses serão somados aos 77 meios de hospedagem que o destino reúne atualmente. Os números foram levantados pela entidade de pesquisa IN-PACT e publicados pela Front Desk Magazine. 


Estima-se que, com o acréscimo das novas ofertas, haja reforço de 580 habitações no inventário disponível. Os números relativos a esses investimentos aparecem também como benefício para a população local. O estudo aponta que, para cada quatro novos quartos de hotel construídos, é gerado um emprego direto e um indireto. Isso deve representar 290 novos postos de trabalho. O IN-PACT atribui o movimento de crescimento à influência da vizinha Gramado, que por si só já trabalha no aumento de sua oferta, com a perspectiva de dobrar seu parque de seis mil quartos em dez anos.


57ª ROMARIA EM CANELA


Falando nisso, a exemplo do último ano, a Romaria e Festa contará com cinco atividades principais, todas no mês de maio. Todas seguindo a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, rumo ao Santuário, percorrendo 7km até o Santuário, no bairro Saiqui e com Missa Campal na chegada. A Caminhada Luminosa ocorrerá somente no Santuário, saindo do Monumento da Prece até a cripta da nova Igreja que está sendo construída no local. A primeira edição do evento ocorreu em 1960 no local que atualmente é considerado o Santuário de Caravaggio de Canela. A Romaria e Festa de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento da cidade e um dos maiores em turismo religiosos do Estado, numa promoção da Paroquia Nossa Senhora de Lourdes.


BELLA DA SEMANA


Ela é natural de Goiás e já foi convidada pela Bandeirantes para representar o time no quadro ‘a verdadeira musa do Goianão’, no programa Esporte Total, em 2014 – mas recusou. Apesar de bater um bolão, Kariny Rodrigues gosta mesmo é de estar nos ringues. Coroada a musa do MMA de Goiânia, a morena já fez participações no programa Pânico na Band e é sucesso nas redes sociais. Agora, Kariny invade o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com o objetivo de mostrar todo o seu talento em um ensaio fotográfico.

PARA LER ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI