sábado, 25 de março de 2017

BRASIL PROMOVE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

BRASIL PROMOVE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA

Pedra Furada - Urubici - SC

A Embratur, a Embaixada do Brasil em Londres e a VBRATA (Visit Brazil Travel Association) realizaram, na última semana, um workshop para promover os destinos de aventura e ecoturismo nas várias regiões brasileiras. Foram capacitados 110 convidados do trade turístico britânico, entre agências de viagem, operadores de turismo e companhias aéreas, além da imprensa especializada.  Dentre eles, alguns que já tem o Brasil em seus catálogos e outros que procuram por novos produtos e destinos.

 Canyon Espraiado Urubici - SC

Os turistas têm apostado no segmento ecoturismo e turismo de aventura, principalmente em Santa Catarina, tem todas as condições de aumentar a sua oferta para esse mercado. Além disso, o Brasil é considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o País com maior potencial turístico em recursos naturais, por possuir a maior biodiversidade de espécies do mundo, distribuídos por seis biomas e três grandes ecossistemas marinhos.

 

Durante o evento, participaram como expositores o Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) no Reino Unido da Embratur; a Santa Catarina Turismo S/A (Santur), representada pelo secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina (SAI), Carlos Virmond; Iguassu Convention & Visitors Bureau; Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta); Fundação Amazônia Sustentável (FAS); Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA); Uakari Floating Lodge – Mamiraua Reserva do Amazonas; e os representantes de prestadores de serviços brasileiros baseados no Reino Unido, como a Senderos e a Américas.


ABIH-SC SOB NOVA DIREÇÃO

Valdir Walendowisky, Samuel Koch, Osmar Vailatti e Leonel Pavan 

Tomou posse nesta terça-feira, 22, a nova diretoria da ABIH-SC, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – uma das entidades mais antigas do turismo nacional. Desde seu surgimento, em 1936, sempre foi uma das mais atuantes do setor, com a participação de Santa Catarina desde 1965. Com mais de 3.200 associados em todo o Brasil, sendo mais de 200 em Santa Catarina, a ABIH é uma entidade empresarial associativista, sem fins lucrativos; e representa um setor que oferece mais de 400 mil empregos diretos e pelo menos 1,5 milhão de ocupações indiretas. 

Ex-presidente Samuel Koch e o Presidente da ABIH-SC Osmar José Vailatti​

Hoje, através da descentralização promovida pelo hoje ex-presidente Samuel Koch, a entidade está presente em todas as regiões do Estado e, atuando de forma conjunta e harmônica com as demais entidades do segmento do turismo em favor do desenvolvimento do setor no Estado. O eleito presidente, Osmar Vailatti em seu discurso agradeceu a presença das autoridades e trade de turismo presentes, apresentando o  projeto de gestão e sua equipe de trabalho que a partir de agora é a responsável pelo biênio 2017/2018. 


Para Vailatti: "Aceitar o Cargo de Presidente da ABIH-SC, foi e é um grande desafio, pois temos que dar continuidade a história de mais de 50 anos, onde destacados líderes da hotelaria de Santa Catarina  e suas  equipes deixaram grandes marcas, e muito progresso. Durante 60 dias, todas as quintas feiras na sede da entidade nos reunimos, envolvendo pessoas, propostas, idéias, na elaboração do planejamento estratégico, cujo objetivo maior é sempre de fortalecer a ABIH de Santa Catarina. Foi um período muito marcante, envolvente, de motivação e definição dos objetivos. Hoje temos um projeto a executar, e vamos a luta".


Estre os destaque desta atual administração está a realização do Encatho e Exprotel, evento maior da hotelaria catarinense, em um calendário expressivo de cursos de capacitação, na defesa dos interesses dos associados, na prestação de apoio jurídico, nos controles rígidos e transparentes das receitas e das despesas, num bem traçado plano de marketing, no fortalecimento das parcerias, na prospecção de novos associados, trabalhando em sintonia com os Diretores Regionais, para juntos estarem presentes com ações em todo o estado catarinense. 


Após os discursos, a diretora de Eventos da ABIH-SC, Lara Perdigão, lançou o Encatho & Exprotel, que chega a sua 30ª edição com a mesma proposta de reunir profissionais, estudantes e empresários dos meios de hospedagem, agências de viagens e restaurantes, além de fornecedores, entidades do trade e imprensa especializada para discutir, trocar experiências e conhecer novos produtos e serviços para aperfeiçoar seus empreendimentos. Neste ano, o evento acontece de 09 a 11 de agosto, com local ainda a ser definido e com a bandeira “Precisamos estar juntos”.


O diretor presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Osmar Vailatti, justificou a temática do evento. “No contexto em que vivemos, quando vivenciamos uma temporada de verão aquém do que esperávamos, quando atravessamos momentos difíceis na área política, na economia com o desemprego e na queda do poder aquisitivo, precisamos mais do que nunca nos unirmos, darmos as mãos, focar o segmento em que atuamos com mais profissionalismo, criatividade e inovações. Por isso eu convoco todos os empresários, autoridades e profissionais, a estarmos todos juntos, em prol do desenvolvimento do setor turístico catarinense”, conclamou Vailatti.

​Leonel Pavan - Secretário de Turismo de Santa Catarina

"Santa Catarina tem o melhor Turismo do Brasil, os mais variados destinos, precisamos acreditar neste potencial, estamos fazendo a nossa parte e confiamos sempre na ABIH-SC. Mais do que nunca precisamos capacitar, treinar, motivar os nossos colaboradores, bem como desenvolver e preparar os gerentes, proprietários de equipamentos turísticos para a gestão dos seus negócios. O turismo gerando empregos é a nossa resposta a crise" afirmou Leonel Pavan, Secretário de Turismo de Santa Catarina.  

Clique na imagem para ampliá-la

Também estava presente no evento Valdir Walendowisky, Presidente da SANTUR, além de representantes de todo trade catarinense de turismo e demais autoridades políticas. Para ver todas as fotos do vento clique aqui


EMBRATUR ABRE INSCRIÇÃO PARA EXPOSITORES MICE


Com o intuito de fortalecer a imagem do Brasil como sede de grandes eventos internacionais, a Embratur  abriu as inscrições para duas feiras de grande relevância do segmento MICE: a IMEX Frankfurt e a FIEXPO Latino América 2017, que será realizada na capital do Chile, Santiago. Os coexpositores interessados em participar dos eventos, que serão realizados de 16 a 18 de maio na Alemanha, e de 05 a 07 de junho no Chile, deverão acessar o site da Embratur (www.embratur.gov.br) e clicar em "Sistema de Controle de Inscrições em Eventos" na aba "INSCRIÇÕES - SCIE". Vale ressaltar que apenas empresas e entidades públicas e privadas cadastradas no Sistema de Controle de Inscrições em Eventos (SCIE) da Embratur podem solicitar a participação nas feiras. Para esclarecimentos de dúvidas, escreva para: inscricao.feiras@embratur.gov.br, ou pelo telefone (61) 2023-8632.


EXPEDIÇÃO SÃO PAULO - NOVA YORK EM 4 RODAS


ATravel Ace, seguradora com mais de 35 anos de experiência, protege os pilotos e apoia o projeto “SP/NY sobre 4 rodas”, idealizado pela produtora Head Full Service. A expedição propõe o desafio de completar o trajeto de São Paulo a Nova York em 60 dias, a bordo de duas Mercedes-Benz GLA. A partida foi realizada no dia 15 de março, no Eataly Brasil. Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace, ressalta a importância das precauções para realizar as viagens e a valorização de iniciativas inéditas que revelam as belezas culturais do continente americano. “Acreditamos em desafios inovadores como a “SP/NY sobre 4 rodas”, que veio com uma proposta de percorrer 23 mil km, com a divulgação das características culturais específicas de cada país. Nosso interesse é promover os cuidados que cada viajante deve obter para tornar essas aventuras mais tranquilas e seguras”, relata Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace.


Inédita, a proposta promove uma web série de 40 episódios, que cobrirá toda a viagem e a experiência vivida pelos seis integrantes divididos em dois carros. O projeto será atualizado pelos exploradores durante a expedição, por meio de canais digitais desenvolvidos para acompanhar o itinerário: Facebook, Instagram e Youtube. O percurso passará por 14 países, entre eles Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize, México e Estados Unidos. O desafio também tem o apoio da Mercedes-Benz, Goodyear, Eataly, Sony, PBF Idiomas, Lacie, CEV, Cecel Tours e Alves & Benedek Associados.


AVIANCA NA 12ª EDIÇÃO DA LACTE


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, foi uma das empresas participantes da 12ª edição do Lacte – Latin American Corporate Travel e Events Experience, considerado o maior encontro da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina. Organizado pela Alagev (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), o Lacte reuniu no Grand Hyatt São Paulo, cerca de mil participantes brasileiros e estrangeiros ligados ao segmento Mice (Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições, na tradução da sigla em inglês). 


No segundo dia do evento, a Avianca Brasil levou aos participantes a palestra “Navegando com o Sucesso”, ministrada pelo cineasta David Schurmann. Diretor do filme “Pequeno Segredo”, baseado no best-seller homônimo de Heloísa Schurmann sobre a história de vida de Kat Schurmann, o convidado falará sobre as produções cinematográficas da família em mais de 20 anos de expedições marítimas.  


“É um orgulho apoiarmos os Schurmann, que têm mensagens muito positivas de perseverança e superação a transmitir ao público”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.  “Além disso, o Lacte é uma excelente oportunidade para apresentar as novidades da companhia às principais pessoas e empresas que atuam no mercado de viagens corporativas e de incentivo. Em 2017, ampliaremos nossa frota com novas aeronaves, garantindo que permaneça a mais jovem do continente, e aumentaremos a oferta de internet a bordo para a maior parte dos nossos clientes. Também focaremos as parcerias que agregam valor ao nosso produto e benefícios aos passageiros”.


ABRACORP & MARKET PLACE


Um dos segmentos mais promissores do mercado de viagens corporativas é o MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions). O número de recintos apropriados para eventos cresceu muito no Brasil, inclusive fora do eixo Rio-São Paulo.  Esse cenário levou a Abracorp a valorizar o tema junto às associadas, por meio de discussões e criação do Comitê MICE da entidade. Para buscar alternativas tecnológicas que resultem na criação de um Market Place dedicado ao segmento, o Comitê MICE da Abracorp reuniu-se e foram colocadas em debate as opiniões dos participantes do encontro, com moderação do diretor executivo da entidade, Gervasio Tanabe. Haverá novas rodadas de discussões, para se identificar o modelo de plataforma mais adequado às necessidades das associadas. “Buscamos uma plataforma que nos dê agilidade na identificação de fornecedores, padronização na distribuição de conteúdos e que promova a marca Abracorp no segmento MICE”, ponderou Tanabe.


ALMOÇO DE PÁSCOA NO INFINITY BLUE



Aqui vai uma ótima dica para o Almoço de Páscoa. Trata-se do verdadeiro e tradicional sabor da Páscoa do Infinity Blue Resort & Spa. Serão mais de 30 itens selecionados para a ocasião, reunindo o que há de melhor na requintada gastronomia Infinity. Mas vale lembrar que a disponibilidade é ultra limitada, já que a hospedagem para à Páscoa no Resort já está praticamente com lista de espera. Faça sua reserva.
reservas@infinityblue.com.br ou pelo telefone 47 3261-0300. 

I FÓRUM MICE BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC


Fomentando a discussão sobre o turismo de eventos e negócios, o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau promoveu nesta última sexta, 24, a primeira edição do Fórum MICE (Reuniões, incentivos, congressos e exposições) teve como destaque palestra com o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Reed Exhibitions, organizadora de eventos líder no mundo. O uruguaio Juan Pablo de Vera também é Presidente do Conselho de Administração da União Brasileira dos Produtores de Feiras (UBRAFE) e integra o Conselho Administrativo do São Paulo Convention & Visitors Bureau. Juan tem mais de 20 anos de experiência no setor de feiras de negócios e na ocasião falará sobre o Mercado MICE.


Entre os objetivos do evento estava a discussão do novo cenário que Balneário Camboriú está prestes a viver, além dos impactos que a concretização do Centro de Eventos causará na cidade e na região. O momento também servirá para identificar o perfil do turista atual e o público que se quer para a cidade. 


Para o vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Geninho Góes, o evento é essencial para que a cidade passe a pensar neste novo momento, que vai propiciar a possibilidade de um novo caminho para não se depender unicamente do turismo de lazer. “Será mais uma alternativa e a cidade precisa começar a se preparar. Acredito que especialização é a palavra chave e tenho certeza que Balneário Camboriú tem potencial para competir de igual para igual com grandes centros na disputa de eventos de médio porte”, diz. Geninho falou sobre as estratégias de captação de eventos já em andamento na entidade. Na programação, houve também um painel com representantes da EMBRATUR, Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Secretaria Municipal de Turismo de Balneário Camboriú, que debateu sobre os turistas que a cidade deseja receber.



UNEDESTINOS



O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, recebeu O conselho consultivo da UNEDESTINOS (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos) para debater assuntos de interesse do setor turístico e alinhamento de estratégias conjuntas. O encontro, que aconteceu na sede do Instituto em Brasília, tratou da proposta de transformação da Embratur em agência, a participação do Brasil em feiras internacionais e a importância de parcerias com as entidades ligadas à UNIDESTINOS para a promoção do Brasil no exterior. Lummertz comentou sobre a importância de aproximação com o trade para que as pautas sejam direcionadas e prioridades elegidas. Na reunião foi definido um calendário de estratégias para serem trabalhadas em conjunto durante o ano e que serão apresentadas em São Paulo, durante a WTM Latin America, realizada entre os dias 4 e 6 de abril de 2017.


REUNIÃO DA CTI-NORDESTE EM JOÃO PESSOA


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, estará em João Pessoa no próximo dia 31 de março onde participará da reunião da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste. Durante o encontro, os secretários de turismo de todos os estados da região irão discutir a realização da 24ª edição da BNTM - Brazil National Tourism Mart, feira internacional dedicada à promoção e comercialização de viagens para destinos do Nordeste, que ocorrerá entre 8 e 10 de junho na Bahia, mas com local ainda indefinido. A reunião da CTI - Nordeste também discutirá meios de promoção dos destinos nordestinos e parcerias com Ministério do Turismo e Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). 


O evento será realizado no Hardman Praia Hotel, na praia de Manaíra, com início previsto para às 9hs. Muitos secretários entendem que a promoção da BNTM será uma retomada do evento, que no ano passado foi realizado em Porto de Galinhas (PE), mas com nome de Destination Brazil Travel Market, nos dias 18 e 19 de maio/2016. O encontro está sendo coordenado na Paraíba pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, cujo o secretário, Lindolfo Pires, também é presidente da CTI-NE.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

TV URBANA


Já está no ar a Urban TV (urbantv.com.br), criada para ser um diferencial no conceito de conteúdo audiovisual. A ideia é disponibilizar conteúdos diferenciados, com forte curadoria de conteúdos. Os usuários poderão escolher a programação que desejar. Tudo de forma exclusiva, cobrindo os principais eventos, shows, entrevistas exclusivas em Santa Catarina. Se antes a TV tradicional reinava absoluta na preferência de espectadores de todas as idades e classes sociais, e era a forma mais fácil e assertiva de garantir que seu conteúdo ou anúncio fosse distribuído com sucesso e atingisse milhões de pessoas, hoje, com a popularização da internet e dos vídeos online, a Web TV ou TV na internet está tomando esse lugar e pode ser a melhor forma de melhorar sua comunicação com um público qualificado.


De acordo com uma pesquisa recente sobre o consumo de Mídia e TV, a forma como o espectador consome conteúdos em vídeo está passando por uma mudança notável e quem quer começar a investir nessa área, deve entender que somente a TV tradicional não é mais suficiente. O consumidor está cada vez mais exigente em relação a conteúdo, recomendações, anúncios e mobilidade e a Web TV, ou TV Web cada vez mais, parece ser a opção mais adequada para atender a todas essas necessidades. Por tudo isso exposto, a Urban TV que está incorporada ao portal de notícias Portal da Ilha Digital, pretende trazer um conteúdo diferenciado, com programas exclusivos, com diversos parceiros de conteúdo.