quarta-feira, 29 de março de 2017

FATURAMENTO DO TURISMO SUPERA EM 37% AS ESTIMATIVAS DO SETOR

FATURAMENTO DO TURISMO SUPERA EM 37% AS ESTIMATIVAS DO SETOR


O faturamento alcançado pelo setor turístico brasileiro como um todo no último trimestre de 2016 superou em 37% as estimativas previamente projetadas pelo setor. Na mesma linha, o nível de emprego efetivamente observado nos três últimos meses do ano passado superou em 38% o que representantes da área tinham como prognóstico. Os números estão no Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, publicação trimestral realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foram ouvidas 918 empresas, que representam 71.498 postos de trabalho e apresentaram um faturamento no trimestre de R$ 7,8 bilhões. Elas integram sete setores: Transporte Aéreo, Parques e Atrações, Agências de Viagens, Meios de Hospedagem, Turismo Receptivo, Organizadores de Eventos e Operadoras de Turismo. O levantamento foi realizado entre 2 e 31 de janeiro de 2017.


EMBRATUR E OS MERCADOS INTERNACIONAIS


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, fez uma apresentação do trabalho que está sendo realizado para a transformação do órgão em uma agência de fomento internacional do turismo brasileiro e defendeu a implantação de uma política nacional de turismo na reunião da Câmara Empresarial de Turismo, em Florianópolis (SC). Entre as metas da “nova Embratur”, está a de trazer 12 milhões de turistas para o País em 2022, com U$ 19 bilhões (valor de hoje) em faturamento. O que é nada em relação ao tamanho do nosso país comparado com o que recebem os europeus, por exemplo. Vale comentar que a competição pelo turismo internacional é brutal e infelizmente eu não vejo nem a longo prazo o Brasil preparado para isso. Lummertz relatou que o Fórum Econômico Mundial faz pesquisas regulares sobre o setor. Nos últimos anos, essa pesquisa coloca o Brasil em 1º lugar em potencial natural para o turismo e 8º em potencial cultural. Mas no quesito ambiente de negócios, em 140 países, o Brasil está no 137º pior do mundo para desenvolver o turismo. 


Para você perceber que essa projeção de querer trazer 12 milhões de turistas para o País em 2022 é pensar pequeno demais, me desculpem. Ontem, vendo o relatório de turismo de Portugal, Lisboa, que tem 550 mil habitantes e recebeu no ano passado 5 milhões de turistas. Segundo a entrevista, foi o turismo que gerou todos os empregos e tirou o país da crise. 


Hoje Lisboa tem até TUC-TUC para atender a demanda. Portugal sabendo que o turismo seria a salvação investiu pesado na infraestrutura turística. 
Aqueles bairros de drogados, craqueiros, os guetos, foram todos transformados em postos turísticos, repaginando por completo a cidade. 


Fiquei espantando e com uma inveja danada. A reportagem foi feita pelo Pedro, do Manhatan Conection (Programa Pedro Pelo Mundo, clique aqui e confira a revolução turística em Portugal que usou a crise em seu favor. São vários blocos de deixar a gente com a boca aberta mesmo. 


E nós, com todo o respeito, vamos ficar no no bla bla bla e vendo os navios passarem por aqui e ancorarem em Ushuaia, na Patagônia Argentina, com quase 450 atraques por temporada (que só termina em 21 de abril), deixando por dia 12 mil pessoas no porto, numa cidade de apenas 80 mil habitantes? 

Clique na imagem para ampliá-la

MAIS AMÉRICA LATINA


Para incrementar o turismo no Sul do País e em Santa Catarina, Vinicius Lummertz, anunciou a estruturação do programa ‘Mais América Latina’, para dar novo impulso ao turismo dos estados do Sul, com missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos. Em Santa Catarina, o programa deverá contar com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR, assim como das entidades representativas do comércio, serviços, turismo e da indústria e também da iniciativa privada.


Após a apresentação da pesquisa, foi realizado um painel, que contou com a participação do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; do secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Leonel Pavan; do secretário de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Lucca Filho; do presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-SC, João Eduardo Amaral Moritz; e com a mediação do professor doutor Alexandre Biz.


BRASIL É MAIS QUE CARNAVAL


Todavia, com foco na diversificação da oferta turística no exterior, a Embratur levará à quatro países europeus uma amostra do tradicional São João brasileiro. O projeto, batizado de “Brasil Junino”, estará entre os dias 7 de abril e 28 de maio, em Lisboa, Madri, Roma e Paris para mostrar aos europeus o que é um verdadeiro “arraial junino”, com shows, quadrilhas e pratos típicos. A ação tem a expectativa de atingir um público direto de mais de 40 mil pessoas, além do trade turístico, a imprensa geral e especializada e formadores de opinião de países considerados estratégicos. Os eventos, que acontecerão em espaços públicos das capitais europeias, tem entrada franca e para garantir o embalo as tradicionais músicas do repertório junino. As danças características como quadrilha, xote, xaxado e baião serão apresentadas. 


FLORIPA SEE NOW BUY NOW


Finalmente FLORIPA volta as passarelas com a super Kenia Costa. Com o desaparecimento do Donna Fashion a Ilha está vendo a moda através das vitrines. Felizmente a Kenia deu asas a sua imaginação e competência e por conta disso receberemos um evento que irá reunir pessoas que movimentam a cidade na moda, música, gastronomia, saúde, cultura, artes, design, entretenimento em uma noite memorável ! Isso tudo acontecerá no Museu de Arte de Santa Catarina, que já recebeu grandes exposições como Joan Miró e Gaudí. 


Formadores de opinião, jornalistas, blogueiras, profissionais das mais diversas áreas, estarão juntos no dia 28 de abril em um evento, aberto ao público. Os diversos conceitos das lojas com curadoria primorosa que criam o lifestyle de Florianópolis estarão na passarela do Floripa See Now Buy Now. 
Uma arena de 300 lugares irá refletir os conceitos da moda mundial. Vale comentar que todas as coleções estarão disponíveis no dia seguinte ao evento. 


SÃO PAULO & DUBAI VIA EMIRATES


O maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, começou a operar regularmente entre São Paulo e Dubai, substituindo o Boeing 777 da Emirates. A capital paulista, unica cidade da América Latina a recebê-lo, se tornou o 46º destino a receber o equipamento em frequências regulares. A operação marca os dez anos da Emirates no Brasil, que voou pela primeira vez para o país em outubro de 2007. 

1ª Classe

O A380 conta com um total de 491 assentos, sendo 401 na econômica, 76 na executiva e 14 suítes na primeira classe. A aeronave conta com dois shower spas – disponíveis para os passageiros da primeira classe; e um lounge com canapés e bebidas para quem está na executiva e primeira classe. Outro diferencial do A380 é o entretenimento, com mais de 2,6 mil canais disponíveis.


Você sabia que além do site, e-mail e telefone o Hotel Cercano possui um canal exclusivo para seus clientes? Adicione nosso contato de whatsapp, estamos disponíveis para lhes atender com a rapidez e eficiência que a ferramenta proporciona.

FEBRE AMARELA


Fique atento você que pretende viajar para o exterior. Devido ao surto de febre amarela que atinge diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, cerca de 127 países estão exigindo que os brasileiros estejam vacinados contra a doença para desembarcarem em seus territórios. A medida visa conter o avanço da doença, que já matou cerca de 260 pessoas no Brasil, para mais países. A Europa e os Estados Unidos ainda não estão fazendo a exigência.


Alguns dos países que passarão a exigir o comprovante de vacinação, estão os vizinhos Paraguai, Venezuela, Colômbia e Bolívia, além de destinos importantes como México, Austrália, alguns destinos no Caribe e muitos países africanos. A comprovação de vacinação pode ser feita através da apresentação do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), que pode ser emitido nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em portos, aeroportos e fronteiras, de forma gratuita, mas que só pode ser emitido mediante a apresentação do próprio aplicante, não podendo ser designado um representante para emitir o documento. A lista completa dos países que estarão exigindo estão no site da ABAV-NACIONAL. Brasileiros podem se vacinar gratuitamente contra a febre amarela nos postos de saúde municipais.


Hotel Internacional Gravatal - o paraíso das águas termais

7ª PEREGRINAÇÃO CAMINHOS DE SANTA PAULINA


As inscrições para a 7ª Peregrinação Caminhos de Santa Paulina, que será realizada no dia 10 de junho, estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, dia 3 de abril, com 250 vagas para peregrinos e 50 para voluntários. Os interessados podem fazer a inscrição na recepção do Santuário Santa Paulina ou na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento. O período de inscrições vai até o dia 19 de maio ou até que seja preenchido o número de vagas disponíveis. O valor da adesão de cada peregrino é de R$ 60 e inclui camiseta, boné, crachá e a alimentação durante todo o percurso. Ao longo do dia, capelas e oratórios em vários bairros de Nova Trento fazem parte do percurso que tem aproximadamente 30 km. O evento é organizado pelo Santuário Santa Paulina em parceria com o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.


FESTIVAL JPA & MASTERCORP


O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa, Cláudio J. S. Junior, participou do 1º Workshop Masterop, que aconteceu em Maceió (AL) e contou com a presença de 300 agentes de viagens da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de 59 expositores, entre eles, o Festival JPA. O Workshop, que contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, é estratégico para o Festival JPA, que ano a ano tem apresentado um crescimento constante e se transformado na maior referência de evento da região Nordeste. O Festival é um dos seis eventos que conta com o efetivo apoio do Ministério do Turismo no Brasil. Além de buscar captar novos expositores, Cláudio Junior mantendo uma série de contatos com executivos das principais operadoras de turismo do país, reforçando a importância da presença deles no Festival JPA, que tem apresentado resultados bastante positivos e aberto maior espaço para o mercado internacional. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

VOOS DIRETOS DA AMÉRICA LATINA PARA O BRASIL


Os voos diretos da América Latina diretos para o Brasil cresceram 21,64%, se comparado o total de março de 2017 ao mesmo mês, em  2016. Os dados são da Análise da Malha Aérea da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto Brasileiro de Turismo, preparada a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os dados de março deste ano indicam que, na América Latina, a Argentina lidera em chegada de voos ao Brasil, com 1.275; da Europa, chegam 930 voos. As companhias aéreas brasileiras também contribuem para o incremento da malha aérea internacional. A Avianca Linhas Aéreas, inaugurou, no último dia 6, voo diário entre São Paulo e Foz do Iguaçu, facilitando a ida de turistas estrangeiros para outros destinos brasileiros. Além disso, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, declarou que o Brasil foi escolhido pela Emirates Airlines como primeiro país da América Latina a receber voos diários ligando Dubai a São Paulo.


MAPA TURÍSTICO BRASILEIRO


O Ministério do Turismo (MTur) está promovendo a atualização do ‘Mapa  do Turismo Brasileiro’, por isso, a adjunta de Turismo (Seadtur) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) solicita a participação dos municípios interessados em compor o Mapa para realizarem as suas inscrições. O processo é gratuito e vai até maio deste ano. Além de funcionar como uma espécie de ‘vitrine’ do turismo nacional, uma das vantagens de participar do Programa de Regionalização do Turismo está na facilidade em obter recursos via MTur, pois, de acordo com a Portaria MTur nº 182/2016, pelo menos 90% da programação orçamentária anual da pasta Federal deve ser destinada às Unidades da Federação, Regiões Turísticas e municípios do Mapa do Turismo. 


Alguns critérios obrigatórios são estabelecidos pelo MTur para considerar a inclusão de municípios nas regiões formadas, como por exemplo, a proximidade geográfica e características de similaridade como aspectos sociais, econômicos e culturais. Promover o País de forma regionalizada é o principal foco do programa do MTur. atualmente, Mato Grosso possui 77 municípios que formam 14 regiões no Mapa do Turismo Brasileiro, por isso, a meta da equipe da adjunta de Turismo é aumentar esse número com mais adesão dos municípios que precisam agilizar o processo que será todo feito gratuitamente até o final de maio.


BELLA DA SEMANA



Barbie Morena fica nua em ensaio - Conhecida nas redes sociais como ‘Barbie Morena’ a modelo Priscila Rocha retornou ao Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) nesta quarta-feira (29), ainda mais ousada do que a primeira vez. As fotos revelam um corpo bem cuidado, com músculos definidos e curvas bem torneadas devido à prática de fisiculturismo – atividade que passou a adotar no ano passado.