sábado, 13 de maio de 2017

TURISMO ESTÁ MATANDO CIDADES NA EUROPA

TURISMO ESTÁ MATANDO CIDADES NA EUROPA




“As cidades estão morrendo pelo Turismo”. A incisiva opinião foi expressa pelo diretor executivo de Marketing de Amsterdã, Frans Van der Avert, ao Fórum Mundial de Turismo em Lucerna, na Suíça. Segundo ele, a pressão desta indústria, causada principalmente por empresas de baixo custo como a Ryanair e a Airbnb, estaria destruindo as cidades históricas da Europa, e que se isso continuar, “ninguém mais viverá nos centros históricos”.




Para Van der Avert, é alarmante que Amsterdã, com 800 mil habitantes, receba cerca de 17 milhões de visitantes por ano, mais de 20 vezes a sua população. "Nós não queremos ter mais pessoas. Queremos aumentar a qualidade dos visitantes, queremos as pessoas que estão interessadas na cidade, não as que a querem apenas como um pano de fundo para festas”, reclama. “Vemos muitos visitantes sem respeito pelo caráter da cidade. As operadoras de baixo custo criam um problema”, completou, citando a Ryanair como exemplo.




Ele identificou Praga, Dubrovnik e Barcelona como cidades afetadas de forma semelhante, e alertou ainda que a indústria do segmento já está enfrentando uma reação de moradores dessas cidades, o que pode inclusive culminar em novas políticas referentes ao Turismo, em um futuro próximo. A mesma linha opinativa seguiram alguns líderes participantes do Global Summit do WTTC 2017.




Uma das críticas de Van der Avert é ao Airbnb e plataformas similares: “A economia de compartilhamento é realmente uma grande ameaça. O Airbnb é uma empresa de bilhões de dólares que está destruindo cidades", clamou, reclamando que muita importância é dada aos visitantes, enquanto os negócios e moradores da cidade acabam ficando espremidos.




DESTINOS INUSITADOS




Já Ushuaia, um dos destinos mais inéditos do mundo, na Terra do Fogo, Patagônia Argentina, não deseja "bastantão" e nem aquelas operadoras que trabalham com quantidade e não com qualidade. Somente na temporada de verão a cidade recebe quase mais de 400 cruzeiros, daqueles imensos. É destino inclusive da Família Schurmann e demais pessoas que buscam além de um destino inédito, tranquilidade paisagens indescritíveis,  uma hotelaria 6 estrelas e alta gastronomia. 



A cidade se prepara para receber a partir do de junho os brasileiros que chegam para a temporada nas estações invernais e no Cerro Castor, a mais moderna e premiada estação de esqui da América Latina. A abertura da temporada começa coma festa do dia mais curto e noite mais longa, o solstício de inverno. Só as festas de abertura duram uma semana. As principais equipes de esqui do mundo treinam em Ushuaia. 



Cilene del Faro - A casa dos Brasileiros em Ushuaia

DESTINO PARAÍBA



Falando em Argentina, o Destino Paraíba vai estar em evidência mais uma vez na Argentina durante toda esta semana (16 a 19), quando será promovido o Workshop Epicentro Nordeste, um roteiro formatado pela Operadora Viagens Clube, de Santa Catarina, que percorre a Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte durante até nove dias, sendo centralizado em João Pessoa (PB). O workshop vai ser realizado em três das maiores cidades argentinas e contará com a participação do setor de Marketing da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), que está investindo na ação em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB). A expectativa é de que cerca de 200 agentes de viagens participem das capacitações. 


É na capital paraibana que acontece o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Festival JPA

A primeira apresentação vai ocorrer em Rosário, maior cidade da Província de Santa Fé, na terça-feira (16), no Hotel Plaza Real. Na oportunidade, serão apresentados os equipamentos hoteleiros, os principais roteiros e a infraestrutura da capital paraibana. Na quarta-feira (17), a comitiva paraibana segue para Córdoba, onde faz nova apresentação do destino no Hotel NH Panorama. Na sexta-feira (19), a ação será encerrada na cidade de Mendoza, onde haverá uma apresentação no Restaurante Basilikia. 



De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a participação da Paraíba no Worskhop do Epicentro Nordeste, neste momento, é de fundamental importância, tendo em vista o início do voo direto que será operado pela Gol entre João Pessoa e Buenos Aires, previsto para início de julho. “Estaremos iniciando uma ação forte na Argentina para divulgar e buscar consolidar esse voo, que será o primeiro internacional efetivamente da Paraíba”, disse a presidente da estatal. 


João Pessoa - PB - 100% Lazer


Dados do Anuário Estatístico do Ministério do Turismo (MTur) confirmam que os sul-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2016. Segundo o levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, dos 6,6 milhões de visitantes de outros países que vieram ao Brasil no ano passado - recorde histórico, com um crescimento de 4,3% em relação a 2015 - 3,7 milhões saíram dos nossos países vizinhos. Destaque para a Argentina, responsável pela emissão de 2,3 milhões desses viajantes, um crescimento de 10% em relação a 2015.


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

AIR CHALLENGE - RALLY AÉREO



O SENAI e o Aeroclube de Santa Catarina promovem, entre os dias 24 e 28 de maio, em São José e Palhoça, o evento Air Challenge SENAI e Aeroclube Santa Catarina voltado para todo o público apaixonado por aviação. A programação inclui show de acrobacias, paraquedismo, palestras, seminários e um grande rally aéreo que será disputado no Aeroclube de Santa Catarina.  O Air Challenge SENAI e Aeroclube de Santa Catarina vem consolidar o papel do SENAI e do Aeroclube de Santa Catarina como referência em educação e formação de profissionais em aviação particular e aviação civil.


27 de maio, Sábado, às 9h: Rally Aéreo
28 de maio, Domingo, às 9h: Acrobacias, Paraquedismo, Exposição e Food Trucks


Todos os eventos do Air Challenge Senai e Aeroclube Santa Catarina são gratuitos e abertos ao público em geral. Prepare-se para essa emoção nas alturas e prestigie!




Em 27 de maio, no Aeroclube de Santa Catarina, acontece o Rally Aéreo. O SENAI e o Aeroclube convidam todos os pilotos competidores do Brasil a participarem desta emocionante disputa. Faça parte deste duelo nas alturas e conquiste o lugar mais alto do pódio. Inscreva-se pelos telefones: (48) 3259-4101, (48) 3257-0400 e (48) 98435-4540.

ALITALIA EM FALÊNCIA




A companhia aérea italiana Alitalia, transportou papas e políticos, mas também esteve no centro de várias controvérsias, entrou em falência pela terceira vez em sua história de 70 anos. Agora, parece que as companhia aérea da Itália, muito dependente do apoio do governo, não pode mais contar com o apoio do público. A situação, no entanto, não afetará os viajantes que reservaram suas viagens para a próxima temporada do verão europeu. Por enquanto, os negócios continuarão decolando, graças a um empréstimo de US$ 435 milhões do governo local, que deu um fôlego a companhia para encontrar um comprador. Entretanto, existe uma incerteza sobre o futuro da empresa.


RECADO CURTO E GROSSO 




A transportadora principal, como muitas outras, sofreu muito devido à ascensão de linhas aéreas de low cost nos últimos anos. Além disso, a queda da economia da Itália também foi uma das razões. No entanto, o principal problema da Alitalia foi a sua incapacidade de reduzir custos. A última gota veio na semana passada, quando os empregados da empresa rejeitaram um plano maciço de corte de custos que exigiria quedas nos salários dos trabalhadores. E não é só ela. Vale lembrar que a principal companhia aérea da Hungria, a Malev Hungarian Airlines, parou os vôos no início de fevereiro de 2012 e foi declarada insolvente tendo sua liquidação decretada alguns dias depois. A Czech Airlines, da República Checa, quase seguiu o mesmo caminho, se não fosse pela Korean Air. A companhia aérea sul-coreana salvou a Czech Airlines ao comprar uma participação de 44% no negócio do governo checo em 2013.




Em 2009, o governo grego vendeu sua transportadora principal, a Olympic Airlines, para Greek Marfin Investment Group. A empresa foi revendida em 2012 para a também grega Aegean Airlines, que é atualmente uma subsidiária e companhia aérea regional. A Espanha também teve seus problemas no setor de aviação. Em 2011, a companhia aérea espanhola Iberia foi comprada pelo grupo britânico International Airlines. A empresa passou por uma revisão completa. International Airlines Group fez uma aquisição semelhante em 2015, comprando a Irlanda Aer Lingus. A Lufthansa também fez várias aquisições similares. Em 2005, a gigante alemã comprou a Swiss International Airlines e, em 2009, concluíram o negócio para comprar a Austrian Airlines.




FORNATUR

Foto: Carlos Mello

O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, participou nesta quinta-feira, 11, da reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada em Brasília. Um dos assuntos da pauta foi a possibilidade de aumentar, no Brasil, a oferta de voos mistos (que possuem trechos nacionais e internacionais operados pela mesma companhia). O objetivo do Fornatur é propor o diálogo com as companhias aéreas para verificar se há viabilidade econômica bem como analisar, junto aos órgãos fiscalizadores, se há condições legais para as operações. Além disso, como já houve sinalização positiva por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e da Polícia Federal, desde que se cumpram as exigências legais nos aeroportos, o próximo passo é conversar com representantes da Receita Federal para discutir a questão alfandegária. O assunto será pauta da próxima reunião do Fornatur, que será realizada no dia 03 de junho, em Salvador.


Ainda durante a reunião foi ressaltada a importância de os estados verificarem a possibilidade de redução da carga tributária sobre o combustível dos aviões. “Esta, sem dúvida, é uma forma de incentivar mais voos pelo Brasil, e consequentemente, fomentar a atividade turística”, destacou Pavan. Outro ponto debatido durante o encontro foi a regularização de jogos e cassinos com viés turístico. A intenção do grupo é cobrar do Congresso Nacional mais agilidade para analisar o assunto.


SÃO JOÃO BRASILEIRO NA ITÁLIA

Público assiste a apresentação do Brasil Junino em Roma. Foto: Ana Paula Torres / Embaixada do Brasil em Roma

Apostando nas Festas Juninas para potencializar a vinda de italianos ao Brasil, a Embratur marcou presença em Roma com mais uma edição do projeto "Brasil Junino”. Em dois dias de evento, quase 12 mil pessoas puderam conhecer um pouco mais da cultura brasileira e por meio da mostra montada na Embaixada do Brasil na famosa Piazza Navona. 


O Diretor de Inteligência Competitiva e Mercados Internacionais do Instituto, Gilson Lira, explica que a ação tem como objetivo atrair mais italianos ao Brasil em um período que há uma baixa procura pelo país. A mostra, que ocorre de 5 a 14 de maio, conta com uma programação cultural variada, com apresentações musicais, grupos de dança de quadrilha, forró e uma exposição. O mercado italiano se conecta ao Brasil por meio de 13 voos semanais, que ligam as cidades de Milão e Roma a quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife. No total, estão disponíveis 3.150 assentos por semana.



TURISMO DE NEGÓCIOS




A Embratur confirma sua participação em mais uma edição da IMEX - Frankfurt, na Alemanha, uma das feiras mais importantes para o turismo de reuniões e viagens de incentivo constantes no calendário de eventos do Instituto. O Brasil estará presente no evento, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, com um estande de 136,5m² e contará com 18 coexpositores, entre eles: representantes de destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Bahia e Santa Catarina, de centros de convenções e meios de hospedagem, além de operadores de turismo. Infelizmente não temos infraestrutura, segurança, saúde e por aqui impera o medo e a incerteza. 




VILA DO SABER NA ABAV EXPO



A Vila do Saber, espaço da ABAV Expo voltado à capacitação e difusão do conhecimento, inova em sua proposta para 2017 com uma estrutura de conteúdo mais dinâmica e atrações interativas, visando maior aproximação com os participantes. O espaço físico será redesenhado para abrigar duas novas áreas temáticas, mas manterá o conceito aberto, no modelo inovador que agradou os visitantes em 2016. Às quatro áreas apresentadas no ano passado – Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia – foi acrescentada uma  exclusiva para a realização de Debates e Mesas Redondas e outra dedicada ao tema Produtos e Destinos, que será disponibilizada aos expositores.



A exemplo do ano passado, os participantes terão a facilidade de usar fones de ouvido para assistir as apresentações, que também serão simultaneamente transmitidas via streaming. O espaço ganhará uma nova dinâmica baseada na ideia de gamificação, visando engajar os participantes, ampliar a absorção do aprendizado e a assimilação do conteúdo. Possibilitará, ainda, maior contato com o universo mobile – assunto que será amplamente discutido nesta edição, visando especialmente suas possibilidades para o agenciamento de viagens.



A Vila do Saber será o ponto de encontro de outras ações e iniciativas que visam beneficiar e amplificar a visão dos visitantes, como as palestras idealizadas pelo GTTA (Grupo de Trabalho de Tecnologia da ABAV), e outras ministradas por profissionais e personalidades de grande relevância para o turismo, que se alternarão em apresentações diárias, sempre trazendo as principais tendências em voga no Brasil e no mundo. "Estamos empenhados em disponibilizar na Vila do Saber e no Congresso ABAV de Turismo as melhores oportunidades de capacitação aos profissionais do turismo. O contato com novas técnicas, recursos e ferramentas irão fortalecer o know-how dos visitantes e abrir portas para seus negócios", afirma Antonio Azevedo, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional.




Todo o conteúdo apresentado na Vila do Saber está sendo desenvolvido sob um novo modelo de curadoria que envolveu a formação do Comitê ICCABAV, grupo composto por instrutores e profissionais ligados ao instituto com extenso conhecimento e vivência no turismo que respondem, conjuntamente, pela gestão de ideias e pelo direcionamento das atividades do espaço. O Comitê conta também com a participação da empresa Mestres da Hospitalidade, que renova a parceria firmada com o ICCABAV no ano passado, oferecendo suporte à montagem da grade dos temas e das atividades operacionais. A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 48º Encontro Comercial Braztoa acontece entre entre os dias 27 e 29 de setembro (quarta à sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP).



STAR ALIANCE

Representantes das cinco companhias da Star Alliance na comemoração realizada no RIOgaleão (M&E)

No próximo domingo (14), a Star Alliance comemora 20 anos de fundação. Para marcar a data será anunciada em Frankfurt uma grande campanha promocional direcionada aos 68 milhões de usuários das 28 empresas aéreas membros da aliança. De acordo com Ian Gillespie, diretora da Avianca e porta voz da Star Alliance no Brasil, esta será uma ação com benefícios para os clientes que se cadastrarem na promoção no site da Star Alliance. “É uma ação direcionada ao público final que terá validade até o final deste ano e com muitas promoções e benefícios fazendo alusão aos 20 anos da Star Alliance”, adiantou.


A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (10)  durante coquetel promovido pela Star Alliance para cerca de 50 convidados no lounge Plaza Premium, da aliança, com direito a bolo e brinde  de champagne em alusão a data comemorativa. Prestigiaram o evento representantes da Avianca, United, Lurfthansa, SAS e TAP. Ao saudar os convidados, Ian Gillespie destacou a importância da aliança. “São duas décadas de história, 28 empresas que transportam anualmente 680 milhões de passageiros em 191 países com uma média de 1.300 voos diários”, destacou.


Segundo o dirigente, no Rio de Janeiro, as empresas aéreas membros do Star Alliance respondem por 23% das operações. Para marcar a data o lounge do RIOgaleão servirá  uma série de itens aos clientes como brigadeiros, caixinhas de maracon, copos personalizados com chás de marcas, embalagens em miniatura com produtos de confeitaria e pacotes de hashi, além de strudel de maçã e fondue de chocolate suíço e outras iguarias.


OBSERVATÓRIO DE TURISMO




Nesta última quinta-feira (11) a Fecomércio-PR realizou em sua sede o Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo. O evento reunirá especialistas da área de pesquisas e estatísticas do turismo para conhecer e debater sobre experiências nacionais, de entidades públicas e privadas. São parceiros do evento a Universidade Federal do Paraná e o Observatório de Turismo do Paraná. O intuito é traçar estratégias para melhoria de funcionamento, gestão e financiamento destes observatórios e discutir sobre as possibilidades de criação de um Centro de Inteligência Turística, conforme interesses e necessidades das entidades participantes. A intenção da construção desta unidade é congregar informações de forma contínua e convertê-las em conhecimento, para incrementar a atividade turística do Paraná.




Participaram do encontro gestores de Observatórios de Turismo, de entidades públicas e privadas do turismo estaduais e municipais; especialistas em pesquisa e estatística de turismo, órgãos de turismo interessados na área; professores e pesquisadores. Já Confirmado a participação de 04 Países (Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha) - 12 estados brasileiros e Observatórios de 15 municípios dentre eles diversas capitais do país. No total serão cerca de 120 estudiosos do tema.



VINHOS DO BRASIL




Bordeaux, na França, foi palco da 41ª edição do Challenge International du Vin, uma das maiores competições de vinhos do país. O concurso reuniu mais de 5 mil amostras inscritas por 37 países, que foram avaliadas por cerca de 700 degustadores. Dos vinhos premiados, 11 são produtos brasileiros. Para o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Edegar Scortegagna, as premiações são reflexo do constante aprimoramento da produção nacional. “As vinícolas brasileiras têm apostado em técnicas que valorizam as características dos terroirs onde cultivam seus vinhedos. Além disso, temos enólogos dedicados a aperfeiçoar seus conhecimentos e entregar produtos cada vez melhores, reconhecidos em importantes eventos internacionais”, comenta.



Há mais de duas décadas a ABE realiza o envio de amostras para concursos nacionais e internacionais, cumprindo seu papel na divulgação dos vinhos e espumantes produzidos no Brasil.A casa Valduga levou a Medalha de Ouro com a Arte Espumante Brut 2015, Ponto Nero Espumante Blanc de Blanc – Domno do Brasil Ponto Nero Espumante Rosé de Noir – Domno do Brasil. Quem garantiu a Medalha de prata foi a Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora, Brazilian Soul Sparkling Moscato – Cooperativa Vinícola Aurora, Gran Legado Espumante Champenoise Brut – Maison Forestier Vinhos, Morro do Calçado Cabernet Sauvignon 2012 – Vitivinícola Jolimont, Zanotto Chardonnay 2016 – Vinícola Campestre Zanotto Merlot 2012 – Vinícola Campestre e finalmente Medalha de Bronze para Aurora Reserva Chardonnay 2015 – Cooperativa Vinícola Aurora, Fazenda Santa Rita Chardonnay 2016 – Vinícola Fazenda Santa Rita.



O melhor endereço na Serra Gaúcha 



PEDALANDO COM CONFORTO




O uso do selim correto pode revolucionar sua pedalada. O primeiro passo para encontrar o selim adequado é medir a largura dos seus ísquios (ossos da bacia) que vai determinar a largura correta do seu selim. Teste quantos selins for preciso até encontrar um que lhe satisfaça. Andar de bicicleta não é pra ser doloroso. É a Ciclo Vil Bike dando a dica correta.


PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI



Um legítimo resort de campo. Minha casa na fazenda. Minha casa em Lages, minha Princesa da Serra