domingo, 21 de maio de 2017

TURISMO DE OBSERVAÇÕES DE BALEIA SERÁ REATIVADO EM SANTA CATARINA

TURISMO DE OBSERVAÇÕES DE BALEIA SERÁ REATIVADO EM SANTA CATARINA



O turismo embarcado para observação de baleias no Sul do litoral catarinense será reativado. A expectativa é que a prática, suspensa há quatro temporadas, volte a acontecer ainda em 2017 nas cidades de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes, seguindo o plano de fiscalização que está sendo elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Clique na imagem para ampliá-la

“Sempre defendemos, enquanto instituição, esta prática. Estamos construindo o parecer técnico e esperamos que fique pronto o mais rápido possível, para que a atividade seja retomada ainda este ano”, salientou o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, em audiência com o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, no final da tarde de terça-feira, 16, em Brasília. 




Mas pela morosidade que todos conhecemos por conta gigantesca e jurássica tramitação tanto pública como judicial, esse turismo não acontecerá tão cedo;  Tudo isso é um verdadeiro absurdo e tem apenas um culpado e todos sabemos quem é. Bota incompetência nisso. Nunca houve qualquer problema ou qualquer agressão as baleias, muito pelo contrário. SC é o único local NO MUNDO, onde esse turismo foi proibido.



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SC




Representantes das 12 Instâncias de Governança de Santa Catarina reuniram-se nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, para elaborar o planejamento estratégico de cada uma das regiões. O 1º Workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança Regionais aconteceu em Balneário Camboriú, e foi realizado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades, representantes de entidades do trade turístico e membros das Instâncias de Governança. O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, aproveitou a ocasião para informar os participantes sobre as principais ações que estão sendo executadas pela SOL. Também falou sobre a iniciativa de unir os três estados do Sul do Brasil na campanha o Sul é Meu Destino. 




DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO BRASIL

 


O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, disse em São Paulo que a aprovação, pelo Congresso, do projeto de lei que define o novo modelo de gestão da Embratur é fundamental para o desenvolvimento do turismo no Brasil. "Somos um país conservador, mas precisamos romper com isso e mudar, aceitar que entre as reformas da economia que são relevantes para o país avançar econômica e socialmente está a do turismo. Só com uma Embratur mais ágil teremos condições de enfrentar a concorrência internacional para atrair mais turistas para o Brasil. Até países com economia forte e que, tradicionalmente, eram extremamente industrializados, como o Japão, estão traçando metas para desenvolver o turismo", resumiu Lummertz. Ele falou para uma plateia de mais de 700 líderes do setor hoteleiro, reunidos na 59ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2017), na capital paulista.




APELO AO TRADE



Vinicius também, fez um apelo nesta quinta-feira (18) para que todos os líderes do setor turístico falem mais, convençam mais as pessoas em lugares públicos de que o turismo é um negócio e uma solução para o enfrentamento do momento de dificuldade econômica do país. Para as lideranças do setor hoteleiro, reunidas no 59º Conotel em São Paulo nesta quinta-feira (18), Lummertz reiterou sua confiança no programa "Mais Turismo", lançado recentemente pelo governo federal. Ele também enfatizou que os recursos gerados pelo turismo trazem de maneira mais rápida um retorno não só para o setor, mas para a economia em geral. Por isso acredita que é importante um engajamento maior de todos os agentes ligados ao turismo. 

A melhor pousada do Brasil para casais

EVENTOS PARA O BRASIL


A participação do Brasil em uma das feiras mais importantes para o turismo de reuniões e viagens de incentivo do mundo, a IMEX Frankfurt, obtém resultados positivos. Durante o evento, que ocorreu de 16 a 18 de maio, a Embratur levou 17 coexpositores brasileiros que participaram de 270 reuniões agendadas, uma média de 16 encontros por posto. De acordo com cooperados que estiveram no estande do Instituto, foi possível prospectar negócios importantes, principalmente, na captação de eventos para o Brasil. Segundo o representante do Convention & Visitors Bureaux de São Paulo, houve grande procura com "possibilidades" reais de captação de eventos internacionais, alguns chegam a contabilizar 20 mil participantes. Agora é esperar e ver pra crer num país completamente debilitado com tanta roubalheira e insegurança. Vale informar que Representantes da rede hoteleira do Brasil, presente no estande da Embratur, informaram que no universo da hotelaria nacional, apenas 750 quartos foram reservados para grupos internacionais, e para "2020", já está programado somente um congresso.


Vale lembrar que no meio deste limbo, Foz do Iguaçu deu um salto no ranking das cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais. O destino passou da 11º para 4º lugar na classificação da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) recém-divulgado com base nos eventos sediados em 2016. O ranking coloca o município na quarta posição, ao lado de Florianópolis. Todos os 15 eventos internacionais contabilizados pela ICCA em 2016 estão no calendário do Iguassu CVB. São congressos e conferências captados e apoiados pelo instituto. Segundo o diretor-executivo do Iguassu CVB, Basileu Tavares, somente os 15 eventos internacionais sediados no passado no município geraram, juntos, para os associados mais de 31 mil room nights e deixaram no município cerca de R$ 13,5 milhões, levando em consideração o gasto médio de R$ 437 por participante.


NOVAS REGRAS PARA BAGAGENS AÉREAS


A Abav Nacional emitiu comunicado do seu departamento jurídico sobre as regras da desregulamentação da cobrança de bagagens pelas companhias aéreas, assegurada pela Resolução nº 400 da Anac. Como explica o assessor jurídico da associação, Marcelo Oliveira, a cobrança está permitida quando os voos se originarem em território brasileiro e o transporte das bagagens pode ser considerado um contrato diferente daquele oferecido pela aérea ao passageiro, que é de levá-lo de um ponto a outro. A bagagem de mão levada na cabine agora pode ser de dez quilos por passageiro, respeitadas as regras de dimensões e quantidade de peças conforme o contrato da aérea. Oliveira informa ainda que está consolidando as informações propagadas pelas companhias aéreas sobre como será a política adotada por cada uma, para fazer um alinhamento com os agentes de viagens.


Por fim, o assessor alertou as agências de viagens a prestarem informações claras aos clientes e evitarem problemas jurídicos. Agências, operadoras e OTAs devem conferir as informações com as companhias aéreas e informar seus clientes se o voo tem franquia de bagagem inclusa (e qual o seu tamanho), ou se não tem a franquia. “A desregulamentação das franquias de bagagem é fator presente em praticamente todo o mundo. O Brasil ainda estava no cenário de franquias de bagagens regulamentadas, não acompanhando a tendência mundial”, afirmou Oliveira no comunicado. Segundo ele, as mudanças visam dar “maior transparência e qualidade aos serviços de transporte aéreo” e vão “viabilizar condições justas conforme a necessidade de cada passageiro”. 


HOTEL RENAR 



Quem trabalha com turismo tem tempo para ser turista?! Para os colaboradores do Hotel Renar, BIZ Hotel, Hotel Fraiburgo e do Restaurante das Estações, a resposta é um belo sim. Divididos em duas turmas embarcaram em um passeio pela Rota da Amizade. O trajeto escolhido foi o mesmo feito pelos clientes do grupo e a experiência foi a mesma: saída do hotel, atividades de recreação pelo caminho e olhares encantados com as paisagens. “Esse tipo de atividade é importante. Além de tira-los da rotina e fazer que fiquem mais satisfeitos com a empresa e, consecutivamente, trabalhem mais felizes, ainda mostra o que os turistas vivem por aqui e faz com que eles tenham experiência para contar sobre o passeio”, explica Natália Latrechia, gerente do hotel.




A primeira parada da equipe foi em Treze Tílias, seguida de Pinheiro Preto e Videira. Pelo caminho, a turma desfrutou de um almoço no Hotel Tirol e conheceu diversos pontos turísticos como a Igreja Matriz de Treze Tílias; o Parque Linderdorf e a Vinícola da Serra. A Rota da Amizade é um roteiro que reúne atrativos culturais, paisagens exuberantes e muita história, fazem parte dele os municípios Piratura, Joaçaba, Treze Tílias, Videira e Fraiburgo.




CUIDADO COM O CICLISTA


Além de ser lei só ultrapassá-lo com uma distância de segurança mínima lateral de 1,5mt, quem está no carro tem OBRIGAÇÃO de olhar antes de abrir a porta. Está no CTB: “Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via. Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.” O ciclismo não é apenas um modismo, é mais do que uma tendência. No centro das principais capitais da Europa, a exemplo de Paris e Madri em breve só poderão circular pedestres e bikes. Verdadeiras e ultra-seguras ciclovias estão interligando toda a Europa. 


Já aqui na grande Florianópolis não se consegue ligar a Ponta de Baixo, no continente, com a nossa beira mar na Ilha. Bom, se numa Ilha sequer temos um porto, um ancoradouro, que dirá uma ciclovia. Por aqui costuma-se ha séculos, governar de costas para o progresso e para o mar. 


SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO


A 57ª edição da Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, que iniciou com a Cavalgada da Fé, no último dia 07, será palco de lazer e diversão, gastronomia farta e muitas manifestações de fé. A Procissão Luminosa, dia 25, às 19h, ocorrerá no Santuário e sairá do Monumento da Prece rumo a cripta da Igreja em construção. Um momento intimista, no qual os participantes iluminam o caminho com velas e lanternas e assistem a Missa na cripta. No dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, a grande romaria a Pé sairá da Igreja Matriz, às 8h30. Este é a principal atividade do evento. A Missa Campal, que será presidida pelo bispo diocesano D. Zeno Hantenteufel, contará com atrações nunca vistas, misturando encenações teatrais e música, com participação de um tenor e soprano, tendo como ápice a coroação da imagem de Maria. A Romaria Motorizada, no dia 28, encerra o evento. São esperados mais de 12 mil veículos, entre carros particulares, caminhões e frotas de empresas de toda a região, saindo da Igreja Matriz às 9h, e contando com Missa Campal na chegada.

Hotel Cercano, a melhor em Gramado

PARAIBA NA ARGENTINA



Encerrou nesta última sexta-feira (19), em Mendoza, a etapa de workshops promovida pela Operadora Clube Viagens, aqui de Santa Catarina, em parceria com a  PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e a ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) em três cidades da Argentina. A apresentação do roteiro Epicentro Nordeste teve início na terça (16), em Rosário, passando por Córdoba, na quarta-feira (17). No encerramento dos workshops, cerca de 200 agentes de viagens das três cidades argentinas terão sido capacitados para a venda de roteiros turísticos para a Paraíba, com mais conhecimento e poder de convencimento dos clientes. 



Durante as apresentações dos roteiros, os profissionais que atuam diretamente com o público final receberam material institucional sobre a Paraíba e a infraestrutura dos hotéis que foram representados pela ABIH-PB. O Epicentro Nordeste é um roteiro formatado pela Clube Viagens, que apostou em João Pessoa como o centro de um pacote turístico, onde acontece o maior festival de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Festival JPA. 


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CIDADES CRIATIVAS




Falando nisso, João Pessoa pode ser a sexta cidade brasileira a integrar a rede de cidades criativas da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). Um dossiê está sendo formatado numa parceria entre o Sebrae e a prefeitura municipal e a aposta para tentar integrar a capital paraibana na rede da Unesco será no segmento arte popular e artesanato. O documento deverá ser enviado à organização até o dia 16 de junho. Ao integrar a rede, a cidade ganha conhecimento sedimentado em projetos já realizados em outras cidades. Além disso, a participação cria e estimula um sentimento de auto-estima nas pessoas, pois, ao fazer parte de uma cidade criativa, elas também irão se tornar mais criativas. Além disso, a visibilidade de ter um selo da Unesco faz a diferença. 


João Pessoa - PB - 100% Lazer

II CONGRESSO INTERNACIONL DO FOLCLORE




A prefeitura municipal de Piratuba, em parceria com a UPF – Universidade de Passo Fundo promovem o II Congresso Internacional de Folclore – Dança e Tradição. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 22 de Maio, no Centro de Eventos de Piratuba, com início as 8:00 horas, com apresentações durante o dia todo e a entrada é gratuita. Estarão reunidos no palco do Centro de Eventos, casais apresentando os melhores espetáculos de dança Folclórica.


Clique na imagem para ampliá-la

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI