quarta-feira, 24 de maio de 2017

BNT MERCOSUL 2017 RECEBE O TRADE NACIONAL E INTERNACIONAL

BNT MERCOSUL 2017 RECEBE O TRADE NACIONAL E INTERNACIONAL



A 23ª eição da BNT Mercosul começa na próxima sexta-feira, no Centrenventos em Itajaí. Um dia antes, na quinta-feira, 25, acontece a recepção ao trade e convidados especiais no Infinity Blue Resort & Spa com o tradicional Feijão Amigo. Com a participação de 55 buyers e 60 supplyers, na 23ª edição o modelo será mantido com o mesmo formato da última edição e deve reunir mais de 6 mil profissionais vindos países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Santa Lúcia, Itália e República Dominicana distribuídos em mais de 100 estandes. Há novos expositores como Cuba. A feira vai funcionar das 15h às 20h, no Centreventos Itajaí.



Paralelo à feira acontecem as Rodadas de Negócio no Business Center,em Balneário Camboriú, que esse ano será realizado num grande salão com agendamentos prévios. Segundo Geninho Goes, coordenador junto com Jair Pasquini, já estão confirmados 3.300 agendamentos, recorde absoluto. “Isso comprova o interesse pelo evento. E vamos divulgar também os atrativos do estado, pois temos já oito famtours a mais do que no ano passado” ressaltou. As rodadas acontecem das 8h30 às 13h30. Outro atrativo são as capacitações que vão acontecer entre 16h e 19h. Estarão divulgando seus produtos e destinos o Maranhão, Rio Grande do Norte, Costa Verde Mar, Unipraias, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. No dia 26 pela manhã, agentes e jornalistas participam de uma visita técnica ao Centro Eventos Camboriú com a participação do secretário Leonel Pavan.


Infinity Blue Resort & Spa - Palco do Feijão amigo e outros eventos

SANTUR NA BNT MERCOSUL



Santa Catarina evidentemente marcará, como sempre, presença na BNT Mercosul. Além de disponibilizar um estande aos municípios do estado que desejam divulgar seus atrativos, este ano a SANTUR, empresa de promoção do turismo do estado, irá promover o Experience SC. A ação especial, agendada para acontecer na sexta-feira, 26, das 18 às 19h30, será uma oportunidade para os municípios catarinenses mostrarem sua herança cultural e a variada gastronomia. O evento contará com a participação de municípios parceiros, que oferecerão diversos itens da rica culinária catarinense, como ostras, empadinhas, queijos, chips de maçã e chope. Além de degustar as iguarias, os visitantes da feira poderão assistir a apresentações musicais de bandoneonistas de Joinville, do coral infantil Vivaz, de Itapema e de um grupo de Boi de Mamão e outros músicos, de Itajaí.



CAMINHOS DA CONQUISTA


Além de resultar no planejamento estratégico de gestão das 12 regiões turísticas em que é dividido o Estado de Santa Catarina, o 1º Workshop de Planejamento das Instâncias de Governança Regionais, encerrado neste final de semana, na Univali, em Balneário Camboriú, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) também serviu para mostrar que a diversificação do turismo avança e o setor é terreno fértil para novas e criativas iniciativas. É o caso do projeto do “Caminhos da Conquista”, realizado pela prefeitura de Abelardo Luz, na região Oeste, em parceria com o Sebrae, lançado Há um ano e que vem chamando a atenção pelo crescimento da visitação e servindo até como referencia nacional. A Rota Turística trabalha com pequenos agricultores e tem como diferencial a oferta de um turismo que vai além da visitação. Envolve 12 famílias e foi construída somente em propriedades de assentados, servindo também em um roteiro histórico e cultural.



VISIT BALNEÁRIO


Participantes em São Paulo

Depois de percorrer aproximadamente quatro mil quilômetros em um ônibus personalizado e realizar capacitações com operadores e agentes de viagens de sete cidades do interior paulista e de Minas Gerais, a primeira etapa do projeto “Visite Balneário Camboriú e Região” foi concluída com sucesso na última semana. A expectativa agora se volta para a segunda etapa, que ocorre já no próximo mês, nas cidades de Rosário, Córdoba e Salta, na Argentina. A vice-presidente do Convention Bureau, Margot Rosenbrock Libório, destaca que a passagem pelo sudeste do Brasil ultrapassou as expectativas da organização e dos participantes. Margot também ressaltou a projeção conquistada nos destinos com o ônibus, que chamou a atenção por todo o caminho.


Participantes em Minas Gerais

Neste ano o projeto engloba 52 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, e do Balneário Camboriú  Convention & Visitors Bureau, estão divulgando a região em  23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). O projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada. Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias e o apoio do Sebrae e Sindisol.



45ª ABAV EXPO INTERNACIONAL


A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa evidenciará o turismo de luxo em 2017, com a estreia de um lounge exclusivo para a realização de networking, além de experiências personalizadas aos convidados Vips, por meio de degustações de produtos e serviços. Diferente dos espaços tradicionais encontrados em feiras e eventos, o Lounge Turismo de Luxo ABAV / Grupo Radar & TV / D&D by Jóia Bergamo foi idealizado em conjunto com o empresário Otavio Neto, CEO do Grupo Radar & TV, como uma alternativa para apresentar de maneira lúdica as novas tendências do setor de turismo, em um ambiente que proporcione interação, vivências e oportunidades de negócios. Com requinte e sofisticação, o projeto leva a assinatura da renomada designer de interiores Jóia Bergamo e será mobiliado e decorado por grifes do Shopping D&D, trazendo na sua concepção um espaço acolhedor para receber convidados e abrigar as marcas de luxo especialmente selecionadas como patrocinadoras. 


O espaço contará, ainda, com um estúdio de TV do Radar Televison, com tecnologia de última geração, na transmissão e cobertura diária das entrevistas, novidades e bastidores desta ação inédita na ABAV Expo. Para promover ainda mais o relacionamento, as marcas apoiadoras do lounge terão dois representantes para o atendimento personalizado dos visitantes e compradores convidados, além de serem as grandes anfitriãs das agências de viagens de seu relacionamento, que terão a oportunidade de vivenciarem todas as experiências realizadas no espaço. A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa acontece entre os dias 27 e 29 de setembro (quarta à sexta-feira), das 12h às 20h, no Expo Center Norte (SP).


FESTIVAL DA CERVEJA



A primeira edição do Festival da Cerveja de Rancho Queimado reunirá mais de 20 rótulos, de quatro cervejarias, no próximo dia 27 de maio, na praça coberta Leonardo Sell. Estão confirmadas as marcas Faixa Preta, Cervejaria da Ilha, Unika e Weinmann. O evento terá praça de alimentação, apresentações culturais e música ao vivo, entre 11h e 23h. A promoção é da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana) e Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira), com apoio da Prefeitura e CDL de Rancho Queimado.



A Ampe Metropolitana criou no ano passado o Núcleo Cervejeiro, para realizar um trabalho dirigido a um segmento com expressivo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. Ao lado da União Cervejeira, Fampesc e Sebrae, a entidade tem participado de diversos festivais, além de ser uma das criadoras do Caminho Cervejeiro, rota turística pelas microcervejarias da região. Cada microcervejaria participante do Festival da Cerveja de Rancho Queimado possui suas receitas próprias. Com qualidade e inovação, produzem vários estilos de cerveja, para agradar a todos os gostos. Conheça um pouco mais de cada uma delas.


AVIANCA - 40 ROTAS POR MENOS MILHAS


O programa de fidelidade da Avianca “Amigo” passa a oferecer resgate de passagens utilizando menos pontos em viagens nacionais e internacionais. A ação é válida para emissões até 21 de maio, sendo que as viagens podem ser realizadas entre 20 de junho e 23 de julho de 2017. Passagens entre São Paulo e Rio de Janeiro ou entre Salvador e Recife podem ser emitidas agora por 4 mil pontos; entre outras mais de 40 rotas no Brasil que abrangem todas as regiões. Em âmbito internacional, os clientes poderão emitir passagens a partir de 25 mil pontos no trecho São Paulo-Miami até 31 de maio, com embarques entre 23 de junho e 31 de agosto de 2017.



Falando nisso, a Avianca Brasil promoveu uma alteração no organograma de seu departamento Comercial, unificando as áreas de vendas nacionais e internacionais – inclusive, a representação da Avianca Holdings no país. Com a mudança, toda a estrutura passa a reportar ao diretor Rodrigo Napoli. Ian Gillespie, que também é o porta-voz local da Star Alliance, assume a recém-criada diretoria de Negócios. “As duas empresas pretendem otimizar a alocação de talentos e de recursos e explorar melhor suas sinergias, tendo em vista o início das operações diretas entre São Paulo e Miami, no dia 23 de junho. Unido, nosso time de vendas irá se aproximar ainda mais dos clientes e atender melhor o mercado, fortalecendo a nossa já excelente relação com os agentes de viagens”, disse Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.

MAIS NORTE-AMERICANOS NO BRASIL


Sete novos voos estão previstos para conectar as cidades brasileiras às estadunidenses. De maio a dezembro de 2017, os aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife devem receber voos vindos de Orlando, Dallas e Nova York, somando mais de 25 novas frequências para o Brasil. Os dados são da Análise da Malha Aérea Internacional da Diretoria de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), preparada mensalmente a partir de informações fornecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa -PB

A Avianca, American Airlines e Delta fazem as novas rotas, facilitando a chegada dos turistas norte-americanos - mais uma facilidade para a visita ao Brasil, já que a partir do final deste ano, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão vão utilizar do visto eletrônico para conhecer os destinos turísticos brasileiros. Outros oito voos estão previstos partindo de  Santiago, Bariloche, Buenos Aires, Lisboa e Istambul para Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, João Pessoa, Recife e Natal.


A análise da DIPRO traz ainda um comparativo do quadro geral de voos para o Brasil dos meses de maio de 2017 e 2016 - são contabilizados apenas os voos diretos. Para a América Latina, tivemos em relação a maio de 2016, um pequeno acréscimo de 0,98% nos voos. No continente europeu, o incremento foi de 3,32% e, na África, de mais de 13%.


HOTELEIROS DA PARAÍBA

João Pessoa - 100% Lazer

Foi iniciado com pé direito nesta segunda-feira (22), em Cuiabá (MT), o Workshop que a ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), em parceria com o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP) e PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), está realizando por três capitais e o Distrito Federal no Centro-Oeste. Cerca de 110 agentes de viagens lotaram nesta noite a Churrascaria Boi Grill, uma das mais tradicionais de Cuiabá. A próxima capacitação do Destino Paraíba acontece nesta terça-feira (23) em Campo Grande (MS), seguido de Goiânia (GO), na quarta, e Brasília, na quinta-feira. o Centro-Oeste tem se tornado uma região com grande número de turistas visitando a Paraíba, principalmente, nas férias durante a alta temporada. Essa ação, além de manter o potencial turístico paraibano na prateleira das agências de viagem, reforça a divulgação para o período junino no mês de junho.

SEGURO VIAGEM


Um verdadeiro absurdo encarar uma viagem para qualquer destino sem ter um seguro que te garanta, pois se no Brasil já é um caos, lá fora, no exterior, é caríssimo (veja preços abaixo) e muitos países sequer deixam você entrar sem um seguro de acidentes pessoais/vida/etc. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), os seguros viagem registraram uma expansão de 87,6% frente ao ano anterior. “Nossa empresa já acreditava no potencial do mercado brasileiro. O crescimento da companhia deve-se à mudança no comportamento da população, que criou o hábito de se proteger e de planejar suas viagens”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace. De acordo com os dado da empresa, na América Latina, 69% das pessoas assistidas pela Travel Ace utilizaram a assistência médica. Na Europa, o percentual foi de 16%; nos USA/Canadá aproximadamente 12% e no resto mundo, 3%. A utilização da assistência médica, pela ordem, se dá em casos respiratórios (25,35% dos atendimentos); lesões osteoarticulares (19,77%); sistema digestório (15,55%); doenças infecciosas e parasitárias (7,04%); problemas odontológicos (4,8%).


Os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Na Europa, um caso de pneumonia, em dois dias de internação, custa entre US$3.000 a US$8.500; gastrenterologia – US$2.000 a US$3.500; fraturas -US$2.500 a US$6.000; apendicite ou infecção urinária – US$6.000 a US$12.000. Traslado sanitário para o Brasil custa de US$ 130.000 a US$150.000. Na América Latina, os custos com pneumonia em dois dias internação variam de US$ 3.500 a US$8.000; gastrenterologia – US$2.000 a US$4.500, fraturas – US$1.500 a US$5.000; apendicite ou infecção urinária – US$5.000 a US$40.000; traslado sanitário para o Brasil – US$ 10.000 a US$95.000. Já nos EUA e Canadá, tratamento de uma pneumonia custa de US$12.500 a US$16.000; gastrenterologia – US$8.000 a US$12.000; fraturas – US$15.000 a US$35.000; apendicite ou infecção urinária – US$25.000 a US$60.000. Translado sanitário varia de US$100.000 a US$130.000.Vai ainda encarar uma viagem sem seguro que é muito barato?



BRASILEIROS EM PORTUGAL



Viajei neste final de semana para um destino nacional. Os preços das roupas nas lojinhas locais eram abusivos justamente por nossa carga tributaria ser um assalto a mão armada. Não é à toa que viajar para o exterior continua sendo mais rápido e mais barato tanto que não só os EUA são destinos de compra, mas também Portugal. O Brasil foi o mercado emissor que mais contribuiu para o aumento das receitas turísticas em Portugal no primeiro trimestre do ano, informou o site Presstur. O aumento de gastos no setor foi de 60,7% no período. Nos primeiros três meses de 2017, os turistas brasileiros gastarem mais de 132 milhões de euros em Portugal. Os resultados positivos também aparecem no transporte aéreo. A Tap destacou que “o Brasil continua a dar claros sinais de retoma", uma vez que a companhia transportou, em abril deste ano, 21 mil passageiros a mais do que no mesmo mês do ano passado. Sendo assim, o total de passageiros nas rotas brasileiras foi de 117 mil, o que representa alta de 22% em relação a abril de 2016.



BELLA DA SEMANA



Já está no ar a segunda parte do ensaio da modelo Brenda Rodrigues no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).A primeira parte do ensaio dela, publicada no portal há dois meses, acelerou os corações dos brasileiros – coisa que as fotos inéditas devem fazer tão bem ou ainda melhor! O ensaio foi feito em uma casa de campo e eternizou a estreia da modelo em um ensaio de nu. Ainda que dona de curvas perfeitas, Brenda acredita que a beleza de verdade vem de dentro. "Acho que ser inteligente é o segredo da beleza eterna". Como fotógrafo, concordo, não tem beleza externa que supera a interna, a beleza da alma. 


CONCURSO DE ESPUMANTES



Outubro é o mês do espumante brasileiro na Serra Gaúcha. Entre os dias 18 e 20, integrando a programação da Fenachamp, a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi (RS), recebe o 10º Concurso do Espumante Brasileiro, numa realização da Associação Brasileira de Enologia (ABE). O período das inscrições será em setembro, mas os trabalhos já seguem em ritmo acelerado. Reconhecido como a maior vitrine para a promoção do espumante brasileiro, o concurso receberá inscrições de espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. Os espumantes serão degustados por um seleto grupo de degustadores escolhidos pela ABE, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).



Normas de degustação da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE) seguem norteando o evento. Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais. A edição de 2015 foi emblemática, registrando número recorde de amostras, além de premiação destaque. As 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil foram degustadas por 44 enólogos numa jornada de dois dias que resultou na premiação de 80 espumantes, sendo cinco Grande Medalha de Ouro (acima de 92 pontos), 70 Ouro (88 a 91 pontos) e cinco Prata (84 a 87 pontos).


Hotel Cecano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

ROMARIA SANTUÁRIO DE CARAVÁGIO


Canela, na espectacular Serra Gaúcha é tomada pela fé nos dias de romaria, quando devotos de Nossa Senhora de Caravággio manifestam sua fé e agradecem por graças alcançadas das mais diferentes formas, participando das romarias, em oração, levando crianças vestidas de anjo, caminhando de pés descalços, carregando cruz gigantes, velas e flores. A chegada das romarias são sempre emocionantes. O Santuário vem recebendo um grande número de devotos no decorrer deste mês de maio, mas o grande público será no próximo final de semana quando ocorrerão as principais romarias do evento. A Procissão Luminosa, dia 25, às 19h, ocorrerá no Santuário e sairá do Monumento da Prece rumo a cripta da Igreja em construção. A romaria a Pé, a mais importante, já que ocorre no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, sairá da Catedral de Pedra, rumo ao Santuario de Caravaggio, às 8h30. 

TEMPORADA DE INVERNO NA ARGENTINA

Ushuaia - Tierra del Fuego - Patagônia Argentina

A temporada de inverno que começa no próximo dia 21 em Ushuaia e El Calafate, destinos inigualáveis, será uma das melhores segundo a rede hoteleira e a própria Aerolineas Argentinas que acaba de apresentar seus resultados operacionais dos primeiros meses do ano e já apresenta novidades nas ofertas de inverno. Entre os pontos destacados no balanço da aérea estão a melhoria de serviços e produtos, como a incorporação de um Boeing 737-800, a pontualidade média em 88% e a nova versão responsiva do Aerolineas.com, com vendas para dispositivos móveis e facilidade de navegação para reservas e compras.

El Calafate

A empresa destaca também duas novas propostas de conectividade locais (o hub Córdoba e o Corredor Atlântico) também tiveram muito êxito, com ocupações acima de 80%.Já sobre as ofertas de inverno, a ideia é potencializar os destinos preferidos para realizar esportes de inverno. A nova oferta oferecerá mais conectividade a destinos como Bariloche, Córdoba, Chapelco, Esquel, El Calafate, Trelew e Ushuaia, entre outros, aumentando 12% a quantidade de assentos com relação a temporada 2016. Com isso, serão reforçadas frequências a São Paulo, Curitiba, Montevideo e Punta del Este, dentre outras que estão por serem confirmadas.


“Estamos trabalhando em distintos aspectos de nossa operação para voltarmos a opção preferida pelos passageiros da região. Nosso foco no Brasil é muito forte e cremos que nossa oferta a 7 destinos importantes desse país com 90 frequências semanais, com voos não somente desde e para Buenos Aires como também Córdoba e Rosário, nos coloca muito bem com respeito ao mercado brasileiro” comentou Diego García, Diretor Comercial do Grupo Aerolineas.

Cilene del Faro - A casa dos brasileiros em Ushuaia

REVOLUÇÃO DE MAIO

Representação de 22 de maio de 1810, por Pedro Subercaseaux em 1910

Nesta quinta-feira o Consulado da Argentina, em Florianópolis, recebe, no Pier 54, na capital dos catarinenses, convidados especiais e imprensa para comemorar a Revolução de Maio, um foi um movimento sociopolítico, com uma série de eventos que aconteceram na “Semana de Mayo” (entre o dia 18 e 25 de maio de 1810), em Buenos Aires, que na época era a capital do vice-reinado do Rio de La Plata que estava sob o domínio da Coroa Espanhola. A revolução resultou na deposição do vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros e sua substituição pelo Primeiro Conselho de Governadores.


Por ser te tanta importância, 25 de Maio é um feriado nacional a exemplo do que é o 7 de Setembro no Brasil ou 4 de Julho nos Estados Unidos. Durante a Semana de Mayo, é comum ver as pessoas usando um espécie de broche/pins com as cores da bandeira. A Revolução de Maio foi uma série de eventos que ocorreram entre 18 e 25 de maio de 1810 na cidade de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata. Esta era uma colônia do Império Espanhol que incluía aproximadamente os territórios dos atuais países da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O resultado foi a remoção do vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros e o estabelecimento de um governo local, a Primera Junta. A Revolução de Maio foi a primeira revolta bem sucedida no processo de independência da América do Sul.

Hotel Posada Los Alamos - A casa dos Brasileiros em El Calafate

DEGUSTANDO EXPERIÊNCIAS


Um assemblage de estilos e vivências. Assim foi o 2º Dal Pizzol Day Festival. O vinho reuniu famílias, grupos de amigos e casais apaixonados, formando um público diversificado no evento, realizado sábado, 20 de maio, no Ecomuseu da Cultura do Vinho, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. Foram mais de 500 apreciadores de vinhos e espumantes, atraídos pela oportunidade de viver uma experiência única a céu aberto. Para os ‘amantes’ do enoturismo, a Dal Pizzol já anuncia a terceira edição para a primavera.


Sem protocolo, sem traje oficial, mas com a taça na mão, as pessoas foram chegando e se acomodando entre árvores, a beira dos lagos, em bancos feitos de troncos, paletes e bordalesas. Houve os que preferiram o conforto de suas cadeiras, almofadas e mantas. A natureza do local ganhou ainda mais vida com a energia de crianças, jovens e adultos. Ao ar livre, foi possível degustar o vinho ou espumante Dal Pizzol preferido e saborear hambúrgueres, sanduíches, mini pizzas, panchos, massas, batatas e frios da Estação Café Blauth, além dos cupcakes da mini chef Maria Carolina. O público aproveitou para caminhar pelo Ecomuseu e conhecer a sala de exposições, o varejo e o Primeiro Vinhedo, além de conferir de perto o Vinhedo do Mundo e a Enoteca. As crianças se divertiram no parque infantil que remonta os de antigamente, e observaram um casal de cisnes negros, patos, marrecos, galinhas de Angola e pavões que vivem livres no local.