sábado, 29 de julho de 2017

DA VENEZUELA A USHUAIA - UMA AVENTURA FANTÁSTICA DE BICICLETA

DA VENEZUELA A USHUAIA - UMA AVENTURA FANTÁSTICA DE BICICLETA



Ushuaia, na Patagônia Argentina, continua sendo o destino mais emblemático do mundo. Desta vez um grupo de três arquitetos e uma veterinária partiu de bicicleta em uma expedição pela América do Sul. Na viagem, que já dura seis meses e deve ultrapassar mais de 12 mil quilômetros pedalados, um ponto certo de parada, na última sexta-feira (21), foi o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) – amplamente recomendado por outros refúgios e centros de triagens por onde os pesquisadores passaram. 


Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A questão ecológica, condições econômicas e a oportunidade de conhecer mais lugares foram a motivação da escolha de fazer a expedição em bicicletas. Para mais informações sobre o projeto, acesse centrora.com.ve/pb.



Os especialistas também puderam fazer sugestões ao refúgio. Além de estarem trazendo as experiências em termos de arquitetura e veterinária, eles já passaram por muitos lugares e já estão podendo fazer comparações e sugestões.  Além do RBV, o grupo esteve no Parque das Aves, no sábado (22), no Refúgio GüiráOga, em Puerto Iguazú, Argentina, no domingo (23), e passaram ainda pelo Paraguai. A expedição deve encerrar no Ushuaia, Argentina.


Clique na imagem para ampliá-la

DE ITAJAÍ A USHUAIA



Andar de bike é uma coisa tão viciante, tão apaixonante que esses não são os primeiros e nem os últimos a pedalarem até esse destino paradisíaco. A viagem de quase 5 mil quilômetros demorou dois meses desde a partida de Itajaí em fevereiro de 2016. Desde a chegada à cidade, eles preparavam um livro. Em 250 páginas, eles contam a aventura, descrevem a cidade por onde passaram, a geografia dos lugares, a cultura e as pessoas. O livro Pedalar é Possível é um diário do desafio de pai e filho. O lançamento oficial será no dia 25 de agosto na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí. Foram dois meses enfrentando a estrada, o calor, o frio e o vento. Os dois saíram de Itajaí de bicicleta em fevereiro de 2016 e chegaram a Ushuaia, no extremo sul da Argentina, na região da Terra do Fogo, em abril do mesmo ano. Pietro de 21 anos e Marlon de 49, começaram a planejar a viagem 6 meses antes, quando o jovem convidou o pai para a aventura. 



Os dois deixaram o emprego no Brasil para desafiar as estradas até o fim do mundo. Chegaram a rifar um carro para financiar o desafio e conseguiram finalmente chegar ao destino. O trajeto não foi fácil.Saíram do bairro Fazenda em Itajaí na madrugada quente do dia 22 de fevereiro, pegaram a BR 101 em direção ao Sul. Depois de paradas no litoral catarinense, encontrando outros aventureiros pela estrada, fizeram uma rápida parada em Porto Alegre. Pelo caminho, dificuldades, muita perseverança, bicicletas quebradas e o apoio e o carinho dos “ Hermanos” uruguaios, argentinos e chilenos. Os dois saíram do Brasil pelo Chuí, entraram no Uruguai e depois Argentina, ganhando a região da Patagônia até chegar à Terra do Fogo no Chile e na "Ruta Del Fim del Mundo ", terminando um roteiro e um desafio que que envolveu acima de tudo a afinidade entre pai e filho. 



Uma das principais propostas da aventura entre pai e filho foi incentivar o uso da bicicleta como transporte do dia a dia. Quando se mudou do Rio Grande do Sul para Itajaí, Marlon resolveu mudar também de vida. Vendeu o carro e passou a ter a bicicleta como único veículo para ir ao trabalho ou passear. Fumante há 35 anos, parou de fumar faz dois anos e adquiriu hábitos saudáveis que o fizeram perder peso e conquistar a boa forma. “Pensei, ou eu mudo agora ou eu vou ser um sedentário, com pouco tempo de vida, fumando horrores. O Pietro também era fumante. Eu não poderia dizer para ele parar porque eu era o exemplo. Então, resolvi parar de fumar primeiro e um amigo me reapresentou a bicicleta". 



"Isso foi um veículo que na minha infância aumentou as dimensões da minha liberdade”. No lançamento do livro, no dia 25 de agosto, na Casa da Cultura Dide Brandão em Itajaí, o valor dos 20 primeiros livros adquiridos será doado a haitiana Sylvie Augustin que está desde 2015 em Itajaí e precisa de dinheiro para trazer as duas filhas, uma com 12 e outra com 8 anos, para o Brasil. Hoje ganhando pouco mais de um salário mínimo e tendo que mandar dinheiro para casa, Sylvie não consegue juntar o suficiente para comprar as passagens, que custam em média quase R$ 4.000,00 por pessoa. 


Ushuaia - Tierra del Fuego


PASSEIO DE BICICLETA PELA FRANÇA


Ao contrário do Brasil, principalmente numa certa Ilha ao Sul, onde se governa de costas para o mar e para as ciclovias, e onde até se critica os ciclistas que tem a Av. Beiramar livre das 06 ás 09 hs para pedalar, a bike na França já figura como a segunda razão apontada pelos turistas para ir ao Vale do Loire. A primeira são os castelos (e jardins ) e a terceira, os vinhos. A mistura de bicicleta com castelos, jardins e vinhos dá certo nessa região, mesmo quando a viagem é ligeira e o visitante já teve dias de melhor forma ou tem um gosto moderado pelos pedais. 

Chateau de Versailes

O clássico passeio pela casa e o quintal da aristocracia francesa nos séculos 15 e 16 tem uma rota ciclística democrática. O terreno é plano, as distâncias, curtas, e os caminhos, quase sempre asfaltados e fechados a carros e motos. Não é preciso pedalar com peso (as locadoras de bicicleta oferecem o serviço de transporte de bagagem de um hotel para o outro) nem se preocupar com pneu furado ou com a possibilidade de desistir (o socorro chega logo).

Bikes para alugar dentro do Chateau de Versailes

Outro trajeto classificado como patrimônio mundial pela Unesco, é ao longo do rio Loire e do bosque de Sologne, que tem 280 quilômetros de extensão, mas os chamados castelos reais (e mais visitados) estão circunscritos numa faixa que não ultrapassa um terço desse percurso. Em qualquer situação, o deslocamento até os castelos não consome mais do que duas horas de bicicleta. Parece muito? Não se percebe o tempo passar diante da paisagem verde e silenciosa da região que, há quase 600 anos, atraiu a nobreza em fuga da muvuca da capital francesa. Quem conhece sabe que é difícil não sentir o olhar vidrar pela beleza ou pelas dimensões das suas construções. 

Ainda está em tempo de você fazer tua inscrição opara o pedal de Nova Trento

FLORIPA EM MOVIMENTO


Felizmente O Floripa em Movimento traz novidades. A partir deste domingo, 30 de julho, o horário de abertura das pistas da Avenida Beira-Mar Norte para a prática de esportes será ampliado em uma hora, das 6h às 10h. A programação recreativa, esportiva e cultural no Bolsão da Casan segue das 9h às 20h, encerrando com o projeto Sounds in da City. O Floripa em Movimento tem o objetivo de dar oportunidade à prática de esportes e ao lazer. Sendo assim, a via está aberta para atividades como ciclismo e patinação. Os praticantes mais lentos devem ficar à direita da pista que estiverem utilizando. Assim a esquerda fica reservada para ultrapassagem. Para garantir a segurança de todos os participantes, os praticantes de skate e de patinete devem utilizar a ciclovia ao lado, pois estes esportes têm maior probabilidade de soltar e causar acidentes na via.


POMMERLAMM FEST


A cidade mais alemã do Brasil é também local de uma das festas típicas mais interessantes do Estado de Santa Catarina. Trata-se da Pommerlamm Fest – Festa do Borrego, que ocorrerá sua oitava edição de 17 a 20 de agosto. Organizada pelo grupo de Criadores do Testo, com o apoio da Associação Visite Pomerode, a Pomerlamm Fest tem o objetivo de preservar a forte ligação que o povo pomerodense mantém com o campo e divulgar a gastronomia com pratos a base de cordeiro, além das iguarias típicas alemãs.


 A carne de borrego também é conhecida como cordeiro e carneiro.  Pomerode tem se consolidado com um calendário de festas voltadas para a gastronomia e a família. Além da Pommerlamm Fest, constam na agenda também Festa Pomerana, Osterfest, Festival Gastronômico, entre outros. Para esta edição, a expectativa dos organizadores é de atingir um público acima de 10 mil pessoas. 


Em sua vasta programação, pensada para atrair públicos de todas as idades, mais de 20 apresentações musicais, competições típicas, exposição de animais, feira com mais de 30 stands dos mais variados segmentos, chope artesanal, além de muita gastronomia típica alemã e à base de cordeiro estão sendo preparados para os  quatro dias de festa. 


A abertura oficial da Pomerlamm Fest acontece na quinta-feira,  17 de agosto, com um mega baile com a Caravana Canta Sul, do Gilmar Brasil. Serão mais de dez bandas se apresentando em uma única noite para a gravação do DVD Canta Sul. Na sexta-feira, 18 de agosto, as bandas Adler's Band e Portal do Sul sobem ao palco. No sábado, 19 de agosto, da animação ficará por conta das bandas Coração de Ouro, Corpo e Alma e Banda Munique. E para encerrar a festa, no domingo, 20 de agosto, Estrela de Ouro e Os Montanari.  E uma grande novidade para o domingo pela manhã, com a primeira edição do passeio ciclístico com duas rotas para os amantes da bicicleta.

Quinta do Bucanero - A melhor pousada do Brasil

CHEF INGLÊS DESTACA GASTRONOMIA BRASILEIRA 


O Brasil está na lista dos "destinos turísticos que as pessoas devem visitar antes de morrer", de acordo com o ranking elaborado pela revista inglesa Wanderlust, especializada em ecoturismo. Na matéria publicada com o título “The Ultimate Bucket List”, o veículo convidou 11 celebridades conhecidas mundialmente para destacarem os destinos turísticos que pretendem visitar “antes de morrer”. Um dos convidados para participar do levantamento, o grande nome da gastronomia mundial, chef e apresentador da BBC no Reino Unido, Michel Roux Jr, revelou que adoraria viajar para o Brasil. A gastronomia brasileira está entre os itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que viajam para o País. 

Você jamais vai saborear uma melhor paella marinera do que aqui no Refúgio do Pescador - Praia do Rosa - Imbituba - SC

INFINITY DIA DOS PAIS


O Pacote Pai Herói do Infinity Blue Resort & Spa está uma oferta incrível para o paizão! De 11 a 13 de agosto, pai acompanhado de adulto pagante, no mesmo quarto, NÃO PAGA ESTADIA! Agora não tem mais desculpa para o presentão do dia dos pais. 

ICCABAV LANÇA CANAL DE VÍDEOS



O Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional (ICCABAV) lançou o primeiro episódio das Web Séries ICCABAV, uma nova ferramenta online voltada à capacitação e qualificação de profissionais do turismo. Hospedadas no canal de vídeos do instituto no Youtube (link), as Web Séries são um conjunto de vídeos divididos em três temas chave – Gestão, Segmentação, e Tecnologia e Inovação – cada um com dez episódios de até cinco minutos. Lançados duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras, os programas contarão com divulgações simultâneas nas redes sociais do instituto e da ABAV Nacional.


O primeiro episódio, inserido no tema Tecnologia e Inovação, aborda o assunto "Facebook: Por que está todo mundo nele" e visa preparar o profissional de agenciamento de viagens para os recursos que a rede social oferece e como utilizá-la para maximizar as ações de divulgação e relacionamento com os clientes. "Estamos trabalhando para que o canal de vídeos do ICCABAV seja um ambiente receptivo, rápido e prático com enfoque no agente de viagens, disponibilizando conteúdos que contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades, impulsionamento de ideias e oportunidades para novos negócios", afirma o vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


Além das Web Séries, o Canal de Vídeos do ICCABAV tem como meta gerar novos materiais inovadores, possibilitando o contato dos profissionais do turismo com serviços e plataformas relevantes para o seu negócio. "Esta nova ação dá continuidade ao projeto de inserção do ICCABAV no universo digital – iniciado em 2016 com a realização dos primeiros cursos de Ensino a Distância –, agora com o diferencial de fornecer conteúdos de forma acessível e gratuita para agências associadas e não associadas", destaca o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


ABAV REÚNE DIRETORIA EM GRU AIRPORT

O presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, entre Eduardo Bernardes (Gol), Anita Stuani e João Pita (GRU Airport)

Falando nisso, a ABAV Nacional reuniu nesta última quarta-feira (26) seu conselho de presidentes e diretores para apresentação do balanço trimestral de ações e metas da entidade, bem como atualizações sobre a ABAV Expo 2017. O encontro foi realizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, a convite de GRU Airport, como oportunidade a que todos pudessem conhecer os terminais, espaços e serviços de conveniência que o aeroporto disponibiliza aos seus passageiros. 


Segundo Eduardo Loch, presidente da ABAV-SC, ao lado da Natalia Pisoni Coordenadora de Mercados da INPROTUR, que participaram 
do evento Experiência Braztoa em Curitiba:, "Vem mais novidades por aí. Teremos um voos saindo de quatro cidades do interior da Argentina para Florianópolis diariamente. Falta apenas a liberação do órgão da aviação argentino".

A pauta institucional da reunião foi precedida por apresentações de Eduardo Bernardes sobre as principais novidades e estratégias da Gol  para os próximos meses, e de João Pita, gerente de Negócios Aéreos de GRU Airport, que agradeceu a oportunidade de receber a comitiva da ABAV e ressaltou a importância desta aproximação maior com o setor de agenciamento de viagens.


"Estamos felizes em estreitar o contato entre a ABAV e GRU Airport e conhecer as excelentes estruturas oferecidas aos milhares de passageiros que partem ou fazem conexões diariamente no aeroporto. Juntamente com a Gol, parceira sempre presente nas ações da entidade, foram grandes anfitriões deste nosso encontro de diretores e presidentes", destacou o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.

O Bolo da Madre - Nova sensação de Campinas/Kobrasol em São José-SC

EMBRATUR IMPLANTA NOVA FERRAMENTA DIGITAL


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, lançou na sede da autarquia, em Brasília, uma nova ferramenta tecnológica de comunicação e compartilhamento. “Em um primeiro momento, a plataforma será destinada ao público interno, por meio de uma rede social corporativa, para dar celeridade ao fluxo de informações do instituto. Posteriormente, se estenderá ao trade, facilitando a nossa conexão com o mercado”, informou Lummertz. Segundo ele, a meta é criar um ambiente digital mais eficaz, mais integrado e colaborativo. A rede social corporativa irá conectar melhor os servidores, tornando o trabalho mais simples e produtivo. 


Recente estudo realizado pela Embratur, e que teve como base os dados de mercado mais recentes gerados pela Euromonitor International, pelos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) da autarquia e pelo Fórum Econômico Mundial, revelou que os principais países concorrentes do Brasil (Argentina, o México, o Peru e a República Dominicana) têm investido fortemente em estratégias turísticas. “E as ferramentas on-line estão entre os principais métodos de comunicação produtiva com os públicos interno, institucional, e com o mercado”, finalizou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.


AVALIAÇÃO NACIONAL DE VINHOS

Foto: Giovani Nunes

Faltam pouco mais de 60 dias para a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, mas a movimentação nos bastidores já é intensa. Em plena fase de coleta das amostras, realizada por diretores da Associação Brasileira de Enologia (ABE), promotora do evento, e profissionais da Embrapa Uva e Vinho, coordenadora técnica da Avaliação, as equipes percorrerão seis estados brasileiros para recolher os 332 vinhos inscritos por 59 empresas. A coleta ocorre até este dia 31 de julho.

 Foto: Giovani Nunes

Na etapa de coleta, os profissionais recolhem nove garrafas de cada amostra inscrita, sem rótulo ou marca que identifique a empresa participante. Para garantir o cumprimento do regulamento, as equipes coletam os materiais diretamente nas vinícolas. “Alguns materiais já estão engarrafados, mas outros ainda armazenados em tanques ou lotes de barricas. Portanto, o fato de a Avaliação Nacional de Vinhos não receber apenas produtos prontos para o mercado tornam o evento singular, destacando os tesouros das vinícolas”, comenta o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.

Foto: Giovani Nunes

O processo de coleta feito em barricas e tanques obtém a máxima pureza dos vinhos, com estreita correlação com a matéria-prima. No mês de agosto, cerca de 120 enólogos convidados pela ABE participarão da Degustação de Seleção, etapa na qual serão eleitos 30% dos vinhos mais representativos da Safra 2017. Esse resultado será conhecido no dia 23 de setembro, quando cerca de 850 apreciadores estarão reunidos no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Na ocasião, os participantes ainda irão degustar 16 amostras dessa criteriosa seleção. As inscrições para participar do grande momento do vinho brasileiro poderão ser feitas pelo site www.enologia.org.br a partir das 8h30min do dia 29 de agosto.

Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha

AVIANCA AMPLIA MALHA AÉREA INTERNACIONAL




Enquanto muitas companhias aéreas estão diminuindo a quantidade de destinos e  reduzindo projeções por conta da crise econômica, a Avianca migra para a direção oposta. Com uma evolução de 14,1% em 2016, a companhia é a que mais cresce no Brasil. A empresa transportou mais de 88 milhões de passageiros no ano passado em voos domésticos, sendo a quarta maior companhia aérea do país. Para o ano de 2017, a Avianca reservou a ampliação de sua malha aérea com 3 novos destinos internacionais. Miami, Santiago Chile e Nova York. Para a Big Apple, as passagens serão vendidas à partir de agosto e o voo inaugural será  noturno e direto. A inauguração acontecerá em dezembro, partindo de São Paulo para o aeroporto John F. Kennedy, ainda sem confirmação de horários dos trechos.


AFP - Em banca de Caracas, jornal venezuelano "El Nacional" denuncia censura após governo proibir divulgação de imagens violentas

Já a mais completa insanidade do ditador Maduro, fez com que a Avianca e a Delta Air Lines deixem de voar para a capital venezuelana de Caracas. A Avianca justificou a suspensão das rotas partindo de Bogotá, na Colômbia, e Lima, no Peru, a partir de 16 de agosto, pela falta de segurança dos voos, enquanto a Delta afirmou ter suspendido a ligação entre a Venezuela e os EUA devido a instabilidade social vivida no país. A Venezuela vem sofrendo com o corte de rotas desde 2013, quando então diversas companhias começaram a deixar de operar no país devido a grande instabilidade econômica, que tem gerado índices de hiper inflação acima dos três dígitos, e diversos protestos em oposição ao governo de Nicolás Maduro.




JATIÚCA RESORT & O DIA DOS PAIS



Que tal presentear o papai com um verdadeiro banquete à beira-mar em um restaurante pra lá de sofisticado e charmoso?  Esta é a proposta do Jatiúca Hotel & Resort que convida todo o público para um Dia dos Pais diferente e com certeza inesquecível. No domingo, 13 de Agosto, o melhor hotel de Maceió abre suas portas para um café da manhã e um almoço super especial, com o que há de mais saboroso da alta gastronomia. O tradicional e generoso café da manhã do Jatiúca Hotel & Resort e o almoço serão servidos no Contemporâneo Restaurante Canoas, um charmoso local à beira-mar com opções de mesas na varanda e uma vista espetacular da orla de Jatiúca. Uma ótima dica para começar o Dia dos Pais em grande estilo com toda a família. Reservas: (82) 2122-2008/2122-2026



Referência não só em Maceió, mas em todo o Nordeste, o resort é um verdadeiro ícone turístico brasileiro. Com a modernização que contou com investimentos de R$ 30 milhões, o Jatiúca vem conquistando cada vez mais o mercado. Seja para viagens a lazer ou negócios, o resort volta a figurar como um empreendimento de ponta, oferecendo uma estrutura moderna, funcional e direcionada a diversas atividades. O objetivo é manter o hóspede entretido durante toda a estadia, seja com a equipe de lazer ou aproveitando os diferentes espaços de lazer e o conforto dos quartos e demais espaços do resort.

CLIQUE AQUI PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES